quarta-feira, 29 de julho de 2009

Parpública – um novo escândalo!

O anúncio de 176 mil euros de prémios a três gestores da Parpública (empresa gestora das participações do Estado) constitui um verdadeiro escândalo e uma ofensa a todos quantos são obrigados a viver dos seus magros salários ou vêem ser-lhes negado o acesso ao subsídio de desemprego. A justificação dada pelo Ministro das Finanças Teixeira dos Santos de que este prémio de exercício (para lá dos salários) faz parte dos termos contratuais, torna mais evidente a permissiva política do governo e desmente categoricamente, na prática, todos os discursos sobre a moralização da vida pública (nomeadamente no exercício de cargos públicos) com que o Governo e o Primeiro-ministro se gostam de enfeitar.O PCP irá questionar o Governo e o Ministro das Finanças sobre este caso e as condições presentes em outros contratos públicos.

Vesticon foi viabilizada

Dentro do mar de tristezas em que vivemos, uma boa noticia para a economia da região e essencialmente para os trabalhadores. O tribunal da Covilhã, homologou o plano de viabilização da empresa de confecções Vesticon que se encontrava em processo de insolvência.
O despacho foi assinado esta segunda-feira, depois do BPN e da Caixa Geral de Depósitos terem votado favoravelmente e por escrito o plano de viabilização da empresa.
Representando 45% dos créditos da empresa tinham os dois bancos, por isso mesmo, voto decisivo no desfecho deste processo.
Enalteço aqui também, e sobretudo, o papel que os trabalhadores e seus representantes sindicais tiveram em todo este processo que visava a viabilização e manutenção dos postos de trabalho.
Como é sabido a Vesticon requereu a insolvência Abril deste ano quando empregava 204 trabalhadores. Em Junho, uma empresa inglesa de gestão de fundos manifestou-se disponível para adquirir 75 por cento do capital social da Vesticon.
O plano agora aprovado aponta para a manutenção de 82 trabalhadores em 2009 e admite atingir as duas centenas de empregados dentro de dois anos.
Entretanto e depois desta aprovação há 10 dias para recurso até à homologação definitiva do despacho.
Resta-me saber como ficou a situação dos créditos dos trabalhadores que entretanto foram dispensados.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

UBI lidera candidatura ao QREN

A Universidade da Beira Interior (UBI) lidera uma candidatura designada INOVIDA – Inovação & Desenvolvimento, que poderá beneficiar toda a região, ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), cujo concurso está aberto desde Abril.
Pela primeira vez na história, a UBI é parceira de instituições como os Politécnicos de Castelo Branco e Guarda, dos municípios de Castelo Branco, Covilhã e Guarda e do Parkurbis – Parque Tecnológico da Covilhã. A candidatura foi ultimada na passada sexta-feira e prevê um conjunto de investimentos nas áreas estratégicas da qualidade de vida e da fileira agro-industrial, num valor total de quase 11 milhões de euros. Entre outras iniciativas, está prevista a construção do “Parkurbis Medical”, em terrenos anexos à Faculdade de Ciências da Saúde, bem como o “Parkurbis International Centre”. Outro projecto estruturante é o Centro de Empresas Inovadoras na área Agro-Industrial, em Castelo Branco. A candidatura envolveu toda a comunidade académica na procura de planos complementares, tendo sido incluídos um conjunto de 23 projectos, por parte da UBI, englobando as áreas da Saúde, Química, Gestão, Sociologia, Engenharia, num total de mais cerca de sete milhões de euros.

Férias???!!!!!



domingo, 26 de julho de 2009

À Lei da Bala !

Na passada quinta feira escrevi sobre o pacato??!! cidadão que é Alberto João e como este tem dificuldade em lidar com a Democracia. Alguns de vós poderão ter pensado que exagerei nos adjectivos com que brindei o principiante de ditador. Mas não foram necessários muitos dias para dar mais do que razão aos meus argumentos.

Resolveu o problema??? de um simples dirigivel de um partido, à lei da bala.


