quinta-feira, 24 de setembro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Morreu o primeiro português com gripe A
Um homem de 41 anos, infectado com o vírus da Gripe H1N1, morreu no Hospital de Santo António no Porto, tornando-se na primeira vítima mortal em Portugal, anunciou esta noite a ministra da Saúde.
A vítima era um emigrante português em França, de férias em Portugal, que tinha um transplante renal há 14 anos e estava em rejeição do rim.
Segundo a ministra Ana Jorge, o doente estava internado no Hospital de Santo António desde 3 de Setembro, com prognóstico reservado, devido ao agravamento do quadro clínico de uma infecção bacteriana com pneumonia.
Antes, a vítima esteve internada numa unidade de saúde francesa com uma infecção bacteriana, tendo, a seu pedido, recebido alta no final do mês de Agosto e viajado para Portugal.
Desde que entrou no Hospital de Santo António, e de acordo com a ministra Ana Jorge, o doente manteve sempre uma situação clínica "grave com falência de vários órgãos".
Devido à existência de dois casos de infecção com o vírus H1N1 no serviço de infecto-contagiosas, o hospital efectuou análises a vários doentes, tendo o resultado, conhecido a 15 de Setembro, dado positivo no homem que faleceu hoje de manhã.
Numa conferência de imprensa sem direito a perguntas, a governante reiterou que se mantém todas as medidas até agora adoptadas para prevenção do vírus H1N1, referindo que os serviços e a população devem manter-se tranquilos e respeitar todas as instruções que têm sido difundidas.
"Esta gripe continua a apresentar padrões clínicos correspondentes aos inicialmente previstos", tranquilizou a ministra da Saúde.
Ana Jorge anunciou para sexta-feira, às 10:00 horas, mais esclarecimentos sobre este caso, numa conferência de imprensa a realizar no Hospital de Santo António, no Porto, com o corpo clínico que acompanhou o doente.
In Expresso
Comportamento das TV's
Há uns tempos atrás dizia eu, que o Bloco era levado ao colo, quer nas sondagens, quer pela comunicação social. Mais recentemente afirmei que os partidos chamados pequenos, incluíndo a CDU, eram marginalizados pelos mesmos atrás referenciados.
Veja-se o comportamento das TV´s em relação aos diferentes líderes partidários nas duas semanas que antecederam a campanha eleitoral.
Tire você mesmo as conclusões
20 Razões para VOTAR na Verdadeira Esquerda
O que é que o PS fez com a maioria absoluta que lhe foi dada?
1. Ofereceu-nos Um primeiro-ministro “não socialista”, narcisista, autoritário, prepotente e arrogante, destituído de ideologia;
2. Um primeiro-ministro que alega desconhecer a lei, que ele próprio fez aprovar, para fumar, às escondidas, num avião;
3. Ofereceu-nos um governo de inaptos, com ministros sem opinião própria, acobardados face à arrogância do chefe;
4. Aumentou-nos a carga fiscal (excepto à Banca, relativamente à qual a diminuiu), contrariamente ao anunciado no seu programa eleitoral, de forma brutal e sem qualquer laivo de consciência social;
5. Reduziu o défice, à custa desse aumento da carga fiscal, sem qualquer melhoria palpável na eficiência do Estado e com significativa redução das regalias sociais;
6. Promoveu, em todas as entidades estatais, o espírito da caça à multa, em detrimento da pedagogia e da prevenção, numa atitude de gananciosa obtenção de receitas;
7. Hostilizou vários sectores da nossa sociedade, sem que daí adviesse qualquer benefício para o funcionamento das instituições e respectivas actividades;
8. Empenhou-se na destruição do Estado Social e na precarização total do emprego, impondo uma nova Lei do Trabalho, que acaba com a necessidade de haver “justa causa” para despedir, instalando a insegurança total no emprego;
9. Criou sérios problemas na prestação de cuidados de saúde;
10. Desautorizou os professores e empenhou-se em falsear as estatísticas do aproveitamento escolar, promovendo o facilitismo, dando origem à criação de uma geração de analfabetos com “computador e doutoramento”;
11. Mostrou-se um falhanço total, no plano da economia do país, tendo aumentado as falências, as deslocalizações de empresas nacionais e de estrangeiras, o desemprego e, genericamente, as dificuldades de todos os sectores da nossa actividade produtiva;
12. Falhou em todas as promessas eleitoralistas, com particular destaque para a de “não aumento de impostos” e a da criação de um “aumento líquido de cento e cinquenta mil postos de trabalho”;
13. O grau de pobreza aumentou, de forma generalizada, em todo o País quase metade dos portugueses está vulnerável à pobreza;
14. Aumentou a emigração de pessoal com qualificações superiores, empobrecendo, assim, o lote de aptos e disponíveis para integrarem os quadros dirigentes do País;
15. Foi complacente com escandalosas retribuições e benesses de gestores públicos e privados;
16. Nada fez para contrariar o aumento da criminalidade, não sendo capaz de dar resposta ao crescente sentimento de preocupante insegurança, que se instalou no país;
17. Falhou na União Europeia, patrocinando o chamado “Tratado de Lisboa”, cuja ratificação pelos estados membros veio a fracassar, por falta de democraticidade do processo e reprovação das manobras de bastidores, o que o transformou no Destratado de Lisboa”;
18. Negou aos portugueses o direito de se pronunciarem sobre este tratado, não promovendo o referendo, com o qual se tinha comprometido no seu programa eleitoral;
19. Não foi capaz de prevenir a crise dos combustíveis, mediante a definição atempada de uma estratégia energética para o país, continuando à deriva nesta como noutras matérias, demitindo-se das suas responsabilidades e remetendo-se à cobarde posição de atribuição de todas as culpas às instâncias internacionais e ao funcionamento do mercado livre e à especulação, no que é contrariado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) que veio dizer, claramente, que a crise em Portugal se deve a razões internas;
20. Apadrinhou o comportamento da GALP, a qual se aproveitou da subida (em dólares e não em euros) do preço do petróleo para aumentar discricionariamente o preço dos combustíveis, não os baixando na mesma proporção sempre que o preço do petróleo entrava em queda;
É tempo de castigar a mentira, a incompetência, a arrogância, a ditadura de uma maioria, o favoritismo, o despudor, a subserviência rastejante de um partido face ao seu chefe, a irresponsabilidade, a incoerência, o autismo e a vaidade pessoal…
Estes são os principais atributos do PS, enquanto partido político, e dos seus membros que pactuaram com as diatribes do seu líder e do governo que patrocinaram! Não são estas as qualidades que o País precisa para os seus dirigentes e, de uma forma geral, para os seus cidadãos.
Quem não se revê nestas “qualidades” vai, certamente, VOTAR NA VERDADEIRA ESQUERDA
no nosso distrito VOTE CDU
Nota de Imprensa da CDU - Covilhã
"Perante a falta de argumentos e de trabalho para mostrar, o candidato do PS à Freguesia da Conceição insulta e ameaça o candidato da CDU.
Ontem, dia 21 de Setembro, e após o debate realizado na Rádio Cova da Beira, entre os candidatos à Junta de Freguesia de Conceição, Covilhã, o candidato da CDU, ainda dentro das instalações, e enquanto cumprimentava os adversários políticos, e outras pessoas presentes, foi violentamente ameaçado na sua integridade física e injuriado pelo candidato do PS, ameaças que só não se concretizaram pela intervenção dos presentes.
A CDU condena veementemente este tipo de comportamento absolutamente inqualificável, indigno e inaceitável em democracia. Atitude que não dignifica o seu autor, o Partido onde milita e que mais importante, ofende o debate político e a livre troca de ideias.
A CDU não pode aceitar que o actual Presidente de Junta de Freguesia e candidato pelo Partido Socialista, sem que alguma vez tenha sido ofendido, assuma este tipo de actuação para com o candidato da CDU ou para com quem quer que seja e sublinha que até ao momento, o seu autor não teve qualquer preocupação em se retratar.
Para que fique claro, a CDU declara que prosseguirá a sua campanha de forma serena, tranquila, privilegiando o contacto com as populações da Freguesia da Conceição, e não serão os insultos ou as ameaças do candidato do PS que nos farão desviar desse objectivo.
Com esta tomada de posição a CDU deseja que estes episódios não se repitam pelo que considera este lamentável incidente encerrado."
CDU. Covilhã
22 Setembro 2009
Mais uma Empresa que encerra na Covilhã
As confecções Avri no Parque Industrial do Canhoso, na Covilhã, vão encerrar, mas não têm dinheiro para pagar indemnizações nem proporcionais às 98 pessoas que vão ficar sem trabalho, anunciou a administração.
As trabalhadoras disseram esta manhã que não abdicam de receber o que lhes é devido e contestaram o facto de não terem acesso ao fundo de desemprego, pelo facto de a empresa alegar falta de dinheiro para o despedimento colectivo.
A fábrica vai fechar porque a principal sócia, sedeada em França, passou a encomendar os artigos de pronto-a-vestir de senhora à Ásia, "onde há condições mais favoráveis" que em Portugal, referiu o advogado da empresa, Gustavo Anderson.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
domingo, 20 de setembro de 2009
VIGILÂNCIAS OU GOLPE DE ESTADO?
Líder da Oposição
Há por aí uns artistas que nos tentam convencer de que o primeiro-ministro pediu às secretas para vigiarem Cavaco Silva e os seus assessores anónimos. alguns acrescentaram mesmo o jornal Público à lista dos vigiados sendo de esperar que a lista continuem a aumentar.
O Presidente não falou quando o tema foi falado pela primeira vez, não falou quando se falou pela segunda vez e agora está demasiado atrapalhado para falar, diz que fala depois das eleições. Isto é, se Sócrates perder as eleições, como deseja a Presidência da República deseja, o assunto está arrumado, a conspiração teve os seus resultados. Se Sócrates ganhar as eleições deixa de fazer sentido prosseguir com a conspiração.
O facto é que este caso rebenta e é aproveitado por Cavaco Silva e Ferreira Leite para simular uma crise institucional num momento em que o PSD estava em dificuldades e as sondagens apontavam para uma derrota. Cavaco SIlva aposta tudo a uma semana das eleições, deixando de ser Presidente da República para se transformar no verdadeiro líder do PSD.
O silêncio de Cavaco Silva só tem um motivo, qualquer intervenção neste momento só levaria à conclusão do seu envolvimento numa conspiração pouco digna de um Presidente da República de Portugal. Ao calar-se confirma as instruções que deu ao seu assessor e ninguém acredita que se estivesse mesmo preocupado com escutas e tivesse a mais pequena prova disso não era a um jornalista que recorria.
Um democrata sabe que é à Procuradoria-Geral da República e não a um jornalista a mando de Belmiro de Azevedo que cabe velar pela legalidade democrática. Se Cavaco suspeitasse de algo e e isso não passasse de uma mania da perseguição teria chamado Pinto Monteiro a Belém e pedido uma investigação.
Ao recorrer a um jornalista Cavaco não pretendeu apurar qualquer verdade, apenas tentou lançar a suspeita sobre José Sócrates sem que tenha apresentado qualquer prova. Dizer que vai fazer perguntas depois das eleições é ridículo, apenas significa que Cavaco aposta tudo nas eleições. Se estava preocupado com eventuais escutas desde Abril não faz o mais pequeno sentido qu trate do problema em Outubro, isso só significa que Cavaco Silva sabe muito bem que tudo isto não passa de uma invenção absurda do Palácio de Belém e apenas visa transformar um acto eleitoral democrático numa imensa encenação montada por políticos sem escrúpulos, por gentes sem a mais pequena formação democrática que sonha com um caudilho.
Os portugueses terão nestas eleições a oportunidade de explicar a Cavaco que estão fartos de tentativas de homicídio político, de processos duvidosos, de manipulações de processos judiciais e de golpes baixos.
Escrito por Vasquinho (jardim Digital)
Votar em partidos fora do centrão siginifica dar no fôlego e nova vida à Democracia. Digo EU
sábado, 19 de setembro de 2009
1000 Visitantes
A Vinte e cinco de Maio de 2009, decidi criar este Blogue com o único intuito de ir escrevendo sobre o que de melhor e pior acontecia pela nossa região. Pretendia tão-somente, dar largas à imaginação passando à escrita o que me ia na alma. Ao longo dos últimos anos fui e vou, participando em vários fóruns temáticos e seguindo com pouca atenção confesso, vários Blogues Regionais e Nacionais, comentado os artigos sempre que me parecia apropriado. No entanto, a dada altura decidi que poderia ser mais interventivo e ter espírito critico, relativamente aos factos mais relevantes que vão acontecendo um pouco por todo o lado, nomeadamente na nossa bela Cova da Beira.
