O anúncio de 176 mil euros de prémios a três gestores da Parpública (empresa gestora das participações do Estado) constitui um verdadeiro escândalo e uma ofensa a todos quantos são obrigados a viver dos seus magros salários ou vêem ser-lhes negado o acesso ao subsídio de desemprego. A justificação dada pelo Ministro das Finanças Teixeira dos Santos de que este prémio de exercício (para lá dos salários) faz parte dos termos contratuais, torna mais evidente a permissiva política do governo e desmente categoricamente, na prática, todos os discursos sobre a moralização da vida pública (nomeadamente no exercício de cargos públicos) com que o Governo e o Primeiro-ministro se gostam de enfeitar.O PCP irá questionar o Governo e o Ministro das Finanças sobre este caso e as condições presentes em outros contratos públicos.quarta-feira, 29 de julho de 2009
Parpública – um novo escândalo!
O anúncio de 176 mil euros de prémios a três gestores da Parpública (empresa gestora das participações do Estado) constitui um verdadeiro escândalo e uma ofensa a todos quantos são obrigados a viver dos seus magros salários ou vêem ser-lhes negado o acesso ao subsídio de desemprego. A justificação dada pelo Ministro das Finanças Teixeira dos Santos de que este prémio de exercício (para lá dos salários) faz parte dos termos contratuais, torna mais evidente a permissiva política do governo e desmente categoricamente, na prática, todos os discursos sobre a moralização da vida pública (nomeadamente no exercício de cargos públicos) com que o Governo e o Primeiro-ministro se gostam de enfeitar.O PCP irá questionar o Governo e o Ministro das Finanças sobre este caso e as condições presentes em outros contratos públicos.Vesticon foi viabilizada
Dentro do mar de tristezas em que vivemos, uma boa noticia para a economia da região e essencialmente para os trabalhadores. O tribunal da Covilhã, homologou o plano de viabilização da empresa de confecções Vesticon que se encontrava em processo de insolvência.segunda-feira, 27 de julho de 2009
UBI lidera candidatura ao QREN
A Universidade da Beira Interior (UBI) lidera uma candidatura designada INOVIDA – Inovação & Desenvolvimento, que poderá beneficiar toda a região, ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cujo concurso está aberto desde Abril.Pela primeira vez na história, a UBI é parceira de instituições como os Politécnicos de Castelo Branco e Guarda, dos municípios de Castelo Branco, Covilhã e Guarda e do Parkurbis – Parque Tecnológico da Covilhã. A candidatura foi ultimada na passada sexta-feira e prevê um conjunto de investimentos nas áreas estratégicas da qualidade de vida e da fileira agro-industrial, num valor total de quase 11 milhões de euros. Entre outras iniciativas, está prevista a construção do “Parkurbis Medical”, em terrenos anexos à Faculdade de Ciências da Saúde, bem como o “Parkurbis International Centre”. Outro projecto estruturante é o Centro de Empresas Inovadoras na área Agro-Industrial, em Castelo Branco. A candidatura envolveu toda a comunidade académica na procura de planos complementares, tendo sido incluídos um conjunto de 23 projectos, por parte da UBI, englobando as áreas da Saúde, Química, Gestão, Sociologia, Engenharia, num total de mais cerca de sete milhões de euros.
domingo, 26 de julho de 2009
À Lei da Bala !


quinta-feira, 23 de julho de 2009
O Silêncio e Ambiguidade do PSD

Chego a ter pena dele por necessitar de quando em vez armar uma gritaria politica para que no Continente o possam ouvir e quase sempre pelas piores razões.
Que a democracia para este fulano é coisa que não existe já todos nós ou quase todos sabíamos. Mas será que os vómitos agora dados pelo fulano são mesmo a vontade dele ou foi o interlocutor escolhido?
A minha dúvida prende-se com:

· As declarações ambíguas dos Dirigentes no mesmo dia em que o Alberto João arrotou.
· O posterior silêncio ensurdecedor da Direcção Nacional do PSD.
· O branqueamento das declarações por parte da comunicação social e o desdém com que o comentador oficial do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa abordou esta questão de tão elevada importância para a democracia Portuguesa.
· Mas o mais importante e mais preocupante são as recentes afirmações da presidente Manuela Ferreira Leite.

