segunda-feira, 9 de maio de 2011

Eu conheço um País - PORTUGAL

Eu conheço um país
Que em 30 anos passou de uma das piores taxas de mortalidade infantil (80 por mil) para a quarta mais baixa taxa a nível mundial (3 por mil). Que em oito anos construiu o segundo mais importante registo europeu de dadores de medula óssea, indispensável no combate às doenças leucémicas. Que é líder mundial no transplante de fígado e está em segundo lugar o transplante de rins. Que é líder mundial na aplicação de implantes imediatos e próteses dentárias fixas para desdentados totais.
Eu conheço um país
Que tem uma empresa que desenvolveu um software para eliminação do papel enquanto suporte do registo clínico nos hospitais (Alert), outra que é uma das maiores empresas ibéricas na informatização de farmácias (Glint) e outra que inventou o primeiro antiepilético de raiz portuguesa (Bial).
Eu conheço um país
Que é líder mundial no sector da energia renovável e o quarto maior produtor de energia eólica do mundo, Que também está a construir o maior plano de barragens (dez) a nível europeu (EDP).
Eu conheço um país
Que inventou e desenvolveu o primeiro sistema mundial de pagamentos pré-pagos para telemóveis (PT), que é líder mundial em software de identificação (NDrive), que tem uma empresa que corrige e detecta as falhas do sistema informático da NASA (Critical) e que tem a melhor incubadora de empresas do mundo (Instituto Pedro Nunes da Universidade de Coimbra).
Eu conheço um país
Que calça cem milhões de pessoas em todo o mundo e que produz o segundo calçado mais caro a nível planetário, logo a seguir ao italiano. E que fabrica lençóis inovadores, com diferentes odores e propriedades anti-germes, onde dormem, por exemplo, 30 milhões de americanos.
Eu conheço um país
Que é o «state of art» nos moldes de plástico e líder mundial de tecnologia de transformadores de energia (Efacec) e que revolucionou o conceito do papel higiénico (Renova).
Eu conheço um país
Que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial e que desenvolveu um sistema inovador de pagar nas portagens das auto-estradas (Via Verde).
Eu conheço um país
Que revolucionou o sector da distribuição, que ganha prémios pela construção de centros comerciais noutros países (Sonae Sierra) e que lidera destacadíssimo o sector do «hard-discount» na Polónia (Jerónimo Martins).
Eu conheço um país
Que fabrica os fatos de banho que pulverizaram recordes nos Jogos Olímpicos de Pequim, que vestiu dez das selecções hípicas que estiveram nesses Jogos, que é o maior produtor mundial de caiaques para desporto, que tem uma das melhores selecções de futebol do mundo, o melhor treinador do planeta (José Mourinho) e um dos melhores jogadores (Cristiano Ronaldo).
Eu conheço um país
Que tem um Prémio Nobel da Literatura (José Saramago), uma das mais notáveis intérpretes de Mozart (Maria João Pires) e vários pintores e escultores reconhecidos internacionalmente (Paula Rego, Júlio Pomar, Maria Helena Vieira da Silva, João Cutileiro). que tem dois prémios Pritzker de arquitectura (Sisa Vieira e Souto Moura).

O leitor, possivelmente, não reconhece neste país aquele em que vive ou que se prepara para visitar. Este país é Portugal. Tem tudo o que está escrito acima, mais um sol maravilhoso, uma luz deslumbrante, praias fabulosas, óptima gastronomia. Bem-vindo a este país que não conhece: PORTUGAL
NOTA: Como escreve o Nicolau Santos, Portugal é capaz, nós somos capazes. Demonstremos que unidos, vamos ultrapassar as dificuldades actuais. Divulgue este texto positivo e vá acrescentando mais motivos e exemplos que conhece e que nos orgulham do ser português.
Texto de Nicolau Santos publicado na revista up da TAP

domingo, 8 de maio de 2011

Debate Jerónimo de Sousa (PCP) vs Paulo Portas (CDS)

Reveja aqui extractos do 1º Frente a Frente televisivo entre Líderes partidarios com vista às eleições do próximo dia 5 de Junho.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

PRAIA FLUVIAL DE VALHELHAS COM BANDEIRA AZUL EM 2011

A Praia Fluvial de Valhelhas volta ser em 2011 galardoada com a BANDEIRA AZUL.
A Praia Fluvial de Valhelhas, banhada pelas águas calmas, frescas e límpidas do Rio Zêzere, proporciona aos seus visitantes a contemplação de toda a envolvente natural, existente num dos sublimes recantos do Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida do País, habitat para uma grande variedade de espécies de fauna e flora, com estatuto prioritário de conservação. Localizada na margem esquerda do rio Zêzere, Freguesia de Valhelhas, Concelho e Distrito da Guarda, a Praia Fluvial de Valhelhas encontra-se dotada de passadiços nas zonas de circulação, Parque de Campismo, Parque de Merendas, Bar de Apoio, Campo de Jogos, Rampa Submersa de Acesso à água, área relvada e sombras naturais.
Informações Gerais
tipo de Praia: fluvial
temperatura média anual: 13°C
temperatura média no verão: 27°C
temperatura média da água: 17°C
Coordenadas:
■Latitude: 40° 32' 9.32" N ( 40.535922 )
■Longitude: 7° 16' 1.39" S ( -7.267054 )

sábado, 30 de abril de 2011

O POEMA DA "MENTE"

Acabei de receber por e-mail. Não sei quem é o seu autor mas não resisti a colocar aqui, porque afinal de contas, tristezas não pagam dívidas, como diz o Povo e com razão.

Há um primeiro-ministro que mente.
Mente de corpo e alma, completamente.
E mente de maneira tão pungente
Que a gente acha que ele mente sinceramente.
Mas que mente, sobretudo, impunemente...
Indecentemente... mente.
E mente tão racionalmente,
Que acha que mentindo vida fora,
Nos vai enganar eternamente.

FMI = FOME, MISÉRIA, INDIFERENÇA

FMI = Fome, Miséria e Indiferença para aqueles que mais necessitam na sociedade portuguesa. Esta organização funciona em função do lucro e não dá nada a ninguém. Eles próprios geram crises para se alimentarem dela. É já sabido os milhões que irão ter de lucro com a pseudo ajuda que irão dar a Portugal, enchendo os bolsos dos ricos esvaziando ainda mais os dos trabalhadores que já pouco ou nada têm.

Existem muitos culpados pela situação a que o nosso País chegou, nomeadamente os sucessivos governos PS+PSD e CDS, que nos têm governado com políticas neo liberais que mais não têm feito, que cavar um fosso enorme entre ricos e pobres, onde os ricos são cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Na sociedade moderna em que vivemos, uma classe média forte dá um grande alento à economia de um País, e o que os governos têm feito é simplesmente sugar até ao tutano esta fatia cada vez menor da população, engrossando cada vez mais a classe Pobre que já conta com milhões de Portugueses, alguns deles a viver no limiar da pobreza e muitos outros em pobreza extrema.

Sem tentar individualizar culpados (porque são muitos) darei somente o exemplo do despesismo do nosso actual 1º ministro, duvido que tenha sido esta a educação que seu Pai lhe deu, pessoa aliás que muito estimo, apesar de não partilhar com ele os ideais para o nosso País.

O retrato que deixo foi publicado pela revista Sábado em 21-10-2010, com alguns ajustamentos penso ainda estar actual.

Despesas do Gabinete do Sr. 1º Ministro José Sócrates:
436,70 €/dia em combustíveis (aos preços de hoje são 454,9 km/dia);
382,00 €/dia em chamadas de telemóvel (são 53 horas/dia ao telefone);
370,00 €/dia em deslocações e estadas;
750,00 €/dia em despesas de representação; [no orçamento de 2011, aumentam estas em 20%].
276,00 e/dia em refeições;
220,00 e/dia em locação de material de transporte;
72,81 €/dia em telefone fixo;
1.434 €/dia em aquisição de bens;

Estou cansado de enumerar estas mordomias, vale a pena ler o artigo pois no total dá qualquer coisa como um gasto médio diário de 11.391.00€, há cerca de 1.5 Milhões de Portugueses que trabalham e não ganham isto por ano. Escandaloso.
Já para não falar de:
- 448 são as viaturas da presidência do Conselho de Ministros (gabinete do Sr. Sócrates e do Sr. Pedro Silva Pereira);
- Desde Outubro de 2009 Sócrates nomeou 71 pessoas para o seu gabinete, onde se incluem 13 secretárias e 20 motoristas;

Não era necessário vir a chamada TROIKA para nos salvar, bastava que o Governo não tivesse tido uma política de direita voltada contra aqueles que produzem a riqueza dos País que são os trabalhadores, não nacionalizasse os prejuízos (vigarices, ao que se diz) de uns banquitos BPN e BPP que custaram aos cofres do estado muitos milhões de Euros, que não cedesse às chantagens dos banqueiros e grandes senhores do Capital e sobretudo houvesse contenção na despesa pública que afinal de contas é o dinheiro de todos nós.

Para terminar lembro aqui as frases dos principais banqueiros, pérolas de coerência e a propósito da vinda do FMI.

Fernando Ulrich (BPI):

29 Outubro - "Entrada do FMI em Portugal representa perda de credibilidade"

26 Janeiro - "Portugal não precisa do FMI"

31 Março - "Por que é que Portugal não recorreu há mais tempo ao FMI?"

Santos Ferreira (BCP):

12 Janeiro - "Portugal deve evitar o FMI"

2 Fevereiro - "Portugal deve fazer tudo para evitar recorrer ao FMI"

4 Abril - "Ajuda externa é urgente e deve pedir-se já"

Ricardo Salgado (BES):

25 Janeiro - "Não recomendo o FMI para Portugal"

29 Março - "Portugal pode evitar o FMI"

5 Abril - "É urgente pedir apoio

Tirem as vossas conclusões.


IATES Abastecem com Gasóleo a 0.80€ !!!!

Parei numa área de serviço e abasteci o carro com gasóleo ao preço de 1.449€ por litro, quando no passado dia 25 de Abril viajava numa das auto-estradas (com portagem) deste País. Quando fui pagar, e porque havia uma fila considerável de automobilistas para efectuarem o pagamento, comecei a pensar!

Vou pagar 1.449€ por litro de gasóleo, ao passo que porventura e no mesmo momento, haveria de estar alguém e por sinal bastante rico a abastecer o seu IATE de milhares e milhares de EUROS a 0.80€ por litro do mesmo combustível. È verdade caros amigos, quem tem iates e embarcações de recreio beneficiam de gasóleo ao preço do que pagam os armadores e os pescadores, por aplicação do Artº 29º do Cap. II da Portaria 117-A de 8 de Fevereiro de 2008.

Depois de um momento de revolta interior, pensei melhor e disse para mim mesmo,

Mas é claro e da mais elementar justiça que os trabalhadores e as empresas que tenham carro a gasóleo o paguem a 1,449€, e os banqueiros e empresários do 'Compromisso Portugal' o paguem a 0,80€, e é justo, porque estes não têm culpa que os trabalhadores não comprem iates!!!

Só mesmo à estalada!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Costa Neves é o deputado mais caro da Assembleia da República


Em 27-03-2010 a comunicação Social fazia eco deste verdadeiro atentado à contas públicas.

O ex-líder do PSD/Açores recebe cerca mil euros semanais em ajudas de custo para deslocações.
O deputado açoriano na Assembleia da República Carlos Costa Neves, eleito pelo círculo de Castelo Branco, é o parlamentar, eleito pelos círculos nacionais, que sai mais caro ao Parlamento. A notícia é avançada pela edição de hoje do semanário Sol.
De acordo com o jornal, e tendo por base um relatório elaborado pelos serviços da Assembleia da República, Costa Neves está a receber, por residir nos Açores e ter sido eleito por Castelo Branco, uma verba semanal de 1.066 euros.
Este valor corresponde ao preço de um bilhete de avião para o Arquipélago (contabilizado pela AR em 652 euros), ao qual acrescem as ajudas de custo para o trabalho político que desenvolve em Castelo Branco (414 euros). Refira-se que, esta última verba é atribuída somente duas vezes por mês.
No total, o parlamentar recebe um valor mensal na ordem dos 3.500 euros, verba à qual se deve juntar o ordenado (cerca de 3.800 euros), mais 370 euros de despesas de representação.
 
Vai continuar a deixar que isto aconteça?
 
 

Costa Neves – Pára-quedista em Castelo Branco


Nas eleições de 2009 tive oportunidade de escrever neste espaço sobre Costa Neves, apelidando-o de pára-quedista. Nessa altura, achei ser um erro clamoroso e um atentado às populações do Distrito de Castelo Branco cometido pela Sr.ª. Manuela Ferreira Leite.
Passado este ano e meio, fico ainda mais perplexo com a atitude de PPC (Pedro Passos Coelho) ao indicá-lo de novo como cabeça de lista pelo PSD para as eleições de 5 de Junho no nosso distrito.

Estou perplexo não tanto pelo facto do homem ser dos Açores e não conhecer a realidade do nosso Distrito e talvez quiçá, nem saber o caminho para cá, mas sobretudo pelo facto de neste ano e meio ser suposto, no mínimo, defender os direitos da população que o elegeu,  não o tendo feito, e em pelo menos um caso, ter votado favoravelmente ao empobrecimento da nossa região.

Não foi preciso fazer muitas pesquisas para avaliar o trabalho deste Sr. na Assembleia da República como deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco.
Vejamos então a sua actividade como Deputado em defesa do nosso Distrito.

** Em 30-06-2010, fez a primeira pergunta ao MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES, sobre a A23. Perguntava o Sr. Se era verdade que o governo pretendia colocar portagens na A23.
Boa pergunta, sabendo já de antemão a resposta, até porque o seu Partido já tinha negociado como o Governo a inclusão da A23, na lista dos pagadores de portagens. Mas lá perguntar, perguntou.

** No mesmo dia 30-06-2010 perguntou ao Ministério da saúde:
”1) Para quando está prevista a entrada em funcionamento da nova ala do Hospital do Fundão? “
”2) Entende o Governo honrar os seus compromissos públicos, passando de imediato à execução das obras de recuperação e remodelação do edifício pré existente do Hospital do Fundão integrado no Centro Hospitalar da Cova da Beira?”

** Ainda no mesmo dia 30-06-2011, perguntou pela AMBULÂNCIA COM EQUIPAMENTO DE SUPORTE DE VIDA EM OLEIROS DISTRITO DE CASTELO BRANCO e nestes termos:
”1- Tenciona o Governo honrar o compromisso assumido no protocolo com a Câmara Municipal de Oleiros, mantendo uma ambulância dotada de meios de suporte de vida em Oleiros, assim garantindo o apoio indispensável à população, já privada de atendimento permanente no Centro de Saúde do referido Concelho? “

** Ainda no dia 30-06-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
“1) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11,submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”

(fartou-se de fazer perguntas neste dia, a tal ponto que me lembro de nesse dia ter havido um cheiro a transpiração por estes lados, quase que sufocavam a população, mas tudo acabou em bem felizmente)

Em 03-08-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DA SAÚDE, ACESSO À SAÚDE DO CONCELHO DE VILA DE REI. DISTRITO DE CASTELO BRANCO, Explicou, Os Vilarregenses têm actualmente o acesso à saúde através do Centro de Saúde de Vila de Rei e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. As consultas de especialidade são assim prestadas a estas populações através do Hospital de Abrantes, que dista 30 Km da sede de concelho, com um tempo médio de deslocação de 20 minutos. Pretende agora o Governo que este serviço, nomeadamente urgências e especialidades, se processem na Unidade Local de Saúde de Castelo
Branco, recentemente criada, concretamente no Hospital Amato Lusitano, que se situa a 11O Km de Vila de Rei, com um tempo médio de deslocação de 75 minutos.
“1 - Qual a motivação que levou o governo a tomar esta decisão?”
“2 - Face a esta realidade e à injustiça desta decisão, considera o Ministérioda Saúde revogar esta medida, mantendo os Vilarregenses o acesso à saúde através do Centro Hospitalar do Médio Tejo?”

Em 29-12-210 voltou a perguntar sobre Construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11 no Concelho da Covilhã, Distrito de CasteloBranco
“ I) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas lI, submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”

Em 04-03-2011, O Deputado Costa Neves eleito nas listas do PSD pelo Distrito de Castelo Branco , votou contra os projectos de resolução n.os 373/XI (2.ª), do BE, e 393/XI (2.ª), do PCP, respeitantes à suspensão da introdução de portagens na A23.

Devo acrescentar que teve duas saídas oficiais do parlamento e não foi para tratar de assuntos do distrito mas sim para fazer visitas ao sector do leite em Vila do Conde e Barcelos.

VERGONHA !
Como vêm, teve de ser feito um esforço intelectual imenso para realizar estas tarefas.
Será que o Povo deste Distrito não abre os olhos?

 

Fundações Levam 250.000.000.00 € !!!!!!

Centro Cultural de Belém
Tenho andado a pensar em criar uma fundação. Afinal de contas vale a pena. Como temos dinheiro para tudo e mais umas botas, mais uma, menos uma, (Fundação) não ia adiantar muito para o acelerar da bancarrota deste jardim à beira mar plantado. O Diário de Noticias dá conta que depois de analisar as contas do Diário da Républica chegou à conclusão que o Estado Português transferiu a módica quantia de 250.000.000.00 € (Duzentos e Cinquenta Milhões de Euros), para 31 das 639 Fundações existentes por cá. Sabendo que Portugal tem 18 Distritos dá qualquer coisa como 35.055555 Fundações por cada um dos Distritos.

Mas dos 250 Milhões, 220 Milhões (88%) foram apenas para 4 das 31 Fundações.



Fundação Serralves



Fundação para as Comunicações Móveis






terça-feira, 12 de abril de 2011

Portugal só tem dinheiro até meados de Maio

A imagem podia levar a crer que este fulano está preocupado, mas não. Nós é que estamos preocupados pela situação em que nos meteu.
A afirmação de Teixeira dos Santos (outro mentiroso compulsivo) esta noite em entrevista à agência Reuters é reveladora da imensa barafunda em que ele, o governo Socrático e o PSD nos meteram apesar dos sucessivos PEC's que foram aprovando (impondo), agravando a situação já de si precária da esmagadora maioria dos Portugueses. Para quem há pouco mais de uma semana dizia não ser necessário ajuda externa, afirma agora, como se não fosse nada com ele, que afinal de contas não temos dinheiro para mandar cantar um cego. Acrescenta ainda em forma de birrinha, agora vai ser pior.

Haja vergonha!

Mentirosos compulsivos

Peço desculpa a José Socrates.
É que afinal, e á luz dos acontecimentos dos últimos dias ele não está sozinho com a doença que para ser tratada há que assumi-la primeiro, tal qual o alcoólico e ou o dependente de drogas.

Vejam bem estes dois.

Vou Instituir o Instituto da Cidadania
O 1º Ministro não falou comigo, por isso voto contra o PEC4

Colapso Econômico, Fome e Miséria Programados e Iminentes

Muitos de vós, já viram e ouviram este video. E então !!!!!?????

CDU já tem Candidato por Castelo Branco

A CDU acaba de confirmar o Prof. Victor Reis Silva como 1º candidato nas listas concorrentes às eleições do próximo dia 5 de Junho, pelo circulo eleitoral de Castelo Branco.

NOTAS BIOGRÁFICAS


Vitor Manuel Reis Silva
53 Anos , Casado
Professor de Educação Física com Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar.
Foi dirigente Distrital do Sindicato de Professores da Região Centro.
Foi membro da Assembleia de Freguesia do Paul em dois mandatos.
Foi Presidente da Junta de Freguesia do Paul em dois mandatos (1990 a 1997).
Foi Vereador da Câmara Municipal da Covilhã durante um mandato (1998 a 2001).
Sócio de várias colectividades na freguesia do Paul e no concelho da Covilhã.
Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Lar de S. José (Covilhã).
Presidente do Conselho Executivo e Director do Agrupamento de Escolas de Entre Ribeiras - Paul, Concelho da Covilhã, desde 2002.
Eleito na Assembleia Municipal da Covilhã desde 2006.
Membro da Comissão Concelhia da Covilhã do PCP.
Membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP.