quarta-feira, 18 de maio de 2011

Os pulhas que vão destruir a classe média

 
O que se está a passar neste país é uma vergonha. Uma pulhice, um roubo. A falta de senso e de responsabilidade política é tal que somos obrigados, ou pelo menos já nos habituámos de alguma forma a que assim seja, a aceitar tudo o que nos é imposto sem levantarmos grandes ondas. Sem questionarmos. Portugal Robot. "Porque tem de ser". "Porque é necessário". "Porque de outra forma ficaremos isolados da Europa, do mundo, do planeta, do universo, da Mota Engil, do BES". O MEDO. A política do medo. E as pessoas, humanas que são, deixam-se levar pelas patranhas de meia dúzia de mentirosos. Quem nos pôs assim? Quem levou o BPP e BPN à falência? Quem tapou o buraco com dinheiro que não lhe pertencia, dinheiro dos contribuintes? Quem gastou desmesuradamente o que não tinha e contratualizou o que nunca poderia concretizar? Quem maquilhou défice atrás de défice até ao descalabro final? Porque não estão estes senhores, este asco político e financeiro, este nojo engravatado, a bater com as costas no cimento frio de uma cela? A ver as barras de ferro passarem-lhes diante dos olhos? Muitos bancos foram à falência em diferentes países e estes não colapsaram financeiramente. Quem acreditou na mentira "escabrosa" da ruína do BPN? Quem nos fez acreditar? Porquê? Está visto que quem paga crise é a classe média. As usual. Já o está a fazer em suaves prestações e irá fazê-lo a doer. Vai desaparecer. Evaporar-se. Não são os desempregados, os idosos e reformados ou os protegidos da corja que continuam a facturar milhões que vão ser afectados. A classe média, a tal que faz girar e crescer uma economia, que a estabiliza, que a alimenta e indica se os níveis de desenvolvimento de um país estão a acompanhar o seu crescimento vai pura e simplesmente ser dizimada. Esmagada. Vai desaparecer lentamente. Portugal "latino" no seu pior. Um país de extremos, de pólos, de desigualdade e de indignidade. Agora pergunto: quem vai ser responsabilizado? Quem governou este país como se fosse uma mercearia de bairro durante anos com tiques de "irritadiço de paróquia", de forma deplorável e irresponsável? Quem nos disse que estava tudo bem, que a "crise tinha sido ultrapassada"? Que Portugal se tinha comportado muito acima do nível dos outros países da UE ao suportar o embate da crise internacional.
Quem nos disse que não iria haver nova recessão, sim, esta em que estamos mergulhados actualmente?
Qual é o único país em recessão este ano na UE?
Quem nos disse que jamais iríamos necessitar de ajuda externa?
Quem vai julgar esta gente?
Quem?
Quando?
Como?
As eleições?
O tempo?
Não chega! Não chega! Lamento, mas pelo menos para mim não chega.

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Câmara da Covilhã no TOP TEN das Mais endividadas

Câmara de Lisboa era a que devia mais em 2009. O Porto surge em quarto lugar, numa lista em que todos os municípios do país totalizam uma dívida superior a oito mil milhões de euros. Estes são os dados publicados na sétima edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, com os dados relativos a 2009. O documento mostra ainda que Penedono, Redondo, Viana do Alentejo e Santa Cruz das Flores, são aqueles com dívidas mais pequenas. Que começam perto dos 162 mil euros para o primeiro e vão até a pouco mais de 1 300 euros, para o último. Por outro lado, ao nível da eficiência financeira, o Porto fica em primeiro lugar. Depois de em 2008 ter ficado em sexto lugar, a autarquia contempla os resultados mais satisfatórios ao ter a maior diminuição da dívida. O Porto conseguiu diminuir a dívida em 17,2 milhões de euros, ou seja, 11,5 por cento face a 2008. Almada também se destaca na redução, tendo ficado em terceiro lugar, reduzindo a dívida em mais de cinco milhões de euros. Em segundo lugar está Mangualde, que verificou uma descida de oito milhões. Isto em termos absolutos, por percentualmente, os três primeiros lugares reduziram 11,5, 31,9 e 12,1 por cento.
Fonte: Dezinteressante

 Municípios mais endividados em 2009, em euros:
1 Lisboa: 1.168.589.855
2 Vila Nova de Gaia: 285.956.034
3 Aveiro: 154.707.774
4 Porto: 132.949.369
5 Gondomar: 127.614.102
6 Funchal: 106.248.703
7 Sintra: 96.459.076
8 Braga: 95.911.245
9 Covilhã: 95.057.913
10 Portimão: 92.204.774
11 Maia: 90.333.121
12 Leiria: 86.093.864
13 Loures: 85.434.601
14 Fundão: 79.632.196
15 Santarém: 79.438.733
16 Setúbal: 76.586.191
17 Guimarães: 76.393.879
18 Matosinhos: 72.725.519
19 Santa Maria da Feira: 72.166.163
20 Seixal: 72.113.574
21 Oeiras G: 71.475.379
22 Coimbra: 70.282.270
23 Évora: 69.550.206
24 Vila do Conde: 69.102.421
25 Valongo: 68.115.787
26 Faro: 67.577.117
27 Odivelas: 65.387.699
28 Loulé: 63.838.838
29 Cascais: 63.725.956
30 Figueira da Foz: 62.335.255
31 Amadora: 58.989.890
32 Guarda: 54.286.619
33 Seia: 54.278.966
34 Oliveira de Azeméis: 51.734.951
35 Portalegre: 51.649.866
36 Barcelos: 48.929.632
37 Vila Real de Santo António: 48.142.261
38 Vila Nova de Famalicão: 46.275.186
39 Paços de Ferreira: 44.495.961
40 Marco de Canaveses: 43.217.692
41 Lagos: 42.693.374
42 Chaves: 41.042.953
43 Espinho: 40.721.905
44 Póvoa de Varzim: 40.196.032
45 Olhão: 40.083.146
46 Trofa: 39.735.630
47 Viseu: 39.623.588
48 Penafiel: 39.232.583
49 Albufeira: 38.326.669
50 Cartaxo: 37.866.244

sábado, 14 de maio de 2011

Sondagens a pedido?

Quando ontem li as sondagens, fique ligeiramente confuso ou não, sobre os números que lia.
Umas horas antes de ler e ouvir as sondagens da Intercampos para o Jornal O Público e a TVI, recebi um e-mail de um Amigo que me dava conta de uma sondagem mandada efectuar por um Partido Politico (o dele) concorrente às eleições de 5 de Junho de 2011 com aspirações ao poder. Nessa sondagem que não é para mandar publicar, mas sim para estudo interno, foram somente contados os votos em que o cidadão diz ir votar com certeza absoluta no Partido A ou B. Foram feitas 2400 entrevistas e abaixo publico os resultados somente dos partidos com assento parlamentar actualmente. Atentem nos resultados e tirem as vossas ilações.

Debate entre Pedro Passos Coelho (PSD) e Paulo Portas (CDS)

Debate entre Jerónimo de Sousa (PCP) vs Francisco Louça (BE)

Debate entre José Socrates (PS) vs Paulo Portas (CDS)

Debate entre Pedro Passos Ceolho (PSD) e Jerónimo de Sousa (CDU)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu conheço um País - PORTUGAL

Eu conheço um país
Que em 30 anos passou de uma das piores taxas de mortalidade infantil (80 por mil) para a quarta mais baixa taxa a nível mundial (3 por mil). Que em oito anos construiu o segundo mais importante registo europeu de dadores de medula óssea, indispensável no combate às doenças leucémicas. Que é líder mundial no transplante de fígado e está em segundo lugar o transplante de rins. Que é líder mundial na aplicação de implantes imediatos e próteses dentárias fixas para desdentados totais.
Eu conheço um país
Que tem uma empresa que desenvolveu um software para eliminação do papel enquanto suporte do registo clínico nos hospitais (Alert), outra que é uma das maiores empresas ibéricas na informatização de farmácias (Glint) e outra que inventou o primeiro antiepilético de raiz portuguesa (Bial).
Eu conheço um país
Que é líder mundial no sector da energia renovável e o quarto maior produtor de energia eólica do mundo, Que também está a construir o maior plano de barragens (dez) a nível europeu (EDP).
Eu conheço um país
Que inventou e desenvolveu o primeiro sistema mundial de pagamentos pré-pagos para telemóveis (PT), que é líder mundial em software de identificação (NDrive), que tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema informático da NASA (Critical) e que tem a melhor incubadora de empresas do mundo (Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra).
Eu conheço um país
Que calça cem milhões de pessoas em todo o mundo e que produz o segundo calçado mais caro a nível planetário, logo a seguir ao italiano. E que fabrica lençóis inovadores, com diferentes odores e propriedades anti-germes, onde dormem, por exemplo, 30 milhões de americanos.
Eu conheço um país
Que é o «state of art» nos moldes de plástico e líder mundial de tecnologia de transformadores de energia (Efacec) e que revolucionou o conceito do papel higiénico (Renova).
Eu conheço um país
Que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial e que desenvolveu um sistema inovador de pagar nas portagens das auto-estradas (Via Verde).
Eu conheço um país
Que revolucionou o sector da distribuição, que ganha prémios pela construção de centros comerciais noutros países (Sonae Sierra) e que lidera destacadíssimo o sector do «hard-discount» na Polónia (Jerónimo Martins).
Eu conheço um país
Que fabrica os fatos de banho que pulverizaram recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim, que vestiu dez das selecções hípicas que estiveram nesses Jogos, que é o maior produtor mundial de caiaques para desporto, que tem uma das melhores selecções de futebol do mundo, o melhor treinador do planeta (José Mourinho) e um dos melhores jogadores (Cristiano Ronaldo).
Eu conheço um país
Que tem um Prémio Nobel da Literatura (José Saramago), uma das mais notáveis intérpretes de Mozart (Maria João Pires) e vários pintores e escultores reconhecidos internacionalmente (Paula Rego, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, João Cutileiro). que tem dois prémios Pritzker de arquitectura (Sisa Vieira e Souto Moura).

O leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive ou que se prepara para visitar. Este país é Portugal. Tem tudo o que está escrito acima, mais um sol maravilhoso, uma luz deslumbrante, praias fabulosas, óptima gastronomia. Bem-vindo a este país que não conhece: PORTUGAL
NOTA: Como escreve o Nicolau Santos, Portugal é capaz, nós somos capazes. Demonstremos que unidos, vamos ultrapassar as dificuldades actuais. Divulgue este texto positivo e vá acrescentando mais motivos e exemplos que conhece e que nos orgulham do ser português.
Texto de Nicolau Santos publicado na revista up da TAP

domingo, 8 de maio de 2011

Debate Jerónimo de Sousa (PCP) vs Paulo Portas (CDS)

Reveja aqui extractos do 1º Frente a Frente televisivo entre Líderes partidarios com vista às eleições do próximo dia 5 de Junho.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PRAIA FLUVIAL DE VALHELHAS COM BANDEIRA AZUL EM 2011

A Praia Fluvial de Valhelhas volta ser em 2011 galardoada com a BANDEIRA AZUL.
A Praia Fluvial de Valhelhas, banhada pelas águas calmas, frescas e límpidas do Rio Zêzere, proporciona aos seus visitantes a contemplação de toda a envolvente natural, existente num dos sublimes recantos do Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida do País, habitat para uma grande variedade de espécies de fauna e flora, com estatuto prioritário de conservação. Localizada na margem esquerda do rio Zêzere, Freguesia de Valhelhas, Concelho e Distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Valhelhas encontra-se dotada de passadiços nas zonas de circulação, Parque de Campismo, Parque de Merendas, Bar de Apoio, Campo de Jogos, Rampa Submersa de Acesso à água, área relvada e sombras naturais.
Informações Gerais
tipo de Praia: fluvial
temperatura média anual: 13°C
temperatura média no verão: 27°C
temperatura média da água: 17°C
Coordenadas:
■Latitude: 40° 32' 9.32" N ( 40.535922 )
■Longitude: 7° 16' 1.39" S ( -7.267054 )

sábado, 30 de abril de 2011

O POEMA DA "MENTE"

Acabei de receber por e-mail. Não sei quem é o seu autor mas não resisti a colocar aqui, porque afinal de contas, tristezas não pagam dívidas, como diz o Povo e com razão.

Há um primeiro-ministro que mente.
Mente de corpo e alma, completamente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sinceramente.
Mas que mente, sobretudo, impunemente...
Indecentemente... mente.
E mente tão racionalmente,
Que acha que mentindo vida fora,
Nos vai enganar eternamente.

FMI = FOME, MISÉRIA, INDIFERENÇA

FMI = Fome, Miséria e Indiferença para aqueles que mais necessitam na sociedade portuguesa. Esta organização funciona em função do lucro e não dá nada a ninguém. Eles próprios geram crises para se alimentarem dela. É já sabido os milhões que irão ter de lucro com a pseudo ajuda que irão dar a Portugal, enchendo os bolsos dos ricos esvaziando ainda mais os dos trabalhadores que já pouco ou nada têm.

Existem muitos culpados pela situação a que o nosso País chegou, nomeadamente os sucessivos governos PS+PSD e CDS, que nos têm governado com políticas neo liberais que mais não têm feito, que cavar um fosso enorme entre ricos e pobres, onde os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Na sociedade moderna em que vivemos, uma classe média forte dá um grande alento à economia de um País, e o que os governos têm feito é simplesmente sugar até ao tutano esta fatia cada vez menor da população, engrossando cada vez mais a classe Pobre que já conta com milhões de Portugueses, alguns deles a viver no limiar da pobreza e muitos outros em pobreza extrema.

Sem tentar individualizar culpados (porque são muitos) darei somente o exemplo do despesismo do nosso actual 1º ministro, duvido que tenha sido esta a educação que seu Pai lhe deu, pessoa aliás que muito estimo, apesar de não partilhar com ele os ideais para o nosso País.

O retrato que deixo foi publicado pela revista Sábado em 21-10-2010, com alguns ajustamentos penso ainda estar actual.

Despesas do Gabinete do Sr. 1º Ministro José Sócrates:
436,70 €/dia em combustíveis (aos preços de hoje são 454,9 km/dia);
382,00 €/dia em chamadas de telemóvel (são 53 horas/dia ao telefone);
370,00 €/dia em deslocações e estadas;
750,00 €/dia em despesas de representação; [no orçamento de 2011, aumentam estas em 20%].
276,00 e/dia em refeições;
220,00 e/dia em locação de material de transporte;
72,81 €/dia em telefone fixo;
1.434 €/dia em aquisição de bens;

Estou cansado de enumerar estas mordomias, vale a pena ler o artigo pois no total dá qualquer coisa como um gasto médio diário de 11.391.00€, há cerca de 1.5 Milhões de Portugueses que trabalham e não ganham isto por ano. Escandaloso.
Já para não falar de:
- 448 são as viaturas da presidência do Conselho de Ministros (gabinete do Sr. Sócrates e do Sr. Pedro Silva Pereira);
- Desde Outubro de 2009 Sócrates nomeou 71 pessoas para o seu gabinete, onde se incluem 13 secretárias e 20 motoristas;

Não era necessário vir a chamada TROIKA para nos salvar, bastava que o Governo não tivesse tido uma política de direita voltada contra aqueles que produzem a riqueza dos País que são os trabalhadores, não nacionalizasse os prejuízos (vigarices, ao que se diz) de uns banquitos BPN e BPP que custaram aos cofres do estado muitos milhões de Euros, que não cedesse às chantagens dos banqueiros e grandes senhores do Capital e sobretudo houvesse contenção na despesa pública que afinal de contas é o dinheiro de todos nós.

Para terminar lembro aqui as frases dos principais banqueiros, pérolas de coerência e a propósito da vinda do FMI.

Fernando Ulrich (BPI):

29 Outubro - "Entrada do FMI em Portugal representa perda de credibilidade"

26 Janeiro - "Portugal não precisa do FMI"

31 Março - "Por que é que Portugal não recorreu há mais tempo ao FMI?"

Santos Ferreira (BCP):

12 Janeiro - "Portugal deve evitar o FMI"

2 Fevereiro - "Portugal deve fazer tudo para evitar recorrer ao FMI"

4 Abril - "Ajuda externa é urgente e deve pedir-se já"

Ricardo Salgado (BES):

25 Janeiro - "Não recomendo o FMI para Portugal"

29 Março - "Portugal pode evitar o FMI"

5 Abril - "É urgente pedir apoio

Tirem as vossas conclusões.