terça-feira, 6 de outubro de 2009

Covilhã: Associação Académica lança fundo para alunos carenciados, alguns sem dinheiro para refeições


A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vai lançar um fundo social para apoiar alunos em dificuldades, "alguns dos quais sem dinheiro para refeições", relatou à Agência Lusa, Fausta Parracho, dirigente da AAUBI.
Segundo a mentora do projecto, existem 50 casos de carências, entre os quais "há dez casos urgentes, de pessoas que pagam as propinas com dinheiro emprestado e que neste momento não têm possibilidade de comer", destacou.
Um tipo de situação que deverá ser resolvida "com o pagamento de refeições nas cantinas da universidade", exemplificou. A dirigente académica falava na noite de segunda-feira numa festa de angariação de verbas.

Nobel da Física para fibra óptica e semicondutores


Charles K. Kao, Grã-Bretanha, Willard S. Boyle, Canadá/EUA, e George E. Smith, EUA, partilham o prémio Nobel da Física 2009.
Charles K. Kao foi distinguido pelos seus trabalhos em fibra óptica. "Um avanço no domínio da transmissão da luz nas fibras para a comunicação óptica", destaca o comité Nobel. Receberá metade do Prémio Nobel da Física.

Willard S. Boyle e George E. Smith partilham a outra metade do prémio pelo trabalho desenvolvido no domínio dos semicondutores.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portugal vai apresentar candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade


Portugal vai apresentar a candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade no início de 2010, disse hoje à Lusa o embaixador de Portugal na Unesco, Manuel Maria Carrilho.

"Nos últimos tempos houve um bom trabalho da Câmara Municipal de Lisboa, do Museu do Fado e do professor Rui Vieira Nery e as coisas estão agora em condições de serem apresentadas em breve. Se forem apresentadas no começo de 2010, penso que posso garantir que em 2011 teremos o Fado consagrado como Património Imaterial da Humanidade"

Cavaco Silva falou ao país no Palácio de Belém


As comemorações do 5 de Outubro tiveram este ano um figurino diferente. Justificando o momento que se vive no país, com o decorrer da campanha para as eleições autárquicas, o Presidente da República trocou o habitual discurso nos Paços do Concelho de Lisboa por uma alocução sobre os 99 anos da Implantação da República no Palácio de Belém.
Salta-me uma dúvida. Será que o Sr. Presidente está de boa saúde?

Quem são os vencedores do Nobel de Medicina

(Reuters) - Elisabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak ganharam o Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2009 por seu trabalho com cromossomas.



A seguir, detalhes da biografia dos vencedores:

ELIZABETH H. BLACKBURN

É bióloga molecular e bioquímica, responsável por importantes pesquisas sobre o DNA (ácido desoxirribonucleico) e a divisão celular, que deu origem a uma nova linha de investigação sobre as bases químicas da vida.

Ela descobriu uma importante enzima, a telomerase, que é necessária para que os cromossomas façam cópias de si mesmos, antes da divisão celular. Isso teve aplicações no estudo do comportamento cromossômico e de certas doenças, como infecções por fungos e o câncer.

Blackburn, que tem cidadania dos EUA e da Austrália, nasceu em Hobart, no sul da Austrália, em Novembro de 1948. É filha de médicos, o que influenciou precocemente no seu interesse por essa área.

Ela se formou em 1970 na Universidade de Melbourne e concluiu pós-graduação no ano seguinte. Em 1975, doutorou-se em biologia molecular pela Universidade de Cambridge, onde conheceu o pesquisador de biologia norte-americano John Sedat, com quem se casou. Por razões profissionais e pessoais, radicou-se em seguida nos EUA.

No seu novo país, começou as pesquisas com telômeros, que ajudam os cromossomas a permanecerem estáveis e inteiros, garantindo o sucesso do ciclo de replicação do DNA. Em 1978, tornou-se professora - assistente da Universidade da Califórnia, Berkeley, onde faria suas importantes descobertas sobre os cromossomas e o DNA.

Em 1990, transferiu-se para a Universidade da Califórnia, San Francisco, onde actualmente lecciona na cátedra Morris Herzstein de Biologia e Fisiologia.

Em 2004, foi demitida do Conselho de Bioética do governo de George W. Bush por criticar as restrições da Casa Branca às pesquisas com células - tronco embrionárias. No começo deste ano, ela declarou que "o governo anterior tinha essa estranha impressão de que a ciência era inimiga da moralidade".

CAROL W. GREIDER

Greider começou com sua orientadora, Elisabeth Blackburn, a investigar como um certo organismo unicelular mantinha dezenas de milhares de "tampas" na ponta de seus mini cromossomas - estruturas especializadas conhecidas como telômeros, que protegem contra danos ao DNA.

Greider, cidadã dos EUA, nasceu em 1961 em San Diego, perto da Universidade da Califórnia, Davis, onde seu pai leccionava Física. Ela se doutorou em biologia molecular e celular em 1987 na Universidade da Califórnia, Berkeley. Depois de realizar pesquisas de pós-doutorado no Laboratório Cold Spring Harbor, foi nomeada em 1997 professora do Departamento de Biologia Molecular e Genética da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

Ela é considerada uma das descobridoras da telomerase, uma enzima que mantém o comprimento e integridade dos telômeros. Em 2006, recebeu junto com Blackburn e Szostak o Prémio Albert Lasker de Pesquisa Médica Básica.

JACK W. SZOSTAK

Szostak nasceu em Novembro de 1952 em Londres, e cresceu no Canadá. Estudou na Universidade McGill, em Montreal, e na Universidade Cornell, em Ithaca, Nova York, onde se doutorou em 1977.

Está desde 1979 na Escola de Medicina de Harvard, e actualmente lecciona Genética no Hospital Geral de Boston. Também está ligado ao Instituto Médico Howard Hughes.

Ele fez contribuições pioneiras no campo da genética. Estudou a origem e evolução primordial da vida por meio de esforços para projectar e sintetizar uma protocélula autorreplicante capaz de realizar a evolução darwiniana.

sábado, 3 de outubro de 2009

Portugal não pode contentar-se com os restos de Espanha


A qualidade e quantidade de água que entra em Portugal, através do Tejo Internacional, tem de ser fiscalizada, no sentido de preservar os ecossistemas e de não comprometer, em última instância, o desenvolvimento regional.
Os espanhóis enchem um garrafão de cinco litros de água, mas a Portugal só chega um copo meio cheio.

Intermarché da Covilhã é o supermercado mais barato da região


Uma família da Covilhã que privilegie as marcas e faça uma média de 250 euros de compras por mês gastará quase mais 590 euros por ano se as fizer no Continente ou no Pingo Doce do que se optar pelo Intermarché. Este supermercado assume-se, de resto, como o mais barato na região em produtos de marca e é o sexto com preços mais baixos a nível nacional, segundo um estudo da Deco para a revista “Proteste”, divulgado na semana passada.

No total, a “Proteste” visitou 551 lojas em 114 cidades do país e analisou 100 produtos de marca, para um cabaz familiar, mercearia e frescos, tendo passado pela Covilhã, Fundão, Gouveia, Seia e Guarda. Na Covilhã, a revista mensal da Deco conclui que não só o cabaz é mais barato no Intermarché, como também se consegue aqui poupar no que toca à mercearia e frescos. Seguem-se depois o Pingo Doce e o Continente, em “exequo” no campeonato dos produtos de marca com preços mais baixos, sendo que o último está em segundo lugar no que se refere à mercearia e frescos. A grande diferença nos preços encontra-se nos frescos dos supermercados Intermarché e Pingo Doce: neste paga-se mais 63,68 euros por cada 250 euros de compras realizadas do que no primeiro.
Curiosamente, no Intermarché localizado na cidade vizinha do Fundão gasta-se mais 41,66 euros no cabaz do que na loja da Covilhã. Na cidade fundanense, é no Pingo Doce que se consegue economizar mais em produtos de marca e o Modelo aparece com os preços mais elevados. No entanto, é também aqui que se encontram os melhores preços na área dos frescos.
No caso da Guarda, poupa quem opta por fazer compras no Pão de Açúcar, instalado no Centro Comercial Vivaci, que apresenta os melhores preços mais baixos nas três áreas estudadas pela Deco. Em segundo lugar está o Modelo e depois o Pingo Doce – que estão, porém, empatados quanto a artigos de mercearia. Quem preferir o Pão de Açúcar gasta menos 13,63 euros do que se escolher o Modelo e menos 15,91 do que um cliente do Pingo Doce. Outra das conclusões deste estudo da Deco (www.deco.proteste.pt) é que os artigos mais baratos do Pão de Açúcar se encontram na secção da mercearia. Na cidade guardense, a maior diferença de preços está também nos frescos. Quem for cliente Pão de Açúcar economiza 22,92 euros, para os mesmos 250 de compras.
Já em Seia, foram alvo de estudo o Intermarché e o Pingo Doce, sendo que o supermercado do grupo Os Mosqueteiros leva a melhor no cabaz, mercearia e frescos. A diferença mais acentuada está no cabaz: quem compra no Pingo Doce desembolsa mais 18,52 do que quem vai ao Intermarché. Embora esta loja ganhe também em mercearia e frescos, os preços dos dois supermercados são aproximados. Em relação a Gouveia, só foi estudado o Super Shop. Quem faça habitualmente compras na “cidade-jardim”, mas tenha oportunidade de passar por Seia, o melhor é parar no Intermarché da cidade vizinha e aproveitar para encher a despensa e poupar 11,57 euros em marcas, sendo que não vale a pena trocar o Super Shop pelo Pingo Doce (mais 6,64 euros por cada 250).
Feitas as contas ao conjunto de lojas da região, o Intermarché da Covilhã só consegue ser igualado pelo seu homónimo de Seia e apenas em matéria de mercearia. Já no topo da lista dos mais dispendiosos em matéria de cabaz, conta-se o Modelo do Fundão, que também é o mais caro em mercearia. Em frescos com valores mais elevados está o Intermarché da mesma cidade.
In Jornal o Interior

Queda de avião na Covilhã


Um avião despenhou-se este sábado durante um festival aéreo na freguesia de Boidobra, Concelho da Covilhã.

Os dois tripulantes do avião, o piloto e uma jornalista, sofreram ferimentos ligeiros, afirmou o comandante dos bombeiros voluntários da Covilhã, José Flávio.
O avião é um Chipmunk, uma aeronave histórica da aviação portuguesa, que pertencia a um clube suíço que participa no festival, adiantou a mesma fonte.

Ver mapa maior

A jornalista que sofreu ferimentos ligeiros quando o avião em que seguia se despenhou, num festival aéreo na Covilhã, estava a fazer o seu baptismo de voo, relatou a própria à Lusa.


Cátia Gaudêncio, jornalista da Localvisão, e o piloto da aeronave, que também ficou ligeiramente ferido, tiveram alta pelas 20h30. «Foi tudo demasiado rápido para perceber o que se passou», disse, à saída do Hospital da Covilhã.

Cátia e uma colega estavam no aeródromo da Covilhã a realizar uma reportagem sobre o festival aéreo da Covilhã. Surgiu então «uma oportunidade de fazermos um baptismo de voo e eu fui primeiro», explicou, acrescentando que, após 15 minutos no ar, «estava tudo a correr bem».

«Estivemos mais tempo no ar só à espera que a pista ficasse desimpedida. Lembro-me de o Didier [o piloto] me dizer que daí a um minuto íamos aterrar. Mas numa manobra que não era nada de especial, alguma coisa correu mal e de repente só vejo árvores à minha frente e pensei: o avião já não vai conseguir subir», descreveu.
«Foi quando batemos e parece que o Didier ainda o conseguiu pôr direito, senão podia ter sido muito grave», acrescentou.
A parte da frente do avião «ficou caída e eu presa no cinto», de onde foi retirada pelo piloto, que «foi incansável». «Saímos do avião e esperámos pelos bombeiros, que nos imobilizaram, e chegou a ambulância», referiu.
Com uma ligadura no braço e algumas escoriações visíveis, Cátia disse que, depois deste baptismo de voo, prefere não pensar quando voltará a voar: «Apesar de tudo e das dores que ainda tenho agora, não estou traumatizada. Mas a próxima vez não será tão cedo.»


Veja o Video RTP


sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Director do Público anuncia saída


O director do jornal ‘Público', José Manuel Fernandes, anunciou esta quinta-feira à redacção do diário a sua saída do cargo a partir do dia 31 de Outubro. Bárbara Reis será a nova directora do jornal.
A decisão de José Manuel Fernandes foi comunicada num plenário de redacção. Aos jornalistas do ‘Público', o ainda director sustentou que a decisão de abandonar o diária foi tomada em Julho passado e que nada tem a ver com os acontecimentos da última semana.
Nas últimas semanas, José Manuel Fernandes tinha estado em negociações com a Sonaecom, que pertence a Belmiro de Azevedo, para chegar a um acordo quanto à rescisão de contrato.
Além de Bárbara Reis, a nova direcção vai ser constituída por Nuno Pacheco, Manuel Carvalho, Miguel Gaspar e Sónia Matos.
Não resistiu ao escândalo das escutas, e agora?
Será que vai para assessor do Sr. Presidente da República?

Reciclagem de desperdícios têxteis gera telas para isolamento acústico


Numa altura em que tanto se fala de parceriais, o maior lavador de lãs da Europa, a Têxtil Manuel Rodrigues Tavares, da Guarda, aliou-se a um produtor de feltros, a Ibérica Feltros Industriais, Lda., da Covilhã, e após a adição dos necessários tratamentos antifogo e antitraça, branqueamento e adição de fragrâncias nasceram as telas para isolamento térmico e acústico isowool. Este produto existe em duas variedades, a partir de lã virgem ou reciclada, com telas de 10 ou 40 milímetros de espessura.

O recurso à lã nos isolamentos é habitual no Norte da Europa já há muitos anos, diz Pedro Tavares, da Têxtil Rodrigues Tavares, mas por cá há ainda muitas mentalidades a mudar. Até porque, diz João Paulo Oliveira, director de marketing da Ibérica Feltros, "está tudo preparado para as grandes multinacionais e lobbies das lãs minerais e dos poliestirenos, mesmo havendo soluções mais eficientes e amigas do ambiente".

O princípio da preservação do ambiente está presente em todos os artigos do grupo. É o caso do iber-acoustique, o termotêxtil composto de diversas densidades, com longa tradição na indústria automóvel pelos bons resultados na absorção acústica, e que resulta da reciclagem de fibras diversas, desde alcatifas, carpetes, roupas, e todo o tipo de materiais têxteis devidamente desinfectados e tratados. "Recolhemos mensalmente um milhão de quilos de desperdícios têxteis por mês nas fábricas", calcula Nuno Madeira, sócio-gerente da Ibérica Feltros e da Jomafil, a casa-mãe e que se dedica à reciclagem de desperdícios têxteis desde os anos 60. Com 30 trabalhadores e um milhão de facturação, a empresa tem ainda o iberagro, uma manta de fibras biológicas que é absorvida pela natureza, que proporciona a autofertilização dos solos, protegendo-os da erosão.
Num outro segmento, o grupo Manuel Rodrigues Tavares - três empresas, 300 trabalhadores, 10 milhões de euros de vendas - adquiriu a Benjamim Júnior, especialista em fios retorcidos. Criou o 'fio de fantasia reciclado', com o qual produz artigos diversos, como carpetes, carteiras, cachecóis. Em fase final de de-senvolvimento está um fio de lã com fibras metálicas, que terá propriedades condutoras e que se destinará ao fabrico de alcatifas para os aviões. Uma inovação que resulta de uma joint-venture com uma produtora de alcatifas espanhola.

Para descontrair um pouco de tanta agitação politica

Objectos animados

Rio de Janeiro recebe Jogos Olímpicos em 2016



O Rio de Janeiro vai organizar os Jogos Olímpicos em 2016 anunciou hoje o presidente do Comité Olímpico Internacional.

Pelo caminho ficaram as candidaturas de Madrid (Espanha), Chicago (EUA) e Tóquio (Japão).
Será a primeira vez que o Brasil organiza o maior evento desportivo do Mundo. Recorde-se que em 2014 recebe o Campeonato do Mundo de Futebol.
Depois disto, milhares de cariocas reunidos na praia de Copacabana comemoram efusivamente a escolha do Comité Olímpico Internacional, enquanto na capital dinamarquesa os membros da delegação brasileira, liderada pelo Presidente Lula da Silva, abraçam-se e agitam bandeiras.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009