sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cova da Beira fecha escolas do 1º ciclo

O Ministério da Educação divulgou a lista adicional de escolas do 1º ciclo do ensino básico que não abrirão no próximo ano lectivo, (297 no total).
A Cova da Beira não passa impune aos encerramentos e serão encerradas as seguintes escolas na nossa região.

Concelho de Belmonte
  • Escola EB Fonte Ruivo


Concelho de Penamacor
  • Escola EB da Benquerença
  • Escola EB de Pedrógão
  • Escola EB de Salvador
  • Escola EB de Águas
Na lista publicada não consta qualquer escola dos concelhos do Fundão e da Covilhã o que á partida é muito bom para as populações destes concelhos.

"Não aumentarei os Impostos"

Por várias vezes o pantomineiro afirmou, durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas de Junho passado. Não aumentarei os impostos mas sim reduzirei a despesa para indireitar as contas públicas.
Depois de um rol sem fim de aumento de impostos, taxas e afins, desde que este governo tomou posse, eis que hoje o pãozinho sem sal do Ministro das finanças, vem anunciar aquilo que já se dizia mas eles iam negando, o aumento da taxa de IVA em bens essenciais como a Electricidade e o Gás Natural. O que me admira, ou não, é que no corte das despesas até agora anunciadas são sempre, ou quase sempre, a cortar algo aos trabalhadores ou população mais desfavorecida, a última ou das últimas, sei lá, já são tantas, foi o corte nos reembolsos na saúde.
Mas não vamos ficar por aqui, ai não vamos não.
Com este Governo esperem pelo pior.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Festival Serra da Estrela - Manteigas 2011

Para aqueles, tal como eu, pretendam estar presentes no Festival Serra da Estrela, este ano organizado em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas entre os dias 25 a 27 de Agosto na zona do Ski Parque (Sameiro), aqui fica o programa.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Facebook destruído a 5 de Novembro??

Agora vou fazer a vontade a um pasquim cá do burgo (tal como eles chamam aos outros bloguistas em tom depreciativo), pseudo-intelectual e que se julga dono da verdade absoluta e mentores de jornalismo de investigação de alto gabarito (Ah! Ah!).
Vou colocar o texto abaixo entre aspas porque foi retirado da internet hoje, agora mesmo do diário digital. Nunca escondi as fontes quando as utilizei e não é hoje que o farei.
Satisfeitos meninos?

Então aqui vai.

"O grupo de cibercriminosos Anonymous, conhecido por lançar ataques virtuais contra a Sony e diversas outras plataformas online, declarou guerra à rede social número um em todo o mundo, através do ataque a que chamaram «Operação Destruir Facebook a 5 de Novembro».
Num vídeo divulgado, o grupo diz que vai «libertar as pessoas» da pior armadilha alguma vez criada no planeta, chamada Facebook. O Anonymous afirma que no fim das contas, as pessoas vão entender que é pelo seu bem-estar.
Segundo o grupo de cibercriminosos, a rede social viola todos os direitos à privacidade, argumentando que a plataforma de Mark Zuckerberg está a vender a nossa informação pessoal e historial de navegação a companhias privadas e a agências governamentais de todo o mundo.
«O Facebook sabe mais sobre vocês do que as vosssas famílias», diz a voz codificada no vídeo, afirmando ainda que «não é possível apagar a nossa conta no Facebook» e a nossa informação pessoal «fica no Facebook e pode ser consultada a qualquer altura». "




Actualidades

Depois de um curto período de férias, resolvi passar uma vista de olhos pelas notícias Nacionais e Internacionais, para me manter minimamente informado do que se vai passando em nosso redor.

Nós por cá, mais do mesmo, aumento de impostos, aumento de transportes, fim das Golden Share (Acções de Ouro) que os Estado detinha em sectores Chave da Economia Nacional, abrindo assim as portas ao grande capital internacional para mandar bitaites no nosso pequeno mas belo Portugal. Não que não sejam já eles a mandar mas dar-lhes tudo de mão Beijada?

Também fiquei a saber que para baixar a Taxa Social Única (TSU) às empresas então vai de aumentar o IVA em mais 2%, faz todo o sentido de facto, é que a nossa taxa de IVA de 23% é só das mais altas da Europa, então zás toma lá Zé Povinho, PAGA porque necessitamos do chumbinho para pagar os vencimentos dos nossos amiguinhos que metemos à força na CGD e ainda temos muitos mais a quem dar um tachito.

