sábado, 3 de outubro de 2009

Queda de avião na Covilhã


Um avião despenhou-se este sábado durante um festival aéreo na freguesia de Boidobra, Concelho da Covilhã.

Os dois tripulantes do avião, o piloto e uma jornalista, sofreram ferimentos ligeiros, afirmou o comandante dos bombeiros voluntários da Covilhã, José Flávio.
O avião é um Chipmunk, uma aeronave histórica da aviação portuguesa, que pertencia a um clube suíço que participa no festival, adiantou a mesma fonte.

Ver mapa maior

A jornalista que sofreu ferimentos ligeiros quando o avião em que seguia se despenhou, num festival aéreo na Covilhã, estava a fazer o seu baptismo de voo, relatou a própria à Lusa.


Cátia Gaudêncio, jornalista da Localvisão, e o piloto da aeronave, que também ficou ligeiramente ferido, tiveram alta pelas 20h30. «Foi tudo demasiado rápido para perceber o que se passou», disse, à saída do Hospital da Covilhã.

Cátia e uma colega estavam no aeródromo da Covilhã a realizar uma reportagem sobre o festival aéreo da Covilhã. Surgiu então «uma oportunidade de fazermos um baptismo de voo e eu fui primeiro», explicou, acrescentando que, após 15 minutos no ar, «estava tudo a correr bem».

«Estivemos mais tempo no ar só à espera que a pista ficasse desimpedida. Lembro-me de o Didier [o piloto] me dizer que daí a um minuto íamos aterrar. Mas numa manobra que não era nada de especial, alguma coisa correu mal e de repente só vejo árvores à minha frente e pensei: o avião já não vai conseguir subir», descreveu.
«Foi quando batemos e parece que o Didier ainda o conseguiu pôr direito, senão podia ter sido muito grave», acrescentou.
A parte da frente do avião «ficou caída e eu presa no cinto», de onde foi retirada pelo piloto, que «foi incansável». «Saímos do avião e esperámos pelos bombeiros, que nos imobilizaram, e chegou a ambulância», referiu.
Com uma ligadura no braço e algumas escoriações visíveis, Cátia disse que, depois deste baptismo de voo, prefere não pensar quando voltará a voar: «Apesar de tudo e das dores que ainda tenho agora, não estou traumatizada. Mas a próxima vez não será tão cedo.»


Veja o Video RTP


1 comentário: