segunda-feira, 19 de outubro de 2009

COVIBUS

Constou-me (carece de confirmação) que a Covibus, respeitando o protocolo assinado com a autarquia, vai finalmente colocar ao serviço os novissimos e modernos autocarros a circular pelas ruas da cidade da Covilhã.
Já estão na cidade e todos com matricula de 1999.

São novos na Covilhã
Ah! Ah! Ah!
A ser verdade, será que o Sôr Pinto vai ficar mudo?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Maitê Proença NÃO Salvem o Miguel SIM

"Salvem o Miguel" tem muito em comum com o polémico vídeo de Maitê Proença: É feito cá, o protagonista é um actor - o americano Rob Schneider - e fala de coisas muito nossas. Diferenças: Respeita pessoas, tradições, lugares e até consegue ter piada. É publicidade, mas antes isso do que um disparate pegado.


Pastor Violado. PJ detém casal suspeito


A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um casal suspeito de ter violado um pastor que trabalhara para eles, tendo-o abandonado na serra.
Os suspeitos estão indiciados pelos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física e violação do trabalhador, disse à Agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.
"O casal levou o pastor de 56 anos para um sítio isolado perto do Vale do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, onde foi despido, agredido, amarrado e violado, sendo depois abandonado em plena serra", disse a mesma fonte.




 
 
 
Vale do Cobrão

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prevenção rodoviária do País de Gales faz vídeo chocante

Este vídeo já tem 2 meses mas parece-me pefeitamente actual, chama a atenção de uma realidade mundial.
Visualização não aconselhável a menores de 18 anos

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?

No rescaldo das eleições autárquicas no concelho da Covilhã, interessa fazer uma análise rigorosa, do meu ponto de vista, mas necessariamente curta.

Não há lugar a dúvidas que o PPD/PSD/PC/CMP ganhou as eleições com uma maioria folgada, depois de muitos milhares de euros investidos. Constata-se que o caciquismo implementado ao longo dos últimos anos deu os seus frutos. O PSD ganhou em 18 freguesias do concelho. Sim porque as outras dez foram listas de cidadãos eleitores a vencer. Lembram-se que o Sôr Pinto afirmou que o PSD concorria nas 31 freguesias do concelho? Pois mentiu mais uma vez. Ficaremos todos à espera que as promessas de campanha sejam cumpridas e já agora todas as outras que foram feitas em campanhas anteriores e que ainda não lhe vimos a cor nem o cheiro.

O PS, apesar de ter investido muito forte, quer ao nível pessoal quer ao nível financeiro, não conseguiu mais que uma ligeira subida de votos, nada significativo, dando no entanto para eleger mais um vereador muito por força do aumento do número de vereadores elegíveis de 7 para 9. O PS local penso dever repensar (digo eu) toda a sua estratégia para o concelho, pois além de não conseguir manter todas as juntas que detinha (3), porque perdeu a Vila do Carvalho para uma lista de Independentes, e ainda perdeu votos, sem perder a junta obviamente na emblemática freguesia da Conceição.

A CDU pela voz de Jorge Fael, que trabalhou bastante, ficou muito aquém dos resultados esperados, que era a sua eleição para vereador. Poder-se-á argumentar que os meios disponíveis eram inferiores aos das outras candidaturas, mas isso por si só não justifica o mau resultado, traduzindo-se inclusive numa baixa de votos em relação às eleições de 2005. Podemos dizer que os resultados da CDU no concelho reflectem um pouco a imagem do país onde a CDU acaba por perder influência nas autarquias locais. No meio deste meio terramoto, salvou-se a honra ao conseguir de novo a maioria absoluta na freguesia da Boidobra, que tão bem tem sido gerida pelo Prof. José Pinto e isto apesar da campanha falaciosa que o PSD fez nesta freguesia. (mas brevemente escreverei sobre isso).