Sim. Foi esta madame que afirmou que a democracia devia fechar para férias.
Sim. Foi esta madame que disse que rasgava as políticas sociais deste País.
Sim. Foi e é, esta moçoila (queria ela) que pretende privatizar a saúde no nosso País.
Sim. É esta cachopa que fala extremamente bem CALADA, porque quando ousa abrir a boca é tão-somente para lançar os ataques mais torpes aos direitos que Abril consagrou.
No fundamental, Alberto João ontem no parlamento da Madeira, vomitando ódio cerca de 2 horas somente para os seus correligionários de partido e comunicação social, diz que é necessário alterar a constituição porque não se compreende como é possível no nosso País o PCP e BE terem cerca de 20% do eleitorado. Assim sendo a melhor forma de combater o crescimento eleitoral da esquerda junto da população portuguesa é ilegaliza-los por decreto.
Mas vai mais longe ao propor o fim do tribunal constitucional porque, (considera o petulante) esta coisa só atrapalha.
Mas afinal qual é a democracia deste PSD?
Será que o Povo nas eleições de 27 de Setembro vai permitir que estes possam retomar o poder?
Aos mais novos direi tão-somente para perguntarem aos seus Pais o que estes (a grande maioria) sofreram nos 49 anos de ditadura fascista em que este País esteve mergulhado.
Não podemos e não devemos dar tréguas, nem fazer esquecer estas afirmações tecidas por tão altos dirigentes políticos, dignas de um qualquer ditador desses espalhados por Países terceiro mundistas.
A verdade verdadinha é que a única força política portuguesa que tem feito frente aos avanços ditatoriais em Portugal é o PCP daí ser o alvo a abater.
O PCP tem sido o partido que em Portugal mais tem defendido a constituição da república por isso mesmo um alvo a abater.
O PCP tem sido o único partido em Portugal que tem demonstrado com a sua prática política, defender os direitos dos trabalhadores mais desfavorecidos, por isso um alvo a abater.
O PCP tem sido ao longo dos anos aquele que não tem pactuado com os grandes grupos económicos que têm sufocado os trabalhadores, daí ser o alvo a abater.
O PCP, não se tem vergado pelo poder da comunicação social, por isso ser um alvo a abater.
Sem o PCP Portugal já teria recuado aos tempos que todos nós pretendemos esquecer e não é fácil tal foi o sofrimento.
Esta Luta não terminou nas palavras do Alberto João, teve agora o seu início. O PSD e o CDS tudo farão para que na próxima legislatura se façam as alterações á constituição de forma a penalizar as forças que têm dado provas de estar vivas na defesa intransigente dos direitos da população Portuguesa.

Os Padrinhos
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Covilhã num probre 139º lugar de entre 278 concelhos
Classificação dos concelhos do Interior de entre os 278 municípios do Continente:
quarta-feira, 15 de julho de 2009
A partida de um Amigo
terça-feira, 14 de julho de 2009
O partido da Covilhã

