quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Semana da Juventude começa hoje na Boidobra

Inicia-se hoje 12-08-2009 na Freguesia da Boidobra concelho da Covilhã mais uma edição da Semana da Juventude, cuja organização está a cargo do CCD Estrela do Zêzere e Instituto Português da Juventude (IPJ).
Durante este semana e até sábado a população pode contar com exposições, música, cinema, desporto, ateliers, entre outros.

O certame, conta ainda nas instalações da colectividade, com uma feira do artesanato e três exposições patentes durante os quatro dias – pintura (Miguel Almeida e Inês do Carmo), escultura (Sebastião Pimenta) e fotografia (Miguel Geraldes).

Hoje dia 12, começa um torneio de futebol de cinco, de três dias, e serão lançados dois concursos, um de fotografia e outro de curtas-metragens.

Haverá ainda matraquilhos humanos, um espectáculo de artes circenses, uma noite de arraial popular e a actuação de vários dj's em “Trance Emotion” preenchem o programa do evento para sexta-feira e sábado.

De assinalar que este evento assinala as comemorações do Dia Internacional da Juventude.

Carlos Pinto Mentiu aos Covilhanenses

No jantar de recandidatura pré-anunciada Carlos Pinto afirmou:
“Sou candidato à Câmara da Covilhã”
"sou e serei candidato pelo único partido que tenho para vencer as eleições, o partido da Covilhã"
e atacou os outros candidatos da oposição de:
“subordinação aos interesses partidários”.

Afinal de contas fez a apresentação da lista à Câmara e Assembleia Municipal em nome do PSD.

Nunca disseram a este senhor que é feio mentir?
Nunca disseram a este senhor que o POVO pode e deve repreender com cartão vermelho as pessoas que mentem?

Mas, não é de agora que este senhor mente. Em Junho de 2006 salvo erro, estava eu presente no jantar de aniversário do Sporting da Covilhã que realizou no Hotel Turismo e no discurso do Sportinguista Carlos Pinto saiu mais ou menos isto.
"Para o ano por esta data estaremos a realizar este jantar na nova sede do Sporting da Covilhã, porque eu tudo farei para que isso seja uma realidade".
Como devem calcular saiu uma grande ovação de pé de quase todos os presentes. Quase todos porque eu continuei impávido e sereno sentado a comer o repasto bem apetitoso por sinal. Perguntaram-me os colegas de mesa: Então meu caro Amigo o senhor não aplaudiu esta novidade que o Presidente está a dar?

Respondi secamente mas convicto. Não porque esse senhor está a mentir. Ele não vai fazer nada do que está a prometer.
Então não é que acertei!
Como sabem o Sporting teve que ocupar no inicio deste ano as instalações próprias do Centro Comercial Sporting por falta de melhores alternativas e porque o problema não foi resolvido nem pela câmara nem pelos dirigentes do Sporting da Covilhã.
Mas também nos devemos lembrar que ainda continuamos à espera da(s) barragem(s) prometidas desde o seu 1º mandato como Presidente de Câmara e que até agora NADA!
Assim como nos devemos lembrar de muitas outras promessas por cumprir.

Enfim, mais cego que o cego é aquele que não quer ver!

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sondagem on-line a decorrer no Jornal do Fundão

Em que partido vai votar nas próximas eleições legislativas?

PS - 23.64%
PSD - 21.82%
BE - 16.36%
CDU - 22.73%
CDS - 1.82%
Outro - 1.82%
Não vou votar - 11.82%

Resultados em 11-08-2009 às 23:19

Quem é o seu candidato à Câmara Municipal de Castelo Branco ?

No Blog do Jornal Reconquista de Castelo Branco dedicado às eleições Autárquicas do proximo mês de Outobro foi feita uma sondagem e que obteve os seguintes resultados num universo de 117 votantes.

Joaquim Morão (PS) - 73 Votos (62%)
Manuel Eusébio (PSD) - 14 Votos (11%)
Gonçalo Fabrício (BE) - 12 Votos (10%)
Francisco Costa (CDU) - 14 Votos (11%)
Luís Paixão (CDS-PP) - 4 Votos (3%)
Votos até o momento: 117
Enquete encerrada
Será que cá no nosso burgo vai acontecer algo parecido?
É obvio que estas votações têm o valor que têm, mas pode ser um indicador?

PCP recusa coligação com PS seja qual for o resultado das eleições

Ao contrário do Bloco que afirmou pela voz do seu lider que está preparado para viabilizar um governo do PS, o secretário-geral do PCP garantiu, esta terça-feira, que, seja qual for o resultado das legislativas, os comunistas não farão uma coligação com o PS. Jerónimo de Sousa deixou esta garantia na apresentação do programa de governo do PCP, considerado de ruptura com as políticas seguidas pelos socialistas.

Alerta amarelo em todos os distritos de Portugal

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou esta terça-feira o alerta amarelo de risco de incêndios florestais em todos os distritos de Portugal Continental devido ao tempo quente e seco.
SeguAdicionar imagemndo a ANPC, o alerta amarelo, accionado até às 20:00 de sexta-feira, surge na sequência das informações do Instituto de Meteorologia relativamente à previsão de condições meteorológicas favoráveis de perigo de incêndios florestais e que apontam para tempo quente e seco.
Face a esta situação meteorológica é recomendado que não se façam queimadas, limpeza de terrenos, lançamento de foguetes ou outras queimadas que impliquem o uso do fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas, adianta a ANPC em comunicado.
De acordo com a Protecção Civil, as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária já foram reforçadas.
Na mesma nota, a ANPC recorda ainda que o uso do fogo é punido por lei durante o Verão.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O HOMEM NÃO DESCANSA

Luís Garra aceita um novo desafio do seu partido e decidiu candidatar-se á Junta de Freguesia da Vila do Carvalho. Luís Garra reside nesta freguesia há mais de 30 anos sendo considerado um filho da terra.
Currículo

Luís Pereira Garra 52 anos, Residente na freguesia de Vila de Carvalho, concelho da Covilhã. Operário Têxtil. É membro do Comité Central do PCP, membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco e do seu Executivo. Foi eleito pela CDU na Assembleia Municipal da Covilhã e durante um mandato foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila do Carvalho. Presidente da Direcção do Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa, Coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco, e membro da direcção da CGTP-IN e do seu Conselho Nacional.
É Presidente em exercício do Comité Sindical Interregional de Castilha e Leon/Beiras Nordeste de Portugal.

Palavras para que?

Tribunal de Contas autorizou concessão de transportes públicos da Covilhã

Depois de muita trapalhada e muitos Milhares de Euros gastos, o Tribunal de Contas autorizou finalmente a concessão de transportes públicos da Covilhã à COVIBUS.
A população da Covilhã espera a partir de agora (o Relógio começou a girar), que esta empresa coloque a circular viaturas novas como prometido. Micro-autocarros, autocarros médios e autocarros convencionais que se adequém á geografia da cidade. Que sejam confortáveis, seguros e que estejam de acordo com as exigências ambientais, em vigor». Chega de poluição gerada pela velharia que esta empresa colocou ao serviço da população com a conivência da autarquia.

A quem serve a Ponte pedonal da Carpinteira ?

Em fase de construção, a ponte pedonal da Carpinteira, na Covilhã, está a dividir os cidadãos. Esta estrutura, com 220 metros de comprimento e 52 de altura, erguida sobre a ribeira que lhe dá nome vai ligar o bairro dos Penedos Altos e a avenida Marquês de Ávila e Bolama. O investimento de cerca de 2,5 milhões de euros gera opiniões diferentes entre os habitantes da Covilhã.
O Jornal o Interior fez um pequeno inquérito de rua.


Veja o Vídeo.

Câmara de Seia efectua Recolha de Lixo na Serra da Estrela

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organiza, amanhã, dia 8 de Agosto de 2009, mais uma acção de limpeza na zona da Torre, o ponto mais alto do maciço central. A acção promovida pelo, organismo da Câmara de Seia, pretende «sensibilizar as entidades responsáveis pela limpeza da área e a população para a necessidade de adoptarem, respectivamente, medidas e comportamentos que assegurem a sua preservação».
Importa aqui referir que o cume da Serra da Estrela (Torre) é precisamente o ponto de união de 3 concelhos que fazem parte do parque natural da serra da estrela, Covilhã, Seia e Manteigas. Este último concelho (Manteigas) pertence totalmente ao referido parque. Além destes concelhos há ainda a tutelar esta área a Associação do Parque Natural da Serra da Estrela, a própria Região de Turismo da Serra da Estrela e ainda a Turistrela concessionária exclusiva da zona.
Assim, e com tantas entidades a puxarem dos galões Serra da Estrela, não se percebe muito bem porque não juntam esforços aquando da realização destas acções extraordinariamente meritórias.
Será que às Câmaras da Covilhã e de Manteigas só interessa dizer que estão incluídas do Parque Natural?
E as outras entidades o que fazem afinal ?
Bem sei que delinear umas quaisquer acções sentado a uma secretária ocupa muito tempo, mas vão-se esquecendo da realidade da Serra. Se não se preservar o meio ambiente na Serra, e não se tornar a área apetecível, também não haverá lucros para as entidades que operam em regime de exclusividade
.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CDU diz não a portagens na A23 e A25

Luís Garra a Deputado


Candidatos da CDU às eleições Legislativas de 27 de Setembro realizaram uma acção sobre acessibilidades no distrito de Castelo Branco e concluíram:



A CDU defende uma política de acessibilidades e transportes que assegure:


NO PLANO RODOVIÁRIO

A manutenção das auto-estradas A23 e A25 sem portagens.
A finalização e melhoria do traçado do IC8.
A construção das ligações de Idanha e Penamacor à A23.
A construção doo IC31 - Castelo Branco – Monfortinho e da via Raia.
A construção do IC6 (ligação do Norte do Distrito a Coimbra) livre de portagens.
A requalificação das estradas municipais e inter-municipais.
A criação de uma rede de transportes públicos que permita a deslocação entre concelhos e entre freguesias e as sedes de concelhos em condições de comodidade e em horários compatíveis com as necessidades das populações e os horários de funcionamento das empresas e serviços.

NO PLANO FERROVIÁRIO

A modernização da Linha da Beira Baixa com electrificação integral;
A realização dos estudos de viabilidade técnico-económica para transporte regular de passageiros e mercadorias entre Guarda – Belmonte – Covilhã – Fundão - Castelo Branco e vice-versa, integrando-as numa política de promoção de utilização do comboio nos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

NO TRANSPORTE AÉREO

O estudo de viabilidade técnico e económico do projecto de construção de um Aeroporto Regional.A construção de uma rede de heliportos de pequena dimensão e polivalentes (turismo, evacuação médica, apoio ao combate aos fogos florestais).

Francisco Louçã defende Isaltino de Morais

Ora aí está.
Francisco louça deve ter caído pelas escadas abaixo e disse o que lhe vai na alma, afirmando que até “à decisão de trânsito em julgado” Isaltino Morais tem condições para manter a candidatura às autárquicas. O homem que tanto fala em transparência desta vez ficou completamente enevoado das ideias.

Tão Amigos que eles são.
Possivelmente ainda hoje ou amanhã virá dizer que não foi bem o que disse.
Mas tá dito tá dito !

Isto é o que acontece quando no lugar de fazer politica, se opta por ser comentador de noticias, que é o que tem feito nos últimos anos.
Será que os seus colegas (alguns de esquerda) de partido lhe vão perdoar?
Não se irá repetir a história do PSR há largos anos atrás?
Ai Ai Francisco!!
Se fazes alguma coisa bem feita, então vai fazê-la porque na politica, de comentário em comentário de entrevista em entrevista vais-te enterrando cada vez mais.

Portugal necessita de uma esquerda forte e não de uma esquerda que quer o poder pelo poder.

Pára-quedistas da Politica (PSD)

Quem não é por mim é contra mim.

Depois da reunião do concelho nacional do PSD para aprovação dos nomes de candidatos a deputado ás próximas eleições legislativas de 27 de setembro, é o minimo que se pode dizer de Manuela Ferreira Leite ao afastar todos os que se lhe opõem internamente. Ontem á noite a senhora mostrou a sua veia totalitária e não esteve com meias medidas, aprovou os nomes que lhe eram favoráveis, não se coibindo de enviar pára-quedistas para a muitos dos distritos do País.

Não importa conhecer as realidades da região, importa é colocar uma pessoa da sua confiança.
Outra realidade foi a de colocar em lugar eligivel 2 pessoas que estão a braços com a justiça. Agora se percebe porque a senhora se negou a comentar quando lhe foi feita a pergunta sobre candidatos com processos judiciais em curso. Afirmou: Não falo sobre esse assunto antes das eleições. Esta senhora habituou-nos a não falar de coisa nenhuma ou então quando fala é para fazer um ataque venenoso às camadas da população Portuguesa mais desfavorecida.
Não ataquem os ricos foi uma das expresssões últimas da madame. Faz-me lembrar a frase popular. Deus ajude os ricos que os probres passam com qualquer coisinha.
Haja vergonha!

Veja-se o caso do distrito de Castelo Branco, manda para cabeça de lista, Carlos Costa Neves, que já foi imagine-se ex-líder do PSD Açores.


O que este homem conhece do distrito?

Sabe ao menos onde fica localizado?


O povo de Castelo Branco em 27 de Setembro deve dizer frontalmente NÃO, aos pára-quedistas da politica.


O VOTO ÚTIL é nos filhos da terra, que já deram provas de saber defender os mais elementares direitos do Povo do distrito.

José Eduardo Moniz rescindiu contrato com TVI


Água mole em pedra dura tanto dá até que fura.

Depois de tanta poeira em volta do Jornal da Sexta-Feira apresentado pela sua mulher, Manuela Moura Guedes, só podia acabar nisto.


.

Comunicado da Média Capital

terça-feira, 4 de agosto de 2009

A Volta a Portugal em Bicicleta fora da Covilhã


A covilhã fica de fora (mais uma vez) da Volta a Portugal em Bicicleta edição 2009.
Adoro ciclismo e por tal facto gostava que a volta a Portugal, prova rainha da modalidade voltasse a passar na nossa cidade. Tenho imensas saudades das etapas decididas na Covilhã, quer fosse na subida até á torre quer fosse o mítico contra-relógio Pelourinho - Penhas.
Que motivos tem a autarquia Covilhanense para colocar a cidade fora deste evento?
Serão Quezílias pessoais?
Só pode ser, porque quem como a Câmara dispõe de avultadas verbas para fomentar a Feira de S.Tiago, também poderia juntar mais uns trocos para trazer uma prova desportiva desta envergadura de novo à nossa cidade.
Espero que o bom senso prevaleça e no ano que vem se negoceie com a organização o regresso da VOLTA.