sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Sinead O' Connor exige renuncia do PAPA


Já não é a primeira vez que afronta a igreja católica, e desta vez em reacção a um comunicado do Vaticano em que afirma que o Papa Bento XVI se sentiu 'traído, envergonhado e ultrajado' por causa do escândalo e que irá escrever ao povo irlandês sobre o caso, a cantora irlandesa Sinead O' Connor pediu a renúncia do Papa Bento XVI, por causa de um relatório irlandês que afirma que os dirigentes da Igreja Católica encobriram abusos sexuais sobre crianças durante 30 anos.

Lembro que Sinead O' Connor já irritou os católicos ao rasgar uma foto do anterior Papa, João Paulo II, em directo na TV.
"Exigo que o Papa renuncie por causa do seu silêncio desprezível sobre a questão e seus actos de não cooperação com o inquérito"
escreveu no 'The Independent'

Benfica e ONU trazem Zidane e Ronaldo à Luz





Jornal Expresso

Politica à Portuguesa

A Ela já toda a gente conhecia e Ele passamos a conhecer não pelos melhores motivos
Palavras para que?


Covilhã sem poder de compra

O Sôr Pinto parece aquele ministro da propaganda Iraquiano, que totalmente derrotado, afirmava que a vitória estava certa.

Pois é, o Sôr Pinto é de facto um grande mestre da propaganda, mas só isso mesmo. Afirma trazer desenvolvimento sustentado ao concelho da Covilhã com a implementação de novas empresas e o facto é que não consegue ajudar no combate ao desemprego, altíssimo no concelho, assim como as empresas que tem conseguido, ou não, que se instalem no concelho pagam ordenados muito abaixo da média nacional, ou melhor traz empresas que vêm á procura de mão-de-obra barata. Com esta forma de estar e ser, o antigo ministro da economia Manuel Pinho é um aprendiz na matéria. Lembram-se quando este ministro defendeu que o investimento estrangeiro em Portugal era rentável por que cá, a mão-de-obra era barata?




Vem toda esta ladainha á baila, a propósito da lista publicada relativamente ao poder de compra dos diversos concelhos e regiões do país, em que a Covilhã está muito abaixo da média nacional. Mesmo na nossa Beira Interior a Covilhã não chega aos calcanhares da  Guarda nem tão pouco de Castelo Branco. Curiosamente estes dois concelhos têm nos últimos anos andado separados da Covilhã, muito por culpa do pedestal do Sôr Pinto que é demasiado elevado. Não raras vezes assistimos a disputas de quem faz mais e melhor, quem é o melhor autarca, quem consegue mais para o seu concelho. A prova provada está aqui nesta miserável lista (para a Covilhã claro está) que abaixo publico.

Índice de poder de compra per capita nos municípios da Beira Interior, 10 primeiros.

Média Nacional (100)



1- Castelo Branco (96,12)
2 - Guarda (91,70)
3 - Covilhã (84,14)
4 - Almeida (72,90)
5 - Fundão (70,06)
6- Seia (65,83)
7 - Vila Velha de Ródão (62,78)
8 - Sertã (62,23)
9 - Belmonte (61,27)
10 -Vila de Rei (59,55)




quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Aquecimento global. A grande farsa ??? (documentário)

Andava eu a navegar pela net, á procura de respostas para a problemática tão em voga, do aquecimento global e muito a propósito da mega cimeira na Dinamarca, e não é que encontrei esta preciosidade. O proposito da minha pesquisa, vem da desconfiança do muito que tem sido dito e desdito nestes últimos anos, e que me cheira demasiado a esturro, vá-se lá saber porque. Talvez porque ao longo dos últimos anos me habituei a não acreditar á primeira do que vem do lado de lá do Atlântico.


Este vídeo é apenas para abrir o apetite.

Leiam e vejam os videos e tirem a vossa conclusão. Já agora aproveitem para dar uma olhada neste blog que me parece no minimo interessante.




quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ausência

Peço desculpa aos meus caríssimos seguidores do blog Ouro da Estrela, por tão prolongada ausência. Motivos de ordem profissional, levaram á impossibilidade de publicar os habituais post's durante esta última semana.

Estou agora a tentar perceber o que de importante se passou cá pelo burgo e vejo que pouco ou nada de relevante, que mereça comentários prolongados. O marasmo parece que se instalou cá pelo condomínio como tão bem diriam os prezados amigos do blog vizinho Carpinteira. Parece-me no entanto que o Sôr Pinto com a sua vontade de estar constantemente a dar nas vistas e sobretudo por gostar de falar e que falem dele, veio a anunciar que afinal o mercado municipal será construído no antigo campo das festas. Será que é mesmo ou é mais uma das suas para nos trazer entretidos. É que gato escaldado de água fria tem medo.

Começa também e pela voz de alguns autarcas a falar-se cada vez mais de uma hipotetica hipotese de se proceder no nosso país à regionalização, mas uma regionalização a contento de alguns que não das populações do interior certamente. Prometo estudar a proposta em discussão para aqui esmiuçar (palavra da moda).

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sida no distrito de Castelo Branco já matou 57 pessoas


A infecção pelo vírus da Sida é responsável por 57 MORTES NO Distrito de Castelo Branco da doença desde o aparecimento, de acordo com dados oficiais DIVULGADOS por ocasião do Dia Mundial da Sida, assinalado esta terça-feira, 1 de Dezembro. Em toda a região Centro havia até final de Março de 2009 um total de 3.286 casos notificados de infecção, com 741 óbitos registar uma.
Castelo Branco Juntamente com a Guarda é um dos distritos com menos casos notificados, mas tem uma Percentagem de óbitos maior.
Segundo o relatório divulgado pela Administração Regional de Saúde do Centro 26,5 por cento dos Doentes do Distrito já morreram, quando a média da Região Centro é de 22,6 por cento. Castelo Branco só é ultrapassado pelo Distrito da Guarda, onde o número de mortes atinge os 29,1 por cento.
O Distrito de Castelo Branco teve um 2008 uma taxa de infectados diagnosticados de 6,52 por cento, quase três vezes maior que um registada nenhum vizinho distrito da Guarda. Na zona Centro do País os infectados são sobretudo do sexo masculino e com idades entre os 15 e os 49 anos. As relações heterossexuais são a via principal de transmissão.
In Jornal Reconquista

Tratado de Lisboa entrou hoje em vigor



Click no texto para saber mais sobre o Tratado de Lisboa

Jovem perde Subsídio por recusar ser prostituta

Recuperei esta noticia datada de Dezembro de 2005, com o receio que o governo Sócrates não vá adoptar estas medidas para combater o défice e a galopante taxa de desemprego. Os factos ocorreram na toda poderosa Alemanha.

Leiam abaixo



Desemprego em Portugal ultrapassa os 10%


Ninguem pára o Governo PS, mesmo depois de ter sido avisado por toda a oposição em Portugal e por todas as organizações mundiais, de que a politica seguida era errada, o PS e o governo fizeram ouvidos moucos e os resultados ai estão à vista de todos.
Os dados publicados hoje pelo Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat), mostram que a taxa de desemprego em Portugal atingiu em Outubro os 10,2%  posicionando-se como a quarta taxa de desemprego mais elevada na Zona Euro. Falta pouco, muito pouco, para estarmos no pódio e receber uma das medalhas de pior desempenho.

Estas são as taxas de desemprego na União Europeia:


Média da União Europeia: 9.3%
Alemanha: 7.5% - Áustria: 4.7% - Bélgica: 8.1% - Bulgária: 7.9% - Chipre: 6.0% - Croácia: 9.7% - Dinamarca: 6.9% - Eslováquia: 12.2% - Eslovénia: 6.2% - Espanha: 19.3% - Finlândia: 8.7% - França: 10.1% - Grécia: -(-) - Holanda: 3.7% - Hungria: 9.9% - Irlanda: 12.8% - Itália: 8.0% - Lituânia: 20.9% - Luxemburgo: 6.6% - Malta: 7.0% - Noruega: - (-) - Polónia: 8.4% - Portugal: 10.2% - Reino Unido: - (-) - República Checa: 7.1% - Suécia: 8.8%

(-) Não disponivel
(Fonte: Eurostat)

