terça-feira, 27 de setembro de 2011

Covilhã: Intermarché o mais Barato na região

Segundo um estudo publicado pela revista DECO Proteste o Intermarché da Covilhã continua a ser aquele que tem os preços mais baratos de todos na cidade da Covilhã. O estudo feito representa o consumo de uma família média portuguesa e inclui 100 produtos das marcas mais vendidas e abrange todas as categorias.
Para construir a base de dados que suporta este simulador, a DECO - Proteste afirma ter visitado quase 600 supermercados me todo o país, tendo recolhido cerca de 65 mil preços diferentes. Destaca-se que a DECO verificou que é essencialmente a norte e centro que se encontram os melhores preços nos supermercados nacionais. Não encontrámos qualquer indicação de que DECO irá manter esta base de dados atualizada de forma regular, contudo, para já, deverá ser uma boa referência para responder à pergunta do título deste artigo.

Eis a lista ordenado do mais barato para o mais caro de 5 lojas na Covilhã

INTERMARCHÉ

Av. Inf. D. Henrique
6200-506 COVILHÃ Covilhã

CONTINENTE
Av. da Europa, Ed. Serra Shopping, Lt. 7
6200-546 COVILHÃ Covilhã 105 ............................................. 5% mais caro

PINGO DOCE
Al. Pero da Covilhã-Quinta do Alvito
6200-251 COVILHÃ Covilhã 108 .............................................. 8% mais caro

CANÁRIO SUPERMERCADO
R. Com. António Pedroso Santos, 122
6200-344 COVILHÃ Covilhã 112  ............................................. 12% mais caro

LIDL
Al. Pero da Covilhã
6200-507 COVILHÃ Covilhã 114   ............................................ 14% mais caro

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Portugueses à luz da vela ?

Segundo noticia hoje o Diário Económico a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) vai propor um aumento de cerca de 30% nas tarifas de eletricidade para as famílias no próximo ano.
Para além deste aumento sem precedentes nos preços da eletricidade soma-se a subida do IVA de 6 para 23% a partir de 1 de outubro.

Logo os Portugueses passarão a viver como antigamente à luz da vela porque o dinheiro não dá para tudo.
Exorto todos os Portugueses a unirem-se e lutar para que isto não vá para a frente, antes que seja tarde.




quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Covilhã: Medalha de Mérito Municipal para 6


A Câmara Municipal da Covilhã, vai no próximo dia 20 de Outubro (Dia da Cidade) homenagear 6 individualidades com a Medalha de Mérito Municipal.

Não é nada pessoal, até porque alguns, não conheço pessoalmente, mas gostaria de saber quais são os critérios para atribuição do galardão, porque, parece-me que além destes nomes, que volto a repetir, não ponho em causa, outros haverá, e há de certeza, que muito têm feito para engrandecer o nome do concelho da Covilhã e nunca foram convidados a receber esta distinção.

Lista de Agraciados:
Eng.º ZEINAL BAVA - Presidente da Portugal Telecom (assina protocolo da construção do Data Center nesse dia)
Eng.º JOÃO CARVALHO - Empresário Industrial e Vitivinicultor (Fitcom e Quinta dos Termos)
FIRMINO FERREIRA GAUDÊNCIO - Empresário Industrial (Confecções Lança)
Eng.º JOÃO CARDOSO - Presidente da Teleperformance
Prof. Doutor JOSÉ EDUARDO CAVACO - Professor Universitário de Medicina e Maestro da Banda da Covilhã (A Banda da Covilhã voltou a estar Viva)
Dr. LUÍS VEIGA – Empresário (Grupo IMB) H2otel, Hotel Turismo da Covilhã, Hotel Vanguarda entre outros, pertence ao Movimento de Empresários contra as Portagens na A23.

A todos desde já os parabéns

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Covilhã: Polícia e funcionário municipal detidos

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve esta quarta-feira cinco pessoas na zona da Covilhã, entre as quais um polícia e um funcionário da Câmara Municipal, por suspeita de auxílio à imigração ilegal, extorsão e roubo, disse fonte judicial. Os restantes detidos são outro homem e duas mulheres

Os detidos são suspeitos de associação criminosa e vão ser ouvidos no Tribunal da Covilhã na quinta-feira, a partir das 9h00.

Fonte: Correio da Manhã

Gunther Oettinger RUA !

Este é o fulaninho que quer as Bandeiras a Meia-Haste dos países que necessitam de ajuda.
Agora os Eurodeputados querem que ele se ponha a andar, porque não percebe o que afinal é a União Europeia. Este é daqueles que pensam que podem comprar Portugal aos talhões.

FORA SCHWEIN !

Amy Winehouse com Tony Bennett, Dueto inédito

O dueto entre Amy Winehouse e Tony Bennett, "Body and Soul", está a partir de hoje disponível como single de lançamento do novo álbum de Bennett, "Duets II”, que conta ainda a participação de nomes como Lady Gaga e Aretha Franklin.
Porque era admirador da voz estrondosa de Amy aqui fica um cheirinho.









terça-feira, 13 de setembro de 2011

Madeira 30 anos depois

António Fontes, advogado, ex-militante da JSD e irmão de dois homens fortes de Jardim (Paulo Fontes e Rui Fontes, ambos ex-secretários regionais), confessa que, na Madeira, quem ganhou as eleições foi Ramalho Eanes, mas que «os votos foram adulterados para que aparecesse Soares Carneiro a ganhar».

O actual deputado do PND revelou como foram adulterados os votos para as presidenciais e garante não ter medo de represálias «Eles sabem que eu sei.». Admite ainda que participou na «chapelada» e pede agora observadores internacionais para que não se repita «o que viu nas presidenciais de 1980» - uma grande «aldrabice eleitoral».

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Covilhã deve ter bandeira a meia haste?







A Alemanha quer bandeiras a meia haste nos edifícios da União Europeia, dos países endividados como meio dissuasor dizem eles.

Se a moda pega então a Câmara Municipal da Covilhã também vai ter que colocar a Bandeira do Municipio a modos que!

Sporting da Covilhã Ganha

O Sporting Clube da Covilhã, ganhou o seu jogo para a taça de Portugal com o Caldas por (4-0), seguindo assim em frente para a 3ª eliminatória da competição. Só escrevo sobre este jogo para aplaudir o Sporting (apesar de ter jogado com uma equipa de um escalão inferior) ao invés dos arautos da desgraça que só publicam algo, quando o Sporting da Covilhã perde, e, gozando que nem uns perdidos. O Campeonato não está a correr pelo melhor, mas que raio, é motivo para tanta bota baixismo?
Refiro-me a um blog da cidade, que mais parece o orgão oficial da desgraça do Clube da Cidade ou melhor devem ser defensores acérrimos daqueles que não há muito tempo tentaram tomar de assalto o Clube mais representativo da Beira Interior e ainda não conseguiram digerir a derrota.
Eu por mim, apoio sem reservas o trabalho que o Presidente José Mendes e seus pares de direcção têm feito em prol do Clube.
Viva o Sporting da Covilhã.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

UM DIA, ISTO TINHA DE ACONTECER

UM DIA, ISTO TINHA DE ACONTECER

Mia Couto

Existe uma geração à rasca?
Existe mais do que uma! Certamente!
Está à rasca a geração dos pais que educaram os seus meninos numa abastança caprichosa, protegendo-os de dificuldades e escondendo-lhes as agruras da vida.
Está à rasca a geração dos filhos que nunca foram ensinados a lidar com frustrações.
A ironia de tudo isto é que os jovens que agora se dizem (e também estão) à rasca são os que mais tiveram tudo.
Nunca nenhuma geração foi, como esta, tão privilegiada na sua infância e na sua adolescência. E nunca a sociedade exigiu tão pouco aos seus jovens como lhes tem sido exigido nos últimos anos.
Deslumbradas com a melhoria significativa das condições de vida, a minha geração e as seguintes (actualmente entre os 30 e os 50 anos) vingaram-se das dificuldades em que foram criadas, no antes ou no pós 1974, e quiseram dar aos seus filhos o melhor.
Ansiosos por sublimar as suas próprias frustrações, os pais investiram nos seus descendentes: proporcionaram-lhes os estudos que fazem deles a geração mais qualificada de sempre (já lá vamos...), mas também lhes deram uma vida desafogada, mimos e mordomias, entradas nos locais de diversão, cartas de condução e 1.º automóvel, depósitos de combustível cheios, dinheiro no bolso para que nada lhes faltasse. Mesmo quando as expectativas de primeiro emprego saíram goradas, a família continuou presente, a garantir aos filhos cama, mesa e roupa lavada.
Durante anos, acreditaram estes pais e estas mães estar a fazer o melhor; o dinheiro ia chegando para comprar (quase) tudo, quantas vezes em substituição de princípios e de uma educação para a qual não havia tempo, já que ele era todo para o trabalho, garante do ordenado com que se compra (quase) tudo. E éramos (quase) todos felizes.
Depois, veio a crise, o aumento do custo de vida, o desemprego, ... A vaquinha emagreceu, feneceu, secou.
Foi então que os pais ficaram à rasca.
Os pais à rasca não vão a um concerto, mas os seus rebentos enchem Pavilhões Atlânticos e festivais de música e bares e discotecas onde não se entra à borla nem se consome fiado.
Os pais à rasca deixaram de ir ao restaurante, para poderem continuar a pagar restaurante aos filhos, num país onde uma festa de aniversário de adolescente que se preza é no restaurante e vedada a pais.
São pais que contam os cêntimos para pagar à rasca as contas da água e da luz e do resto, e que abdicam dos seus pequenos prazeres para que os filhos não prescindam da internet de banda larga a alta velocidade, nem dos qualquercoisaphones ou pads, sempre de última geração.
São estes pais mesmo à rasca, que já não aguentam, que começam a ter de dizer "não". É um "não" que nunca ensinaram os filhos a ouvir, e que por isso eles não suportam, nem compreendem, porque eles têm direitos, porque eles têm necessidades, porque eles têm expectativas, porque lhes disseram que eles são muito bons e eles querem, e querem, querem o que já ninguém lhes pode dar!
A sociedade colhe assim hoje os frutos do que semeou durante pelo menos duas décadas.
Eis agora uma geração de pais impotentes e frustrados.
Eis agora uma geração jovem altamente qualificada, que andou muito por escolas e universidades mas que estudou pouco e que aprendeu e sabe na proporção do que estudou. Uma geração que colecciona diplomas com que o país lhes alimenta o ego insuflado, mas que são uma ilusão, pois correspondem a pouco conhecimento teórico e a duvidosa capacidade operacional.
Eis uma geração que vai a toda a parte, mas que não sabe estar em sítio nenhum. Uma geração que tem acesso a informação sem que isso signifique que é informada; uma geração dotada de trôpegas competências de leitura e interpretação da realidade em que se insere.
Eis uma geração habituada a comunicar por abreviaturas e frustrada por não poder abreviar do mesmo modo o caminho para o sucesso. Uma geração que deseja saltar as etapas da ascensão social à mesma velocidade que queimou etapas de crescimento. Uma geração que distingue mal a diferença entre emprego e trabalho, ambicionando mais aquele do que este, num tempo em que nem um nem outro abundam.
Eis uma geração que, de repente, se apercebeu que não manda no mundo como mandou nos pais e que agora quer ditar regras à sociedade como as foi ditando à escola, alarvemente e sem maneiras.
Eis uma geração tão habituada ao muito e ao supérfluo que o pouco não lhe chega e o acessório se lhe tornou indispensável.
Eis uma geração consumista, insaciável e completamente desorientada.
Eis uma geração preparadinha para ser arrastada, para servir de montada a quem é exímio na arte de cavalgar demagogicamente sobre o desespero alheio.
Há talento e cultura e capacidade e competência e solidariedade e inteligência nesta geração?
Claro que há. Conheço uns bons e valentes punhados de exemplos!
Os jovens que detêm estas capacidades-características não encaixam no retrato colectivo, pouco se identificam com os seus contemporâneos, e nem são esses que se queixam assim (embora estejam à rasca, como todos nós).
Chego a ter a impressão de que, se alguns jovens mais inflamados pudessem, atirariam ao tapete os seus contemporâneos que trabalham bem, os que são empreendedores, os que conseguem bons resultados académicos, porque, que inveja!, que chatice!, são betinhos, cromos que só estorvam os outros (como se viu no último Prós e Contras) e, oh, injustiça!, já estão a ser capazes de abarbatar bons ordenados e a subir na vida.
E nós, os mais velhos, estaremos em vias de ser caçados à entrada dos nossos locais de trabalho, para deixarmos livres os invejados lugares a que alguns acham ter direito e que pelos vistos - e a acreditar no que ultimamente ouvimos de algumas almas - ocupamos injusta, imerecida e indevidamente?!!!
Novos e velhos, todos estamos à rasca.
Apesar do tom desta minha prosa, o que eu tenho mesmo é pena destes jovens.
Tudo o que atrás escrevi serve apenas para demonstrar a minha firme convicção de que a culpa não é deles.
A culpa de tudo isto é nossa, que não soubemos formar nem educar, nem fazer melhor, mas é uma culpa que morre solteira, porque é de todos, e a sociedade não consegue, não quer, não pode assumi-la.
Curiosamente, não é desta culpa maior que os jovens agora nos acusam.
Haverá mais triste prova do nosso falhanço?

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Bando do Estado

Já se aperceberam concerteza que sou fã da escrita do escritor do Sabugal, Manuel António Pina. Ao ler este texto, não resisti em colocar aqui para vos dar a conhecer e sobretudo para ficar para a posteridade.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

H2otel distinguido

H2otel - Unhais da Serra
O H2otel em Unhais da Serra, concelho da Covilhã e o Hotel Lusitânia, na Guarda, unidades do Grupo Natura IMB Hotels, foram distinguidos pelo TripAdvisor com a categoria “recomendado”, como reconhecimento dos comentários e valorizações que os utilizadores deste site lhes atribuem.
Visitado por milhões de internautas em todo o mundo o site TripAdvisor é um ponto de recolha de informações, opiniões e recomendações sobre hotéis. Todos os hotéis de três e quatro estrelas do Grupo Natura IMB Hotels receberam, numa escala de 0-5, nota 4 ou superior.
Fonte: Ambitur


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Covilhã sempre á frente!

A Câmara Municipal da Covilhã, publicou no sei site oficial o comunicado que abaixo transcrevo, e que me merece os seguintes reparos.
Não teve a Câmara a capacidade de por si só ter tomado a decisão de alargar os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no período de verão, a fim de animar a economia local, sendo antes empurrada pelos próprios comerciantes, denotando a inércia, a falta de planeamento e visão estratégica a que nos habituaram, só tomando decisões quando as coisas acontecem. Parecem bombeiros de serviço.

Depois, claro que é um erro ortográfico, mas fiquei a saber que cá pelas nossas bandas, o mês de Setembro passa a ter 31 dias. Sempre é mais um dia de negócio pois então.

"A Câmara Municipal da Covilhã tornou público através de Edital de 10 de Agosto a LIBERALIZAÇÃO A TÍTULO TEMPORÁRIO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, até ao final do mês de Setembro.

A decisão resulta das inúmeras solicitações por parte de comerciantes e empresários, face ao acréscimo de turistas e emigrantes no concelho, e ainda na perspectiva de colmatar algumas dificuldades da conjuntura económica actual.

Nesta perspectiva, ATÉ AO DIA 31 DE SETEMBRO, os estabelecimentos comerciais poderão praticar os horários considerados ajustados à sua actividade em função da procura."

Linha da Beira Baixa vs Portagens

Posso estar a fazer uma análise precipitada, e até incorrecta das palavras do Sôr Pinto Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, mas parece-me que mandou a luta contra as portagens na A23 às malvas.
Numa carta envida ao governo, a Comurbeiras presidida por Carlos Pinto, pede a rápida conclusão das obras da linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda e que esta se torne operacional nem que para isso os custos venham a recair sobre esta instituição. A dado passo, da missiva escreve Carlos Pinto “face à mais que provável aplicação de portagens nas auto-estradas da região”. Entendo destas palavras o mandar às urtigas a luta que disse que iria travar fosse qual fosse o governo que tentasse aplicar portagens na A23. Muda-se o Governo mudam-se as vontades. Do género OK, roubem lá a população com as portagens e em alternativa nós ainda arranjamos uns trocados e pomos a linha da Beira Baixa a funcionar entre a Covilhã e a Guarda o que passa a constituir 2 prejuízos para a região em termos financeiros.

O que devia Carlos Pinto ter escrito.
1 - Exigimos do governo a rápida conclusão das obras para que a Linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda reabra o mais urgente possível, porque esta linha é a única alternativa para os comboios internacionais para Lisboa ou Espanha face a uma eventual impossibilidade da Linha da Beira Alta como, de resto, já aconteceu.

2- Exigimos do Governo o cancelamento das intenções de colocar pórticos de portagem na A23, porque a população do Interior merece esta discriminação positiva e assim ajudar no relançamento económico de uma região deprimida e com fracos recursos como aliás todas as estatísticas os demonstram.

Se a minha interpretação das palavras escritas do Sôr Pinto estivem correctas, mais uma vez me desilude, dando o dito pelo não dito, agora que o Governo da nação é do seu partido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Piscina Praia da Covilhã


Bem que pode ser a piada deste verão cá pelo burgo. Um responsável autárquico afirmou em tom sério (muito sério), que a piscina praia da Covilhã, já teve mais de 100.000 utilizadores desde que esta abriu portas à população.

Acredito que tenha sido no calor da conversa que este número tenha sido inflamado, mas um responsável não pode atirar números para o ar só porque a conversa está animada.

È assim que os políticos locais nos têm governado nos últimos anos.
Falam demais e trabalham de menos.