domingo, 8 de novembro de 2009

XI CNEEG - Congresso Nacional de Estudantes de Economia e Gestão

O Congresso Nacional de Estudantes de Economia e Gestão (CNEEG) realiza-se de 12 a 15 de Novembro de 2009, e é um evento que reúne todos os anos estudantes dos vários cursos de Economia e Gestão do país. Já foram realizadas na Universidade da Beira Interior (UBI) duas edições: a edição V em 2000 e a edição VII em 2004. Para além do debate os eventos têm sido marcados pelo convívio e por um ambiente acolhedor.

A XI Edição, terá como cidade anfitriã a Covilhã, cidade 5 estrelas (Inovação, Turismo, Hospitalidade, Lazer e Proximidade). O evento decorre dias 12, 13 e 15 nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde e no dia 14 no Anfiteatro do Parkurbis. Este evento organizado por estudantes é dos maiores eventos para as àreas de Economia e Gestão revelando-se como um espaço de discussão, formação e de convívio.
O XI CNEEG pretende ser um desafio intelectual para os futuros economistas e gestores enquanto agentes de mudança e líderes no trade-off da sua formação.
Desta forma, atendendo aos paradigmas do sucesso empresarial e às formas de o atingir, os objectivos estratégicos deste Congresso passam pelo seguinte:
* Oportunidade de proporcionar um evento dinâmico e interactivo;
* Discutir o potencial/ medidas de crescimento e de inovação de Portugal
* Sensibilizar os estudantes para o seu papel de agentes de mudança * associados a um espírito de participação, de iniciativa e de liderança;
* Enaltecer a qualidade do evento, atribuindo-lhe um cariz mediático;
* Dar a conhecer o ambiente empresarial da Covilhã;
* Proporcionar um ambiente de convívio académico e troca de contactos entre os participantes.
Neste sentido o tema sugerido é “Potencialidades Estratégicas em Portugal”.

Oradores Convidados


Dr. Alexandre Relvas - Licenciado em Administração e Gestão de Empresas, foi um dos fundadores e Administrador da Interfinança, foi também ao longo daquele período Administrador da Interfundos, accionista fundador e Administrador da Fonsecas & Burnay e Administrador não executivo da Litho. De 1991 a 1995 foi Secretário de Estado do Turismo do XII Governo Constitucional. Actualmente é CEO e accionista da Logoplaste e Administrador da Norfin-Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário e da Casa Agrícola Alexandre Relva é também Presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro.




Dr. Camilo Lourenço - É apresentador do programa A COR DO DINHEIRO e tem já uma larga experiência na Área económica. Foi Fundador do Diário Económico e Director editorial da revista Exame. Desempenhou, também, funções como editor de economia na Rádio CMR e na Rádio Comercial e foi comentador na SIC Noticias. Actualmente, é colunista no Jornal de Negócios e no Record e comentador da RTP e da Rádio Clube Português.


Prof. Doutor João Leitão - Licenciado em Gestão, mestre em Ciências Económicas e Doutor em Economia. Foi Professor auxiliar na UBI e no IST e professor convidado no Instituto Politécnico de Portalegre, onde exerceu também funções de administrador. O Doutor João Leitão é investigador integrado no IN+/Centro para a Inovação, Tecnologia e Investigação de Políticas do IST/UTL e colaborador externo do Núcleo de Estudos em Gestão da Universidade do Minho. É investigador externo afiliado ao Max Planck Institute of Economics, um prestigiado instituto de investigação na Alemanha. Foi recentemente nomeado Administrador da UBI.


Dr. José Fernandes - José Fernandes é licenciado em Engenharia Electrotécnica e Telecomunicações e doutorado em Comunicações Móveis pela Universidade de Aveiro, onde integrou o Departamento de Electrónica e Telecomunicações como investigador e professor. Membro Externo do Conselho Geral da UBI. Foi membro do Conselho Executivo da FCCN e assessor do gestor da UMIC. Foi coordenador da biblioteca de conhecimentos online e representante nacional da TERENA. Actualmente é Director do Departamento de apoio ao Desenvolvimento e Academias da Microsoft Portugal.


Dr. José Marcelino Pousa - José Marcelino Pousa, é licenciado em Física aplicada à Óptica e Electrónica pela Universidade do Porto, Mestre em Organização e Sistemas de Informação Pela Universidade de Évora, tem ainda uma Pós Graduação em Economia e Gestão de Propriedade Industrial pelo ISEG. Actualmente é Director de Planeamento Controlo e Recursos da PT Inovação, onde para além actividade corrente pratica a sua área de interesse, a gestão da Inovação, nas diversas vertentes: a identificação de tendências; avaliação de ideias; análise de resultados e sua aplicação; Assim como a análise de “gaps” de competências e a transferência de tecnologia com e as Instituições de Investigação e desenvolvimento.