O CDS teve os resultados esperados, pouco mais que nada. Em abono da verdade também não fez muito para merecer. Mesmo assim registou uma subida de votos só compreensível, talvez, pela colagem aos recentes êxitos do seu partido nas eleições legislativas. Fossem as autárquicas mais distantes no tempo das legislativas e o resultado seria bem pior, talvez ao nível de 2005.

O BE levou o último lugar e bem merecido. Só lamento que tenha tido um aumento de 150 votos, não vá o 1º candidato pensar que foi por mérito dele. Na antevisão eu afirmei que pior que Nuno Reis só mesmo Serra dos Reis. Pode ser que o Sr. se lembre de deixar a vida política e se dedique à sua profissão se a humildade o deixar claro está. Falar do BE faz-me lembrar do PRD. Vai inchar, desinchar e rebentar.
Para terminar

Devemos estar muito mas muito felizes mesmo com este acto eleitoral. Senão vejamos o lado positivo da coisa. Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?


Vamos ficar de olho neles.

Resultados Eleitorais no Concelho da Covilhã Autárquicas 2009

O PSD Ganhou a Câmara com maioria absoluta

Ouça aqui o discurso de Vitória do Sôr Pinto

Resultados Eleitorais Freguesia a Freguesia Concelho da Covilhã Autárquicas 2009


O PSD Ganhou 28 Freguesias o PS 2 e a CDU manteve a Boidobra

sábado, 10 de outubro de 2009

Resultados Autárquicos Freguesia a Freguesia em 2005

Para que possa confrontar com os resultados deste domingo aqui deixo os resultados verificados no ano de 2005


Eleições Autárquicas na Covilhã

Agora que está a terminar a campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo dia 11 de Outubro, estou em condições de poder fazer uma análise sucinta mas clara e objectiva, sobre o que os diversos candidatos aos três órgãos autárquicos do concelho fizeram ao longo destes últimos quinze dias. Neste período só esporadicamente escrevi sobre a campanha em curso e em blogues da região nunca no nosso Ouro da Estrela. Juntei dezenas de panfletos de propaganda dos diversos candidatos para melhor poder avaliar das propostas de cada um e assim poder votar em plena consciência. Vou escrever apenas e só, sobre os candidatos à Câmara Municipal da Covilhã, sendo que na freguesia onde resido a decisão está tomada desde há muito tempo e sem vacilar. Vou votar, talvez num dos melhores presidentes de Junta que o concelho da Covilhã já conheceu, pelo seu trabalho, a sua frontalidade, a sua dedicação aos problemas da população, e sobretudo pela sua honestidade. Voto no Prof. José Pinto, cidadão independente que concorre nas listas da CDU.
Assim:


PPD/PSD/PC/CMP – Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata / Partido da Covilhã ou Covilhã o meu partido como alguém também já chamou, tal é a confusão que espalharam pelo concelho. Aproveitando-se de dinheiros públicos, este partido ou partidos decidiram em plena campanha eleitoral lançar o luxuoso boletim municipal dando particular ênfase ao 1º candidato da lista. Aproveitou de igual forma, para dar largas a inúmeras inaugurações de obras, algumas delas absolutamente desnecessárias e bastante onerosas para o erário público, com fins meramente eleitoralistas. Quanto a propostas, lamentavelmente, limitou-se esta candidatura a apresentar aquelas que já anteriormente tinham sido feitas e não cumpridas em mandatos anteriores. No entanto algo me diz que nem tudo corre bem, pois nunca se viu em eleições anteriores o Sôr Pinto trabalhar tanto numa campanha eleitoral, dando a ideia que afinal nem tudo são favas contadas, ou então um medo terrível que não consiga ganhar com maioria absoluta como tem acontecido em anos anteriores. Não me vou alongar mais sobre a candidatura pois não estou interessado em lhe dar cobertura, ou melhor, a esta candidatura o MEU CARTÂO VERMELHO, por todas as razões e mais uma, não tolero a arrogância, a sobranceria menosprezadora, a insolência nem a prepotência.


PS – Partido Socialista. Confesso que não gosto particularmente da postura do 1º candidato Dr. Victor Pereira, mas dou-lhe os parabéns pelo esforço nesta campanha. Nem sempre soube lidar com o Sôr Pinto, colocando-se a jeito para que este o “humilhasse” nos diversos debates. Lida mal com os números, não consegue passar a mensagem como está no seu programa, logo presa fácil para o hábil edil. O PS gastou uma pequena fortuna, tal como o PC/CMP, nesta campanha, que mesmo assim, temo ou quase tenho a certeza, não serem suficientes para ganhar seja o que for. Um erro lamentável foi o de terem optado pelo copy paste nos programas para as diversas freguesias do concelho com pequeníssimas variantes de umas para as outras. Este erro vai ser pago caro nas urnas se a população estiver atenta.


BE – Bloco de Estrela, sim estrela porque a mim custa-me dizer esquerda, na justa medida em que o 1º candidato nunca existiu, não existe nem vai existir. Uma nódoa no panorama político partidário do nosso concelho. Se o BE tiver uma forte votação vai dever-se somente à onda de vitória que este movimento teve nas eleições legislativas de 27 de Setembro, não pelas suas propostas para o concelho e muito menos por um candidato fraco, pouco trabalhador, quase, mas não intelectual ou seja inexistente. Espero sinceramente que a população do concelho não vote como se de um clube de futebol se tratasse, tipo sou do Benfica e pront's.


CDU – Coligação Democrática Unitária, Não conheço pessoalmente Jorge Fael, mas surpreendeu pela positiva. Não é um Homem de cativar a população com discurso acutilante, mas mostrou estar à altura dos desafios que lhe foram colocados. Nos debates foi o único que conseguiu pôr em sentido o Sôr Pinto, demonstrando-lhe por A mais B que mentia com os números. Apresentou propostas concretas para um desenvolvimento sustentado e de futuro para o concelho. Não embarcou em propostas inatingíveis como o candidato do PS apostou, foi sério, prevendo que as dificuldades da Câmara ao nível financeiro são tantas que não irá ser fácil, colocar em marcha obras de relevo. Fez ver que o cidadão quer ver resolvidas as dificuldades mais prementes em cada uma das suas freguesias e não obras faraónicas que por norma impedem de se realizarem pequenas reparações como por exemplo manter limpas as sarjetas, para que quando chegue o inverno não se verifique o que aconteceu nesta ultima semana com as fortes chuvadas que caíram. A Gestão autárquica quer-se para resolver os problemas das populações e não para ficar na história por se construir esta ou aquela ponte este ou aquele buraco negro (silo auto do Pelourinho).


CDS/PP – Centro Democrático Social / Partido Popular, tirando o candidato do BE, talvez este senhor seja o mais fraco dos candidatos. Sem propostas, muita prosa, muita letra, pouco ou nenhum sumo. Confundiu-se inúmeras vezes com o candidato do PC/CMP, pelo que apetece perguntar porque apresentou lista separada e não em coligação com o Sôr. Pobre muito pobre.


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama vence Nobel da Paz 2009

O Presidente norte-americano Barack Obama venceu o Prémio Nobel da Paz 2009 pelos seus "extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comité Nobel.




Escutas no Palácio de Belém. Afinal é verdade!


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nobel da Literatura para Herta Müller


Nascida em 1953, Müller vive em Berlim, onde escreveu todos os seus livros, uma colecção que conta com mais de 20 títulos. A Academia Sueca disse que Müller, "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, pinta a paisagem dos oprimidos".

A opressão é, ela mesma, o mote de todo o seu trabalho, através do qual a escritora alemã nascida na Roménia faz duras críticas à Igreja e ao Estado. Tem sido uma das figuras públicas que mais se manifestam contra os escritores da Alemanha de Leste que colaboraram com a polícia secreta e, recentemente, saiu do P.E.N. como protesto contra a decisão do clube de escritores de se fundir com um ramo da antiga DDR.
Para já, "O Homem é um grande faisão sobre a terra" é um dos poucos títulos da sua obra editados em português, pela editora Cotovia.