Tenho por principio não louvar o que os eleitos para o Governo ou Autarquias fazem de bem feito, pois parto do principio que quando foram eleitos, assumiram essa responsabilidade perante nós. Por outro lado sou, bastante critico relativamente ao que não fazem e prometeram, e ou que fazem mal, sobretudo quando isso colide com os interesses das populações, alem disso, não consigo conceber, que os eleitos usem o poder para se servir e não para servirem. Dirão que estou sempre do contra, mas esta é a melhor forma de dizermos aos responsáveis que nos governam quer nas Juntas, quer nas Câmaras quer mesmo no Governo que é possível fazer mais e melhor, obviamente sobre o meu ponto de vista, que até pode não ser o mais correcto.
Fui e vou escrevendo sozinho, e com o conhecimento de uns, muito poucos amigos, até que achei e incentivado por estes, que a minha mensagem podia começar a chegar um pouco mais além. A Vinte e oito de Junho decidi abrir o Blogue a comentários do exterior com moderação, e coloquei um simples contador de visitas para analisar afinal se valia a pena continuar na blogosfera. A resposta não se fez esperar e hoje dezanove de Setembro o blogue atingiu o número de mil visitantes, vindos sobretudo do norte de Portugal, ultimamente muitos da nossa região, mas também com visitas e participações do Brasil, Estados Unidos da América, França, Espanha, Suíça, Holanda, Inglaterra e outros. É pouco, bem sei, quando comparado com blogues da nossa região que têm essas visitas diariamente, mas a mim dá-me alento para continuar neste caminho solitário mas sabendo que vos tenho por perto.
Não tenho qualquer tipo de pretensão com a minha escrita a não ser a de dar a minha opinião livre, de um Homem livre, que anda minimamente atento à realidade global, e sobretudo às questões nacionais e regionais.
Confesso que na minha juventude fui activista partidário e cheguei mesmo a ser deputado municipal nos anos idos de 1979, tendo tido uma recaída (não me arrependo) em 1989, ano em que fui eleito para uma Assembleia de Freguesia do concelho e pertenci à direcção de uma colectividade. A partir dessa data nunca mais participei fosse no que fosse dedicando-me de alma e coração à minha família e actividade profissional que me tomavam por completo o tempo.
Hoje, sou um cidadão, ex-operário, ex-técnico, ex-empresário, desempregado à força sem qualquer tipo de subsídio, um cidadão anónimo, e que assim se quer manter, mas que ainda tem muito para dar a esta sociedade que se quer mais justa, onde as oportunidades sejam iguais para todos.
É evidente que o período eleitoral que atravessamos nos permite a todos ter um maior papel critico sobre o que se passa na sociedade, e nos leva a participar quer em blogues como este, quer em fóruns, quer em simples conversas de café ou mesmo participando na prática na vida politica, através da inclusão em listas candidatas sobretudo às autarquias, pois às legislativas isso está guardado para muito poucos.
Mas passado este período, devemos de forma clara ir tomando posição sobre o que se vai fazendo de melhor e pior em todos os locais. Temos de ter espírito crítico, e estar presentes na vida pública e politica para que aqueles que ajudamos a eleger não se esqueçam que existimos como têm feito de há cerca de 30 anos a esta parte. Não nos deixemos vergar pela soberba do poder.
Obrigado por me aturarem.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Tributo a Patrick Swayze
O corpo de Patrick Swayze, que morreu aos 57 anos na passada segunda-feira, após uma dura batalha contra um cancro no pâncreas que lhe foi diagnosticado em Fevereiro de 2008, foi cremado ontem em Los Angeles.
Portugal tem um novo desempregado a cada quatro minutos
O Povo Português tem de estar atento a esta realidade criada pelas politicas neo-liberais practicadas pelo sucessivos Governos deste País (PS+PSD+CDS).
Entre Agosto de 2008 e o mês passado os centros de emprego do IEFP registaram, em média, um novo desempregado a cada quatro minutos, segundo dados revelados esta sexta-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A 27 de Setembro temos de castigar os culpados.
Subscrever:
Mensagens (Atom)