Bruno Borralhinho e Luísa Tender lançam "Página Esquecida"


O violoncelista Covilhanense Bruno Borralhinho e a pianista Luísa Tender vão lançar o CD "Página Esquecida", a 7 de Dezembro, na Casa da Música, no Porto, e no dia seguinte na Covilhã, num recital que decorre no Teatro Cine. Este trabalho é inteiramente dedicado à música portuguesa para violoncelo a solo, com piano, e tem o selo discográfico alemão Dreyer&Gaido. Este é o primeiro trabalho que os músicos gravam em conjunto e inclui obras de Fernando Lopes-Graça, António Victorino d'Almeida, Armando José Fernandes, Frederico de Freitas, Joly Braga Santos, Luís de Freitas Branco, Jorge Peixinho, Luiz Costa e Cláudio Carneyro, algumas delas gravadas pela primeira vez.





sábado, 28 de novembro de 2009

Hospital da Covilhã em 5º lugar no Ranking nacional

Tal como afirma o Dr. João Casteleiro não é o 5º lugar no Ranking geral dos hospitais que trata dos doentes mas sim os médicos, enfermeiros e todo um conjunto de trabalhadores necessários ao bom funcionamento da unidade, mas este lugar no ranking é um óptimo motivo de orgulho para os profissionais assim como para a nossa região tão castigada pelo poder central pela sua interioridade.
O estudo tem como base os dados fornecidos pelo Ministério da Saúde e centra-se nos resultados de cada hospital, no ano de 2008, no tratamento de dezassete grupos de doenças. O nosso hospital consegue ombrear com os melhores do país ficando a penas atrás de unidade de reconhecido valor em portugal e mesmo no estrangeiro, a saber.
1º Centro Hospitalar Lisboa Norte;
2º Hospital de S. João (Porto);
3º Hospitais da Universidade de Coimbra
4º Hospital de São Teotónio (Viseu).
5º CENTRO HOSPITALAR DA COVA DA BEIRA (Covilhã)

Os meus parabéns a todos aqueles que trabalham no Centro Hospitalar da Cova da Beira que tudo fazem por nos manter de boa saúde.

Segurança Social adia futuro da BEIRALÃ


A Assembleia de credores da Beiralã voltou, esta manhã, a adiar a apreciação do plano de insolvência, baseado na continuidade da exploração por parte da administração de Rui Cardoso. Desta vez, os trabalhos no Tribunal de Seia foram suspensos a pedido do representante da Segurança Social, que levava instruções para votar contra, reclamando o pagamento de juros a seis por cento e rejeitando os quatro que o documento previa. Rui Cardoso aceitou realizar a alteração, na hora, sendo que o representante da Segurança Social manteve a vontade de adiar a votação.
O plano aponta para o pagamento da totalidade da dívida à Segurança Social, com o empresário a entregar as instalações da antiga Ninafil, na Covilhã, avaliadas em 780 mil euros, antes do trânsito em julgado, e a liquidar o restante no prazo de 10 anos. A próxima sessão está agendada para dia 3 de Dezembro, pelas 15 horas.
In o Interior

A segurança social prefere pagar subsidios de desemprego a viabilizar empresas??????

