Ao contrário do Bloco que afirmou pela voz do seu lider que está preparado para viabilizar um governo do PS, o secretário-geral do PCP garantiu, esta terça-feira, que, seja qual for o resultado das legislativas, os comunistas não farão uma coligação com o PS. Jerónimo de Sousa deixou esta garantia na apresentação do programa de governo do PCP, considerado de ruptura com as políticas seguidas pelos socialistas.terça-feira, 11 de agosto de 2009
PCP recusa coligação com PS seja qual for o resultado das eleições
Ao contrário do Bloco que afirmou pela voz do seu lider que está preparado para viabilizar um governo do PS, o secretário-geral do PCP garantiu, esta terça-feira, que, seja qual for o resultado das legislativas, os comunistas não farão uma coligação com o PS. Jerónimo de Sousa deixou esta garantia na apresentação do programa de governo do PCP, considerado de ruptura com as políticas seguidas pelos socialistas.Alerta amarelo em todos os distritos de Portugal
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou esta terça-feira o alerta amarelo de risco de incêndios florestais em todos os distritos de Portugal Continental devido ao tempo quente e seco.Segu
ndo a ANPC, o alerta amarelo, accionado até às 20:00 de sexta-feira, surge na sequência das informações do Instituto de Meteorologia relativamente à previsão de condições meteorológicas favoráveis de perigo de incêndios florestais e que apontam para tempo quente e seco.Face a esta situação meteorológica é recomendado que não se façam queimadas, limpeza de terrenos, lançamento de foguetes ou outras queimadas que impliquem o uso do fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas, adianta a ANPC em comunicado.
De acordo com a Protecção Civil, as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária já foram reforçadas.
Na mesma nota, a ANPC recorda ainda que o uso do fogo é punido por lei durante o Verão.
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
O HOMEM NÃO DESCANSA
Luís Garra aceita um novo desafio do seu partido e decidiu candidatar-se á Junta de Freguesia da Vila do Carvalho. Luís Garra reside nesta freguesia há mais de 30 anos sendo considerado um filho da terra.Currículo
Luís Pereira Garra 52 anos, Residente na freguesia de Vila de Carvalho, concelho da Covilhã. Operário Têxtil. É membro do Comité Central do PCP, membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco e do seu Executivo. Foi eleito pela CDU na Assembleia Municipal da Covilhã e durante um mandato foi Presidente da Assembleia de Freguesia de Vila do Carvalho. Presidente da Direcção do Sindicato dos Têxteis da Beira Baixa, Coordenador da União dos Sindicatos de Castelo Branco, e membro da direcção da CGTP-IN e do seu Conselho Nacional.
É Presidente em exercício do Comité Sindical Interregional de Castilha e Leon/Beiras Nordeste de Portugal.
É Presidente em exercício do Comité Sindical Interregional de Castilha e Leon/Beiras Nordeste de Portugal.
Palavras para que?
Tribunal de Contas autorizou concessão de transportes públicos da Covilhã
Depois de muita trapalhada e muitos Milhares de Euros gastos, o Tribunal de Contas autorizou finalmente a concessão de transportes públicos da Covilhã à COVIBUS.A população da Covilhã espera a partir de agora (o Relógio começou a girar), que esta empresa coloque a circular viaturas novas como prometido. Micro-autocarros, autocarros médios e autocarros convencionais que se adequém á geografia da cidade. Que sejam confortáveis, seguros e que estejam de acordo com as exigências ambientais, em vigor». Chega de poluição gerada pela velharia que esta empresa colocou ao serviço da população com a conivência da autarquia.
A quem serve a Ponte pedonal da Carpinteira ?
Em fase de construção, a ponte pedonal da Carpinteira, na Covilhã, está a dividir os cidadãos. Esta estrutura, com 220 metros de comprimento e 52 de altura, erguida sobre a ribeira que lhe dá nome vai ligar o bairro dos Penedos Altos e a avenida Marquês de Ávila e Bolama. O investimento de cerca de 2,5 milhões de euros gera opiniões diferentes entre os habitantes da Covilhã.
O Jornal o Interior fez um pequeno inquérito de rua.
Veja o Vídeo.
Câmara de Seia efectua Recolha de Lixo na Serra da Estrela
O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) organiza, amanhã, dia 8 de Agosto de 2009, mais uma acção de limpeza na zona da Torre, o ponto mais alto do maciço central. A acção promovida pelo, organismo da Câmara de Seia, pretende «sensibilizar as entidades responsáveis pela limpeza da área e a população para a necessidade de adoptarem, respectivamente, medidas e comportamentos que assegurem a sua preservação».Importa aqui referir que o cume da Serra da Estrela (Torre) é precisamente o ponto de união de 3 concelhos que fazem parte do parque natural da serra da estrela, Covilhã, Seia e Manteigas. Este último concelho (Manteigas) pertence totalmente ao referido parque. Além destes concelhos há ainda a tutelar esta área a Associação do Parque Natural da Serra da Estrela, a própria Região de Turismo da Serra da Estrela e ainda a Turistrela concessionária exclusiva da zona.
Assim, e com tantas entidades a puxarem dos galões Serra da Estrela, não se percebe muito bem porque não juntam esforços aquando da realização destas acções extraordinariamente meritórias.
Será que às Câmaras da Covilhã e de Manteigas só interessa dizer que estão incluídas do Parque Natural?
E as outras entidades o que fazem afinal ?
Bem sei que delinear umas quaisquer acções sentado a uma secretária ocupa muito tempo, mas vão-se esquecendo da realidade da Serra. Se não se preservar o meio ambiente na Serra, e não se tornar a área apetecível, também não haverá lucros para as entidades que operam em regime de exclusividade.
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
CDU diz não a portagens na A23 e A25
Luís Garra a Deputado
Candidatos da CDU às eleições Legislativas de 27 de Setembro realizaram uma acção sobre acessibilidades no distrito de Castelo Branco e concluíram:
A CDU defende uma política de acessibilidades e transportes que assegure:
NO PLANO RODOVIÁRIO
A manutenção das auto-estradas A23 e A25 sem portagens.
A finalização e melhoria do traçado do IC8.
A construção das ligações de Idanha e Penamacor à A23.
A construção doo IC31 - Castelo Branco – Monfortinho e da via Raia.
A construção do IC6 (ligação do Norte do Distrito a Coimbra) livre de portagens.
A requalificação das estradas municipais e inter-municipais.
A criação de uma rede de transportes públicos que permita a deslocação entre concelhos e entre freguesias e as sedes de concelhos em condições de comodidade e em horários compatíveis com as necessidades das populações e os horários de funcionamento das empresas e serviços.
NO PLANO FERROVIÁRIO
NO PLANO FERROVIÁRIO
A modernização da Linha da Beira Baixa com electrificação integral;
A realização dos estudos de viabilidade técnico-económica para transporte regular de passageiros e mercadorias entre Guarda – Belmonte – Covilhã – Fundão - Castelo Branco e vice-versa, integrando-as numa política de promoção de utilização do comboio nos distritos de Castelo Branco e da Guarda.
NO TRANSPORTE AÉREO
NO TRANSPORTE AÉREO
O estudo de viabilidade técnico e económico do projecto de construção de um Aeroporto Regional.A construção de uma rede de heliportos de pequena dimensão e polivalentes (turismo, evacuação médica, apoio ao combate aos fogos florestais).
Francisco Louçã defende Isaltino de Morais
Francisco louça deve ter caído pelas escadas abaixo e disse o que lhe vai na alma, afirmando que até “à decisão de trânsito em julgado” Isaltino Morais tem condições para manter a candidatura às autárquicas. O homem que tanto fala em transparência desta vez ficou completamente enevoado das ideias.
Tão Amigos que eles são.
Possivelmente ainda hoje ou amanhã virá dizer que não foi bem o que disse.
Mas tá dito tá dito !
Isto é o que acontece quando no lugar de fazer politica, se opta por ser comentador de noticias, que é o que tem feito nos últimos anos.
Será que os seus colegas (alguns de esquerda) de partido lhe vão perdoar?
Não se irá repetir a história do PSR há largos anos atrás?
Ai Ai Francisco!!
Se fazes alguma coisa bem feita, então vai fazê-la porque na politica, de comentário em comentário de entrevista em entrevista vais-te enterrando cada vez mais.
Portugal necessita de uma esquerda forte e não de uma esquerda que quer o poder pelo poder.
Pára-quedistas da Politica (PSD)
Quem não é por mim é contra mim. Depois da reunião do concelho nacional do PSD para aprovação dos nomes de candidatos a deputado ás próximas eleições legislativas de 27 de setembro, é o minimo que se pode dizer de Manuela Ferreira Leite ao afastar todos os que se lhe opõem internamente. Ontem á noite a senhora mostrou a sua veia totalitária e não esteve com meias medidas, aprovou os nomes que lhe eram favoráveis, não se coibindo de enviar pára-quedistas para a muitos dos distritos do País.
Não importa conhecer as realidades da região, importa é colocar uma pessoa da sua confiança.
Outra realidade foi a de colocar em lugar eligivel 2 pessoas que estão a braços com a justiça. Agora se percebe porque a senhora se negou a comentar quando lhe foi feita a pergunta sobre candidatos com processos judiciais em curso. Afirmou: Não falo sobre esse assunto antes das eleições. Esta senhora habituou-nos a não falar de coisa nenhuma ou então quando fala é para fazer um ataque venenoso às camadas da população Portuguesa mais desfavorecida.
Não ataquem os ricos foi uma das expresssões últimas da madame. Faz-me lembrar a frase popular. Deus ajude os ricos que os probres passam com qualquer coisinha.
Haja vergonha!
Veja-se o caso do distrito de Castelo Branco, manda para cabeça de lista, Carlos Costa Neves, que já foi imagine-se ex-líder do PSD Açores.

O que este homem conhece do distrito?
Sabe ao menos onde fica localizado?
O povo de Castelo Branco em 27 de Setembro deve dizer frontalmente NÃO, aos pára-quedistas da politica.
O VOTO ÚTIL é nos filhos da terra, que já deram provas de saber defender os mais elementares direitos do Povo do distrito.
José Eduardo Moniz rescindiu contrato com TVI
terça-feira, 4 de agosto de 2009
A Volta a Portugal em Bicicleta fora da Covilhã

A covilhã fica de fora (mais uma vez) da Volta a Portugal em Bicicleta edição 2009.
Adoro ciclismo e por tal facto gostava que a volta a Portugal, prova rainha da modalidade voltasse a passar na nossa cidade. Tenho imensas saudades das etapas decididas na Covilhã, quer fosse na subida até á torre quer fosse o mítico contra-relógio Pelourinho - Penhas.
Que motivos tem a autarquia Covilhanense para colocar a cidade fora deste evento?
Serão Quezílias pessoais?
Só pode ser, porque quem como a Câmara dispõe de avultadas verbas para fomentar a Feira de S.Tiago, também poderia juntar mais uns trocos para trazer uma prova desportiva desta envergadura de novo à nossa cidade.
Espero que o bom senso prevaleça e no ano que vem se negoceie com a organização o regresso da VOLTA.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Candidatura de Divisão da Esquerda
Tal como se esperava o Bloco de Esquerda não resistiu, e vai apresentar o pseudo-intelectual mais ou menos bem-falante, Serra dos Reis, como candidato a deputado nas eleições legislativas de 27 de Setembro.O bloco vai assim uma vez mais, de encontro aos elevados interesses do PS, aliás como já vem sendo hábito, no sentido de travar uma hipotética eleição do candidato da CDU.
Isto acontece imediatamente a seguir ao líder do bloco ter afirmado que está disponível para viabilizar um governo do PS se este não ganhar as eleições com maioria absoluta.
FINALMENTE CAIU A MÁSCARA
Esta é apenas uma candidatura de divisão da esquerda no nosso distrito, e de favorecimento àqueles que nos últimos quatro anos e meio, teimosamente colocaram Portugal na cauda da Europa e do Mundo, e que por isso mesmo, merece a minha profunda contestação. Será que este é o preço a pagar pelo poder?
Serra dos Reis quem em tempos idos juntamente com o seu irmão, andou junto do PCP procurando poder que nunca lhes foi dado, (tal a ambiguidade de posições e postura democrática) não perde aqui a oportunidade de dar uma machadada nas costas de um POVO que tanto tem sido marginalizado pelo poder central.
Serra dos Reis representa claramente a esquerda que fala e nada faz, assumindo assim a linha programática do seu partido.
Onde estão as propostas concretas do bloco para alterar a politica que nos tem afundado?
Nas votações na Assembleia da República onde está o bloco ao lado dos mais desfavorecidos, quando eles mais precisam?
Mas o laborioso Povo do distrito, em 27 de Setembro deverá dar resposta a estes senhores que o que têm feito é servir de comentadores de comentários de outros políticos e entrar em discussões prosaicas sobre convites ou não convites a militantes seus.
O Povo Português nunca gostou de extremos, porque como dizem, os extremos tocam-se.
(Reparem bem na foto acima. Os narizes são muito muito parecidos)

Passámos parte dos anos 80, e os 90 todinhos, a ter esperança neste rapaz. Entretanto, as primaveras chegam às 52 em Novembro, breve será pré-sexagenário e é crível que não esteja a ir para novo. O mito ainda é o do Louçã verboso, padreco e disposto a fazer a revolução nos 15 minutos seguintes. Só que a realidade, ao longo do tempo, mostra um político estagnado, invariavelmente azedo e odioso, o qual não se imagina a ser substituído por um qualquer lugar-tenente. O Rosas é um espinho cravado na sã convivência com os adversários, o Fazenda não consegue cobrir a nudez de ideias e a Drago queima-se na sua própria chama.
Promessas não cumpridas
Por acaso lembram-se das promessas não cumpridas de José Sócrates (PS) ??????
Não aumento de impostos e 150 mil empregos por criar foram as principais bandeiras desta legislatura.Numa altura em que o PS apresenta o seu programa eleitoral para os próximos quatro anos, a TVI recordou algumas das promessas falhadas por José Sócrates durante esta legislatura.
*** Depois de ter prometido não aumentar os impostos, reduzindo o défice apenas através da diminuição das despesas públicas, o primeiro-ministro aumentou o IVA, o imposto sobre o tabaco, o imposto sobre produtos petrolíferos e criou um novo escalão de IRS de 42 por cento.
*** À promessa da criação de 150 mil postos de trabalho seguiu-se uma ultrapassagem histórica no desemprego, que já chegou aos nove por cento.
*** Sócrates prometeu pôr o país a crescer três por cento ao ano, mas hoje o rendimento médio de cada português está mais longe da média europeia do que estava em 2005.
*** Prometeu ainda reduzir o número de funcionários públicos em 75 mil, ficou-se pelos 50 mil.
*** Fez das Novas Oportunidades uma bandeira do seu Governo, mas o número de pessoas certificadas ainda está aquém do esperado.
*** E o referendo do Tratado de Lisboa também ficou pelo caminho.
*** E o referendo do Tratado de Lisboa também ficou pelo caminho.
Veja aqui o video da TVI
http://diario.iol.pt/multimedia.html?id=1079182&div_id=0&mul_id=13154198
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Os 10 mais ricos de Portugal
.
1 - Américo Amorim (mantém primeiro lugar, mas fortuna desceu 35,4%) – fortuna actual: 2005,7 milhões de euros2 - Belmiro de Azevedo (mantém 2.º; fortuna desceu 16,5%) – 1437,8 milhões
3 - Família Guimarães de Mello – 1245,4 milhões
4 - Maria do Carmo Moniz Galvão Espírito Santo Silva (sobe do 7.º lugar; fortuna desceu 2,9%) – 731,8 milhões
5 - Luís Silva e Maria Perpétua Bordalo Silva (sobem do 6.º para 5.º; fortuna desceu 8,1%) – 695,6 milhões de euros
6 - Alexandre Soares dos Santos (sobe do 9.º para o 6.º; fortuna desceu 10%) – 665,11 milhões
7 - João Pereira Coutinho (desde do 5.º para o 7.º; fortuna diminuiu 20,8%) – 645,8 milhões
8 - Salvador Caetano (sobe do 11.º para o 8.º lugar; fortuna cai 6,4%) – 637,4 milhões
9 - Joe Berardo (desce do 4.º para o 9.º; fortuna desceu 29,9%) – 618,2 milhões
10 - Manuel Soares Violas e Rita Violas Oliveira Sá – 610,48 milhões
Não admira que haja cada vez mais pobres.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Siemens cria centro de investigação na Covilhã
As entidades envolvidas são: O sector Healthcare da Siemens, o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), a Universidade da Beira Interior, a Parkurbis e a câmara.
Segundo a empresa alemã, os objectivos são a constituição de um centro de investigação da Siemens na Covilhã e transferência de tecnologia desse centro para as unidades de saúde, com uma cooperação estratégica com o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB).
A Siemens promete "tornar o CHCB numa referência tecnológica nacional e internacional". O protocolo prevê ainda melhorar o modelo educacional, com uso intensivo e optimizado dos sistemas de informação e outros recursos tecnológicos no curso de Medicina da Covilhã.
Espera-se ainda "potenciar a retenção de recursos humanos altamente qualificados na região" e conseguir atrair para a região "investimento científico e a instalação de outras empresas associadas ao sector da Saúde".
Subscrever:
Mensagens (Atom)