Artigo de o Jornal o Público
O zeppelin, preparado pelo PND (partido de extrema direita) para sobrevoar o Chão da Lagoa, na Madeira, foi hoje abatido a tiro, quando estava a ser preparada a sua partida a mil metros de distância da festa do PSD. Com as inscrições “PND voa mais alto” e “olho à ladroagem” nas duas faces, o dirigível rígido foi perfurado por quatro balas de carabina antes de atravessar o planalto. No local, durante o enchimento de gás não pressurizado para prover a elevação, os dirigentes do PND foram interceptados por agentes policiais e guardas florestais que, face à exibição das prévias autorizações pelos dirigentes da Nova Democracia, não conseguiram impedir a elevação do zeppelin, pouco depois inviabilizada pelos tiros.
O recurso à violência é preocupante e indicia que o partido do poder não olha a meios para neutralizar tudo o que mexe à sua volta”, lamentou o deputado do PND, Baltazar Aguiar que participou na acção do partido que no 25 de Abril “ocupou” simbolicamente com um chaimite a Quinta Vigia.
O PND apresentou queixa contra autores desconhecidos e solicitou a presença da Polícia Judiciária no local para proceder à recolha de dados necessários à análise balística.

Na passada quarta-feira, durante o debate parlamentar sobre a revisão constitucional, o presidente do governo regional, Alberto João Jardim denunciou que o PND iria levar um zeppelin para o Chão da Lagoa.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

O Silêncio e Ambiguidade do PSD




Tenho andado inquieto e indeciso no que respeita a um comentário relativamente às atoardas do polémico, truculento, mal formado, mal criado, indecoroso, arrogante, prepotente, arruaceiro e talvez mesmo e porque não, aprendiz de praticante fascista do Alberto João Jardim.
Chego a ter pena dele por necessitar de quando em vez armar uma gritaria politica para que no Continente o possam ouvir e quase sempre pelas piores razões.
Que a democracia para este fulano é coisa que não existe já todos nós ou quase todos sabíamos. Mas será que os vómitos agora dados pelo fulano são mesmo a vontade dele ou foi o interlocutor escolhido?
A minha dúvida prende-se com:

· As declarações ambíguas dos Dirigentes no mesmo dia em que o Alberto João arrotou.
· O posterior silêncio ensurdecedor da Direcção Nacional do PSD.
· O branqueamento das declarações por parte da comunicação social e o desdém com que o comentador oficial do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa abordou esta questão de tão elevada importância para a democracia Portuguesa.
· Mas o mais importante e mais preocupante são as recentes afirmações da presidente Manuela Ferreira Leite.

Sim. Foi esta madame que afirmou que a democracia devia fechar para férias.
Sim. Foi esta madame que disse que rasgava as políticas sociais deste País.
Sim. Foi e é, esta moçoila (queria ela) que pretende privatizar a saúde no nosso País.
Sim. É esta cachopa que fala extremamente bem CALADA, porque quando ousa abrir a boca é tão-somente para lançar os ataques mais torpes aos direitos que Abril consagrou.
No fundamental, Alberto João ontem no parlamento da Madeira, vomitando ódio cerca de 2 horas somente para os seus correligionários de partido e comunicação social, diz que é necessário alterar a constituição porque não se compreende como é possível no nosso País o PCP e BE terem cerca de 20% do eleitorado. Assim sendo a melhor forma de combater o crescimento eleitoral da esquerda junto da população portuguesa é ilegaliza-los por decreto.
Mas vai mais longe ao propor o fim do tribunal constitucional porque, (considera o petulante) esta coisa só atrapalha.
Mas afinal qual é a democracia deste PSD?
Será que o Povo nas eleições de 27 de Setembro vai permitir que estes possam retomar o poder?
Aos mais novos direi tão-somente para perguntarem aos seus Pais o que estes (a grande maioria) sofreram nos 49 anos de ditadura fascista em que este País esteve mergulhado.
Não podemos e não devemos dar tréguas, nem fazer esquecer estas afirmações tecidas por tão altos dirigentes políticos, dignas de um qualquer ditador desses espalhados por Países terceiro mundistas.
A verdade verdadinha é que a única força política portuguesa que tem feito frente aos avanços ditatoriais em Portugal é o PCP daí ser o alvo a abater.
O PCP tem sido o partido que em Portugal mais tem defendido a constituição da república por isso mesmo um alvo a abater.
O PCP tem sido o único partido em Portugal que tem demonstrado com a sua prática política, defender os direitos dos trabalhadores mais desfavorecidos, por isso um alvo a abater.
O PCP tem sido ao longo dos anos aquele que não tem pactuado com os grandes grupos económicos que têm sufocado os trabalhadores, daí ser o alvo a abater.
O PCP, não se tem vergado pelo poder da comunicação social, por isso ser um alvo a abater.
Sem o PCP Portugal já teria recuado aos tempos que todos nós pretendemos esquecer e não é fácil tal foi o sofrimento.
Esta Luta não terminou nas palavras do Alberto João, teve agora o seu início. O PSD e o CDS tudo farão para que na próxima legislatura se façam as alterações á constituição de forma a penalizar as forças que têm dado provas de estar vivas na defesa intransigente dos direitos da população Portuguesa.


Os Padrinhos








segunda-feira, 20 de julho de 2009

Covilhã num probre 139º lugar de entre 278 concelhos

E eu, que por força de tantas vezes ouvir dizer que a Covilhã era uma cidade 5 estrelas por parte dos autarcas estava quase quase, mas mesmo quase, convencido que era verdade.
Ou melhor. Tinha a certeza que não mas ...
Num estudo elaborado pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior. "Indicador Sintético de Desenvolvimento Económico e Social ou de Bem-Estar dos Municípios do Continente Português”, revela-se o pior para os concelhos do Interior.
Este trabalho resulta da reedição do estudo realizado há dois anos com base no anuário estatístico de 2004 do Instituto Nacional de Estatística, agora actualizado a partir dos recentes dados publicados no anuário estatístico de 2006.
Na realização do estudo foram tidas em conta variáveis como equipamentos de saúde, culturais, educativos, infra-estruturas básicas, cultura, população, saúde, segurança, ambiente, dinamismo económico, mercado de habitação, mercado de trabalho, rendimento e consumo.

Classificação dos concelhos do Interior de entre os 278 municípios do Continente:
Castelo Branco posição (53º);
Guarda (67.º);
Gouveia (117.º);
Vila Velha de Ródão (122.º);
Almeida (124.º);
Vila de Rei (137.º);
Covilhã (139.º);
Aguiar da Beira (149.º);
Sertã (152.º);
Meda (166.º);
Oleiros (174.º);
Belmonte (180.º);
Trancoso (187.º);
Manteigas (189.º);
Celorico da Beira (192.º);
Fornos de Algodres (200.º);
Pinhel (214.º);
Seia (216.º);
Idanha-a-Nova (226.º);
Fundão (228.º);
Penamacor (253.º);
Sabugal (255.º).
Mas nem tudo é mau. A Covilhã é a primeira classificada na sub-região COVA DA BEIRA.
O Presidente da Câmara da Covilhã deve estar feliz com este resultado ser 1º é bestial.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A partida de um Amigo

Ao longo dos ultimos anos, habituei-me a respeitar o Dr. José Geraldes, pela sua postura, frontalidade e sobretudo pelo seu saber. Pessoa de trato fino e fácil, sempre disposto a ouvir cada um que o abordava. Habituei-me a ler o seu editorial e sobretudo a ouvir as suas histórias e perpectivas para a sociedade. É verdade que nem sempre estavamos de acordo, mas soube sempre respeitar as nossas diferenças. A importância que teve á frente do Jornal Noticias da Covilhã será para sempre e por todos lembrado. O Dr. José Geraldes ficará para sempre VIVO na nossa (minha) memória. Um Bem haja pela amizade que me dispensou.

terça-feira, 14 de julho de 2009

O partido da Covilhã





Carlos Pinto não se candidata pelo PSD



No jantar de recandidatura pré-anunciada Carlos Pinto afirmou:

“Sou candidato à Câmara da Covilhã”

"sou e serei candidato pelo único partido que tenho para vencer as eleições, o partido da Covilhã"

e atacou os outros candidatos da oposição de:

“subordinação aos interesses partidários”.


Tá bem. Como o Povo anda deprimido com esta crise, Carlos Pinto decidiu brindar os presentes com forte sentido de humor. Ou não.

