sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cova da Beira fecha escolas do 1º ciclo

O Ministério da Educação divulgou a lista adicional de escolas do 1º ciclo do ensino básico que não abrirão no próximo ano lectivo, (297 no total).
A Cova da Beira não passa impune aos encerramentos e serão encerradas as seguintes escolas na nossa região.

Concelho de Belmonte
  • Escola EB Fonte Ruivo


Concelho de Penamacor
  • Escola EB da Benquerença
  • Escola EB de Pedrógão
  • Escola EB de Salvador
  • Escola EB de Águas
Na lista publicada não consta qualquer escola dos concelhos do Fundão e da Covilhã o que á partida é muito bom para as populações destes concelhos.

"Não aumentarei os Impostos"

Por várias vezes o pantomineiro afirmou, durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas de Junho passado. Não aumentarei os impostos mas sim reduzirei a despesa para indireitar as contas públicas.
Depois de um rol sem fim de aumento de impostos, taxas e afins, desde que este governo tomou posse, eis que hoje o pãozinho sem sal do Ministro das finanças, vem anunciar aquilo que já se dizia mas eles iam negando, o aumento da taxa de IVA em bens essenciais como a Electricidade e o Gás Natural. O que me admira, ou não, é que no corte das despesas até agora anunciadas são sempre, ou quase sempre, a cortar algo aos trabalhadores ou população mais desfavorecida, a última ou das últimas, sei lá, já são tantas, foi o corte nos reembolsos na saúde.
Mas não vamos ficar por aqui, ai não vamos não.
Com este Governo esperem pelo pior.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Festival Serra da Estrela - Manteigas 2011

Para aqueles, tal como eu, pretendam estar presentes no Festival Serra da Estrela, este ano organizado em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas entre os dias 25 a 27 de Agosto na zona do Ski Parque (Sameiro), aqui fica o programa.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Facebook destruído a 5 de Novembro??

Agora vou fazer a vontade a um pasquim cá do burgo (tal como eles chamam aos outros bloguistas em tom depreciativo), pseudo-intelectual e que se julga dono da verdade absoluta e mentores de jornalismo de investigação de alto gabarito (Ah! Ah!).
Vou colocar o texto abaixo entre aspas porque foi retirado da internet hoje, agora mesmo do diário digital. Nunca escondi as fontes quando as utilizei e não é hoje que o farei.
Satisfeitos meninos?

Então aqui vai.

"O grupo de cibercriminosos Anonymous, conhecido por lançar ataques virtuais contra a Sony e diversas outras plataformas online, declarou guerra à rede social número um em todo o mundo, através do ataque a que chamaram «Operação Destruir Facebook a 5 de Novembro».
Num vídeo divulgado, o grupo diz que vai «libertar as pessoas» da pior armadilha alguma vez criada no planeta, chamada Facebook. O Anonymous afirma que no fim das contas, as pessoas vão entender que é pelo seu bem-estar.
Segundo o grupo de cibercriminosos, a rede social viola todos os direitos à privacidade, argumentando que a plataforma de Mark Zuckerberg está a vender a nossa informação pessoal e historial de navegação a companhias privadas e a agências governamentais de todo o mundo.
«O Facebook sabe mais sobre vocês do que as vosssas famílias», diz a voz codificada no vídeo, afirmando ainda que «não é possível apagar a nossa conta no Facebook» e a nossa informação pessoal «fica no Facebook e pode ser consultada a qualquer altura». "




Actualidades

Depois de um curto período de férias, resolvi passar uma vista de olhos pelas notícias Nacionais e Internacionais, para me manter minimamente informado do que se vai passando em nosso redor.

Nós por cá, mais do mesmo, aumento de impostos, aumento de transportes, fim das Golden Share (Acções de Ouro) que os Estado detinha em sectores Chave da Economia Nacional, abrindo assim as portas ao grande capital internacional para mandar bitaites no nosso pequeno mas belo Portugal. Não que não sejam já eles a mandar mas dar-lhes tudo de mão Beijada?

Também fiquei a saber que para baixar a Taxa Social Única (TSU) às empresas então vai de aumentar o IVA em mais 2%, faz todo o sentido de facto, é que a nossa taxa de IVA de 23% é só das mais altas da Europa, então zás toma lá Zé Povinho, PAGA porque necessitamos do chumbinho para pagar os vencimentos dos nossos amiguinhos que metemos à força na CGD e ainda temos muitos mais a quem dar um tachito.

Doze dias depois da tomada de posse do actual Governo, escrevi neste espaço que o estado de Graça de Passos Coelho para mim tinha acabado. Hoje digo para mim mesmo, talvez um pouco revoltado, como foi possível eu ter dado de barato 12 dias a este governo?
Então eu não sabia já, e até porque já tenho idade para isso, que tudo o que o fulano afirmou durante a campanha era mentira?
Como puderam tantas e tantas pessoas acreditar num pantomineiro destes. ENFIM!

A nível internacional a coisas não vão melhores que por cá, senão vejamos:

Os tumultos em Inglaterra que envergonham qualquer democracia.

Os Estados Unidos estão à beira da bancarrota tal como Portugal, só que lá, pomposamente, chama-se incumprimento. A França afinal de contas que de forma altruísta tem andado de mão dada com a Alemanha a mostrar ao mundo que estão cá para ajudar, mas enchendo os bolsos à custa do Zé Povinho (Portugal, Grécia e Irlanda), também tem uma divida colossal (aprendi esta palavra com o pantomineiro) assim como a própria Inglaterra, Itália, Espanha, enfim quase todos os países Europeus.
Melhor ainda, a Europa está de tanga.

Na Região, ao contrário de outros, tiro o meu chapéu ao facto da Portugal Telecom manter firme a ideia de construir o Data Center na nossa cidade. A correspondência directa da instalação do Data Center será o da criação de emprego especializado, numa região bastante carenciada, criação de novas infra-estruturas de comunicação, que tanto necessitamos por estas bandas e também a colocação da Covilhã no mapa de Portugal pela primeira vez no reinado do Sôr Pinto.

No entanto tenho assistido a uma acesa discussão na blogosfera regional a localização desta estrutura. Espero que esta discussão não esconda o NÂO à criação do Data Center como nalguns casos já cheguei a perceber.
Não tenho opinião suportada em factos concretos, mas pergunto quantos aviões já aterraram ou levantaram voo no Aeródromo nos últimos anos?
Que riqueza criou o actual Aeródromo para o nosso concelho?
Bem sei que a UBI tem um curso Superior em Aeronáutica e porventura necessitará de uma estrutura igual ou idêntica à actual, mas quantos empregos especializados essa estrutura empregará?
Ou melhor, porque não se obriga o Sôr Pinto a construir o Aeroporto da Covilhã, como ele afirmava que iria construir ainda antes do Aeroporto da OTA ou Alcochete ou lá onde seja? Há na tem dinheiro! Pois não, não tem.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Os mais Ricos de Portugal !


Sobre o TOP 10 abaixo publicado Ilda Figueiredo afirma: "É verdadeiramente escandaloso que apenas 25 pessoas detenham 10% da riqueza criada em Portugal (e alguns, como Américo Amorim, aumentaram a riqueza em quase 20%, em 2010), sabendo-se que mais de dois milhões estão em risco de pobreza, por terem rendimentos mensais inferiores a 410 euros mensais, mesmo depois de apoios sociais, porque sem isso estaria quase metade da população portuguesa em risco de pobreza."

Não podia estar mais de acordo com esta afirmação.
E o Governo de Coelho o que faz?
Tira a quem menos tem, para dar a estes senhores.


TOP 10:

1. Américo Amorim: 2587,2 milhões de euros
2. Alexandre Soares dos Santos: 1917,4 milhões de euros
3. Belmiro de Azevedo: 1297,6 milhões de euros
4. Família Guimarães de Mello, 1006,6 milhões de euros
5. Família Alves Ribeiro: 779,7 milhões de euros
6. Perpétua Bordalo da Silva e Luís Silva: 679,7 milhões de euros
7. Rita Celeste Violas e Sá, Manuel Violas: 650,6 milhões de euros
8. Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo: 645,8 milhões de euros
9. Família Cunha José de Mello: 638 milhões de euros
10. António da Silva Rodrigues: 551 milhões de euros

terça-feira, 19 de julho de 2011

Morreu o Arquitecto Pinto de Sousa

Morreu ontem no Porto, o Arquitecto Pinto de Sousa. Foi a este Homem que apesar das divergências politicas que tinhamos, sempre me habituei a respeitar desde muito cedo. Quando o Arquitecto fundou o PPD na Covilhã eu estava do outro lado da barricada e respeitamo-nos sem atritos. Quando o Arquitecto foi eleito para a Câmara Municipal da Covilhã eu estava de novo do outro lado e não foi por isso que deixamos de ter a cordialidade que até aí pautava a nossa relação. Isso só acontece quando dois Homens que apesar das divergências sabem Ser, e sobretudo sabem Estar. Soube agora mesmo que a Câmara Municpal da Covilhã, decretou três dias de luto mantendo a Bandeira a meia haste, faz muito bem, pois o Arquitecto deu muito do seu saber e do seu trabalho a esta cidade.
Não diria que eramos Amigos do Peito, mas a relação simples e cordial que mantivemos ao longo de mais de trinta anos merece que eu escreva esta simples palavras.
Vá em Paz e que Deus o Acompanhe, Arquitecto

quarta-feira, 13 de julho de 2011

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Carpinteira : Presunção e Água Benta ....

Bom Dia a todos
 
Pensei muito antes de publicar aqui e na integra um texto publicado num Blog que me habituei a visitar quase diáriamente o Carpinteira. Publico porque acho lamentável a forma como classifica os restantes Blog's da região.
 
"Um olhar, ainda que fugaz, por alguns sites dos pasquins regionais, revela-nos como estes ersatz da informação, mandaram às urtigas o jornalismo de investigação e de reflexão, como lhe queiram chamar. Entretém-se com a notícia anódina, acrítica, promotora de discurso fácil e reprodutora, ipsis verbis, do registo em papel que expelem semanalmente. Quando, interrogar, pensar a noticia e chamar as coisas pelos nomes, deveria ser o primeiro requisito de qualquer abordagem comunicacional. Digo eu, que sou ignorante na matéria.
O politicamente correcto (expressão cretina), disseminou-se pelos sites locais. Todos repetem os mesmos modelos para toda a semana. Quem passar os olhos por estes sítios, facilmente constata uma imposição de relativismo moral e uma censura que parecem conferir a si próprios, afim de manterem essa fidelidade quase canina aos poderes locais. Trovas do regime que a tipografia indígena tece e espalha pelo condomínio. Mas enquanto intérpretes dos interesses dos leitores, não passam d’um completo falhanço de mediação do espaço público e discussão online. De pouco serve, pois, tornar os sítios graficamente atractivos e com caixas de comentários supostamente plurais, (mas vazias) quando o intento passa apenas por reproduzir declarações. "entre aspas", ou repercutir frases ocas que as circunstancia exigem. São, por isso, irrelevantes, estes sítios, e pouco contribuem para retirar da axfixia cívica os respectivos condóminos. Não vou nomeá-los, porque você, estimado leitor, conhece-os bem. "
 
Tire as suas conclusões.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

TRIBUNAL CONSTITUCIONAL DE LUXO

BMW 740
O Tribunal Constitucional é um tribunal constituido por juízes nomeados politicamente (pelos partidos),  logo, era suposto darem o exemplo de austeridade que é necessária para o equlibrio das contas públicas a fazer fé nos que os nossos governantes tanto apregoam.
Mas vamos ao que se passa em concreto neste tribunal e só no que à frota automóvel diz respeito. Existem 13 automóveis para 13 juízes, todos da mesma marca Alemã (BMW) num valor total de 665.504 EUR. Os ditos automóveis são todos de luxo e pelo menos 2 de super luxo. Acrescente-se que os automóveis estão atribuídos aos juízes para seu uso profissional e particular, fazendo assim parte da remuneração. Espero que paguem IRS sobre esta verba como qualquer outro trabalhador nestas condições. 
No tempo de profunda crise e de défice orçamental, continuando a aumentar os impostos de quem trabalha e agora cortando no Subsidio de Natal não deveria o governo cortar com todas estas mordomias?
Como pode progredir um País assim saqueado permanentemente por pessoas que deviam ser as primeiras a darem o exemplo de seriedade? Em quem podemos confiar quando os mais altos responsáveis dão estes exemplos de saque? Temos direito à indignação !!
Valores dos chaços dos Juízes:
1- O Presidente tem um BMW 740 D  (129.245 EUR)
2- O Vice-Presidente: BMW 530 D  (72.664 EUR)
3- Os restantes 11 Juízes têm BMW 320 D  (42.145 EUR, cada)

 


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Feira de S.Tiago na Covilhã

Escrevi há dias que Carlos Pinto queria acabar com a Feira de S.Tiago na Covilhã, ao tentar impor cobrança de entrada no certame.
O bom senso imperou e afinal de contas só se irá pagar nos dias dos espectáculos com artistas conhecidos do grande público, tal como no meu artigo de opinião tinha defendido.
Assim coloco o programa das festas para conhecimento de todos aqueles que visitam este espaço.

Preços dos Bilhetes: Sexta-Feira 1€, Sábado 3€ e Dia 30 5€

Passos Coelho no Hospital ?

Depois de ter andado a lamber as botas ao grande Capital Nacional e Estrangeiro, à CE ao FMI e ao BCE, acabou de levar um soco no estômago da agência de Rating Norte Americana Moody's. Isto é para aprender a não se meter com quem não deve.
Aconselho vivamente o Sr. Dr. a mudar de rumo, porque a meter-se com o Povo trabalhador deste País, da forma como está a fazer, arrisca-se a levar com um pontapé no rabo.

Como se destrói um país



Sem Comentários

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Portugal terá de abandonar a moeda única

Ainda vão dizer que é Comunista
Depois de muitos outros economistas de renome mundial entre os quais o Prémio Nobel da Economia, Nouriel Roubini, eis que o economista João Ferreira do Amaral afirmou ontem  numa conferência organizada pelo IDEFF e pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.que o programa desenhado pela 'troika' pode resolver o problema do financiamento público mas irá colocar a economia em maiores dificuldades.
"Este programa da troika pode resolver o problema de financiamento público nos próximos anos, mas não resolve o problema da economia. O programa da troika porá a economia em maiores dificuldades", afirmou o conhecido economista do ISEG.
Ferreira do Amaral defendeu ainda que Portugal terá de abandonar a moeda única e que o deveria fazer de forma organizada, caso contrário será "empurrado" numa situação muito pior do que aquela em que se encontra.

Quero ser Cobrador do Estado

Esta coisa vale muito dinheirinho!
O estado Português vai pagar este ano de 2011 cerca de 4.7 milhões de Euros à EDP na forma de compensação por cobrar a taxa de audiovisual na factura da luz que emite. Num dos últimos actos de má gestão do anterior Governo, liderado por José Sócrates, esta compensação sofreu um aumento de 11%, valendo à EDP 0,0666 euros por cada factura. A taxa de audiovisual é de 2.25 € que servirá dizem eles, para financiar a RTP, também diziam que 0.03€ nos combustiveis eram para subsidiar as SCUT's e veja-se o atentado que se preparam para fazer às populações do Interior.
O documento assinado nos últimos dias, revela que, a partir de agora, a actualização será feita "anualmente à taxa anual de inflação prevista" no Orçamento do Estado. Só os consumidores não domésticos de electricidade que desenvolvam uma actividade agrícola estão isentos da taxa.
É por estas e por outras que Portugal está no LIXO.