quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Para onde vai o Dinheiro dos Portugueses?

Este governo tem pautado a sua actuação governativa numa só direcção, saque ao bolso dos contribuintes.
Mas para onde vai o dinheiro dos nossos impostos?

Leia o teor deste despacho, publicado em diário da Républica n.º 188, Série II de 2011-09-29, e passa a saber um pouquinho (quase nada). O resto do despesismo ( a maior parte) está bem escondido.

TEMOS DE DAR LUTA A ESTE GOVERNO E A ESTA POLITICA

Despacho n.º 12988/2011


1 — Ao abrigo do disposto no n.º 1 do artigo 1.º do Decreto –Lei n.º 72/80, de 15 de Abril, aos membros do Governo, que não tenham residência permanente na cidade de Lisboa ou numa área circundante de 100 km, é concedida habitação por conta do Estado ou atribuído um subsídio de alojamento, a partir da data da sua tomada de posse.

2 — Verificados que estão os requisitos legais e nos termos do Decreto- -Lei n.º 72/80, de 15 de Abril, concedo, sob proposta do Ministro de Estado e das Finanças, a José Pedro Correia de Aguiar -Branco, Ministro da Defesa Nacional, a Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva, Ministro da Administração Interna, a José de Almeida Cesário, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, a Juvenal Silva Peneda, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, a Paulo Jorge Simões Júlio, Secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, a Cecília Felgueiras de Meireles Graça, Secretária de Estado do Turismo, a José Daniel Rosas Campelo da Rocha, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, a Marco António Ribeiro dos Santos Costa, Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social e a Vânia Carvalho Dias da Silva de Antas de Barros, Subsecretária de Estado Adjunta do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o subsídio de alojamento a que se refere o artigo 1.º do citado diploma legal, no montante de 75 % do valor das ajudas de custo estabelecidas para as remunerações base superiores ao nível remuneratório 18, com efeitos a partir da data da sua posse e pelo período de duração das respectivas funções.

20 de Setembro de 2011. — O Primeiro -Ministro, Pedro Passos Coelho.

16282011

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Preço de Portagens para A23

Porque me parece, que você ainda não tem consciência plena do roubo que o governo de prepara para fazer à populações da nossa região, contribuindo directamente e decisivamente para o encerramento de dezenas de empresas, lançando assim mais uns milhares no desemprego, abaixo coloco os preços, usando o preço das portagens que o Governo aplicou a outras auto-estradas, antes SCUTS.
Se nada fizer para parar as intenções do governo, veja quanto lhe custaria circular na A25, A23 e A24.

O sublinhado mostra o quanto vai custar andar na A23 só no nosso Distrito e uma visita à cidade da Guarda. Além da barbaridade do custo de uma ida a Lisboa.

Se ainda ssim não se sente mobilizado para travar esta luta, então vai me desculpar mas você
 merece a canga em cima.

Covilhã: Businão contra Portagens na A23

Acabo de regressar da rotunda do Operário na Covilhã, onde dei 2 ou três voltas a buzinar sem parar, para assim mostrar a minha indignação e sobretudo o meu protesto quanto à intenção do governo TOIKA (PSD+CDS) com o aval do PS em vir a colocar a cobrança de portagens na A23. Falo somente na A23 porque é a denominada Auto-estrada, (o piso em alguns locais mais parece um balancé deteriorando a suspensão dos melhores dos automóveis além de no inverno se verificarem autênticas lagoas pondo em perigo constante de quem por lá viaja) que mais utilizo além de ser a que atravessa o nosso Distrito, sabendo que a minha indignação e o meu protesto se estende a outras SCUTS como a A24, A25 e mesmo a A22.

No entanto e apesar de ter aderido a esta acção de protesto convocada pela comissão de utentes, quero aqui e publicamente deixar o meu desagrado quer pela baixa adesão, de que não são culpados, quer pelo impacto que esta medida possa vir a ter junto daqueles que se preparam para enterrar o interior do País. Dar uma ou duas voltas à rotunda a buzinar não me parece que amedronte ou impeça os governantes insensíveis de avançarem com o roubo das populações. A esta hora o Ministro da Economia esboça o seu cínico sorriso, o Ministro das Finanças, (com raízes na nossa região (Manteigas)) após um intervalo de largos minutos e um longo bocejo, dirá de forma pausada e com voz a arrastar, é mesmo para avançar. O Primeiro-Ministro por sua vez, no meio de algumas palavras desagradáveis para a nossa gente, do género, toda a vida andaram de carroça e agora querem uma Auto-estrada? Então que paguem. E tal qual como um qualquer ditador, dirá de forma encolerizada, em frente com as portagens para aqueles pé descalços.

Nesta altura, e sem querer menosprezar a iniciativa, até porque participei de livre e espontânea vontade, gostaria de ver a comissão de utentes juntamente com os empresários organizarem de forma organizada uma grande acção de protesto que possa fazer com que o governo TROIKA, pare para pensar duas vezes antes de se meter com as gentes laboriosas desta região.

Por mim estou disposto a lutar para evitar que este atentado seja cometido.

Tinha este governo duas semanas de funções afirmei que o Estado de Graça para mim tinha terminado. Mantenho o que disse, e hoje atrevo-me a dizer que este governo não interessa aos interesses do Povo Português e bem pode começar a calçar as botas e zarpar. Um Governo que se atreve a retirar o que Abril nos deu, procurando um regresso ao passado tem de ir embora o quanto antes.

A Democracia está em causa.



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Covilhã: Protesto Businão contra a Introdução de Portagens na A23

A Comissão de Utentes da A23 apela a todos os cidadãos, activistas, democratas, associações, colectividades e entidades locais, autarcas, empresários, trabalhadores para participarem nas iniciativas de protesto e luta contra a introdução de portagens nas SCUT.




domingo, 16 de outubro de 2011

D. Januário Torgal Ferreira arrasa medidas do Governo

"FALTA DE LUCIDEZ" é palavra chave que, D Januário Torgal Ferreira utilizou para criticar as opções do Governo para o Orçamento de 2012, em entrevista à RTP1.
"Sinto que a classe média em Portugal e os mais desfavorecidos vão ser perfeitamente esmagados".
"Eu não sei se não estaremos a caminhar para o Apocalipse Now da Grécia".
foram outras das frases utlizadas pelo Bispo para caracterizar o atentado que o Governo se prepara para fazer ao Povo Português.

Veja o Vídeo (aconselho utilização de Goole Chrome, Opera ou Firefox)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Morreu Steve Jobs co-fundador da Apple

Num comunicado em tom de muita emoção, a Apple anunciou, na noite desta terça-feira, a morte de seu fundador, Steve Jobs


"A Apple perdeu um gênio criativo e visionário, e o mundo perdeu um ser humano incrível. Nós, que tivemos a sorte de conhecer e trabalhar com Steve, perdemos um grande amigo e um mentor. Steve deixa uma companhia que apenas ele poderia ter criado, e seu espírito será sempre o alicerce da Apple".



sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Covilhã: Notas falsas andam por aí, CUIDADO!

A GNR da Covilhã apreendeu na passada quarta-feira, na vila do Teixoso uma nota falsa de 20 euros, que tinha sido entregue a um comerciante que só reparou ser falsa, aquando do depósito no banco.
Todo o cuidado é pouco, os vigaristas andam aí!

Paredes da Covilhã transformadas em Arte Urbana

Paredes e muros abandonados da Covilhã vão ser pintados e esculpidos por alguns nomes consagrados da arte urbana. JR, VHILS, Btoy ou ARM Collective assinam obras de pintura e escultura em várias capitais e, a partir de sexta-feira, deixam a sua marca na Covilhã.

As intervenções nos espaços da cidade fazem parte do Wool - Festival de Arte Urbana da Covilhã e arrancam com a pintura criativa de um edifício devoluto junto à Igreja de Santa Maria. Esta intervenção, no centro histórico da cidade, fica a cargo dos ARM Collective.

Até à próxima terça-feira, os artistas do grupo criar a sua arte "inspirada em graffiti" nas parede exterior do imóvel, explicou à Lusa um dos organizadores, Pedro Rodrigues, que espera que a população acompanhe o evoluir da obra de arte.
De 21 a 26 de Novembro será a vez de VHILS (designação artística do português Alexandre Farto) "esculpir figuras" numa outra parede a escolher na cidade.
Fonte: JN

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Á Privatização das Águas de Portugal digo NÃO

"A água é um bem comum, parte integrante e fundamental do constante movimento e evolução da natureza, determinante da composição atmosférica, do clima, da morfologia, das transformações químicas e biológicas, das condições de toda a vida na Terra", e o direito a ela é reconhecido pelas Nações Unidas como um direito.

"A privatização de facto verifica-se em várias frentes, que vão da captação da água na natureza, passando pelas margens e leitos dos rios, pelos recursos pesqueiros marinhos, pelas infraestruturas públicas como portos e barragens, até aos serviços públicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais", e provocam o aumento dos preços da água, em tarifas e em taxas e sobretaxas.

O atrás escrito, são trechos do Manifesto que defende a gestão pública da água. O movimento que congrega várias organizações, inclusive algumas Autarquias, está a recolher assinaturas e prepara uma iniciativa legislativa para entregar na Assembleia da República a apresentar uma proposta para que se pronuncie sobre a impossibilidade de privatização de serviços de água, um documento a apresentar a 29 de Outubro, em Lisboa.


Eu por mim não só assino, como estou disponivel para lutar no sentido de impedir mais este roubo aos Portugueses.

Covilhã: Festival da Cherovia

Para os interessados, aqui fica o Programa do 4º Festival da Cherovia, que irá decorrer de 4 a 9 de Outubro na cidade da Covilhã, e, organizado uma vez mais pela Banda da Covilhã.


Para mais informações consulte o site oficial: http://www.festivaldacherovia.com/

Covilhã pode incubar empresas de tecnologias na área da saúde

O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) na Universidade da Beira Interior (UBI), Miguel Castelo Branco, admite que nos próximos anos a Covilhã poderá incubar um grupo de empresas de tecnologias na área da saúde, avança a agência Lusa.
 
Ainda este ano, a universidade vai começar a construir o UBI Medical, um parque tecnológico de saúde, cujos edifícios vão nascer em terrenos ao lado da faculdade e do Hospital Pêro da Covilhã.
 
A obra está orçada em 2,5 milhões de euros e aguarda visto do Tribunal de Contas para ser iniciada.
 
O UBI Medical deverá ter um impacto reduzido na área pedagógica da FCS, “mas será muito importante para dinamizar áreas de investigação viradas para soluções concretas, com novas empresas e próximas da comunidade”, diz aquele responsável.
 
Miguel Castelo Branco espera que a investigação que já existe na FCS seja alargada à cooperação com outras faculdades da universidade.
 
Actualmente há já colaborações com cursos na área das engenharias para testar sistemas inovadores.
 
Dois dos estudos envolvem equipamento de monitorização de parâmetros vitais à distância (em que um paciente pode estar em casa, mas ligado a um hospital) e sensores para segurança em voos, explicou.
 
Para o presidente da FCS, “não é utópico pensar num cluster de empresas ligadas às ciências da saúde na Covilhã. Há passos dados, como o UBI Medical, em que a intenção é essa”.
 
A primeira faculdade com curso de Medicina do interior do país está a comemorar o 10.º aniversário, com cerimónias oficiais agendadas para 15 de Outubro.
 
Desde que foi criada, surgiram também curso de Medicina na Universidade do Minho (em simultâneo) e na Universidade do Algarve.
 
Miguel Castelo Branco considera que “Portugal não precisa de mais faculdades de medicina”. O país precisa, na sua opinião, “que haja uma maior responsabilização das faculdades em relação às próprias regiões em que estão inseridas, uma responsabilidade social”.
 
Para além de formarem médicos, as instituições “devem realizar levantamentos epidemiológicos nas regiões em que estão inseridas, analisar as melhores condutas para cuidados de saúde locais e incentivar e colaborar na investigação de dispositivos médicos”.
 
Faculdade quer hospitais a cooperar para fixação de médicos formados na região
 
Os hospitais da Beira Interior têm de “cooperar mais”, para que as especialidades ganhem dimensão, abram “mais vagas para formação” e se fixem mais médicos formados na região, defende o presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã.
 