Área Metropolitana da Cova da Beira

As Eleições Autárquicas estão a mexer na nossa região.
Depois de Manuel Frexes (presidente da câmara Municipal do Fundão), é agora a vez do candidato ao mesmo lugar pelo PS Leal Salvado, reivindicar a criação da área metropolitana da cova da Beira. Este último vai mais longe ao afirmar que se ganhar as eleições de Outubro, não terá dificuldade em negociar esta matéria com o Sr. Carlos Pinto actual presidente da câmara Municipal da Covilhã e também de novo candidato ao mesmo lugar.
Duvido que tenha essa facilidade de negociação pois a ideia não partiu do Sr. Carlos Pinto e este, logo verá problemas enormes na constituição daquilo que poderia ser uma grande metrópole. (digo eu)
Vejo esta ideia com muito bons olhos até porque os diversos concelhos que compõem a Cova da Beira só tinham a ganhar. Aliás não há motivo nenhum aparente, para que os vizinhos andem de costas voltados. Obviamente que existe sempre gente que gosta de dividir para reinar, mas a esses o futuro se encarregará de os excluir.
Lamento que esta ideia não tenha sido lançada e concretizada há mais anos, para que hoje estivéssemos já a falar de um grande pólo de desenvolvimento no interior do País, a Cova da Beira.
Bem sei que não é fácil pois o Sr. Presidente da Câmara da Covilhã, não gosta muito de partilhar, mas acho que está a tempo de mudar e aderir a um movimento que tem pernas para andar.
Existe gente de enorme valia na nossa região, com provas dadas nas mais diversas áreas, que se podem e devem constituir em grupo de estudo para que este projecto tome forma, força e poder o quanto antes.
Porque não auscultar os diversos candidatos das diversas forças políticas às respectivas Câmaras Municipais?
Neste processo nenhuma força política e ou movimento deverá ficar de fora, todos serão úteis, cada um na sua área de intervenção.
Lembro que na década de 50 do século passado, houve um grupo de estudo que defendia precisamente isto e só não se avançou por pequenas mesquinhezes de bairro.

Estes são os dados referentes aos três concelhos que compõem a Cova da Beira.
Pena é que sejam dados do censos de 2001, mas é uma amostra

sábado, 11 de julho de 2009

CDU avança com toda a confiança !




Decorreu em clima de festa e com o parque de merendas do Tortosendo cheio, a apresentação da lista completa da CDU concorrente às eleições de 27 de Setembro pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, que contou com presença do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.

O cabeça de lista Luis Garra, demonstrou forte preocupação pelo
clima de instabilidade social vivida no distrito muito por culpa dos mais de 10.000 desempregados que este já conta, sem poupar fortes criticas ao governo e ao PS que ainda há poucos dias chumbou (deputados eleitos pelo distrito incluídos) um plano de emergência para este distrito e proposto pelo PCP na Assembleia da República. PSD e CDS abstiveram-se o que na prática significa voto contra.

Mostrou-se ainda preocupado com a situação que estão a viver muitos dos trabalhadores de empresas em situação difícil tais como a Vesticon, Mateus & Mendes, Carveste entre outras. Ele tem vivido como ninguém esta situação aflitiva dos trabalhadores na qualidade de Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis da Beira Baixa e ainda como Coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de castelo Branco, mostrando-se solidário com a sua dor e a sua luta empenhada na defesa dos postos de trabalho.

No seu discurso forte e incisivo mostrou com toda a clareza e sem qualquer tipo de equívocos os valores que separam a CDU e os restantes partidos nomeadamente, PS, PSD e CDS.

Referiu-se ainda ao facto de se comentar a eventual candidatura de José Sócrates como cabeça de Lista do PS pelo distrito de Castelo Branco, voltando a fazer o convite para que venha de novo ao distrito que abandonou por completo, discutir os assuntos que mais preocupam esta população.

Lamentavelmente, digo eu, não se ouviu uma única referência ao Bloco. Gostava de ter ouvido Luis Garra dizer que o Bloco não é o Partido que PS e PSD receiam.

Escrevi ontem que o Bloco tem sido levado ao colo e não retiro uma única vírgula. Porque de facto quer o PS quer o PSD não se importam que este movimento tenha uma votação apreciável porque ao longo destes quatro anos e meio o que fizeram foi tão simplesmente alimentar e aperfeiçoar a arte de bem falar e pouco fazer, pelo que consideram não ser para levar em conta. Ao invés uma forte votação da CDU, representa a inversão da tendência de política de direita que tem acontecido nos últimos anos pelos sucessivos governos PS – PSD – CDS.

Jerónimo de Sousa, teve um discurso igualmente aplaudido e referiu-se à luta empenhada dos Deputados eleitos na Assembleia da República, contra as políticas de direita dos dois maiores partidos Portugueses PS e PSD, afirmando categoricamente que há mais a uni-los que a separá-los o que em boa verdade temos assistido ao longo dos tempos.

Alertou também para o facto de ser voz corrente dizer-se que, os partidos são todos iguais. Demonstrou para que não fiquem dúvidas a ninguém, que os deputados eleitos pela CDU ganharão enquanto deputados o mesmo que ganhariam na sua vida activa dando-se a ele mesmo como exemplo que continua a ter um ordenado equivalente ao de um qualquer outro trabalhador metalúrgico.
Por isso mesmo a CDU é um partido diferente.

Chamou a atenção para a dificuldade que vai ser a batalha das duas eleições que aí vêem, sobretudo pelo silenciamento que vão ser alvo por parte da comunicação social deste País. Aliás hoje, nem com a anunciada presença de Jerónimo de Sousa se dignaram comparecer a não ser a comunicação social Regional que disse presente e aos quais agradeceu.
No calor do discurso, e mostrando que as politicas seguidas pelos sucessivos governos têm penalizado fortemente as populações mais desfavorecidas, ouviu-se no meio da multidão um homem já com alguns anos de vida dizer visivelmente emocionado;
A CULPA É DO POVO
Jerónimo de Sousa aproveitando a deixa, afirmou em tom sério e grave.
Este é o Povo que temos, é com este Povo que contamos e é para este Povo que lutamos.
Chegou a hora dos trabalhadores do distrito de Castelo Branco se solidarizarem com Luis Garra por tudo o que este tem feito ao longo de todos estes anos.

Atrevo-me (modéstia á parte) a aconselhar slogan's para a Campanha.
GARRA ao Parlamento.
e
No distrito de Castelo Branco o VOTO ÚTIL é na CDU.
Discurso de Luis Garra na Integra
Estimadas amigas
Estimados amigos
Caras e caros Camaradas
Hoje, com a honrosa presença do nosso camarada e amigo Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, damos mais um passo na longa e exaltante caminhada que teve uma bela e bem sucedida etapa no dia 26 de Junho com a apresentação do Cabeça de Lista da CDU às eleições legislativas. Aí dissemos que hoje, dia 11 de Julho, procederíamos à apresentação dos outros elementos que compõem a lista distrital da CDU.O que é prometido é devido!Por isso aqui estamos! E, devo dizer-vos, devemos sentir-nos satisfeitos e orgulhosos. Temos uma lista de elevadíssima qualidade;Temos uma lista abrangente e representativa que cobre a quase totalidade do distrito e que representa importantes sectores e camadas da população:·
O mundo do trabalho·
A área da Educação e do Ensino·
A área da Saúde·
A juventude·
A agricultura·
A investigação e o desenvolvimento regional·
Os micro, pequenos e médios empresários
Temos uma lista que, como sempre acontece na CDU, não precisa do sistema de quotas para valorizar a importância e a necessidade da participação das mulheres na vida política e social. Nós, desde há muito, damos atenção a esta vertente da luta pela igualdade entre mulheres e homens e também por isso esta lista tem 50% de mulheres. Estas quatro mulheres e estes quatro homens não estão sós nesta caminhada. A CDU somos todos. Nós, os que vamos dar a cara, somos apenas e só o rosto de milhares de cidadão anónimos que nas cidades, nas vilas, nos bairros, nas aldeias e nos lugares mais recônditos, nas empresas e nos locais de trabalho, nas associações e colectividades, dão o melhor de si próprios para tornar melhor a vida dos seus semelhantes e afirmar a validade e a qualidade do projecto transformador da CDU.Caras e caros companheiros de jornada obrigado por me permitirem fazer parte da vossa equipe. Acreditem, é para mim uma honra e uma enorme responsabilidade fazer parte da vossa, da nossa lista. Feliz da CDU que pode contar convosco. Feliz do Distrito que tem gente tão representativa, tão abrangente e tão qualificada e tão competente. E agora? Bem, agora é que a coisa começa a sério. Vamos continuar o trabalho de auscultação; Vamos falar com o povo e as instituições do distrito. Vamos ouvir as suas reclamações, os seus anseios, as suas sugestões e as suas propostas e com todos vamos elaborar e apresentar os compromissos eleitorais que prometemos cumprir quando em 27 de Setembro elegermos um Deputado da CDU pelo Distrito de Castelo Branco.Sim, nós vamos fazer um contrato de progresso e desenvolvimento, de justiça e bem-estar com o povo do Distrito e nós vamos cumprir esse contrato. Nós não somos como os partidos do centrão dos grandes negócios que prometem uma coisa e depois fazem outra.Nós não somos como o PS e PSD, almas gémeas da política de direita, que estão sempre, sempre ao lado dos poderosos.Nós, ao contrário deles, estamos sempre, sempre ao lado dos trabalhadores e do povo.E, acreditem, bem preciso é porque a situação económica, social, laboral, ambiental e cultural do distrito agrava-se em cada dia que passa e quando a justiça é necessária ela é lenta, é morosa, é tardia e em muitas situações, a coberto de meras questões processuais e ou formais, é profundamente injusta e é cada vez mais uma justiça que favorece os poderosos, os Chico-espertos e os malabaristas e prejudica os mais necessitados e as pessoas sérias e honestas.Caras e caros camaradasEstamos aqui e não posso esquecer-me das trabalhadoras da Mateus & Mendes, da Cerval e da Casa e Botão que nas últimas semanas foram lançadas no desemprego e que se juntaram aos mais de 10 mil desempregados do distrito.Estamos aqui e não posso deixar de lançar uma mensagem de apoio, solidariedade e alento às trabalhadoras da Avri que vão entrar em Lay-Off e que legitimamente se interrogam quanto ao que vai acontecer no regresso.Estamos aqui e não posso deixar de saudar as trabalhadoras da Carveste e da antiga Massito no Fundão que estão a resistir e dar um enorme exemplo de maturidade na defesa das empresas, dos postos de trabalho e dos seus direitos onde, naturalmente, se inclui o direito ao salário.Estamos aqui e não posso deixar de endereçar uma forte abraço às trabalhadoras da Vesticon que enfrentando manobrismos, chantagens e pressões estão a fazer o que é preciso fazer para viabilizar a empresa, defender postos de trabalho e garantir os seus direitos.Estamos aqui e não posso deixar de exortar os mineiros da Panasqueira a manterem a sua unidade, a sua organização e a sua determinação na defesa dos seus direitos e interesses e na defesa da exploração mineira.Estamos aqui e estou a lembrar-me dos milhares de professores e professoras que não foram colocados e têm pela frente uma longa e difícil jornada de incertezas e inseguranças. E também não me posso esquecer dos trabalhadores da Administração Pública que enfrentando ameaças e pressões veladas e estando sujeitos a uma campanha caluniosa por parte do governo e demais partidos da politica de direita, resistem à degradação e destruição dos serviços públicos e fazem funcionar os centros e extensões de saúde e os hospitais, garantem os serviços de Segurança Social, asseguram o normal funcionamento das escolas apesar de serem dirigidos por uma equipe ministerial anormal e atenuam os efeitos negativos de um sistema de justiça ineficaz, iníquo, burocrático, inacessível, complicado e não simplificado.Estamos aqui e não posso deixar de dar uma palavra de ânimo e de esperança aos micro e pequenos empresários que hoje são objecto de calorosas campanhas demagógicas quando ao longo dos anos têm sido abandonados e massacrados por uma política económica que favorece o grande capital e uma politica financeira que atrofia o investimento e limita o acesso ao crédito.Estamos aqui e não posso deixar de manifestar a minha enorme admiração pelos homens da terra que, apesar de enfrentarem uma politica que destrói a agricultura e a floresta, persistem em manter a sua actividade, contribuindo para que a desertificação do mundo rural não seja ainda mais violenta.Estamos aqui e lembro-me do quanto é injusto que, depois de um longa e dura vida de trabalho, milhares de reformados e pensionistas sobrevivam com reformas de miséria porque miseráveis foram os seus salários na vida activa situação que ainda hoje se mantém. Estamos aqui e não posso deixar de apreciar a forma como as mulheres e os homens da cultura, das artes, do espectáculo, do desporto e do movimento associativo e popular estão a ultrapassar as dificuldades originadas por um governo que tem uma concepção dirigista e economicistas destas áreas e fazem um trabalho altamente meritório.Estamos aqui e quero dirigir-me directamente aos jovens do nosso distrito apelando para que não percam a esperança, que acreditem que a sua vida tem futuro, que é possível romper com estas políticas malditas que apenas lhes oferecem precariedade, instabilidade, baixos salários, desemprego e lhes tolhem os horizontes e lhes limitam as perspectivas de construir o futuro. A todos queremos dizer: Acreditem que com a CDU uma vida melhor vai ser possível.Caros e caras camaradas,Foi há poucos dias e a coisa ainda está fresca. Tal como estávamos à espera o PS inviabilizou a aprovação de um Plano de Emergência para o Distrito de Castelo Branco. O Chumbo não surpreendeu. Tudo indiciava que assim iria ser. O PS mostrou o que é. Os deputados do PS eleitos pelo Distrito mostraram que entre os interesses do distrito e do seu povo e a disciplina partidária optam por esta. Ou seja: Sofrem de partidarite aguda.Mas também o PSD e o CDS, que se abstiveram, mostraram que se fossem governo fariam exactamente o mesmo que o PS. Eles são assim “ora agora tocas tu, ora agora toco eu” só que a música é sempre a mesma. É a música do subdesenvolvimento, do desemprego, da destruição do aparelho produtivo, do encerramento das empresas e do aniquilamento dos micro, pequenos e médios empresários, é música dos baixos salários, da pobreza e da exclusão, é a música da desertificação, do abandono da discriminação e do envelhecimento do distrito. Deve ficar muito claro:Com o Plano de Emergência nós queremos o inverter o caminho de degradação do nível e qualidade de vida dos trabalhadores e das populações, de redução de direitos, de encerramento dos serviços públicos, de destruição das capacidades produtivas