Área Metropolitana da Cova da Beira
As Eleições Autárquicas estão a mexer na nossa região.Depois de Manuel Frexes (presidente da câmara Municipal do Fundão), é agora a vez do candidato ao mesmo lugar pelo PS Leal Salvado, reivindicar a criação da área metropolitana da cova da Beira. Este último vai mais longe ao afirmar que se ganhar as eleições de Outubro, não terá dificuldade em negociar esta matéria com o Sr. Carlos Pinto actual presidente da câmara Municipal da Covilhã e também de novo candidato ao mesmo lugar.
Duvido que tenha essa facilidade de negociação pois a ideia não partiu do Sr. Carlos Pinto e este, logo verá problemas enormes na constituição daquilo que poderia ser uma grande metrópole. (digo eu)
Vejo esta ideia com muito bons olhos até porque os diversos concelhos que compõem a Cova da Beira só tinham a ganhar. Aliás não há motivo nenhum aparente, para que os vizinhos andem de costas voltados. Obviamente que existe sempre gente que gosta de dividir para reinar, mas a esses o futuro se encarregará de os excluir.
Lamento que esta ideia não tenha sido lançada e concretizada há mais anos, para que hoje estivéssemos já a falar de um grande pólo de desenvolvimento no interior do País, a Cova da Beira.
Bem sei que não é fácil pois o Sr. Presidente da Câmara da Covilhã, não gosta muito de partilhar, mas acho que está a tempo de mudar e aderir a um movimento que tem pernas para andar.
Existe gente de enorme valia na nossa região, com provas dadas nas mais diversas áreas, que se podem e devem constituir em grupo de estudo para que este projecto tome forma, força e poder o quanto antes.
Porque não auscultar os diversos candidatos das diversas forças políticas às respectivas Câmaras Municipais?
Neste processo nenhuma força política e ou movimento deverá ficar de fora, todos serão úteis, cada um na sua área de intervenção.
Lembro que na década de 50 do século passado, houve um grupo de estudo que defendia precisamente isto e só não se avançou por pequenas mesquinhezes de bairro.
sábado, 11 de julho de 2009
CDU avança com toda a confiança !

