quinta-feira, 1 de abril de 2010

A educação de outros tempos

"Na Infância as escolas ainda não tinham fechado. Ensinavam-nos coisas inúteis como as regras da sintaxe e da ortografia, coisas traumáticas como sujeitos, predicados e complementos directos, coisas imbecis como verbos e tabuadas. Tinham a infeliz ideia de nos ensinar a pensar e a surpreendente mania de acreditar que isso era bom. Não batíamos na professora,
levávamos-lhe flores."

* Rosa Lobato Faria*

sábado, 20 de março de 2010

É de inteira justiça que o IC6 não pare

O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, reforçou o compromisso de estender o IC6 de Coimbra à Covilhã, ontem, na abertura do sublanço Catraia dos Poços/Arganil. "É de inteira justiça que o IC6 não pare", referiu.
"Justiça" foi a palavra mais usada por Paulo Campos para justificar a aposta do Governo na melhoria das acessibilidades no Interior. "O que estamos a fazer não é mais do que a nossa obrigação. É de inteira justiça que estes investimentos sejam feitos aqui. É de inteira justiça que o IC6 não pare e chegue à Covilhã", defendeu, na abertura do sublanço Catraia dos Poços/Arganil, integrado na empreitada do IC6 Catraia dos Poços/Tábua, adjudicada por 49,1 milhões de euros.
Imediatamente antes, havia discursado o presidente da Câmara de Arganil, Ricardo Alves, que juntou às palavras de "gratidão" pelas obras projectadas para a região um recado: "Desejamos todos que a obra do IC6 prossiga até Oliveira do Hospital e, depois, nas ligações à Covilhã e à Guarda". O secretário de Estado Adjunto, com raízes ali perto, garantiu o "empenhamento total" do Governo no "desencravar" das regiões do Interior. E lembrou que algumas "ainda são servidas por estradas construídas na Monarquia".
Do IC6, falta concluir a ligação entre Tábua e Covilhã, estando em curso os estudos de impacte ambiental, explicou Paulo Campos aos jornalistas. Metas temporais, por agora, não há, mas o responsável do Governo reiterou a importância de estreitar as distâncias entre as regiões do Interior, exemplificando: "Não existem acessibilidades que possam interligar, adequadamente, Coimbra e Viseu; Coimbra e Castelo Branco; e Coimbra e Guarda. A construção do IC6, com o IC7 e o IC37, permitirá fazer essa interligação".
Mais emprego, menos acidentes
Paulo Campos não duvida: a obra que o levou a visitar Tábua e Arganil vai melhorar a vida dos habitantes, e não só na óptica do desenvolvimento económico, com a potencial atracção de empresas criadoras de emprego. O secretário de Estado Adjunto realça, ainda, o bem estar das populações, que, "durante anos e anos, contribuíram para que as estradas fossem realizadas no Litoral". E a prevenção da sinistralidade rodoviária: "Conheço muito bem esta zona, sofri aqui vários dramas, de pessoas com quem partilhei, por exemplo, os tempos de escola. A estrada antiga, a EN17, não tem condições de segurança", disse.



quinta-feira, 18 de março de 2010

José Trocas-te

Perante uma plateia de cerca de 200 pessoas reunidas no Pavilhão de Portugal para discutir a Estratégia Nacional para a Energia, o speaker apresentou o primeiro-ministro como José Trocas-te

domingo, 31 de janeiro de 2010

T-Shirts na Faculdade

Clique na imagem

Estudantes da Covilhã vencem concurso europeu

Veja o vídeo do O Interior TV

Sporting da Covilhã á beira da descida de divisão

O Sporting da Covilhã anda de mal a pior. Aliado aos problemas que têm tido nos últimos tempos,  os resultados também não ajudam em nada, se bem calha motivados exactamente pelos mesmos.
Hoje perdeu mais uma vez, desta feita em Freamunde e por 3 a 2., caíndo para o 15º lugar da tabela classificativa, isto é, em zona de despromoção.
O Presidente Sr. José Mendes afirmava no ínicio da época que os objectivos para esta temporada eram o de superar a classificação da época anterior, no entanto é o que se vê. Começou mal e parece que tarde ou nunca se vai indireitar, infelizmente.

Sporting da Covilhã e a sede.

Vá-se lá saber quem fala verdade. Sempre me pareceu esta história um tudo nada confusa. Leia com atenção a publicação que o Noticias da Covilhã fez.
Aconselho a lerem a edição impressa do Jornal Noticias da Covilhã

Os Táxis e a Cidade 5 Estrelas

Esta insistência de cidade 5 estrelas, não tendo sequer estatuto para 2 estrelas começa a ser doentia.
Agora, porventura achando que fica mais económico aos cofres da Câmara, o Sôr Pinto optou por colocar a publicidade da cidade 5 estrelas nos táxis da cidade. Não sei qual o montante que a câmara vai dispender com o protocolo assinado com os Taxistas, mas não será barato concerteza. Mas o custo não vem ao caso, custe o que custar a iniciativa é boa porque o veículo de publicidade é notória, o problema centra-se só mesmo no slogan em si.
É que estamos tão mal colocados na maioria dos Ranking publicados que não dá mesmo para perceber a insistência, é que mesmo no preço da água, apesar do concelho ter muita, só aparecemos em 6º lugar no país como tendo a água mais cara, o que por si só nos retira uma data de estrelas. Também na qualidade de vida não aparecemos no top ten, logo menos um sem número de estrelas. No que ao poder de compra diz respeito estamos em terceiro lugar, aqui sim digna de uma medalha, mas .... em terceiro nos concelhos da Beira Interior, portanto menos x y z estrelas.
Mas o que dizem as 5 estrelas?
Hospitalidade - Tem toda a razão Sôr, o povo Covilhanense é bastante hospitaleiro, tradição dum bom beirão. Aqui ganha a estrela.
Inovação - Onde? só se forem as suas promessas que são cada vez mais inovadoras mas não exequíveis Sôr Pinto. Retira a estrela.
Proximidade - Sim estamos perto de Espanha. Meia estrela.
Tradição - A este nível todas as populações da Beira Baixa e Alta têm tradições seculares que teimosamente tentam preservar apesar da maioria dos Autarcas nomeadamente o Sôr Pinto tudo fazerem para esquecer, em nome do tão propagado progresso que não se vê. Ganha a estrela o POVO.
Lazer - Esta é boa. Refere-se a quê concretamente? Que infraestruturas de lazer o Sôr construiu para o concelho? AH! já sei as suas grandiosas obras de jardinagem, grandiosas pelo menos nos custos.

O Sôr Pinto devia mudar de rumo e arranjar um novo slogan de marketing para publicitar a cidade e o concelho. Mas publicidade só não chega, é necessário fazer obra para atrair novos investimentos para a região e fixar as pessoas.
É que sabe Sôr Pinto, os investidores não gostam de banha da cobra.

Desemprego e Precaridade no trabalho na região.


A União dos Sindicatos de Castelo Branco agendou para o próximo dia 27 de Fevereiro uma manifestação de rua, como forma de alertar para o elevado indice de desemprego na região, informar a opinião pública das centenas ou mesmo milhares de trabalhadores que se encontram com ordenados em atraso, lutar junto daqueles que se encontram em suspensão temporária de trabalho e também daqueles que vivem com a corda do desemprego junto ao pescoço porque as empresas onde trabalham estão em risco de fechar ou mesmo em processos de insolvência a decorrer.
Se és trabalhador nas condições atrás descritas ou se pretendes ser solidário com estes e porque é absolutamente necessário estar ao lado daqueles que mais necessitam no nosso País, então é necessário fazer desta manifestação uma arma colectiva que chegue junto do poder central, alertando-os para as enormes dificuldades porque estão a passar os trabalhadores na nossa região.


Sanatório dos Ferroviários a concurso no mês de Fevereiro !?

Sempre vale a pena apertar os calcanhares ao Sôr Pinto. Com uma leviandade de bradar aos céus, como aliás é seu timbre, o Sôr Pinto atirou-se como cães a gatos a Jorge Patrão sobre o processo de licenciamento das obras de restauro do antigo sanatório dos ferroviários, mimando este, com o adjectivo de mentiroso.
Afinal, e passado poucos dias sobre o acontecimento e pese embora muitos façam por o esquecer e mesmo fazendo por o apagar da memória colectiva eis que Jorge Patrão presidente da Entidade Turistica da Serra da Estrela, afirma que prevê que o concurso pra a reconversão do imóvel aconteça já em Fevereiro, ultrapassados que estão os problemas antes apontados.

Sôr Pinto, como vê, é fácil colaborar. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal do Fundão de Parabéns

Parabéns a você nesta data querida.


O "Jornal do Fundão" assim como a Rádio Jornal do Fundão celebram hoje, dia 27 de Janeiro de 2010, o 64.º e o 20.º aniversário, respectivamente.
 
O Jornal foi fundado a 27 de Janeiro de 1946, pelo saudoso António Maria Paulouro que o dirigiu até à sua morte, em 2002.