do distrito, de continuidade e agravamento da crise económica e social. É claro que nós também queremos a ruptura com a política de direita, uma nova política e um novo rumo para o distrito e para o país e, como é óbvio é isto que o PS, PSD e CDS/PP não querem.Nós queremos Apoiar e valorizar a agricultura familiar, os pequenos e médios agricultores e o crescimento da produção, nomeadamente com medidas de crédito e de escoamento da produção, e que combata o défice agro-alimentar do país e é claro que o PS, PSD e CDS/PP não querem.Nós queremos Apoiar e valorizar o sector dos têxteis e vestuário, criando condições para a inovação, a criação de uma marca regional orientada para o mercados internacionais, a consolidação e desenvolvimento dos padrões de qualidade, a migração para novos produtos técnicos e com incorporação do conhecimento contribuindo assim para o equilíbrio da balança comercial e é evidente que o PS, PSD e CDS/PP não querem; Nós queremos Dinamizar a economia e o mercado nacional, apoiar o aparelho produtivo e os micro, pequenos e médios empresários e já todos vimos que o PS, PSD e CDS/PP não querem e depois como satisfaziam os belmiros, amorins e outros que tais? Nós queremos Desenvolver o ensino superior e a investigação públicas e a vida mostra que o PS, PSD e CDS/PP não querem; Nós queremos Promover a fixação e atracção de população jovem como forma de rejuvenescimento demográfica e inverta o processo continuado de desertificação é notório que o PS, PSD e CDS/PP não querem.Nós queremos Respeitar quem trabalha e defender os direitos dos trabalhadores e das populações e já todos percebemos que o PS, PSD e CDS/PP não querem; Nós queremos Defender e implementar serviços públicos de qualidade e proximidade, de um Serviço Nacional de Saúde universal, geral e gratuito e de uma Escola pública para todos e já se viu que o PS, PSD e CDS/PP não querem; Nós queremos Promover a elevação do nível de vida das populações através da garantia de melhores salários, valorizando o Salário Mínimo Nacional e aproximando o salário médio no distrito ao salário médio nacional claro que o PS, PSD e CDS/PP não querem; Nós queremos Promover o trabalho com direitos e combater a discriminação salarial apoiada no sexo e uma melhor e mais justa distribuição da riqueza é obvio que o PS, PSD e CDS/PP não querem porque era entrar nos bolsos dos seus clientes; Nós queremos Valorizar as prestações sociais como verdadeiros direitos e não numa perspectiva assistencialista, garantindo um verdadeiro combate à pobreza e à exclusão social e está visto que o PS, PSD e CDS/PP não querem pois preferem brincar à caridadezinha. Minhas amigas, meus amigosCaras e caros camaradas,Eles votaram contra ou abstiveram-se e o plano de emergência foi transitoriamente parado mas valeu a pena termos colocado esta questão no centro do debate político e valeu a pena termos levado a sua discussão à Assembleia da República. Hoje todos sabemos o que cada força política pensa sobre o assunto e todos sabemos o que cada um dos partidos faria se estivesse no governo. Pela parte que nos toca queremos aqui afirmar solenemente que se pela vontade dos trabalhadores e do povo eu for eleito deputado da CDU pelo Distrito de Castelo Branco tomaremos a iniciativa de repor as medidas e as propostas constantes do Plano de Emergência na agenda da Assembleia da República e da governação.Mas, para isso, é preciso mudar de música, de tocadores e de maestro. É a hora de dar a batuta à CDU.E que urgente é mudar de maestro. José Sócrates já mostrou que anda à deriva. Agora já não tem coragem de se deslocar ao distrito às claras. Os programas de visitas são feitos a vários tempos e com mensagens, horas e locais contraditórias, algumas até são anunciadas em cima da hora. Quase apetece dizer que passou voluntariamente à clandestinidade.É óbvio que quem tanto prometeu e tão pouco fez só pode sentir-se incapaz de enfrentar o povo que o elegeu.Por isso, a ser verdade o que diz a comunicação social sobre a candidatura de José Sócrates como cabeça de lista do PS pelo Distrito, quero saudar o regresso ao distrito que ele esqueceu em quatro anos e quero endereçar-lhe o convite para os debates que é necessário fazer sobre a situação e a as propostas para o distrito. Quem não deve não teme. Assim sendo cá fico à espera dele. Mas a campanha não é só isto. È necessário pôr os pés a caminho. É preciso contactar, ouvir e propor. É urgente passar a palavra da esperança e da confiança que a CDU irradia.A partir de agora nada nem ninguém nos vai parar.
Ninguém pára a CDU.
A CDU avança com toda a confiança
Viva A CDU!
Viva o Distrito de Castelo Branco!
Vivam os trabalhadores e as Populações!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

José Saramago necessita Apoio Psicológico?

Estou a escrever sem me recompor do choque da noticia.

José Saramago bateu com a cabeça na parede mais uma vez e deve ter ficado com lesões bastante graves que aconselham a tratamento médico rapidamente.


A troco de 30.000€ para a produção de um filmezito provavelmente de baixa qualidade sobre a sua grande paixão Pilar del Rio, teve o dilate a desfaçatez a desvergonha de anunciar o seu apoio ao actual presidenAdicionar imagemte da Câmara de Lisboa António Costa (PS).

Afirmou mesmo:
«Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer»,
O escritor elogiou ainda o «magnífico trabalho» de António Costa à frente da autarquia.

De facto todo o Homem tem o seu preço.

Bloco levado ao colo pelas sondagens

Ainda hoje se discute a problemática das sondagens e, os seus erros grosseiros nas eleições Europeias, e eis que já voltam á ribalta a lançar a confusão nos eleitores.

Numa sondagem hoje publicada e elaborada ou mandada elaborar pelo Correio da Manhã a par das muitas que irão surgir nos próximos tempos, esta dá um empate técnico entre os dois maiores partidos políticos com ligeiríssima vantagem para o PS de apenas 0.2%.

Esta sondagem revela também que se a votação fosse exclusivamente para o Primeiro-Ministro então José Sócrates infringiria uma pesadíssima derrota a Ferreira Leite com uns expressivos 13.3% de diferença de votos.

No entanto e como já vem sendo hábito esta sondagem atribui uma subida vertiginosa ao Bloco (esquerda que fala e nada faz) para os 13,3% sendo que a CDU tal como o CDS parecem tender a desaparecer nestas sondagens de hoje, o que de resto já não é novidade pois nos últimos anos tem sido sempre assim.
No caso destes dois partidos a sondagem traduz uma descida significativa em relação às eleições Europeias o que de todo me parece tendencioso.

O País tem assistido sistematicamente ao favorecimento do Bloco, quer pela comunicação social escrita, quer pela própria TV, e, nos últimos tempos também nos ditos estudos de opinião (sondagens).

A quem interessa este favorecimento?

Ao PS, para que no caso de vitória em 27 de Setembro sem maioria absoluta, poder oficializar o casamento? Sim, porque união de facto já vai havendo aqui e ali.

Ao PSD, porque sabe que o hipotético crescimento do Bloco se deverá aos descontentes do PS e assim chegar ao Poder?

Constato, não só de agora evidentemente, que a comunicação social, e sobretudo as sondagens fabricadas têm muita força no sentido de manipulação de opiniões.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Aviso das Finanças

Sem comentários


Sócrates candidato pelo Distrito de Castelo Branco


Ao que tudo indica o actual primeiro-ministro José Sócrates deverá encabeçar a lista de candidatos a deputados do PS no distrito de Castelo Branco para as proximas eleições de 27 de Setembro.

Em segundo lugar deverá aparecer o nome de Fernando Serrasqueiro actual secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

Parece assim que Sócrates fez a vontade ao já conhecido candidato da CDU Luis Garra que aquando da sua apresentação o desafiou para debater olhos nos olhos os problemas e as soluções para o nosso Distrito.

Venha de lá o debate de ideias e que o actual primeiro-ministro não se esquive á discussão. Que contribua para o engrandecimento do debate.

Cá estaremos para ver.