Multas de trânsito

Multa de trânsito, que no novo vocabulário da policia foi substituida por coima, mas que quer dizer a mesma coisa, isto é, multa por isto multa por aquilo, o importante é multar, porque multar incha os cofres do estado. Quando as multas ou coimas estão abaixo dos objectivos traçados então há que mandar para a estrada os senhores agentes, e em nome da lei, aplicar coimas ou melhor multas para que os cofres atinjam o nível desejado. Mas mesmo assim, se os objectivos não estiverem a ser cumpridos, então arranja-se forma de premiar os campeões a aplicar multas ou coimas ou lá o raio que seja. Vem o assunto coima ou multa de trânsito à baila a propósito de ter lido no Jornal de noticias de 19 de Novembro uma noticia que achei digna de mandar para o livro do guiness, mas depois pensei melhor e, não, talvez os radares em Lisboa rendam mais aos cofres do estado, por isso deixo essa árdua tarefa para os lisboetas. Mas, não fiquei indiferente á noticia que dizia que os radares fixos da A25, instalados há três anos, já registaram 66. 575 condutores em excesso de velocidade, que pagaram ou vão pagar cerca de 7,7 milhões de euros em coimas ou melhor em  multas, fora as restantes consequências nomeadamente a de poderem vir a ficar inibidos de conduzir. Mas mais há frente na noticia escrita no dizia-se que afinal o principal troço responsável por esta sangria era nada mais nada menos que uma armadilha feita aos condutores em plena auto-estrada. "A instalação dos radares foi definida pelo abandono do traçado inicialmente previsto para a A25, a norte de Viseu, que obteve a Declaração de Impacto Ambiental, sendo inédita ao longo dos cerca de 200 quilómetros de auto-estrada que liga Aveiro a Vilar Formoso. Esta resolução foi substituída por outra, dita provisória, que implicou a construção de um troço entre Viseu e Mangualde onde pontifica uma curva, de raio muito apertado (240 graus), conhecida como “bossa do camelo”, que obriga os automobilistas a reduzirem a velocidade de 120 para 80 quilómetros". Vai daí que provisóriamente vão-se enchendo os cofres do estado. Boa malha!
Sou frontalmente contra todas as armadilhas que se encontram nas auto-estradas, com o único intuito de facturar, multas ou coimas, como é o caso de alguns troços da A25 e da A23 além de muitos outros, noutras auto-estradas do país, falo das que conheço melhor.
Do texto poderão retirar que sou contra este código de estrada no que aos limites de velocidade diz respeito, fora das localidades, e às coimas ou multas. Sou contra a instalação dos radares de controlo de velocidade, mecanismo automático de passagem de multas ou coimas.
Sou a favor que os agentes de autoridade estejam nas estradas com o intuito de ajudar na prevenção, no auxilio de condutores em apuros e não somente a facturar coimas ou multas.
O combate à sinistralidade nas estradas não se faz pelo montante das multas ou coimas mas sim pela, educação dos condutores, pela prevenção e por boas estradas entre outros.
Se Conduzir não Beba !



Quanto ganham os Autarcas


Os Jornais regionais têm feito eco nos últimos tempos, dos ordenados dos nossos Autarcas. Confesso que devo ser dos poucos que acham, que os Autarcas ganham pouco. Muitos de nós dirão mesmo, que para as asneiras que fazem, o ordenado é de lorde, mas mesmo assim defendo um vencimento digno da função porque, a incompetência será penalizada nas urnas se o povo assim o entender. Quando defendo que o vencimento é pequeno, 3.815 € no caso do Sôr Pinto acrescido de ajudas de custo, é pelo simples facto de para o bem ou para o mal o Sôr Pinto e todos os outros Sôrs Pintos do país, são os nossos representantes máximos no país e no estrangeiro. São os nossos embaixadores. Qualquer autarca está exposto a situações que não há dinheiro que pague, muitos dos nossos presidentes de câmara, ganhariam muito mais nas suas profissões, ou nas suas empresas, do que ganham a exercer o lugar público, sendo que nas suas profissões ou nas suas empresas não estarão sujeitos claramente a julgamento popular, e muitas das vezes sujeitos mesmo a julgamento de caracter, o que convenhamos é penoso.
O mesmo direi dos Presidentes de Junta de Freguesia que a troco de umas centenas de euros, se entregam de corpo e alma à causa pública, falo obviamente da esmagadora maioria pois nem todos assim actuam.
A única coisa que exijo de um autarca é que faça o seu trabalho com dignidade e elevação, sem atropelos àqueles que os elegeram e se lembrem que amanhã poderão passar a ser cidadãos comums como os outros. Que exerçam a função sem terem de ser sujeitos a cá se fazem cá se pagam. Que exerçam o seu mandato, cumprindo escrupulosamente com o que prometeram aos cidadãos em campanha.
Assim, não me vão ver escrever, ou dizer algo a favor do que o autarca fez bem feito, pois essa é a obrigação dele, vão concerteza ler e ouvir, fortissimas criticas relativamente aquilo que não fazem, fazem mal feito ou que não fazem e prometeram fazer.
Assim é saber estar democráticamente na sociedade.