O cabeça de lista Luis Garra, demonstrou forte preocupação pelo
clima de instabilidade social vivida no distrito muito por culpa dos mais de 10.000 desempregados que este já conta, sem poupar fortes criticas ao governo e ao PS que ainda há poucos dias chumbou (deputados eleitos pelo distrito incluídos) um plano de emergência para este distrito e proposto pelo PCP na Assembleia da República. PSD e CDS abstiveram-se o que na prática significa voto contra.Mostrou-se ainda preocupado com a situação que estão a viver muitos dos trabalhadores de empresas em situação difícil tais como a Vesticon, Mateus & Mendes, Carveste entre outras. Ele tem vivido como ninguém esta situação aflitiva dos trabalhadores na qualidade de Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa e ainda como Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de castelo Branco, mostrando-se solidário com a sua dor e a sua luta empenhada na defesa dos postos de trabalho.
No seu discurso forte e incisivo mostrou com toda a clareza e sem qualquer tipo de equívocos os valores que separam a CDU e os restantes partidos nomeadamente, PS, PSD e CDS.
Referiu-se ainda ao facto de se comentar a eventual candidatura de José Sócrates como cabeça de Lista do PS pelo distrito de Castelo Branco, voltando a fazer o convite para que venha de novo ao distrito que abandonou por completo, discutir os assuntos que mais preocupam esta população.
Lamentavelmente, digo eu, não se ouviu uma única referência ao Bloco. Gostava de ter ouvido Luis Garra dizer que o Bloco não é o Partido que PS e PSD receiam.
Escrevi ontem que o Bloco tem sido levado ao colo e não retiro uma única vírgula. Porque de facto quer o PS quer o PSD não se importam que este movimento tenha uma votação apreciável porque ao longo destes quatro anos e meio o que fizeram foi tão simplesmente alimentar e aperfeiçoar a arte de bem falar e pouco fazer, pelo que consideram não ser para levar em conta. Ao invés uma forte votação da CDU, representa a inversão da tendência de política de direita que tem acontecido nos últimos anos pelos sucessivos governos PS – PSD – CDS.
Jerónimo de Sousa, teve um discurso igualmente aplaudido e referiu-se à luta empenhada dos Deputados eleitos na Assembleia da República, contra as políticas de direita dos dois maiores partidos Portugueses PS e PSD, afirmando categoricamente que há mais a uni-los que a separá-los o que em boa verdade temos assistido ao longo dos tempos.
Alertou também para o facto de ser voz corrente dizer-se que, os partidos são todos iguais. Demonstrou para que não fiquem dúvidas a ninguém, que os deputados eleitos pela CDU ganharão enquanto deputados o mesmo que ganhariam na sua vida activa dando-se a ele mesmo como exemplo que continua a ter um ordenado equivalente ao de um qualquer outro trabalhador metalúrgico.Por isso mesmo a CDU é um partido diferente.
Chamou a atenção para a dificuldade que vai ser a batalha das duas eleições que aí vêem, sobretudo pelo silenciamento que vão ser alvo por parte da comunicação social deste País. Aliás hoje, nem com a anunciada presença de Jerónimo de Sousa se dignaram comparecer a não ser a comunicação social Regional que disse presente e aos quais agradeceu.
No calor do discurso, e mostrando que as politicas seguidas pelos sucessivos governos têm penalizado fortemente as populações mais desfavorecidas, ouviu-se no meio da multidão um homem já com alguns anos de vida dizer visivelmente emocionado;
A CULPA É DO POVO
Jerónimo de Sousa aproveitando a deixa, afirmou em tom sério e grave.
Este é o Povo que temos, é com este Povo que contamos e é para este Povo que lutamos.
Chegou a hora dos trabalhadores do distrito de Castelo Branco se solidarizarem com Luis Garra por tudo o que este tem feito ao longo de todos estes anos.Atrevo-me (modéstia á parte) a aconselhar slogan's para a Campanha.
GARRA ao Parlamento.
e
No distrito de Castelo Branco o VOTO ÚTIL é na CDU.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
José Saramago necessita Apoio Psicológico?
te da Câmara de Lisboa António Costa (PS).Afirmou mesmo:
«Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer»,
O escritor elogiou ainda o «magnífico trabalho» de António Costa à frente da autarquia.
De facto todo o Homem tem o seu preço.
Bloco levado ao colo pelas sondagens
Ainda hoje se discute a problemática das sondagens e, os seus erros grosseiros nas eleições Europeias, e eis que já voltam á ribalta a lançar a confusão nos eleitores.
Numa sondagem hoje publicada e elaborada ou mandada elaborar pelo Correio da Manhã a par das muitas que irão surgir nos próximos tempos, esta dá um empate técnico entre os dois maiores partidos políticos com ligeiríssima vantagem para o PS de apenas 0.2%.
Esta sondagem revela também que se a votação fosse exclusivamente para o Primeiro-Ministro então José Sócrates infringiria uma pesadíssima derrota a Ferreira Leite com uns expressivos 13.3% de diferença de votos.
No entanto e como já vem sendo hábito esta sondagem atribui uma subida vertiginosa ao Bloco (esquerda que fala e nada faz) para os 13,3% sendo que a CDU tal como o CDS parecem tender a desaparecer nestas sondagens de hoje, o que de resto já não é novidade pois nos últimos anos tem sido sempre assim.
No caso destes dois partidos a sondagem traduz uma descida significativa em relação às eleições Europeias o que de todo me parece tendencioso.
O País tem assistido sistematicamente ao favorecimento do Bloco, quer pela comunicação social escrita, quer pela própria TV, e, nos últimos tempos também nos ditos estudos de opinião (sondagens).
A quem interessa este favorecimento?
Ao PS, para que no caso de vitória em 27 de Setembro sem maioria absoluta, poder oficializar o casamento? Sim, porque união de facto já vai havendo aqui e ali.
Ao PSD, porque sabe que o hipotético crescimento do Bloco se deverá aos descontentes do PS e assim chegar ao Poder?
Constato, não só de agora evidentemente, que a comunicação social, e sobretudo as sondagens fabricadas têm muita força no sentido de manipulação de opiniões.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Sócrates candidato pelo Distrito de Castelo Branco


