quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Jornal do Fundão de Parabéns

Parabéns a você nesta data querida.


O "Jornal do Fundão" assim como a Rádio Jornal do Fundão celebram hoje, dia 27 de Janeiro de 2010, o 64.º e o 20.º aniversário, respectivamente.
 
O Jornal foi fundado a 27 de Janeiro de 1946, pelo saudoso António Maria Paulouro que o dirigiu até à sua morte, em 2002.

A história do jornal está ligada à luta pelo progresso da Beira Interior e ao combate antifascista. A prova desta luta levou a que o jornal estivesse suspenso em 1965 durante seis longos meses. Mas já em 1963 o regime fascista ficou enfurecido pelo facto de o então presidente brasileiro Juscelino Kubitschek ter visitado o Fundão, a convite do jornal, facto que o levou à censura.

O jornal distinguiu-se nos últimos anos por reclamar com insistência melhores vias rodoviárias nomeadamente a construção do túnel da Gardunha (cujo primeiro troço foi inaugurado em Novembro de 1997), e ao regadio da Cova da Beira, em construção.

No entanto lamenta-se que o Jornal tenha abandonado as bem sucedidas Jornadas da Beira Interior realizadas em 1984, 1986 e 1990.

Actualmente o jornal dirigido por Fernando Paulouro Neves, e propriedade da Controlinveste, tem uma tiragem média de 15 mil exemplares e é publicado às quintas-feiras, mas perdeu o fulgor de outros tempos continuando no entanto a ser o Jornal mais lido no distrito de Castelo Branco.



terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nicolau Vaqueiro novo Treinador do Sporting da Covilhã

Segundo relata hoje o Jornal do Fundão na sua edição on-line, Nicolau Vaqueiro já acertou contrato com a direcção do Sporting Clube da Covilhã.
Diz-se no meio futebolistico que Nicolau mantem boa relação pessoal com o Presidente José Mendes.
Nicolau Vaqueiro é um treinador com experiência da Liga Vitalis, onde já treinou o Gondomar. Foi também técnico do Moreirense, Freamunde, Farense e Trofense, entre outros.
A ser verdade desejo-lhe as maiores felicidades como treinador do Sporting da Covilhã e que tudo faça para colocar o Clube num patamar aceitável.

domingo, 24 de janeiro de 2010

Sporting da Covilhã: João Salcedas demitiu-se


João Salcedas já não é o treinador do Sporting da Covilhã, anunciou o técnico, Após o empate com o Varzim, num jogo que Considerou Ter Sido "o pior da época".

"Entendi colocar o meu lugar à disposição, porque não encontro razões para a má exibição da equipa", obteve o técnico durante uma conferência de imprensa, a que compareceu mais de uma hora depois do final do jogo em atraso da 15. ª jornada da Liga de Honra.
"A minha posição neste momento é irreversível", frisou João Salcedas, que entende "não estarem reunidas as condicoes para continuar", deixando o Sporting da Covilhã na 13. ª posição, com 17 pontos, após 16 jornadas.
 
Lamento profundamente tudo o que tem acontecido ao Sporting Clube da Covilhã ao longo da presente temporada.
Apetece perguntar. O Sr. José Mendes ainda é o Presidente do Sporting da Covilha?
 

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Carlos Pinto mete água no sanatório


Por cá o nosso autarca mor Sôr Pinto, na ânsia do seu protagonismo exacerbado, afirma que a Luís Patrão não entregou todos os papelinhos necessários para que ele se digne usar a caneta para assinar ou dar luz verde ao projecto de remodelação do antigo sanatório dos ferroviários nas Penhas da Saúde.

Já não há pachorra para o Sôr Pinto.

Compra uma guerra pessoal com Luís Patrão, lança uma nova entidade de turismo e inviabiliza o incremento e melhoria do turismo na Serra da Estrela.
Sôr Pinto deixo-lhe um conselho, o meu obviamente e de borla. Dirá concerteza que os conselhos se fossem bons teriam de ser pagos, assim não o vai aceitar concerteza, mas aqui vai;

Desça do seu pedestal e viabilize neste seu (felizmente para a população Covilhanense) último mandato projectos de mais valia para toda a região interior como este da remodelação do antigo sanatório e outros. Crie condições de sustentabilidade para o concelho. Faça obra que garanta o futuro e que leve à fixação da população. Crie condições para que dos milhares de alunos que frequentam a UBI, pelo menos alguns (muitos de preferência) se fixem e radiquem por cá, criando novas empresas, dando emprego qualificado.
Esqueça o mercado municipal nos moldes em que o está a pensar, esqueça comprar a Garagem de S. João para nada, esqueça a pista de ski em plena cidade, ajude antes nestes projectos, ajude a dinamizar a economia regional baixando a derrama (absurdo), ajude as familias carenciadas neste momento de crise planetária, em suma seja um Presidente de corpo inteiro.
Estou de olho nos projectos apresentados em conjunto com diversas intituições da cidade, não os deixe cair a troco de obras que irão marcar pela negativa a própria câmara.


Carlos Pinto na crista da onda


O presidente da câmara de Covilhã, Carlos Pinto, disse hoje ter recebido a garantia de Manuela Ferreira Leite de que o congresso extraordinário se realizará antes das eleições directas, na terceira ou quarta semana de Março. Neste momento eu desconfio por várias razões e vou enumerar algumas;

1ª - Manuela Ferreira Leite, quando a proposta inicial apareceu concordou.
2º - Manuela Ferreira Leite após a aprovação inicial tentou demarcar-se totalmente da iniciativa, tentando mesmo antecipar as directas.
3ª - Esta proposta é iniciada por Pedro Santana Lopes que manda um conjunto de autarcas "liderados" por Carlos Pinto para a ribalta com promessas sabe-se lá de que.

4ª - A proposta inicialmente feita por Pedro Santana Lopes é a mando de Alberto João Jardim que não esconde o secreto desejo de ser o líder laranja e certamente será aquele que vai rir por último.

5ª - Como Carlos Pinto nos habituou ao longo dos anos a afirmar que está garantido o que a seguir não existe, EU DESCONFIO da palavra deste Sôr.



A ver vamos
Mas uma coisa é certa, Carlos Pinto está a tratar do seu futuro politico. Oxalá o tiro não lhe saia pela culatra como tantas vezes lhe tem acontecido.




segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

«Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti»

«Informa-nos» o Diário de Notícias de hoje que «Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti» - título a que se segue a seguinte «notícia»:

«Enquanto o mundo inteiro se mobiliza para ajudar os haitianos, há quem tenha outras preocupações. É o caso do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que ontem acusou os EUA de aproveitarem o caos no Haiti para "ocuparem militarmente" o país. Ortega é o principal aliado de Hugo Chávez na América Central».


Eis um exemplo acabado de como se manipula a informação, de como se desinforma organizada e conscientemente, de como se insulta a inteligência do leitor (e comprador...) do jornal.

Como se vê, o autor do texto não relata um acontecimento, não nos diz o que se passou: impinge-nos a sua opinião sobre um acontecimento que nos oculta - e assim elabora uma abjecta peça de propaganda política reaccionária.

Lá estão todos os ingredientes com que os média do grande capital cozinham a desinformação organizada de que vivem e para que vivem: começando por nos dizer que «todo o mundo» está preocupado com o drama do Haiti, o «jornalista» separa desse mundo preocupado o malvado Presidente de Nicarágua, o qual, «informa» o «jornalista», prefere acusar os EUA... - e, completa a provocação rasteira com a recorrente identificação de Ortega com o sinistro, o tenebroso, o ditador Hugo Chávez...

Assim, em meia dúzia de linhas, é difundida uma vez mais a imagem negativa de um dos dirigentes políticos que, na América Latina, ousaram contestar, enfrentar e derrotar o imperialismo norte-americano...

Mas vamos aos factos que - porque mostram o que se passou - melhor do que quaisquer palavras, denunciam a reles manobra noticiosa do DN.

Foi assim:

1 - O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos EUA, Mike Mullen, afirmou que «os EUA enviarão mais navios de guerra, helicópteros e outros equipamentos para o Haiti, num total de 10 mil efectivos militares» (contando com os mil soldados que já lá estão e ocupam o aeroporto de Port-au-Prince)Mike Mullen disse, ainda, que «este número (10 mil) pode vir a ser mais elevado se os chefes militares dos EUA entenderem que há necessidade disso».

2 - Daniel Ortega respondeu às declarações de Mike Mullen, dizendo que «não tem nenhuma lógica que tropas morte-americanas desembarquem no Haiti. O Haiti não precisa de tropas, precisa é de cooperação humanitária, de equipas de resgate e que os aviões e helicópteros cheguem com alimentos e com tudo o que é de primeira necessidade. Seria uma loucura se todos começássemos a enviar tropas para o Haiti» e alertou: «Os EUA querem aproveitar-se da tragédia do Haiti para mandar para o país milhares de soldados armados, e já tomaram o controlo militar do aeroporto de Port-au-Prince».

Imaginem a imaginação que é necessária para, a partir destes factos, produzir a «notícia» acima referida!...

Registe-se, ainda, que a «notícia» do DN não conta - não interessava, não é verdade?... - que o Governo francês protestou pela forma como «as forças armadas dos EUA tomaram o comando do aeroporto de Port-au-Prince», onde «um aviãos francês que transportava um hospital de campanha e dez equipas de cirurgiões, não conseguiu autorização para aterrar, tendo sido forçado a deslocar-se para a República Dominicana»...


Fonte: CravodeAbril.blogspot.com

domingo, 17 de janeiro de 2010

VILA DE CANO - CONCURSO DE BANDAS DE GARAGEM

A pedido do meu amigo (virtual) João Mota do blogue canooline, informo que se vai realizar na Vila de Cano (Alentejo) um concurso de bandas de garagem.
Todas as bandas da nossa região que pretendam participar neste concurso devem visitar este site.


sábado, 9 de janeiro de 2010

Carlos Pinto lidera contestação dentro do PSD


O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã tem-se destacado nos últimos tempos, não por fazer um excelente trabalho à frente da autarquia covilhanense, mas pelo facto de estar a lutar por um lugar ao sol dentro do seu partido o PSD.
Ele sabe como ninguem, que tem a Câmara, que governa há muitos anos, talvez anos demais, praticamente ingovernável. Assim colocando-se ao lado da persona não grata do PSD (Pedro Santana Lopes), lidera um grupo de autarcas que pretendem dar uma safanada no partido para este abrir portas sabe-se lá, porventura a Alberto João Jardim que como todos sabem não esconde o remoto desejo de ser o líder nacional do partido laranja e para isso necessita destes ajudantes de campo.
No final de mais uma reunião que juntou hoje na Ericeira autarcas sociais-democratas, Carlos Pinto, adiantou que irá pedir uma audiência à presidente do partido para sensibilizar Manuela Ferreira Leite para a necessidade da convocação de uma reunião magna do PSD antes das eleições directas.
"O partido está concentrado apenas na frente parlamentar e tudo o resto está parado, silencioso. Deve ser convocado de imediato o Congresso, antes das directas, e depois dar a voz aos representantes dos militantes para que se possam pronunciar sobre a crise nacional. A questão das directas, a questão estatutária, é uma questão secundária face às circunstâncias que estamos a viver", disse.


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O colaborador


Armando Vara prometeu e cumpriu: prometera «retomar a actividade profissional» no BCP e aí está ele, a partir dos primeiros dias de Janeiro deste ano de 2010, de regresso às instalações do «maior banco privado português» em Taguspark, no concelho de Oeiras. Retomar a actividade profissional fora afirmado por Vara como «um direito» que entendia «assistir-lhe» a partir do momento em que «caiu» parte da acusação que sobre ele impendia, no processo «Face Oculta». O Expresso, sempre aplicado a apurar os lances das tranquibérnias, explicava esta semana em que consistia a «acusação que caiu»: tratava-se de uma fotografia, supostamente tirada pela PJ ao sucateiro Manuel Godinho transportando um envelope antes do encontro com Vara, que afinal não constava dos autos e terá, por isso, levado o juiz de instrução criminal a considerar «não existirem indícios fortes» de que o arguido Vara recebera os tais 10 mil euros do empresário de Ovar.
Portanto, salvo pela fotografia que não compareceu no processo, Armando Vara retomou tranquilamente a sua «actividade profissional» no topo do BCP, onde foi colocado pela administração num «trabalho de consultoria» à própria administração, e a troco de uns generosos 30 mil euros mensais. Se considerarmos que o ordenado do Presidente da República anda pelos sete mil euros, a consultoria de Vara, pelos vistos, vale mais de quatro vezes que todo o trabalho do mais alto magistrado da Nação...
Com um pormenor: o suspenso vice-presidente do BCP e arguido num processo de corrupção em investigação foi colocado pelos seus ex-pares de administração a lidar «com empresas não-financeiras do grupo BCP», o que parece levantar um paradoxo: por um lado, a recondução de Vara ao seio da administração do BCP faz prova de que a mesma administração confia na sua idoneidade, sem precisar de ilibações em tribunal, por outro, a sua colocação em áreas não-financeiras sugere cautelas que dizem o contrário, em matéria de confiança. Em que ficamos?
Aparentemente, a distinta administração do BCP quis exibir a sua própria idoneidade e rigor ao recolocar Vara em «áreas não-financeiras», como quem diz – mas sem o afirmar, que isto é tudo gente fina – que o BCP não entrega a gestão de dinheiros a arguidos suspeitos de corrupção.
Pois não. Apenas lhe entrega a gestão do próprio banco, ao reintegrá-lo no círculo da administração.
É regra na administração – seja ela pública, privada, nacional ou estrangeira – que qualquer funcionário ou responsável suspeito em casos de corrupção, no exercício de funções, deve ser suspenso dessas funções até ao apuramento dos factos.
No BCP, se as suspeitas atingem membros da sua administração, não são os membros a ser suspensos, mas as suspeitas.
Deve ter sido esta «gestão criativa» que levou o BCP ao título de «maior banco privado português», embora tal grandeza tenha dado com os burrinhos na água através de sucessivos imbróglios financeiros criados pelas suas administrações, a começar nas do seu fundador, Jardim Gonçalves, e desembocando na intervenção estatal, via CGD, para salvar o banco do naufrágio, o que permitiria ao Governo de José Sócrates colocar amigos do peito, como Armando Vara, no topo das novas administrações.
As mesmas que, agora, transformaram o arguido Vara num colaborador a 30 mil euros/mês. E viva o Portugal do Sócrates!

Henrique Custódio no Jornal o Avante!


Elvis Presley

Faria hoje 75 anos se fosse vivo.
Aqui deixo uma singela homenagem ao considerado por muitos como sendo o Rei do Rock


Tão amiguinhos que eles eram !



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Vesticon afinal encerra e deixa 95 no desemprego!


As confecções Vesticon no Tortosendo (Covilhã) vão encerrar e deixar 95 trabalhadores no desemprego, adiantou à Agência Lusa o presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB), Luís Garra, que pede "uma investigação séria" à empresa.
"A administração anunciou que vai avançar com um processo de insolvência", explicou o dirigente sindical. Dentro da fábrica, o último dia do ano foi também o último dia de trabalho, sem qualquer garantia quanto ao pagamento do mês de Dezembro e 13º mês.
"Aos trabalhadores resta avançar com a suspensão ou rescisão dos contratos", conforme os casos, acrescentou. Dos 205 trabalhadores que existiam no início do ano, estão vinculados à empresa 55 que continuavam a trabalhar e outros 40 com contratos suspensos.
A Vesticon beneficiou durante 18 meses do pagamento de 50% dos salários por parte da segurança social, período após o qual os salários começaram a atrasar-se e a que se seguiu um primeiro processo de insolvência, em Março.

Na ocasião, foi apresentada uma proposta de reforço de capital com um sócio inglês "que nunca apareceu", recordou Luís Garra, ao mesmo tempo que "o administrador principal se nomeava a ele próprio como administrador único, que depois abandona a empresa".
"Este processo justificava só por si uma investigação muito séria", sublinhou.
Para o sindicalista, a Segurança Social deveria desencadear uma averiguação do que se passou na gestão da Vesticon. "Se lá meteu 50 por cento dos salários durante 18 meses e no fim se entra num processo de destruição da empresa, a Segurança Social tem todo o direito e até o dever de desencadear essa investigação".
Sem apontar nomes, Luís Garra recusa-se a levantar suspeitas: "foram questões conjunturais, má gestão? Não podemos pensar que é sempre má fé, mas no mínimo deve averiguar-se. Em qualquer país civilizado é uma questão natural, não é nada que tenhamos que exigir".

Fonte: Oje/Lusa


Burj Khalifa no Dubai tem 828 metros de altura e 900 apartamentos

Foi hoje inaugurado o edificio mais alto do Mundo. Situa-se no Dubai, onde mais podia ser.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Lula, o filho do Brasil

O filme "Lula, o filho do Brasil", sobre a vida do presidente da república daquele país, atraiu cerca de 220 mil espectadores na sua estreia que aconteceu no passado fim de semana.


Veja o Trailer