A história do jornal está ligada à luta pelo progresso da Beira Interior e ao combate antifascista. A prova desta luta levou a que o jornal estivesse suspenso em 1965 durante seis longos meses. Mas já em 1963 o regime fascista ficou enfurecido pelo facto de o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek ter visitado o Fundão, a convite do jornal, facto que o levou à censura.

O jornal distinguiu-se nos últimos anos por reclamar com insistência melhores vias rodoviárias nomeadamente a construção do túnel da Gardunha (cujo primeiro troço foi inaugurado em Novembro de 1997), e ao regadio da Cova da Beira, em construção.

No entanto lamenta-se que o Jornal tenha abandonado as bem sucedidas Jornadas da Beira Interior realizadas em 1984, 1986 e 1990.

Actualmente o jornal dirigido por Fernando Paulouro Neves, e propriedade da Controlinveste, tem uma tiragem média de 15 mil exemplares e é publicado às quintas-feiras, mas perdeu o fulgor de outros tempos continuando no entanto a ser o Jornal mais lido no distrito de Castelo Branco.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nicolau Vaqueiro novo Treinador do Sporting da Covilhã

Segundo relata hoje o Jornal do Fundão na sua edição on-line, Nicolau Vaqueiro já acertou contrato com a direcção do Sporting Clube da Covilhã.
Diz-se no meio futebolistico que Nicolau mantem boa relação pessoal com o Presidente José Mendes.
Nicolau Vaqueiro é um treinador com experiência da Liga Vitalis, onde já treinou o Gondomar. Foi também técnico do Moreirense, Freamunde, Farense e Trofense, entre outros.
A ser verdade desejo-lhe as maiores felicidades como treinador do Sporting da Covilhã e que tudo faça para colocar o Clube num patamar aceitável.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sporting da Covilhã: João Salcedas demitiu-se


João Salcedas já não é o treinador do Sporting da Covilhã, anunciou o técnico, Após o empate com o Varzim, num jogo que Considerou Ter Sido "o pior da época".

"Entendi colocar o meu lugar à disposição, porque não encontro razões para a má exibição da equipa", obteve o técnico durante uma conferência de imprensa, a que compareceu mais de uma hora depois do final do jogo em atraso da 15. ª jornada da Liga de Honra.
"A minha posição neste momento é irreversível", frisou João Salcedas, que entende "não estarem reunidas as condicoes para continuar", deixando o Sporting da Covilhã na 13. ª posição, com 17 pontos, após 16 jornadas.
 
Lamento profundamente tudo o que tem acontecido ao Sporting Clube da Covilhã ao longo da presente temporada.
Apetece perguntar. O Sr. José Mendes ainda é o Presidente do Sporting da Covilha?
 

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Carlos Pinto mete água no sanatório


Por cá o nosso autarca mor Sôr Pinto, na ânsia do seu protagonismo exacerbado, afirma que a Luís Patrão não entregou todos os papelinhos necessários para que ele se digne usar a caneta para assinar ou dar luz verde ao projecto de remodelação do antigo sanatório dos ferroviários nas Penhas da Saúde.

Já não há pachorra para o Sôr Pinto.

Compra uma guerra pessoal com Luís Patrão, lança uma nova entidade de turismo e inviabiliza o incremento e melhoria do turismo na Serra da Estrela.
Sôr Pinto deixo-lhe um conselho, o meu obviamente e de borla. Dirá concerteza que os conselhos se fossem bons teriam de ser pagos, assim não o vai aceitar concerteza, mas aqui vai;

Desça do seu pedestal e viabilize neste seu (felizmente para a população Covilhanense) último mandato projectos de mais valia para toda a região interior como este da remodelação do antigo sanatório e outros. Crie condições de sustentabilidade para o concelho. Faça obra que garanta o futuro e que leve à fixação da população. Crie condições para que dos milhares de alunos que frequentam a UBI, pelo menos alguns (muitos de preferência) se fixem e radiquem por cá, criando novas empresas, dando emprego qualificado.
Esqueça o mercado municipal nos moldes em que o está a pensar, esqueça comprar a Garagem de S. João para nada, esqueça a pista de ski em plena cidade, ajude antes nestes projectos, ajude a dinamizar a economia regional baixando a derrama (absurdo), ajude as familias carenciadas neste momento de crise planetária, em suma seja um Presidente de corpo inteiro.
Estou de olho nos projectos apresentados em conjunto com diversas intituições da cidade, não os deixe cair a troco de obras que irão marcar pela negativa a própria câmara.