segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?

No rescaldo das eleições autárquicas no concelho da Covilhã, interessa fazer uma análise rigorosa, do meu ponto de vista, mas necessariamente curta.

Não há lugar a dúvidas que o PPD/PSD/PC/CMP ganhou as eleições com uma maioria folgada, depois de muitos milhares de euros investidos. Constata-se que o caciquismo implementado ao longo dos últimos anos deu os seus frutos. O PSD ganhou em 18 freguesias do concelho. Sim porque as outras dez foram listas de cidadãos eleitores a vencer. Lembram-se que o Sôr Pinto afirmou que o PSD concorria nas 31 freguesias do concelho? Pois mentiu mais uma vez. Ficaremos todos à espera que as promessas de campanha sejam cumpridas e já agora todas as outras que foram feitas em campanhas anteriores e que ainda não lhe vimos a cor nem o cheiro.

O PS, apesar de ter investido muito forte, quer ao nível pessoal quer ao nível financeiro, não conseguiu mais que uma ligeira subida de votos, nada significativo, dando no entanto para eleger mais um vereador muito por força do aumento do número de vereadores elegíveis de 7 para 9. O PS local penso dever repensar (digo eu) toda a sua estratégia para o concelho, pois além de não conseguir manter todas as juntas que detinha (3), porque perdeu a Vila do Carvalho para uma lista de Independentes, e ainda perdeu votos, sem perder a junta obviamente na emblemática freguesia da Conceição.

A CDU pela voz de Jorge Fael, que trabalhou bastante, ficou muito aquém dos resultados esperados, que era a sua eleição para vereador. Poder-se-á argumentar que os meios disponíveis eram inferiores aos das outras candidaturas, mas isso por si só não justifica o mau resultado, traduzindo-se inclusive numa baixa de votos em relação às eleições de 2005. Podemos dizer que os resultados da CDU no concelho reflectem um pouco a imagem do país onde a CDU acaba por perder influência nas autarquias locais. No meio deste meio terramoto, salvou-se a honra ao conseguir de novo a maioria absoluta na freguesia da Boidobra, que tão bem tem sido gerida pelo Prof. José Pinto e isto apesar da campanha falaciosa que o PSD fez nesta freguesia. (mas brevemente escreverei sobre isso).

O CDS teve os resultados esperados, pouco mais que nada. Em abono da verdade também não fez muito para merecer. Mesmo assim registou uma subida de votos só compreensível, talvez, pela colagem aos recentes êxitos do seu partido nas eleições legislativas. Fossem as autárquicas mais distantes no tempo das legislativas e o resultado seria bem pior, talvez ao nível de 2005.

O BE levou o último lugar e bem merecido. Só lamento que tenha tido um aumento de 150 votos, não vá o 1º candidato pensar que foi por mérito dele. Na antevisão eu afirmei que pior que Nuno Reis só mesmo Serra dos Reis. Pode ser que o Sr. se lembre de deixar a vida política e se dedique à sua profissão se a humildade o deixar claro está. Falar do BE faz-me lembrar do PRD. Vai inchar, desinchar e rebentar.
Para terminar

Devemos estar muito mas muito felizes mesmo com este acto eleitoral. Senão vejamos o lado positivo da coisa. Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?


Vamos ficar de olho neles.

2 comentários:

  1. Só falta mesmo perceber porque é que o Pinto da Boidobra é aqui chamado "prof." e que raio fez ele, para além do Jardim do Burro e dos brindes oferecidos à população, na senda caciquista de um outro Pinto.

    ResponderEliminar
  2. O Sr. José Pinto é tratado por professor porque o é de facto, ao passo que o outro Pinto como o caro anónimo diz, é tratado por Sôr porque gosta que o chamem de Doutor sem o ser.

    ResponderEliminar