quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal do Fundão de Parabéns

Parabéns a você nesta data querida.


O "Jornal do Fundão" assim como a Rádio Jornal do Fundão celebram hoje, dia 27 de Janeiro de 2010, o 64.º e o 20.º aniversário, respectivamente.
 
O Jornal foi fundado a 27 de Janeiro de 1946, pelo saudoso António Maria Paulouro que o dirigiu até à sua morte, em 2002.

A história do jornal está ligada à luta pelo progresso da Beira Interior e ao combate antifascista. A prova desta luta levou a que o jornal estivesse suspenso em 1965 durante seis longos meses. Mas já em 1963 o regime fascista ficou enfurecido pelo facto de o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek ter visitado o Fundão, a convite do jornal, facto que o levou à censura.

O jornal distinguiu-se nos últimos anos por reclamar com insistência melhores vias rodoviárias nomeadamente a construção do túnel da Gardunha (cujo primeiro troço foi inaugurado em Novembro de 1997), e ao regadio da Cova da Beira, em construção.

No entanto lamenta-se que o Jornal tenha abandonado as bem sucedidas Jornadas da Beira Interior realizadas em 1984, 1986 e 1990.

Actualmente o jornal dirigido por Fernando Paulouro Neves, e propriedade da Controlinveste, tem uma tiragem média de 15 mil exemplares e é publicado às quintas-feiras, mas perdeu o fulgor de outros tempos continuando no entanto a ser o Jornal mais lido no distrito de Castelo Branco.



Sem comentários:

Enviar um comentário