quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Explosão de Central Nuclear Espanhola provocaria o caos!


A central nuclear espanhola de Almaraz II, localizada a uns meros cem quilómetros da fronteira portuguesa, na província de Cáceres, registou no passado dia 23 de Outubro mais uma avaria, numa bomba de refrigeração. As altas temperaturas registadas, em um dos reactores levaram as autoridades a parar a produção de energia eléctrica. Esta central tem tido incidentes com regularidade, existindo situações em que foram medidos níveis de radioactividade superiores ao permitido. Já em Maio de 2008, a central sofreu um acidente que obrigou à retirada de trabalhadores e provocou a libertação de 30 mil litros de água radioactiva (depois de tratada, dizem eles) no rio Tejo.

ALERTA

Uma explosão na central obrigaria à retirada das populações dos distritos de Castelo Branco e Portalegre, provocando contaminação atmosférica e das águas.

Recorde-se que o funcionamento da central de Almaraz tem sido contestado, pois o seu tempo de vida terminou em Junho de 2010. Há dois meses, várias centenas de pessoas manifestaram-se em Almaraz, entre eles membros da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza e será que o governo Português já fez alguma coisa?

Devemos denunciar esta situação e fazer pressão para que o Governo Espanhol feche esta central o quanto antes.

Sem comentários:

Enviar um comentário