Desde 2008, ano em que os primeiros médicos formados na Universidade da Beira Interior (UBI) iniciaram o internato de especialidade (formação de vários anos que fixa os médicos após o curso), houve 69 vagas abertas nos hospitais da Covilhã, Guarda e Castelo Branco para candidatos de todo o país.
 
No mesmo período foram formados 240 médicos na faculdade da Beira Interior e só 11 conseguiram ficar a aprender uma especialidade na região.
Miguel Castelo Branco, presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI – instituição a comemorar o 10.º aniversário, com actividades agendadas para 15 de Outubro - assegura que “há mais quem queira fixar-se, só não ficam porque não há mais vagas”.
 
As especialidades dispersas pela região têm funcionado “com base na organização de cada um dos hospitais”, mas o presidente da faculdade defende que seja feito “um esforço” para “trabalharem em conjunto”.
 
As vagas são aprovadas para cada especialidade pelo Ministério da Saúde e Ordem dos Médicos com base em vários pressupostos, entre os quais, o número de médicos disponíveis em cada hospital.
 
O tipo de dimensões actuais, “na generalidade das especialidades, são insuficientes para a região conseguir ter mais espaços formativos” que contribuam para fixar mais médicos, alerta.
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI considera que os desentendimentos entre os três hospitais, na última década, sobretudo quando se discutiu a fusão de maternidades, não devem levantar dúvidas sobre as possibilidades de cooperação.
 
Segundo refere, “o caso das maternidades foi provavelmente o mais complexo: noutras especialidades penso que é perfeitamente possível trabalhar no sentido de encontrar cooperação”.
 
Miguel Castelo Branco diz acreditar que os alunos formados na UBI podem distinguir-se por terem “um melhor conhecimento da área da medicina geral e familiar, uma vez que o curso tem uma ênfase muito precisa nessa área”
 
Fonte: RCM PHARMA

Covilhã: Intermarché o mais Barato na região

Segundo um estudo publicado pela revista DECO Proteste o Intermarché da Covilhã continua a ser aquele que tem os preços mais baratos de todos na cidade da Covilhã. O estudo feito representa o consumo de uma família média portuguesa e inclui 100 produtos das marcas mais vendidas e abrange todas as categorias.
Para construir a base de dados que suporta este simulador, a DECO - Proteste afirma ter visitado quase 600 supermercados me todo o país, tendo recolhido cerca de 65 mil preços diferentes. Destaca-se que a DECO verificou que é essencialmente a norte e centro que se encontram os melhores preços nos supermercados nacionais. Não encontrámos qualquer indicação de que DECO irá manter esta base de dados atualizada de forma regular, contudo, para já, deverá ser uma boa referência para responder à pergunta do título deste artigo.

Eis a lista ordenado do mais barato para o mais caro de 5 lojas na Covilhã

INTERMARCHÉ

Av. Inf. D. Henrique
6200-506 COVILHÃ Covilhã

CONTINENTE
Av. da Europa, Ed. Serra Shopping, Lt. 7
6200-546 COVILHÃ Covilhã 105 ............................................. 5% mais caro

PINGO DOCE
Al. Pero da Covilhã-Quinta do Alvito
6200-251 COVILHÃ Covilhã 108 .............................................. 8% mais caro

CANÁRIO SUPERMERCADO
R. Com. António Pedroso Santos, 122
6200-344 COVILHÃ Covilhã 112  ............................................. 12% mais caro

LIDL
Al. Pero da Covilhã
6200-507 COVILHÃ Covilhã 114   ............................................ 14% mais caro

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portugueses à luz da vela ?

Segundo noticia hoje o Diário Económico a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai propor um aumento de cerca de 30% nas tarifas de eletricidade para as famílias no próximo ano.
Para além deste aumento sem precedentes nos preços da eletricidade soma-se a subida do IVA de 6 para 23% a partir de 1 de outubro.

Logo os Portugueses passarão a viver como antigamente à luz da vela porque o dinheiro não dá para tudo.
Exorto todos os Portugueses a unirem-se e lutar para que isto não vá para a frente, antes que seja tarde.