Dra. Cristina Semião - Directora do Sector Público da IBM. Deteve diversas posições de liderança nos últimos 15 anos, desde International Opportunity Manager para a Royal Dutch/Shell no Sul da Europa e América do Sul em 1994-5, Directora de Divisão para a Indústria de Petróleo e Directora de Divisão para a Indústria das Telecomunicações na IBM Portugal. Seguiram-se 6 anos como expatriada nos Estados Unidos da América, primeiro como Assistente Executiva do Sénior VP & Group Executive de Vendas e Distribuição na sede da IBM Corporation em Armonk, e Executiva Global de Parceiros de Negócio responsável por Iniciativas da Indústria na IBM Corporation em NY, até Directora do Sector Industrial na IBM Latin América, baseada em Miami, FL. Desde Maio de 2004, Cristina Semião era Vice Presidente da Divisão SMB para a região sul da Europa, liderando o sector de vendas & distribuição IBM. Em 2006 regressa a Portugal como Directora da Divisão de Sistemas e Tecnologia responsável pela comercialização no país de todo o portfolio de hardware da IBM. Cristina Semião lidera também o IBM Portuguese Women Leadership Council, e está empenhada em contribuir para o avanço profissional das mulheres em Portugal.


Dr. Eduardo Catroga - Licenciado em Finanças. Foi Director Financeiro, Membro da Comissão Administrativa, Director do planeamento e Controle da CUF. Desempenhou funções de Vice-Presidente Executivo da Quimigal e funções governamentais, como Ministro das finanças. Recebeu diversas Condecorações. Actualmente é administrador da Nutrimveste e do Banco Finantia, membro do Conselho Geral e Supervisão da EDP e presidente da SAPEC


Prof. Doutor Paulo Bento - Co-fundador da for value, editor da Global Economics and Management Review, investigador do Management Research Center e professor no ISCTE-IUL (Empreendedorismo; Estratégia; Technology Strategy; Projecto Empresarial). Tem colaborações com o Diário Económico, com a Revista Exame e com a Revista INVEST. Foi consultor do Banco de Portugal (1992-1999), onde analisou as principais fusões e aquisições na banca portuguesa (BCP-BPA, BPI-BFE/BFB/BBI, BES-BIC, Mundial Confiança - Totta). É licenciado em Organização e Gestão de Empresas (ISCTE, 1992), mestre em Finanças (ISCTE, 1998) e doutorado em Fusões, Aquisições e Reestruturações de Empresas (Manchester University, 2004).


Dr. Pedro Neves - CEO da I.Zone Knowledge Systems, SA. Administrador executivo da I.Zone SGPS, SA. Co-fundador e managing partner da GLOBAL CHANGE Consultores Internacionais Associados. Presidente Nacional da JCI Portugal – Júnior Chamber International. Licenciado em Sociologia foi bolseiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros e completou o MA em Estudos Europeus (HRD) do College of Europe em Bruges. É doutorando (PhD) da Universidade de Bath no Reino Unido nas áreas da Gestão do Conhecimento e Processos de Inovação. Membro da “Entovation network of global knowledge leaders”. É consultor e Perito da Comissão Europeia em projectos de desenvolvimento de PME e reestruturações sectoriais.


Prof. Doutor Jorge Sequeira - Doutoramento cujo alcance se relaciona com o treino de Competências Psicológicas: Motivação, formulação de objectivos, Gestão Emocional, Autoconfiança, Liderança e Coesão de Grupos e Team Building. Docente de Gestão de Recursos Humanos, Psicossociologia, Comunicação e Imagem, Métodos de Avaliação Psicológica, Comportamento nas Organizações e Psicologia do Desporto, entre outras. Formador certificado pelo IEFP e pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua de Professores. Conta com mais de 7000 horas ministradas, fundamentalmente nas áreas de Formação de Formadores, Mudança Organizacional, Comunicação, Relacionamento Interpessoal, Gestão das Emoções, Dinâmica de Grupo, Negociação, Liderança, Motivação e Condução de Equipas Trabalho. Colaborou com diversas empresas no âmbito da optimização comportamental entre elas: Worten; Remax; Intermarché; Finicrédito; Bial; Precision; EFACEC – Equipamentos electrónicos; Mapfre – Companhia de Seguros e Sonae Distribuição, entre outras. Tem estado envolvido na docência de Pós-Graduações e Masters promovidos pelo IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, instituição onde participa em diversas modalidades: Formação, Docência, e membro da Comissão Cientifica dos MBA’s.


Dr. Manuel Forjaz - Licenciado em Economia, investigador em Empreendedorismo e Estudos Africanos no ISCTE. Coordenou na ANJE o lançamento das Academias, Semana e Road-Show do Empreendedor. Teve cargos directivos na Unilever, Livraria Bertrand e Medipress. Fundou e desenvolveu a Ideiateca Consultores. Fundou o Projecto Social Pais Protectores, que apoia centenas de crianças em África, e o Instituto do Empreendedorismo Social. Professor de Criatividade (Mestrado de Marketing ISEG), Empreendorismo (EMBA, ISCTE), Business Planning (Pós-Graduação UCP/EGE).


Dr. Américo Fernandes - Américo Fernandes dirige a DHL Express Portugal, empresa do Grupo DPWN. Sob a sua direcção desde 1990, a DHL implementou o modelo de gestão TQM, realidade que mais tarde viria a contribuir para obtenção dos Prémios de Excelência e Qualidade em Portugal (Sistema Português da Qualidade) e a nível Europeu (European Foundation of Quality Managment), e que viria a fazer da própria empresa um Caso de Estudo em diversas áreas. Américo Fernandes reúne uma vasta experiência na área Logística, nomeadamente nas áreas da Excelência e Qualidade, o que o tem levado a participar como orador destas áreas em Conferências e Semanários levados a cabo em Portugal e em vários países do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário