sábado, 26 de dezembro de 2009

As Mães Também Erram ...


Mulher Italiana tenta abraçar o PAPA

Mulher Italiana tentou Beijar, Abraçar, cumprimentar, agredir, maltratar, matar o PAPA?
Será que virou moda?


Covilhã e Fundão de mãos dadas

Parece de Calos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã  e Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão,  estão de bem um com o outro, e de mãos dadas, têm tomado posições conjuntas contra o poder central assim como, começam a ter uma linha de entendimento para a criação de um grande polo Covilhã vs fundão, apesar de apenas Manuel Frexes o afirmar com regularidade.

Aplaudo a iniciativa, pois existe mais a unir que a separar estes dois concelhos.  Mas, porque não convidar o terceiro concelho da Cova da Beira, Belmonte, para que o novo polo tenha mais força Reivindicativa?
Slogan: COVA DA BEIRA quer região da Beira Interior.
Será que existe esta vontade junto dos nossos autarcas, ou estes pelo contrário querem a criação da região centro e ficarmos subjugados ao poder de Coimbra?
Desta vez vou confiar no Sôr Pinto, a defender a região da Beira Interior, pois assim terá fortes hipoteses de ser ele a liderar como tão bem gosta.
Penso que nada ou quase nada nos liga ao distrito de Coimbra a não ser as visitas periodicas que temos que fazer aquela cidade a propósito das consultas nos HUC que muitas vezes somos obrigados a recorrer. Os Conimbricenses olham para nós como sendo aqueles que vivem atrás de serra, para eles obviamente, porque para nós são eles que vivem para trás de serra, depende do ponto de vista de localização de cada um. E Viseu? O que nos liga aquele distrito? que proximidade temos?
Avante na luta pela criação da Região da Beira Interior

Veja e ouça aqui a entrevista de Manuel Frexes ao Jornal O Interior


Agência de Promoção Turistica na Covilhã


Carlos Pinto não desiste de afrontar a comissão Regional de Turismo da Serra da Estrela da qual se auto excluiu em rota de colisão com o seu Presidente, democráticamente eleito. Depois de ver a providência cautelar ser indeferida pelo tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco, anuncia o lançamento em 2010 em parceria com empresários locais uma Agência de Promoção turistica para a Covilhã. Dividir para reinar eis o lema. Já nos habituamos a ver o Sôr Pinto a confundir a árvore com a floresta, esta é mais uma.
Quem vai ganhar com esta nova Agência?
Quanto vai custar aos Municipes?
Qual, ou quais os empresários que pretendem esta nova Agência e com que finalidade?
Deixo-vos aqui a entrevista do Sôr Pinto à Antena 1.


segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Neve na Covilhã

Aqui está um video retirado do site MeteoCovilhã, sobre a neve que caiu com grande intensidade ontem dia 20-12-2009


TRIBUNAL NÃO TRAVA ENTIDADE DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA


Enquanto o Sôr Pinto anda entretido a recolher assinaturas junto dos seus correligionários, que levem a uma antecipação do Congresso do PSD, o Tribunal Administrativo e fiscal de Castelo Branco, mostrou-lhe um cartão amarelo na questão da nova Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
A azáfama do Sôr Pinto, desta vez seguindo, e de novo Santana Lopes, tem a ver, penso eu, com a necessidade de ter um lugar de topo no seio do seu partido, não o da Covilhã obviamente, para poder justificar um mandato mau à frente da autarquia, isto se não optar mesmo pelo abandono como alguns já por aí vaticinam.


TRIBUNAL NÃO TRAVA ENTIDADE DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA

Fonte: Rádio Monsanto

Solidariedade na Covilhã

Vinte pais-natal percorreram algumas aldeias da Covilhã, de moto, para distribuir presentes por algumas instituições. Levaram brinquedos e roupa, mas, sobretudo, palavras amigas.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Berlusconi hospitalizado após agressão

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, agredido ontem em Milão, ficou hospitalizado para observação, apesar de não ter perdido a consciência, informou a agência de notícias Ansa. Silvio Berlusconi sofreu ferimentos na boca, na sequência de uma agressão ontem depois de ter discursado numa acção pública em Milão, que foi fortemente contestada por alguns dos presentes. O agressor foi detido pela polícia italiana e o primeiro-ministro foi transportado de imediato para o hospital, com a boca golpeada e coberta de sangue.






Casa da Beira Alta homenageou Manuel António Pina

A Casa da Beira Alta, no Porto, homenageou no passado dia 12 de Dezembro, o escritor sabugalense Manuel António Pina. Do Homenageado e da sua obra literária falou o ensaísta Arnaldo Saraiva.



Na homenagem realizada, o Professor Arnaldo Saraiva, natural de Casegas, Covilhã, enalteceu a obra literária de Manuel António Pina, com especial referência à obra poética.