Doze dias depois da tomada de posse do actual Governo, escrevi neste espaço que o estado de Graça de Passos Coelho para mim tinha acabado. Hoje digo para mim mesmo, talvez um pouco revoltado, como foi possível eu ter dado de barato 12 dias a este governo?
Então eu não sabia já, e até porque já tenho idade para isso, que tudo o que o fulano afirmou durante a campanha era mentira?
Como puderam tantas e tantas pessoas acreditar num pantomineiro destes. ENFIM!

A nível internacional a coisas não vão melhores que por cá, senão vejamos:

Os tumultos em Inglaterra que envergonham qualquer democracia.

Os Estados Unidos estão à beira da bancarrota tal como Portugal, só que lá, pomposamente, chama-se incumprimento. A França afinal de contas que de forma altruísta tem andado de mão dada com a Alemanha a mostrar ao mundo que estão cá para ajudar, mas enchendo os bolsos à custa do Zé Povinho (Portugal, Grécia e Irlanda), também tem uma divida colossal (aprendi esta palavra com o pantomineiro) assim como a própria Inglaterra, Itália, Espanha, enfim quase todos os países Europeus.
Melhor ainda, a Europa está de tanga.

Na Região, ao contrário de outros, tiro o meu chapéu ao facto da Portugal Telecom manter firme a ideia de construir o Data Center na nossa cidade. A correspondência directa da instalação do Data Center será o da criação de emprego especializado, numa região bastante carenciada, criação de novas infra-estruturas de comunicação, que tanto necessitamos por estas bandas e também a colocação da Covilhã no mapa de Portugal pela primeira vez no reinado do Sôr Pinto.

No entanto tenho assistido a uma acesa discussão na blogosfera regional a localização desta estrutura. Espero que esta discussão não esconda o NÂO à criação do Data Center como nalguns casos já cheguei a perceber.
Não tenho opinião suportada em factos concretos, mas pergunto quantos aviões já aterraram ou levantaram voo no Aeródromo nos últimos anos?
Que riqueza criou o actual Aeródromo para o nosso concelho?
Bem sei que a UBI tem um curso Superior em Aeronáutica e porventura necessitará de uma estrutura igual ou idêntica à actual, mas quantos empregos especializados essa estrutura empregará?
Ou melhor, porque não se obriga o Sôr Pinto a construir o Aeroporto da Covilhã, como ele afirmava que iria construir ainda antes do Aeroporto da OTA ou Alcochete ou lá onde seja? Há na tem dinheiro! Pois não, não tem.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os mais Ricos de Portugal !


Sobre o TOP 10 abaixo publicado Ilda Figueiredo afirma: "É verdadeiramente escandaloso que apenas 25 pessoas detenham 10% da riqueza criada em Portugal (e alguns, como Américo Amorim, aumentaram a riqueza em quase 20%, em 2010), sabendo-se que mais de dois milhões estão em risco de pobreza, por terem rendimentos mensais inferiores a 410 euros mensais, mesmo depois de apoios sociais, porque sem isso estaria quase metade da população portuguesa em risco de pobreza."

Não podia estar mais de acordo com esta afirmação.
E o Governo de Coelho o que faz?
Tira a quem menos tem, para dar a estes senhores.


TOP 10:

1. Américo Amorim: 2587,2 milhões de euros
2. Alexandre Soares dos Santos: 1917,4 milhões de euros
3. Belmiro de Azevedo: 1297,6 milhões de euros
4. Família Guimarães de Mello, 1006,6 milhões de euros
5. Família Alves Ribeiro: 779,7 milhões de euros
6. Perpétua Bordalo da Silva e Luís Silva: 679,7 milhões de euros
7. Rita Celeste Violas e Sá, Manuel Violas: 650,6 milhões de euros
8. Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo: 645,8 milhões de euros
9. Família Cunha José de Mello: 638 milhões de euros
10. António da Silva Rodrigues: 551 milhões de euros

terça-feira, 19 de julho de 2011

Morreu o Arquitecto Pinto de Sousa

Morreu ontem no Porto, o Arquitecto Pinto de Sousa. Foi a este Homem que apesar das divergências politicas que tinhamos, sempre me habituei a respeitar desde muito cedo. Quando o Arquitecto fundou o PPD na Covilhã eu estava do outro lado da barricada e respeitamo-nos sem atritos. Quando o Arquitecto foi eleito para a Câmara Municipal da Covilhã eu estava de novo do outro lado e não foi por isso que deixamos de ter a cordialidade que até aí pautava a nossa relação. Isso só acontece quando dois Homens que apesar das divergências sabem Ser, e sobretudo sabem Estar. Soube agora mesmo que a Câmara Municpal da Covilhã, decretou três dias de luto mantendo a Bandeira a meia haste, faz muito bem, pois o Arquitecto deu muito do seu saber e do seu trabalho a esta cidade.
Não diria que eramos Amigos do Peito, mas a relação simples e cordial que mantivemos ao longo de mais de trinta anos merece que eu escreva esta simples palavras.
Vá em Paz e que Deus o Acompanhe, Arquitecto

quarta-feira, 13 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carpinteira : Presunção e Água Benta ....

Bom Dia a todos
 
Pensei muito antes de publicar aqui e na integra um texto publicado num Blog que me habituei a visitar quase diáriamente o Carpinteira. Publico porque acho lamentável a forma como classifica os restantes Blog's da região.
 
"Um olhar, ainda que fugaz, por alguns sites dos pasquins regionais, revela-nos como estes ersatz da informação, mandaram às urtigas o jornalismo de investigação e de reflexão, como lhe queiram chamar. Entretém-se com a notícia anódina, acrítica, promotora de discurso fácil e reprodutora, ipsis verbis, do registo em papel que expelem semanalmente. Quando, interrogar, pensar a noticia e chamar as coisas pelos nomes, deveria ser o primeiro requisito de qualquer abordagem comunicacional. Digo eu, que sou ignorante na matéria.
O politicamente correcto (expressão cretina), disseminou-se pelos sites locais. Todos repetem os mesmos modelos para toda a semana. Quem passar os olhos por estes sítios, facilmente constata uma imposição de relativismo moral e uma censura que parecem conferir a si próprios, afim de manterem essa fidelidade quase canina aos poderes locais. Trovas do regime que a tipografia indígena tece e espalha pelo condomínio. Mas enquanto intérpretes dos interesses dos leitores, não passam d’um completo falhanço de mediação do espaço público e discussão online. De pouco serve, pois, tornar os sítios graficamente atractivos e com caixas de comentários supostamente plurais, (mas vazias) quando o intento passa apenas por reproduzir declarações. "entre aspas", ou repercutir frases ocas que as circunstancia exigem. São, por isso, irrelevantes, estes sítios, e pouco contribuem para retirar da axfixia cívica os respectivos condóminos. Não vou nomeá-los, porque você, estimado leitor, conhece-os bem. "
 
Tire as suas conclusões.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DE LUXO

BMW 740
O Tribunal Constitucional é um tribunal constituido por juízes nomeados politicamente (pelos partidos),  logo, era suposto darem o exemplo de austeridade que é necessária para o equlibrio das contas públicas a fazer fé nos que os nossos governantes tanto apregoam.
Mas vamos ao que se passa em concreto neste tribunal e só no que à frota automóvel diz respeito. Existem 13 automóveis para 13 juízes, todos da mesma marca Alemã (BMW) num valor total de 665.504 EUR. Os ditos automóveis são todos de luxo e pelo menos 2 de super luxo. Acrescente-se que os automóveis estão atribuídos aos juízes para seu uso profissional e particular, fazendo assim parte da remuneração. Espero que paguem IRS sobre esta verba como qualquer outro trabalhador nestas condições. 
No tempo de profunda crise e de défice orçamental, continuando a aumentar os impostos de quem trabalha e agora cortando no Subsidio de Natal não deveria o governo cortar com todas estas mordomias?
Como pode progredir um País assim saqueado permanentemente por pessoas que deviam ser as primeiras a darem o exemplo de seriedade? Em quem podemos confiar quando os mais altos responsáveis dão estes exemplos de saque? Temos direito à indignação !!
Valores dos chaços dos Juízes:
1- O Presidente tem um BMW 740 D  (129.245 EUR)
2- O Vice-Presidente: BMW 530 D  (72.664 EUR)
3- Os restantes 11 Juízes têm BMW 320 D  (42.145 EUR, cada)

 


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Feira de S.Tiago na Covilhã

Escrevi há dias que Carlos Pinto queria acabar com a Feira de S.Tiago na Covilhã, ao tentar impor cobrança de entrada no certame.
O bom senso imperou e afinal de contas só se irá pagar nos dias dos espectáculos com artistas conhecidos do grande público, tal como no meu artigo de opinião tinha defendido.
Assim coloco o programa das festas para conhecimento de todos aqueles que visitam este espaço.

Preços dos Bilhetes: Sexta-Feira 1€, Sábado 3€ e Dia 30 5€

Passos Coelho no Hospital ?

Depois de ter andado a lamber as botas ao grande Capital Nacional e Estrangeiro, à CE ao FMI e ao BCE, acabou de levar um soco no estômago da agência de Rating Norte Americana Moody's. Isto é para aprender a não se meter com quem não deve.
Aconselho vivamente o Sr. Dr. a mudar de rumo, porque a meter-se com o Povo trabalhador deste País, da forma como está a fazer, arrisca-se a levar com um pontapé no rabo.

Como se destrói um país



Sem Comentários

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Portugal terá de abandonar a moeda única

Ainda vão dizer que é Comunista
Depois de muitos outros economistas de renome mundial entre os quais o Prémio Nobel da Economia, Nouriel Roubini, eis que o economista João Ferreira do Amaral afirmou ontem  numa conferência organizada pelo IDEFF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.que o programa desenhado pela 'troika' pode resolver o problema do financiamento público mas irá colocar a economia em maiores dificuldades.
"Este programa da troika pode resolver o problema de financiamento público nos próximos anos, mas não resolve o problema da economia. O programa da troika porá a economia em maiores dificuldades", afirmou o conhecido economista do ISEG.
Ferreira do Amaral defendeu ainda que Portugal terá de abandonar a moeda única e que o deveria fazer de forma organizada, caso contrário será "empurrado" numa situação muito pior do que aquela em que se encontra.

Quero ser Cobrador do Estado

Esta coisa vale muito dinheirinho!
O estado Português vai pagar este ano de 2011 cerca de 4.7 milhões de Euros à EDP na forma de compensação por cobrar a taxa de audiovisual na factura da luz que emite. Num dos últimos actos de má gestão do anterior Governo, liderado por José Sócrates, esta compensação sofreu um aumento de 11%, valendo à EDP 0,0666 euros por cada factura. A taxa de audiovisual é de 2.25 € que servirá dizem eles, para financiar a RTP, também diziam que 0.03€ nos combustiveis eram para subsidiar as SCUT's e veja-se o atentado que se preparam para fazer às populações do Interior.
O documento assinado nos últimos dias, revela que, a partir de agora, a actualização será feita "anualmente à taxa anual de inflação prevista" no Orçamento do Estado. Só os consumidores não domésticos de electricidade que desenvolvam uma actividade agrícola estão isentos da taxa.
É por estas e por outras que Portugal está no LIXO.

Portugal no "LIXO"

Querem-nos colocar neste ponto?
Portugal foi ontem seguramente vitima de um ataque terrorista, por parte de uma das agências de rating dos Estados Unidos da América, ao colocar a rating da divida soberana no grau lixo. Provavelmente as outras duas Agências num acto de copy paste, tomarão ainda esta semana a mesma atitude concerteza. O que me espanta é que não vi até agora a União Europeia tomar medida alguma relativamente a este caso. Ainda recentemente, e a pretexto da ditadura de Kadafi esta mesma União europeia mandou para lá uns aviõeszinhos dizimar o País. O que se está a passar concretamente no casa das dívidas soberanas dos Países mais frágeis da Europa é sem dúvida a implementação de uma ditadura económica.
Há uma frase proferida no pós guerra (2ª guerra) por alguns alemães de então, que me levam a pensar o pior. "Perdemos a Guerra pelas armas mas havemos de vencer pela fome"
Pode-se pensar que estou a misturar UE com EUA, mas olhem que não !.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fernando Nobre renunciou ao mandato de deputado

Pela primeira vez Fernando Nobre foi coerente nas suas afirmações. Durante a campanha afirmou que se não fosse eleito Presidente da Assembleia da República se demitiria de deputado. Pois bem, Fernando Nobre entregou a carta de demissão de deputado do PSD, na passada sexta-feira, ficando sem conhecer os corredores da Assembleia. O documento está nas mãos da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Nobre faltou aos dois dias de discussão do Programa de Governo nas passadas quinta e sexta-feira, deixando antever a decisão.  Ricardo Leite deverá ocupar o lugar deixado vago na bancada do PSD, segundo a lista do PSD que concorreu em Lisboa.

Manuela Moura Guedes manda em Passos Coelho?

Falemos hoje de uma situação muito mal esclarecida deste governo. Muito mal esclarecida e que nada dignifica nem o executivo, nem a nossa (parece que já) pobre democracia. Refiro-me ao episódio Bernardo Bairrão. O EXPRESSO desta semana fez um trabalho notável (e que convido o leitor a consultar com toda a atenção) sobre a história do secretário de Estado da Administração Interna que não o chegou a ser. No entanto, o episódio tem aspectos muito preocupantes e revela o primeiro sinal de fragilidade de alguns membros do governo e mesmo do Primeiro-Ministro:
a) Apesar de o Expresso no sábado afirmar que a história nada teve a ver com Marcelo Rebelo de Sousa, a verdade é que, na sequência de um texto meu anterior sobre o tema, recebi um mail de uma figura relevante do PSD a concordar com a minha tese (a de que Passos quis tramar Marcelo Rebelo de Sousa) e que o Professor será corrido da TVI dentro de 4 meses. Até porque Bernardo Bairrão demitiu-se do estação de Queluz de Baixo, afastando-se desta forma o grande entusiasta da contratação de Rebelo de Sousa. Se assim for, confirma-se que Passos Coelho não abdica dos métodos Socráticos de domínio da comunicação social. E Miguel Pais do Amaral, que na sequência de pressões do governo Santana Lopes tentou calar Marcelo, até já domina a TVI e grande aliado de Paulo Portas;
b) Manuela Moura Guedes ligou para Passos Coelho contra a inclusão de Bernardo Bairrão no governo. E foi aí que tudo se precipitou. Se assim foi, significa que o Primeiro-Ministro de Portugal tem medo de Manuela Moura Guedes! Então, decide-se em função de um SMS da jornalista que esteve para a SIC, mas já não vai? O casal Moniz manda em Passos Coelho. E Miguel Macedo ligou a Bernardo Bairrão para justificar que a saída se deve a pressões de vários lados. Ora, isto é digno de uma República das Bananas! Se o governo não consegue resistir a pressões pela nomeação de um secretario de Estado, quem nos garante que terá autoridade para tomar medidas dificéis indispensáveis para o futuro de Portugal? Quem nos garante que não ficará refém destas pressões? É um péssimo sinal...
c) Mais uma vez, nesta história, aparece a Ongoing, a empresa mais misteriosa deste país. Que tem nos seus quadros gente ligada a Passos Coelho. Será que a promotida privatização da RTP é uma cedência á Ongoing? Não sei...Mas que tudo isto é muito estranho, lá isso é. Entretanto, Portugal e os Portugueses sofrem...
P.S.- A Ongoing processou o Nicolau Santos, jornalista do Expresso, por uma opinião bem fundamentada e certeira. Quanto a mim, empresas que tentam silenciar pelo medo são sempre de desconfiar...digo eu...

texto de João Lemos Esteves no Expresso

Continuação do Capitulo anterior
Publicado no expresso

A saída de Bernardo Bairrão da lista de secretários de Estado foi o ponto final num processo de bastidores que se desenrolou em pouco mais de 24 horas. Um processo que começou com um SMS de Manuela Moura Guedes para o telemóvel do primeiro-ministro, na noite de domingo, e que acabou por envolver vários ministros numa tentativa de perceber se havia ou não algum 'caso' que pudesse impedir Bernardo Bairrão de transitar de administrador da TVI (Media Capital) para a equipa do Ministério da Administração Interna.
O núcleo político do Governo não chegou a nenhuma conclusão sobre as suspeitas mas ficou assustado com as pressões e deixou cair Bernardo Bairrão sem apelo, apesar de este ter sido formalmente convidado para o cargo uma semana antes, com o conhecimento de Passos Coelho.
Ao contrário do que fontes do Governo deram a entender, o recuo não teve nada a ver com a fuga de informação de Marcelo Rebelo de Sousa. Esteve, tão-só, ligado a guerras antigas da TVI, que foram ajustadas na semana passada. E a um clima epidérmico que a possível privatização da RTP provocou em grupos interessados. O calendário dos acontecimentos ajuda a esclarecer o caso mais estranho do Governo.
Segunda-feira, 20 de junho. Miguel Macedo convida Bernardo Bairrão para secretário de Estado da Administração Interna. O convite foi feito depois de Passos Coelho considerar uma ótima escolha e não achar impeditivo o facto do administrador da Media Capital ser contra a privatização da RTP. Bernardo Bairrão pediu dois dias para pensar.
Quarta-feira, 22 de junho. Bernardo Bairrão vai a Madrid falar com os espanhóis da Prisa, acionistas maioritários da Media Capital. Diz-lhes que vai aceitar o convite e telefona a Miguel Macedo.
Quinta-feira, 23 de junho. Já em Lisboa, Bernardo Bairrão informa os colegas de administração da Media Capital de que vai ocupar um cargo público.
Sexta-feira, 24 de junho. Bernardo Bairrão comunica a José Alberto Carvalho, diretor de informação da TVI, que vai ocupar um cargo público.
Sábado, 25 de junho. A administração da TVI decide que tem de informar a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) na segunda-feira sobre a saída de bernardo Bairrão, porque se trata de um "facto relevante" de uma empresa cotada em Bolsa.
Nesse mesmo dia, Marcelo Rebelo de Sousa é informado por um membro do Governo do PSD de que Bernardo Bairrão vai para a equipa de Miguel Macedo. Nesta altura, a informação é do conhecimento de todo o núcleo político do Executivo, que a considera uma "grande contratação".

Moura Guedes enviou SMS a Passos Coelho e a partir daí o medo de um 'caso' disparou


Domingo, 26 de junho, 18h30. Bernardo Bairrão sabe que Marcelo Rebelo de Sousa vai divulgar a sua saída e vai à TVI falar com o comentador. Por precaução, avisa Júlio Magalhães, pivô do "Jornal da TVI", para este não ser apanhado de surpresa no ar.
Domingo, 26 de junho, 20h. Marcelo Rebelo de Sousa divulga a ida de Bernardo Bairrão para o Governo. É aqui que tudo se precipita.
O momento pode ser assinalado com precisão porque decorre de um SMS enviado por Manuela Moura Guedes para o telemóvel de Passos Coelho e que levou o primeiro-ministro a levantar a questão a outros membros do Governo, para saber se existia algum 'caso' com Bernardo Bairrão.
O SMS levantava suspeitas antigas sobre alegados negócios de Bernardo Bairrão. Um tema que era falado nos meios jornalísticos, sobretudo depois da rápida saída do ex-diretor de programas da TVI, André Cerqueira, para o Brasil. Nessa altura circularam informações sobre alegados negócios de quadros da TVI com a TV Zimbo em Angola e o "Correio da Manhã" chegou a publicar uma notícia sobre isso. Mas nunca se soube nada de concreto.
Os factos públicos remontam ao tempo em que Bernardo Bairrão e José Eduardo Moniz eram muito próximos. A ponto de terem constituído uma sociedade em 2008 para prestarem serviços de consultoria no lançamento da TV Zimbo, de Angola. A sociedade teve vida curta, porque um ano depois a TVI estabeleceu um protocolo com os parceiros angolanos.
Mais tarde, a Plural (produtora da ficção da TVI) entrou como sócia minoritária na Plural Angola. Estas parcerias sucitaram comentários na estação de Queluz, sobretudo depois de Bernardo Bairrão ter ficado na administração que negociou a saída de José Eduardo Moniz da TVI e que afastou Manuela Moura Guedes dos ecrãs nas vésperas das legislativas de 2009.
José Eduardo Moniz é hoje vice-presidente da Ongoing, grupo interessado na privatização da RTP.
Foi este o tema que renasceu na noite de domingo, a ponto de assustar o primeiro-ministro, que tinha imposto regras claras de que ninguém com eventuais 'casos' jornalísticos ou judiciais devia entrar para o Governo.
Segunda, 27 de junho, início da manhã. Paulo Portas telefona a Miguel Pais do Amaral, homem-forte da Media Capital (e ex-patrão de Portas n'"O Independente") para saber se há algum problema na vida empresarial de Bernardo Bairrão. A resposta tranquiliza Paulo Portas, que informa o primeiro-ministro. À mesma hora, Miguel Relvas, ministro dos Assuntos Parlamentares, fala com Manuela Moura Guedes. Feito o balanço dos telefonemas, é decidido manter Bernardo Bairrão na lista.

Bairrão foi chamado ao MAI a meio de um almoço de despedida com Miguel Pais do Amaral


Segunda, 27 de junho, 11h. Passos Coelho leva a lista, com o nome de Bernardo Bairrão, ao Presidente da República.
Segunda, 27 de junho, 13h. Miguel Pais do Amaral almoça com Bernardo Bairrão no seu restaurante preferido de Lisboa, o Mezzaluna.
Segunda, 27 de junho, 14h30. No restaurante, Bernardo Bairrão recebe um telefonema de Miguel Macedo preocupado com pressões e insinuações que circulam. Bernardo Bairrão avança para o ministério. É aí que é confrontado com as informações sobre Angola e alegadas queixas da Ongoing, que tem ligações muito diretas à equipa de Passos Coelho.
Segunda, 27 de junho, 15h. Miguel Macedo chega à reunião do Conselho de Ministros ainda com Bernardo Bairrão na equipa. Mas as pressões continuam. Além de Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz (que estava no Brasil, em representação da Ongoing) - e de cuja influência Miguel Macedo se queixou a várias pessoas esta semana -, a privatização da RTP fez o resto. Vários ministros receberam informações antes e durante o Conselho de Ministros sobre o 'caso' que podia atrapalhar o Governo nos seus primeiros dias de vida. Durante as duas horas de reunião há SMS a circular sobre o assunto, e as pressões alargam-se ao mundo empresarial, alegadamente a quem representa interesses diretos na privatização da RTP. Miguel Macedo percebe que está a perder o jogo.
Segunda, 27 de junho, 17h. O Conselho de Ministros acaba e Passos decide retirar Bernardo Bairrão da lista. Paulo Portas não terá sido informado logo da decisão. Miguel Macedo fica lívido mas obedece para não criar problemas ao Governo.
Segunda, 27 de junho, 18h. Bernardo Bairrão avança de novo para o Ministério da Administração Interna para reunir-se com Miguel Macedo. No caminho, percebe que as edições online dos jornais já dizem que o seu nome saiu da lista. Bairrão e Macedo combinam a frase das "razões políticas e pessoais", que vão repetir no dia seguinte como motivo da desistência.
Segunda, 27 de junho, 20h. No Governo, criam-se as habituais cortinas de fumo: a fuga de informação de Marcelo Rebelo de Sousa, o alegado desconhecimento do convite e o facto de Bernardo Bairrão ser contra a privatização da RTP. Mas o caso não passou por aí.
Terça, 28 de junho, 20h17. Um longo email de Bernardo Bairrão chega a todos os trabalhadores da TVI. Nele, o administrador reafirma que "mesmo perante os últimos desenvolvimentos" mantém a intenção de sair do grupo. Assume que parte "com a consciência tranquila de tudo ter feito para defender os interesses das empresas - TVI e Plural" a que esteve ligado. Diz ainda que viveu aqui "momentos bons, maus, péssimos e fantásticos" e que tomou "boas e más decisões, das que gostaríamos de poder voltar atrás para corrigir. Mas o tempo não volta atrás".
Contactada pelo Expresso, Manuela Moura Guedes "desmente totalmente" as informações recolhidas e garante não ter "qualquer relação pessoal com o primeiro-ministro", com quem contactou "apenas para o entrevistar para o 'Correio da Manhã'". Já José Eduardo Moniz considerou o assunto "uma imbecilidade" que, acrescenta, "não tem fundamento nem faz sentido". Acabado de chegar do Brasil, recusou acrescentar qualquer outro comentário

Última Hora

 ASAE obriga cafés a trocarem de mesa de matrecos devido ao tamanho do novo plantel do Benfica

FC Porto tem espiões no Benfica e no Sporting?

O FC Porto tem espiões no Benfica e no Sporting, segundo as conclusões da Polícia Judiciária à investigação que está a decorrer no futebol português, noticia o Correio da Manhã.
Na Luz, e segundo as informações recolhidas pelas autoridades, há um número de telefone atribuído a um elemento do corpo de dirigentes. Já em Alvalade, as suspeitas apontam para um funcionário que trabalhou muito perto dos dirigentes e outros agentes. No caso do Sporting, as suspeitas são mais antigas