segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carpinteira : Presunção e Água Benta ....

Bom Dia a todos
 
Pensei muito antes de publicar aqui e na integra um texto publicado num Blog que me habituei a visitar quase diáriamente o Carpinteira. Publico porque acho lamentável a forma como classifica os restantes Blog's da região.
 
"Um olhar, ainda que fugaz, por alguns sites dos pasquins regionais, revela-nos como estes ersatz da informação, mandaram às urtigas o jornalismo de investigação e de reflexão, como lhe queiram chamar. Entretém-se com a notícia anódina, acrítica, promotora de discurso fácil e reprodutora, ipsis verbis, do registo em papel que expelem semanalmente. Quando, interrogar, pensar a noticia e chamar as coisas pelos nomes, deveria ser o primeiro requisito de qualquer abordagem comunicacional. Digo eu, que sou ignorante na matéria.
O politicamente correcto (expressão cretina), disseminou-se pelos sites locais. Todos repetem os mesmos modelos para toda a semana. Quem passar os olhos por estes sítios, facilmente constata uma imposição de relativismo moral e uma censura que parecem conferir a si próprios, afim de manterem essa fidelidade quase canina aos poderes locais. Trovas do regime que a tipografia indígena tece e espalha pelo condomínio. Mas enquanto intérpretes dos interesses dos leitores, não passam d’um completo falhanço de mediação do espaço público e discussão online. De pouco serve, pois, tornar os sítios graficamente atractivos e com caixas de comentários supostamente plurais, (mas vazias) quando o intento passa apenas por reproduzir declarações. "entre aspas", ou repercutir frases ocas que as circunstancia exigem. São, por isso, irrelevantes, estes sítios, e pouco contribuem para retirar da axfixia cívica os respectivos condóminos. Não vou nomeá-los, porque você, estimado leitor, conhece-os bem. "
 
Tire as suas conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário