terça-feira, 21 de junho de 2011

Assunção Esteves - Presidente da Assembleia da República


Depois da nega dos deputados a Fernando Nobre (Cata Vento), a Assembleia da República decidiu com 186 votos a favor, 41 votos em branco e um nulo eleger pela primeira vez na história, uma mulher para Presidente da Assembleia da República, 2ª figura na hierarquia da nossa Democracia.
Maria da Assunção Andrade Esteves nasceu em Valpaços a 15 de Outubro de 1956 (54 anos), e foi eleita deputada pela 1ª vez decorria o ano de 1987 (ano da maioria absoluta de Cavaco Silva), posteriormente foi Juíza no Tribunal Constitucional e Deputada no Parlamento Europeu.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Novo Governo de Portugal PSD / CDS-PP

Estes são os nomes dos novos governantes que para já estão a circular na comunicação social.
Desejo-lhes do fundo do coração, muito trabalho em prol dos mais desfavorecidos, o que infelizmente não acredito.


Clik na imagem para ampliar

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Abandono do euro e regresso à moeda nacional é única opção para Portugal

Nouriel Roubini
A única opção para restaurar competitividade e crescimento na periferia da zona euro é "abandonar o euro, regressar às moedas nacionais e conseguir uma maciça desvalorização nominal e real", considerou o economista Nouriel Roubini num artigo no Financial Times.
Num artigo publicado pelo jornal britânico, com o título de "A zona euro encaminha-se para a separação", o professor da universidade de Nova Iorque explica que a desvalorização do euro face ao dólar, a aplicação de reformas para aumentar a produtividade (o "caminho alemão") e a deflação são opções "pouco prováveis".
Como tal, "só há apenas uma outra maneira de restaurar a competitividade e o crescimento na periferia": a saída do euro e o regresso às divisas nacionais no caso dos países periféricos da zona euro, leia-se Grécia, Irlanda e Portugal.
Essa ideia, segundo Roubini, pode parecer hoje “inconcebível, mesmo em Atenas e Lisboa”, mas, refere o agora apelidado de “Doutor Realista” pela CNBC , “cenários que parecem hoje inconcebíveis podem não ser tão descabidos daqui a cinco anos, especialmente se algumas das economias periféricas estagnarem”.
A reestruturação da dívida “vai acontecer”, garante Roubini, que diz que a questão é apenas “quando (mais cedo ou mais tarde) e como (de forma ordenada ou desordenada)”, algo que, ainda assim, “não vai ser suficiente para restaurar a competitividade e crescimento”.
Se tal não vier a suceder, “os benefícios de [os países] se manterem [na zona euro] serão menores do que os benefícios de a abandonar, por muito atribulada e desordenada que essa saída venha a ser”.

A MINHA NOTA: Em plena Campanha Eleitoral que agora terminou um Lider partidário afirmou que este assunto devia ser colocado em cima da mesa para discussão. Logo os inteligentes da praça afirmaram que era uma ideia absurda tal como já o tinham e continuam a afirmar relativamente à reestruturação da divida pública.
Vamos ver o que o futuro nos reserva.

In Jornal I

Portugal é o quarto país com mais desemprego

Portugal é o quarto país do mundo desenvolvido com maior taxa de desemprego, que se situou, em abril, nos 12,6 por cento. Mais desempregados só na Espanha, Irlanda e Eslováquia, segundo a OCDE.
Portugal registou uma taxa de desemprego de 12,6 por cento, em abril, segundo os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Mais desempregados só Espanha, com uma taxa de 20,7 por cento, Irlanda, com 14,7, e Eslováquia, com 13,9.
Já o desemprego na zona euro manteve-se estável até abril, nos 9,9 por cento. Entre as 34 economias da OCDE, o valor baixou para os 8,1 por cento, com 44,1 milhões de desempregados.
Segundo os mesmos dados, entre as 34 economias do grupo, Portugal foi o segundo país onde o desemprego mais se agravou ao longo deste ano, ao subir 1,7 pontos percentuais.
Ainda entre os 34 da OCDE, não se registava uma descida do desemprego como no mês de abril, desde 2007. Apenas os Estados Unidos, o Japão, o Luxemburgo, o México e a Eslovénia registaram subidas.
Nos dados apresentados não estão incluidos alguns países como a Grécia, Islândia, Reino Unido ou Suíça.

Passos Coelho indigitado Primeiro-Ministro

Agora sim é oficial, O Presidente da Républica Srº Drº Anibal Cavaco Silva indigitou para Primeiro-Ministro de Portugal o Srº Drº Pedro Passos Coelho na sequência da vitória das eleições do passado dia 5 de Junho.
É caso para dizer Cavaco ordenou a remodelação da loja.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eclipse total da Lua a 15 de Junho

No próximo dia 15 de Junho irá ocorrer um eclipse total da Lua observável em Portugal continental e nas ilhas - o último visível do nosso país nos próximos três anos. O Eclipse total da Lua é um fenómeno astronómico em que a Lua mergulha completamente na sombra da Terra. Em Portugal Continental e na Madeira, a Lua nasce eclipsada e será visível (se o céu assim o permitir e se mantiver limpo) a meio do eclipse, pelas 20 horas. Nos Açores só será visível durante a fase final do eclipse, quando a Lua sai da sombra, já depois das 23 horas. O próximo eclipse total da Lua integralmente visível em Portugal só se repetirá a 28 de Setembro de 2015.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Carlos Pinto quer acabar com Feira de Santiago?

Acabei de ler uma notícia, enquanto navegava na internet que me deixou no mínimo perplexo. Bem sei que a Autarquia da Covilhã está endividada até à raiz do cabelo, mas que raio, para ir comer uma fartura vou ter pagar entrada?

Sim comer uma fartura, porque visitar o recinto da feira não me parece se esta tiver a aparência e o nível dos últimos anos.
Mas a fartura, essa sim. Faz mal que se farta, mas perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe, além de que a comemos (eu pelo menos) somente uma vez por ano.

Pagar para assistir a espectáculos ao vivo, até que dou de barato, porque afinal de contas se quisermos ver um qualquer espectáculo ao vivo pagamos em qualquer lado do mundo excepto quando as Autarquias Portuguesas desataram a oferecer estes de borla, talvez para justificar outras despesas, sei lá!

Sr. Carlos ainda está a tempo de dar o dito pelo não dito e deixar o Povo Covilhanense visitar a Feira de S. Tiago sem ter de pagar um cêntimo que seja, porque afinal de contas os feirantes até que pagam o espaço que ocupam.

Quanto aos espectáculos veja lá que a população do concelho não é rico. Aliás, tal como o Sr. disse, e muito bem, há ainda não muito tempo, que a população da região não tem dinheiro, logo não pode pagar portagens que o governo teimosamente nos quer impor.

Espero sinceramente que não tenha mudado de opinião agora que o seu partido se instalou no poder a caminho do pote.


Jornal Reconquista recebe Ordem de Mérito Civil no 10 de Junho



O Jornal Reconquista de Castelo Branco vai ser condecorado durante as comemorações do 10 de Junho, pelo Presidente da Républica Cavaco Silva, como membro honorário da Ordem de Mérito Civil.

Segue a lista dos restantes condecorados no dia 10 de Junho de 2011




Antigas Ordens Militares:


Ordem de Cristo

Dra. Maria Manuela Dias Ferreira Leite (Grã-Cruz)
Almirante Fernando José Ribeiro de Melo Gomes (Grã-Cruz)

Ordem de Avis

Tenente-General PILAV António Carlos Mimoso e Carvalho (Grã-Cruz)
Vice-Almirante Fernando Manuel de Oliveira Vargas de Matos (Grã-Cruz)
Tenente-General Luís Miguel de Negreiros Morais de Medeiros (Grã-Cruz)

Ordem de Sant'Iago da Espada

Dr. Manuel Fernando Ayres Guedes da Silva (Grande Oficial)
Coronel Américo José Guimarães Fernandes Henriques (Comendador)

Ordens Nacionais:

Ordem do Infante D. Henrique

Dr. João Vale de Almeida (Grã-Cruz)
Dr. António José Cabral (Grande Oficial)
Prof. Doutor João Augusto Medina da Silva (Grande Oficial)
Profª. Doutora Maria Helena da Cruz Coelho (Grande Oficial)
Prof. Doutor Miguel de Sá e Sousa de Castelo-Branco (Grande Oficial)
Dr. Fernando Manuel Antunes Durão (Comendador)
José Pedro Gomes (Comendador)
Profª Doutora Maria Fernanda Rollo (Comendador)
Dra. Isabel Maria Andrade Silva (Nini) (Oficial)
Fundação Casa de Mateus (Membro Honorário)

Ordens de Mérito Civil:

Ordem do Mérito

Eng. Adriano Mário da Cunha Lucas [A título póstumo] (Grande Oficial)
Prof. Doutor Henrique Manuel Bicha Castelo (Grande Oficial)
Dr. Vítor Manuel Veloso da Silva (Grande Oficial)
Dr. Francisco Xavier Zea Mantero (Comendador)
Dr. José António Coelho Antunes (Comendador)
José Santos Marques (Comendador)
Henrique Amaro (Oficial)
AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente (Membro Honorário)
CEERDL - Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor (Membro Honorário)
Jornal Reconquista (Membro Honorário)

Ordem da Instrução Pública

Prof. Doutor Fernando Manuel Ramôa Ribeiro (Grã-Cruz)
Prof. Doutor Fernando Seabra Santos (Grã-Cruz)
Prof. Doutor Manuel José dos Santos Silva (Grã-Cruz)
Prof. Doutor João Luís Maló de Abreu (Grande Oficial)

Ordem do Mérito Empresarial

Classe do Mérito Agrícola

Eng. Francisco João Bernardino da Silva (Grande Oficial)
Jorge Moniz da Maia Ortigão Costa (Comendador)

Classe do Mérito Comercial

Dra. Teresa Regojo Otero (Comendador)

Classe do Mérito Industrial

Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (Membro Honorário

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Sondagem de 03-06-2011 do Jornal Expresso

Esta é a última sondagem publicada pelo jornal Expresso num total de 10.
Constata-se, e a fazer fé neste estudo, que vamos ter uma maioria de direita no parlamento. Ao fim de 37 anos o sonho de Sá Carneiro pelos vistos vai-se realizar. Um presidente e um governo de Direita, o que não  augura nada de bom para o nosso futuro infelizmente.
Uma campanha de ataques pessoais que não serviu para esclarecer os Portugueses. A comunicação social tudo fez para que este resultado se viesse a verificar, utilizando a técnica de dar voz somente aqueles que tinham opinião favorável à actual politica, não dando por sua vez a mesma oportunidade aqueles que têm opinião contrária ao grande capital.
O PS e PSD não fizeram outra coisa senão denegrir a imagem dos outros lideres partidários, fazendo-me lembrar o ditado bem antigo que diz "deixa-me lá chamar a eles antes que me o chamem a mim", sim, porque atenção Pedro Passos Coelho tem telhados de vidro, tal qual o ainda primeiro-ministro Socrates. Acredito que o futuro primeiro-ministro, PPC ou talvez não, não vai ter a vida fácil, começando desde logo pelas exigências dos barões do seu próprio partido, além de ter que contar, com a luta dos trabalhadores na defesa dos seus direitos. Não pense o PSD+CDS que vai fazer de gato sapato o POVO Português. Em muitos momentos este Povo já deu provas que não se cala nem se vai calar se os sacrificios contiuarem a recair somente sobre si.
Dia 5 de Junho eu vou votar naqueles a quem estas sondagens dão 8.2%. VOTO CDU.

Eleições Legislativas 2011. Não fique em casa !

Dia 5 de Junho não fique em casa, vá votar.

Vote em consciência, e naqueles que lhe parecem, que melhor podem defender os direitos da população e sobretudo dos mais desfavorecidos. Vote, vote naqueles que querem tirar o País da mordaça que nos tentam impor.

Não se esqueça que este ano com a desculpa da crise económica que o País atravessa, o grande patronato (Belmiro de Azevedo (SONAE - Continente) e Alexandre Soares dos Santos (JERONIMO MARTINS – Pingo Doce) entre outros), obrigaram os trabalhadores sofre fortes ameaças, a trabalharem no 1º de Maio dia do trabalhador em todo o Mundo civilizado. Foi a primeira de muitas tentativas que se irão seguir para retirar se não todos a grande maioria dos direitos que Abril nos deu.

Evidentemente que o voto pode vir a confirmar-se errado no futuro, contribuir mesmo para que os políticos sem princípios que normalmente se servem do poder em vez de servirem o Povo, se perpetuem no poder e passarem incólumes, a todas a tropelias a que nos habituaram ao longo dos últimos anos de democracia, infelizmente NÂO HÁ JUSTIÇA IGUALITÁRIA.

Digo-vos e afirmo que a abstenção é o maior inimigo do POVO. Sim porque estudos provam, que a abstenção penaliza fortemente o povo trabalhador, pois são normalmente os mais desfavorecidos que estão desmotivados (e com muita razão) com a política e os políticos que nos tem governado e descartam assim a possibilidade, o direito e o Dever que a Democracia lhes concedeu, o DIREITO AO VOTO.

- Ao votar, tudo estamos a fazer para ajudar a mudar o rumo dos acontecimentos, se for um voto certeiro.

- Ao votar, estamos a dizer aos nossos políticos que queremos mudança de política, responsabilidade, honestidade e princípios democráticos na governação e que as pessoas não sejam um mero número.

- Ao votar de forma massiva os políticos terão um abre olhos, de que afinal de contas não poderão fazer o que lhes dá na real gana contra o povo, pois este está atento e é soberano.

- Na nossa região temos um motivo acrescido para não ficarmos em casa. Iremos votar contra aqueles que nos querem impor portagens. Somos uma região pobre sem condições para pagar em duplicado o que já estamos a pagar. Sim porque pagamos cerca de três cêntimos nos combustíveis que supostamente serviriam para pagar aos concessionários.

- Iremos votar para dizer BASTA.

- Ao votar, estamos a cumprir um direito e um dever cívico de cidadania.

- Ao votar, estamos a dizer aqueles que antes do 25 de Abril lutaram para haver liberdade em Portugal, que a luta valeu a pena.

Não vá na conversa que o Grande Capital fez enraizar na sociedade portuguesa de que os políticos são todos iguais que o que querem é tacho. Há felizmente políticos honestos que estão na vida política para servir o melhor que podem e sabem as populações. Há políticos que sabem que as pessoas não são meros números, são seres humanos.

Pense pela sua cabeça, tenha opinião própria, não vá no disse que disse ou muito menos, trate os partidos políticos como de um clube de futebol se tratasse, e em 5 de Junho vote pela mudança de politicas para de novo fazermos crescer o nosso País e ombrearmos por esse Mundo fora. O Povo Português é trabalhador, competente, honesto e sábio.

Não fique em casa no dia 5 de Junho, porque olhe que os votantes de direita não vão faltar.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

«O BURACÃO» farmacêutico


Será que há muitos "farmaceuticos" ligados ao Ministério da Saúde?



«O BURACÃO» (do jornal «O Médico»)


(alguém foi entrevistado por um jornalista, que disse o seguinte:)
«- Há uma grande fraude que se está a passar nas farmácias.

- Ai sim? Ora conte lá isso...

- O senhor jornalista lembra-se de quando ia aviar remédios à farmácia e lhe cortavam um bocadinho da embalagem e a colavam na receita, que depois era enviada para o Ministério da Saúde, para reembolso às farmácias?

- Lembro, perfeitamente... Mas isso já não existe, não é verdade?

- É... Agora é tudo com código de barras. E é aí que está o problema... É aí que está a fraude. Deixe-me explicar: como o senhor sabe, há muita gente que não avia toda a receita. Ou porque não tem dinheiro, ou porque não quer tomar um dos medicamentos que o médico lhe prescreveu e não lhe diz para deixar de o receitar. Ora, em algumas farmácias - ao que parece, muitas - o que está a acontecer é que os medicamentos não aviados são na mesma processados como se o doente os tivesse levantado. É só passar o código de barras e já está. O Estado paga.

- Mas o doente não tem que assinar a receita em como levou os medicamentos? - Perguntei.

- Tem. Mas assina sempre, quer o levante, quer não. Ou então não tem comparticipação... Teria que ir ao médico pedir nova receita...

- Continue, continue - Convidei

- Esta trafulhice acontece, também, com as substituições. Como também saberá, os medicamentos que os médicos prescrevem são muitas vezes substituídos nas farmácias. Normalmente, com a desculpa de que "não há... Mas temos aqui um igualzinho, e ainda por cima mais barato". Pois bem: o doente assina a receita em como leva o medicamento prescrito, e sai porta fora com um equivalente, mais baratinho. Ora, como não é suposto substituírem-se medicamentos nas farmácias, pelo menos quando o médico tranca as receitas, o que acontece é que no processamento da venda, simula-se a saída do medicamento prescrito. É só passar o código de barras e já está. E o Estado paga pelo mais caro...

Como o leitor certamente compreenderá, não tomei de imediato a denúncia como boa. Até porque a coisa me parecia simples de mais. Diria mesmo, demasiado simples para que ninguém tivesse pensado nela. Ninguém do Estado, claro está, que no universo da vigarice há sempre gente atenta à mais precária das possibilidades.

Telefonei a alguns farmacêuticos amigos a questionar...

- E isso é possível, assim, de forma tão simples, perguntei.

- É!... Sem funfuns nem gaitinhas. É só passar o código de barras e já está, responderam-me do outro lado da linha.

- E ninguém confere? - Insisti.

- Mas conferir o quê? - Só se forem ter com o doente a confirmar se ele aviou toda a receita e que medicamentos lhe deram. De outro modo, não têm como descobrir a marosca. E ó Miguel, no estado a
que as coisas chegaram, com muita malta à rasca por causa das descidas administrativas dos preços dos medicamentos... Não me admiraria nada se viessem a descobrir que a fraude era em grande escala...

E pronto... Aqui fica a denúncia, tal qual ma passaram...

Se for verdade... Acho que é desta que o Carmo e a Trindade caem mesmo!»



Sondagem a 01-06-2011 do Jornal Expresso

Ainda está a tempo de evitar uma nova AD, que noutros tempos nada de bom fez ao nosso País.
Vote na mudança de politica