sexta-feira, 15 de abril de 2011

Costa Neves – Pára-quedista em Castelo Branco


Nas eleições de 2009 tive oportunidade de escrever neste espaço sobre Costa Neves, apelidando-o de pára-quedista. Nessa altura, achei ser um erro clamoroso e um atentado às populações do Distrito de Castelo Branco cometido pela Sr.ª. Manuela Ferreira Leite.
Passado este ano e meio, fico ainda mais perplexo com a atitude de PPC (Pedro Passos Coelho) ao indicá-lo de novo como cabeça de lista pelo PSD para as eleições de 5 de Junho no nosso distrito.

Estou perplexo não tanto pelo facto do homem ser dos Açores e não conhecer a realidade do nosso Distrito e talvez quiçá, nem saber o caminho para cá, mas sobretudo pelo facto de neste ano e meio ser suposto, no mínimo, defender os direitos da população que o elegeu,  não o tendo feito, e em pelo menos um caso, ter votado favoravelmente ao empobrecimento da nossa região.

Não foi preciso fazer muitas pesquisas para avaliar o trabalho deste Sr. na Assembleia da República como deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco.
Vejamos então a sua actividade como Deputado em defesa do nosso Distrito.

** Em 30-06-2010, fez a primeira pergunta ao MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES, sobre a A23. Perguntava o Sr. Se era verdade que o governo pretendia colocar portagens na A23.
Boa pergunta, sabendo já de antemão a resposta, até porque o seu Partido já tinha negociado como o Governo a inclusão da A23, na lista dos pagadores de portagens. Mas lá perguntar, perguntou.

** No mesmo dia 30-06-2010 perguntou ao Ministério da saúde:
”1) Para quando está prevista a entrada em funcionamento da nova ala do Hospital do Fundão? “
”2) Entende o Governo honrar os seus compromissos públicos, passando de imediato à execução das obras de recuperação e remodelação do edifício pré existente do Hospital do Fundão integrado no Centro Hospitalar da Cova da Beira?”

** Ainda no mesmo dia 30-06-2011, perguntou pela AMBULÂNCIA COM EQUIPAMENTO DE SUPORTE DE VIDA EM OLEIROS DISTRITO DE CASTELO BRANCO e nestes termos:
”1- Tenciona o Governo honrar o compromisso assumido no protocolo com a Câmara Municipal de Oleiros, mantendo uma ambulância dotada de meios de suporte de vida em Oleiros, assim garantindo o apoio indispensável à população, já privada de atendimento permanente no Centro de Saúde do referido Concelho? “

** Ainda no dia 30-06-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
“1) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11,submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”

(fartou-se de fazer perguntas neste dia, a tal ponto que me lembro de nesse dia ter havido um cheiro a transpiração por estes lados, quase que sufocavam a população, mas tudo acabou em bem felizmente)

Em 03-08-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DA SAÚDE, ACESSO À SAÚDE DO CONCELHO DE VILA DE REI. DISTRITO DE CASTELO BRANCO, Explicou, Os Vilarregenses têm actualmente o acesso à saúde através do Centro de Saúde de Vila de Rei e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. As consultas de especialidade são assim prestadas a estas populações através do Hospital de Abrantes, que dista 30 Km da sede de concelho, com um tempo médio de deslocação de 20 minutos. Pretende agora o Governo que este serviço, nomeadamente urgências e especialidades, se processem na Unidade Local de Saúde de Castelo
Branco, recentemente criada, concretamente no Hospital Amato Lusitano, que se situa a 11O Km de Vila de Rei, com um tempo médio de deslocação de 75 minutos.
“1 - Qual a motivação que levou o governo a tomar esta decisão?”
“2 - Face a esta realidade e à injustiça desta decisão, considera o Ministérioda Saúde revogar esta medida, mantendo os Vilarregenses o acesso à saúde através do Centro Hospitalar do Médio Tejo?”

Em 29-12-210 voltou a perguntar sobre Construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11 no Concelho da Covilhã, Distrito de CasteloBranco
“ I) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas lI, submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”

Em 04-03-2011, O Deputado Costa Neves eleito nas listas do PSD pelo Distrito de Castelo Branco , votou contra os projectos de resolução n.os 373/XI (2.ª), do BE, e 393/XI (2.ª), do PCP, respeitantes à suspensão da introdução de portagens na A23.

Devo acrescentar que teve duas saídas oficiais do parlamento e não foi para tratar de assuntos do distrito mas sim para fazer visitas ao sector do leite em Vila do Conde e Barcelos.

VERGONHA !
Como vêm, teve de ser feito um esforço intelectual imenso para realizar estas tarefas.
Será que o Povo deste Distrito não abre os olhos?

 

Sem comentários:

Enviar um comentário