Esta homenagem da Casa da Beira Alta ao distinto escritor beirão segue-se a uma outra realizada 4 de Abril no Sabugal, pela mão da Junta de Freguesia, onde também Arnaldo Saraiva falou na sua obra e se procedeu ao descerrar duma plana na casa onde o poeta nasceu.
Manuel António Pina nasceu no Sabugal em 1943, licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Entre 1971 e 2001 foi jornalista do Jornal de Notícias, onde exerceu os cargos de editor e chefe de redacção.
Tem uma vasta obra literária que engloba poesia, ensaio, literatura infantil, ficção e peças de teatro, tendo já sido traduzido para diversas línguas. A diversidade de géneros desenvolvidos e o seu ecletismo são a evidência do domínio de Manuel António Pina sobre a escrita. Conhecido pelo seu tom reflexivo, filosófico e irónico, é considerado uma das mais eminentes figuras da literatura portuguesa contemporânea. Recebeu vários prémios, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente o Prémio da Crítica pela Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, em 2002, atribuído à globalidade da sua obra poética.
Colaborou, e colabora, com diversos outros meios de comunicação. São actualmente muito apreciadas e abundantemente comentadas as suas crónicas no Jornal de Notícias que falam sobre assuntos de actualidade com especial incidência nas polémica políticas mais mediáticas.

Fonte: Capeia Arraina

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

FRIO de bater o dente


O Instituto de Meteorologia (IM) alerta para uma descida acentuada da temperatura nos próximos dias, os valores podem descer abaixo dos zero graus, criando condições de frio que serão mais sentidas na madrugada de domingo. Haverá um aumento da intensidade do vento e uma nova descida da temperatura que se far-se-ão sentir inicialmente no interior do país, atingindo todos os distritos do na próxima segunda-feira.

A protecção civil recomenda que seja dada especial atenção:
1. À condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, aumentando o perigo de acidentes rodoviários, pelo que se aconselha velocidades baixas;

2. Ao uso de várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evitar o uso de roupas muito justas ou as que façam transpirar;
3. Às actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco;
4. Aos sinais de hipotermia (corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reacção) ligue imediatamente para o 112.

Recomenda ainda alguns cuidados a ter com o aquecimento do lar.
Aquecer o lar pode provocar incêndios ou intoxicações. Assim:
 
1. Tenha cuidado com as lareiras; em locais fechados e sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás mortal;
2. Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos, nomeadamente devido à sobrecarga dos quadros eléctricos.
3. Não seque roupa no aquecedor;
4. Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
5. Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;
6. Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
7. Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira.



Sinead O' Connor exige renuncia do PAPA


Já não é a primeira vez que afronta a igreja católica, e desta vez em reacção a um comunicado do Vaticano em que afirma que o Papa Bento XVI se sentiu 'traído, envergonhado e ultrajado' por causa do escândalo e que irá escrever ao povo irlandês sobre o caso, a cantora irlandesa Sinead O' Connor pediu a renúncia do Papa Bento XVI, por causa de um relatório irlandês que afirma que os dirigentes da Igreja Católica encobriram abusos sexuais sobre crianças durante 30 anos.

Lembro que Sinead O' Connor já irritou os católicos ao rasgar uma foto do anterior Papa, João Paulo II, em directo na TV.
"Exigo que o Papa renuncie por causa do seu silêncio desprezível sobre a questão e seus actos de não cooperação com o inquérito"
escreveu no 'The Independent'

Benfica e ONU trazem Zidane e Ronaldo à Luz





Jornal Expresso

Politica à Portuguesa

A Ela já toda a gente conhecia e Ele passamos a conhecer não pelos melhores motivos
Palavras para que?


Covilhã sem poder de compra

O Sôr Pinto parece aquele ministro da propaganda Iraquiano, que totalmente derrotado, afirmava que a vitória estava certa.

Pois é, o Sôr Pinto é de facto um grande mestre da propaganda, mas só isso mesmo. Afirma trazer desenvolvimento sustentado ao concelho da Covilhã com a implementação de novas empresas e o facto é que não consegue ajudar no combate ao desemprego, altíssimo no concelho, assim como as empresas que tem conseguido, ou não, que se instalem no concelho pagam ordenados muito abaixo da média nacional, ou melhor traz empresas que vêm á procura de mão-de-obra barata. Com esta forma de estar e ser, o antigo ministro da economia Manuel Pinho é um aprendiz na matéria. Lembram-se quando este ministro defendeu que o investimento estrangeiro em Portugal era rentável por que cá, a mão-de-obra era barata?




Vem toda esta ladainha á baila, a propósito da lista publicada relativamente ao poder de compra dos diversos concelhos e regiões do país, em que a Covilhã está muito abaixo da média nacional. Mesmo na nossa Beira Interior a Covilhã não chega aos calcanhares da  Guarda nem tão pouco de Castelo Branco. Curiosamente estes dois concelhos têm nos últimos anos andado separados da Covilhã, muito por culpa do pedestal do Sôr Pinto que é demasiado elevado. Não raras vezes assistimos a disputas de quem faz mais e melhor, quem é o melhor autarca, quem consegue mais para o seu concelho. A prova provada está aqui nesta miserável lista (para a Covilhã claro está) que abaixo publico.

Índice de poder de compra per capita nos municípios da Beira Interior, 10 primeiros.

Média Nacional (100)



1- Castelo Branco (96,12)
2 - Guarda (91,70)
3 - Covilhã (84,14)
4 - Almeida (72,90)
5 - Fundão (70,06)
6- Seia (65,83)
7 - Vila Velha de Ródão (62,78)
8 - Sertã (62,23)
9 - Belmonte (61,27)
10 -Vila de Rei (59,55)