domingo, 11 de abril de 2010

Museu Virtual da RTP

Dê uma vista de olhos que não se vai arrepender

Museu Virtual da RTP

O que é o PEC de Portugal

Privatize-se, pois claro!

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»


José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

quinta-feira, 1 de abril de 2010

A educação de outros tempos

"Na Infância as escolas ainda não tinham fechado. Ensinavam-nos coisas inúteis como as regras da sintaxe e da ortografia, coisas traumáticas como sujeitos, predicados e complementos directos, coisas imbecis como verbos e tabuadas. Tinham a infeliz ideia de nos ensinar a pensar e a surpreendente mania de acreditar que isso era bom. Não batíamos na professora,
levávamos-lhe flores."

* Rosa Lobato Faria*

sábado, 20 de março de 2010

É de inteira justiça que o IC6 não pare

O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã, ontem, na abertura do sublanço Catraia dos Poços/Arganil. "É de inteira justiça que o IC6 não pare", referiu.
"Justiça" foi a palavra mais usada por Paulo Campos para justificar a aposta do Governo na melhoria das acessibilidades no Interior. "O que estamos a fazer não é mais do que a nossa obrigação. É de inteira justiça que estes investimentos sejam feitos aqui. É de inteira justiça que o IC6 não pare e chegue à Covilhã", defendeu, na abertura do sublanço Catraia dos Poços/Arganil, integrado na empreitada do IC6 Catraia dos Poços/Tábua, adjudicada por 49,1 milhões de euros.
Imediatamente antes, havia discursado o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, que juntou às palavras de "gratidão" pelas obras projectadas para a região um recado: "Desejamos todos que a obra do IC6 prossiga até Oliveira do Hospital e, depois, nas ligações à Covilhã e à Guarda". O secretário de Estado Adjunto, com raízes ali perto, garantiu o "empenhamento total" do Governo no "desencravar" das regiões do Interior. E lembrou que algumas "ainda são servidas por estradas construídas na Monarquia".
Do IC6, falta concluir a ligação entre Tábua e Covilhã, estando em curso os estudos de impacte ambiental, explicou Paulo Campos aos jornalistas. Metas temporais, por agora, não há, mas o responsável do Governo reiterou a importância de estreitar as distâncias entre as regiões do Interior, exemplificando: "Não existem acessibilidades que possam interligar, adequadamente, Coimbra e Viseu; Coimbra e Castelo Branco; e Coimbra e Guarda. A construção do IC6, com o IC7 e o IC37, permitirá fazer essa interligação".
Mais emprego, menos acidentes
Paulo Campos não duvida: a obra que o levou a visitar Tábua e Arganil vai melhorar a vida dos habitantes, e não só na óptica do desenvolvimento económico, com a potencial atracção de empresas criadoras de emprego. O secretário de Estado Adjunto realça, ainda, o bem estar das populações, que, "durante anos e anos, contribuíram para que as estradas fossem realizadas no Litoral". E a prevenção da sinistralidade rodoviária: "Conheço muito bem esta zona, sofri aqui vários dramas, de pessoas com quem partilhei, por exemplo, os tempos de escola. A estrada antiga, a EN17, não tem condições de segurança", disse.



quinta-feira, 18 de março de 2010

José Trocas-te

Perante uma plateia de cerca de 200 pessoas reunidas no Pavilhão de Portugal para discutir a Estratégia Nacional para a Energia, o speaker apresentou o primeiro-ministro como José Trocas-te

domingo, 31 de janeiro de 2010

T-Shirts na Faculdade

Clique na imagem

Estudantes da Covilhã vencem concurso europeu

Veja o vídeo do O Interior TV

Sporting da Covilhã á beira da descida de divisão

O Sporting da Covilhã anda de mal a pior. Aliado aos problemas que têm tido nos últimos tempos,  os resultados também não ajudam em nada, se bem calha motivados exactamente pelos mesmos.
Hoje perdeu mais uma vez, desta feita em Freamunde e por 3 a 2., caíndo para o 15º lugar da tabela classificativa, isto é, em zona de despromoção.
O Presidente Sr. José Mendes afirmava no ínicio da época que os objectivos para esta temporada eram o de superar a classificação da época anterior, no entanto é o que se vê. Começou mal e parece que tarde ou nunca se vai indireitar, infelizmente.

Sporting da Covilhã e a sede.

Vá-se lá saber quem fala verdade. Sempre me pareceu esta história um tudo nada confusa. Leia com atenção a publicação que o Noticias da Covilhã fez.
Aconselho a lerem a edição impressa do Jornal Noticias da Covilhã

Os Táxis e a Cidade 5 Estrelas

Esta insistência de cidade 5 estrelas, não tendo sequer estatuto para 2 estrelas começa a ser doentia.
Agora, porventura achando que fica mais económico aos cofres da Câmara, o Sôr Pinto optou por colocar a publicidade da cidade 5 estrelas nos táxis da cidade. Não sei qual o montante que a câmara vai dispender com o protocolo assinado com os Taxistas, mas não será barato concerteza. Mas o custo não vem ao caso, custe o que custar a iniciativa é boa porque o veículo de publicidade é notória, o problema centra-se só mesmo no slogan em si.
É que estamos tão mal colocados na maioria dos Ranking publicados que não dá mesmo para perceber a insistência, é que mesmo no preço da água, apesar do concelho ter muita, só aparecemos em 6º lugar no país como tendo a água mais cara, o que por si só nos retira uma data de estrelas. Também na qualidade de vida não aparecemos no top ten, logo menos um sem número de estrelas. No que ao poder de compra diz respeito estamos em terceiro lugar, aqui sim digna de uma medalha, mas .... em terceiro nos concelhos da Beira Interior, portanto menos x y z estrelas.
Mas o que dizem as 5 estrelas?
Hospitalidade - Tem toda a razão Sôr, o povo Covilhanense é bastante hospitaleiro, tradição dum bom beirão. Aqui ganha a estrela.
Inovação - Onde? só se forem as suas promessas que são cada vez mais inovadoras mas não exequíveis Sôr Pinto. Retira a estrela.
Proximidade - Sim estamos perto de Espanha. Meia estrela.
Tradição - A este nível todas as populações da Beira Baixa e Alta têm tradições seculares que teimosamente tentam preservar apesar da maioria dos Autarcas nomeadamente o Sôr Pinto tudo fazerem para esquecer, em nome do tão propagado progresso que não se vê. Ganha a estrela o POVO.
Lazer - Esta é boa. Refere-se a quê concretamente? Que infraestruturas de lazer o Sôr construiu para o concelho? AH! já sei as suas grandiosas obras de jardinagem, grandiosas pelo menos nos custos.

O Sôr Pinto devia mudar de rumo e arranjar um novo slogan de marketing para publicitar a cidade e o concelho. Mas publicidade só não chega, é necessário fazer obra para atrair novos investimentos para a região e fixar as pessoas.
É que sabe Sôr Pinto, os investidores não gostam de banha da cobra.

Desemprego e Precaridade no trabalho na região.


A União dos Sindicatos de Castelo Branco agendou para o próximo dia 27 de Fevereiro uma manifestação de rua, como forma de alertar para o elevado indice de desemprego na região, informar a opinião pública das centenas ou mesmo milhares de trabalhadores que se encontram com ordenados em atraso, lutar junto daqueles que se encontram em suspensão temporária de trabalho e também daqueles que vivem com a corda do desemprego junto ao pescoço porque as empresas onde trabalham estão em risco de fechar ou mesmo em processos de insolvência a decorrer.
Se és trabalhador nas condições atrás descritas ou se pretendes ser solidário com estes e porque é absolutamente necessário estar ao lado daqueles que mais necessitam no nosso País, então é necessário fazer desta manifestação uma arma colectiva que chegue junto do poder central, alertando-os para as enormes dificuldades porque estão a passar os trabalhadores na nossa região.


Sanatório dos Ferroviários a concurso no mês de Fevereiro !?

Sempre vale a pena apertar os calcanhares ao Sôr Pinto. Com uma leviandade de bradar aos céus, como aliás é seu timbre, o Sôr Pinto atirou-se como cães a gatos a Jorge Patrão sobre o processo de licenciamento das obras de restauro do antigo sanatório dos ferroviários, mimando este, com o adjectivo de mentiroso.
Afinal, e passado poucos dias sobre o acontecimento e pese embora muitos façam por o esquecer e mesmo fazendo por o apagar da memória colectiva eis que Jorge Patrão presidente da Entidade Turistica da Serra da Estrela, afirma que prevê que o concurso pra a reconversão do imóvel aconteça já em Fevereiro, ultrapassados que estão os problemas antes apontados.

Sôr Pinto, como vê, é fácil colaborar. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal do Fundão de Parabéns

Parabéns a você nesta data querida.


O "Jornal do Fundão" assim como a Rádio Jornal do Fundão celebram hoje, dia 27 de Janeiro de 2010, o 64.º e o 20.º aniversário, respectivamente.
 
O Jornal foi fundado a 27 de Janeiro de 1946, pelo saudoso António Maria Paulouro que o dirigiu até à sua morte, em 2002.

A história do jornal está ligada à luta pelo progresso da Beira Interior e ao combate antifascista. A prova desta luta levou a que o jornal estivesse suspenso em 1965 durante seis longos meses. Mas já em 1963 o regime fascista ficou enfurecido pelo facto de o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek ter visitado o Fundão, a convite do jornal, facto que o levou à censura.

O jornal distinguiu-se nos últimos anos por reclamar com insistência melhores vias rodoviárias nomeadamente a construção do túnel da Gardunha (cujo primeiro troço foi inaugurado em Novembro de 1997), e ao regadio da Cova da Beira, em construção.

No entanto lamenta-se que o Jornal tenha abandonado as bem sucedidas Jornadas da Beira Interior realizadas em 1984, 1986 e 1990.

Actualmente o jornal dirigido por Fernando Paulouro Neves, e propriedade da Controlinveste, tem uma tiragem média de 15 mil exemplares e é publicado às quintas-feiras, mas perdeu o fulgor de outros tempos continuando no entanto a ser o Jornal mais lido no distrito de Castelo Branco.