Mostrar mensagens com a etiqueta Politica. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Politica. Mostrar todas as mensagens

domingo, 30 de maio de 2010

Para dançar o tango são precisos dois !

* * * M A R C U S - T U L L I U S - C Í C E R O * * *

*** Marcus Tullius Cícero , nascido em Arpino ( cerca de 100 Km para Sul de Roma ) , no ano de 106 a.C. no dia 3 de Janeiro , foi um notável filósofo , orador e escritor. Rebuscando algumas das suas reflexões encontramos, passados dois milénios, pensamentos premonitórios com alcance ad perpertuam e que os nossos iluminados em economia ainda não assimilaram  ***

segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Santa Aliança

Inspirados na recente visita do Papa, a nova aliança política substituiu a velha AD pela nova SA - Santa Aliança.
Como podem ver na foto de circunstância tirada à saída da residência do PM a 13 de Maio, muito a propósito!
O Santo Ministro, em conjunto com o Cardeal Patriarca do PSD preparam-se para salvar o País e «enrab….» o povo. Sim a palavra, «enrab…» é muito a propósito: são sempre os mais pequenos e fracos que são molestados.



domingo, 11 de abril de 2010

O que é o PEC de Portugal

Privatize-se, pois claro!

«Privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu, privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei, privatize-se a nuvem que passa, privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno e de olhos abertos. E finalmente, para florão e remate de tanto privatizar, privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez a exploração deles a empresas privadas, mediante concurso internacional. Aí se encontra a salvação do mundo... e, já agora, privatize-se também a puta que os pariu a todos.»


José Saramago - Cadernos de Lanzarote - Diário III - pag. 148

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Carlos Pinto na crista da onda


O presidente da câmara de Covilhã, Carlos Pinto, disse hoje ter recebido a garantia de Manuela Ferreira Leite de que o congresso extraordinário se realizará antes das eleições directas, na terceira ou quarta semana de Março. Neste momento eu desconfio por várias razões e vou enumerar algumas;

1ª - Manuela Ferreira Leite, quando a proposta inicial apareceu concordou.
2º - Manuela Ferreira Leite após a aprovação inicial tentou demarcar-se totalmente da iniciativa, tentando mesmo antecipar as directas.
3ª - Esta proposta é iniciada por Pedro Santana Lopes que manda um conjunto de autarcas "liderados" por Carlos Pinto para a ribalta com promessas sabe-se lá de que.

4ª - A proposta inicialmente feita por Pedro Santana Lopes é a mando de Alberto João Jardim que não esconde o secreto desejo de ser o líder laranja e certamente será aquele que vai rir por último.

5ª - Como Carlos Pinto nos habituou ao longo dos anos a afirmar que está garantido o que a seguir não existe, EU DESCONFIO da palavra deste Sôr.



A ver vamos
Mas uma coisa é certa, Carlos Pinto está a tratar do seu futuro politico. Oxalá o tiro não lhe saia pela culatra como tantas vezes lhe tem acontecido.




segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

«Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti»

«Informa-nos» o Diário de Notícias de hoje que «Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti» - título a que se segue a seguinte «notícia»:

«Enquanto o mundo inteiro se mobiliza para ajudar os haitianos, há quem tenha outras preocupações. É o caso do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que ontem acusou os EUA de aproveitarem o caos no Haiti para "ocuparem militarmente" o país. Ortega é o principal aliado de Hugo Chávez na América Central».


Eis um exemplo acabado de como se manipula a informação, de como se desinforma organizada e conscientemente, de como se insulta a inteligência do leitor (e comprador...) do jornal.

Como se vê, o autor do texto não relata um acontecimento, não nos diz o que se passou: impinge-nos a sua opinião sobre um acontecimento que nos oculta - e assim elabora uma abjecta peça de propaganda política reaccionária.

Lá estão todos os ingredientes com que os média do grande capital cozinham a desinformação organizada de que vivem e para que vivem: começando por nos dizer que «todo o mundo» está preocupado com o drama do Haiti, o «jornalista» separa desse mundo preocupado o malvado Presidente de Nicarágua, o qual, «informa» o «jornalista», prefere acusar os EUA... - e, completa a provocação rasteira com a recorrente identificação de Ortega com o sinistro, o tenebroso, o ditador Hugo Chávez...

Assim, em meia dúzia de linhas, é difundida uma vez mais a imagem negativa de um dos dirigentes políticos que, na América Latina, ousaram contestar, enfrentar e derrotar o imperialismo norte-americano...

Mas vamos aos factos que - porque mostram o que se passou - melhor do que quaisquer palavras, denunciam a reles manobra noticiosa do DN.

Foi assim:

1 - O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos EUA, Mike Mullen, afirmou que «os EUA enviarão mais navios de guerra, helicópteros e outros equipamentos para o Haiti, num total de 10 mil efectivos militares» (contando com os mil soldados que já lá estão e ocupam o aeroporto de Port-au-Prince)Mike Mullen disse, ainda, que «este número (10 mil) pode vir a ser mais elevado se os chefes militares dos EUA entenderem que há necessidade disso».

2 - Daniel Ortega respondeu às declarações de Mike Mullen, dizendo que «não tem nenhuma lógica que tropas morte-americanas desembarquem no Haiti. O Haiti não precisa de tropas, precisa é de cooperação humanitária, de equipas de resgate e que os aviões e helicópteros cheguem com alimentos e com tudo o que é de primeira necessidade. Seria uma loucura se todos começássemos a enviar tropas para o Haiti» e alertou: «Os EUA querem aproveitar-se da tragédia do Haiti para mandar para o país milhares de soldados armados, e já tomaram o controlo militar do aeroporto de Port-au-Prince».

Imaginem a imaginação que é necessária para, a partir destes factos, produzir a «notícia» acima referida!...

Registe-se, ainda, que a «notícia» do DN não conta - não interessava, não é verdade?... - que o Governo francês protestou pela forma como «as forças armadas dos EUA tomaram o comando do aeroporto de Port-au-Prince», onde «um aviãos francês que transportava um hospital de campanha e dez equipas de cirurgiões, não conseguiu autorização para aterrar, tendo sido forçado a deslocar-se para a República Dominicana»...


Fonte: CravodeAbril.blogspot.com

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

"branqueamento do fascismo" diz Jerónimo de Sousa


No dia em que passam 50 anos sobre a fuga do líder histórico dos comunistas, Álvaro Cunhal, e de outros presos políticos do Forte de Peniche, "assistimos a uma poderosa operação de branqueamento do fascismo", defendeu Jerónimo de Sousa.

 
 
Fonte: Expresso

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Politica à Portuguesa

A Ela já toda a gente conhecia e Ele passamos a conhecer não pelos melhores motivos
Palavras para que?


sábado, 28 de novembro de 2009

Multas de trânsito

Multa de trânsito, que no novo vocabulário da policia foi substituida por coima, mas que quer dizer a mesma coisa, isto é, multa por isto multa por aquilo, o importante é multar, porque multar incha os cofres do estado. Quando as multas ou coimas estão abaixo dos objectivos traçados então há que mandar para a estrada os senhores agentes, e em nome da lei, aplicar coimas ou melhor multas para que os cofres atinjam o nível desejado. Mas mesmo assim, se os objectivos não estiverem a ser cumpridos, então arranja-se forma de premiar os campeões a aplicar multas ou coimas ou lá o raio que seja. Vem o assunto coima ou multa de trânsito à baila a propósito de ter lido no Jornal de noticias de 19 de Novembro uma noticia que achei digna de mandar para o livro do guiness, mas depois pensei melhor e, não, talvez os radares em Lisboa rendam mais aos cofres do estado, por isso deixo essa árdua tarefa para os lisboetas. Mas, não fiquei indiferente á noticia que dizia que os radares fixos da A25, instalados há três anos, já registaram 66. 575 condutores em excesso de velocidade, que pagaram ou vão pagar cerca de 7,7 milhões de euros em coimas ou melhor em  multas, fora as restantes consequências nomeadamente a de poderem vir a ficar inibidos de conduzir. Mas mais há frente na noticia escrita no dizia-se que afinal o principal troço responsável por esta sangria era nada mais nada menos que uma armadilha feita aos condutores em plena auto-estrada. "A instalação dos radares foi definida pelo abandono do traçado inicialmente previsto para a A25, a norte de Viseu, que obteve a Declaração de Impacto Ambiental, sendo inédita ao longo dos cerca de 200 quilómetros de auto-estrada que liga Aveiro a Vilar Formoso. Esta resolução foi substituída por outra, dita provisória, que implicou a construção de um troço entre Viseu e Mangualde onde pontifica uma curva, de raio muito apertado (240 graus), conhecida como “bossa do camelo”, que obriga os automobilistas a reduzirem a velocidade de 120 para 80 quilómetros". Vai daí que provisóriamente vão-se enchendo os cofres do estado. Boa malha!
Sou frontalmente contra todas as armadilhas que se encontram nas auto-estradas, com o único intuito de facturar, multas ou coimas, como é o caso de alguns troços da A25 e da A23 além de muitos outros, noutras auto-estradas do país, falo das que conheço melhor.
Do texto poderão retirar que sou contra este código de estrada no que aos limites de velocidade diz respeito, fora das localidades, e às coimas ou multas. Sou contra a instalação dos radares de controlo de velocidade, mecanismo automático de passagem de multas ou coimas.
Sou a favor que os agentes de autoridade estejam nas estradas com o intuito de ajudar na prevenção, no auxilio de condutores em apuros e não somente a facturar coimas ou multas.
O combate à sinistralidade nas estradas não se faz pelo montante das multas ou coimas mas sim pela, educação dos condutores, pela prevenção e por boas estradas entre outros.
Se Conduzir não Beba !



segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ANACOM quer acabar com Blogs???????

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) pretende acabar com a existência dos chamados «blogs», páginas de opinião muito em voga na Internet, alegando que estes sítios são frequentemente utlizados para difamação, afirmou ao EXPRESSO Online Pedro Amorim, especialista em direito para as novas tecnologias da informação.
O jurista falava à saída do seminário «Ciberlaw'2004», organizado pelo Centro Atlântico, que decorreu na terça-feira no Centro Cultural de Belém. «Os blogs estão cada vez mais a ter uma relação com o jornalismo, e prevê-se uma grande tendência para a difamação. O objectivo da ANACOM é acabar com a criação de "blogs" e espero que seja cumprido», disse Pedro Amorim.
Quando questionado acerca dos problemas que marcam a sociedade de informação, Pedro Amorim aponta os direitos de autor como um dos mais preocupantes - «será sempre um dos problemas do mundo digital. Mas isto leva também à tendência da segurança 'versus' liberdade de expressão, que vai ainda pôr em causa este último princípio». A protecção dos consumidores é outra das preocupações, uma vez que eles «são os mais lesados, por exemplo, numa venda on-line. O consumidor é sempre a parte fraca». «Devia haver apenas uma entidade para a defesa dos consumidores, contrariamente às "n" que existem», salientou. Pedro Amorim esteve presente no Seminário «Ciberlaw'2004», organizado pelo Centro Atlântico, que decorreu no Centro Cultural de Belém.

COMEÇOU A CAÇA ÀS BRUXAS.
Exorto todos os blogueiros deste País a tomar-mos medidas imediatas, que levem ao impedimento do direito de liberdade de expressão.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Democracia em Portugal está doente

No passado dia 9 foi apresentado pela RTP mais um programa Prós e Contras sobre o tema «Prioridades da Governação»
Tratou-se do 1º programa após a tomada de posse do novo Governo pelo que o tema fazia todo o sentido e desde logo a propósito. Mas qual não foi o meu espanto quando observei o leque dos convidados para debate, não pela primeira vez concerteza, mas neste contexto estranhei, não terem sido convidados todos os partidos com assento parlamentar demonstrando uma clara e enexplicável descriminação e silenciamento de posições.

Estranhamente ou talvez não, a estação de televisão estatal deixou de fora de forma propositada (digo eu) o PCP e também o CDS, talvez porque foram os partidos que na Assembleia da República mais questionaram o novo executivo. Que o Governo tende a marginalizar aqueles que lhe fazem afronta já nós todos sabiamos, mas que a televisão RTP lhe siga as pisadas é que não entendo sobretudo porque esta empresa tem obrigações de pluralismo e isenção.
Mas o leque de convidados estava perfeito como uma orquestra bem afinada numa mesma politica. O Governo obviamente como chefe de orquestra, o PSD a acompanhar à guitarra, na viola o BE e na bateria não se sabe muito bem porque apareceu como que caído do céu um representante da AICEP, para dar uma ajudinha ao PS e ao Governo.
A Democracia em Portugal está doente, está na hora de o POVO dar um murro na mesa e pôr cobro a esta e muitas outras situações que têm minado a Democracia.
Pela minha parte e como cidadão minimamente atento denunciarei tudo o que seja atropelos à democracia quer no plano nacional quer no plano regional.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

António Guterres é o 64º Homem mais poderoso do Mundo


Segundo uma lista publicada pela Revista FORBES, o ex-Primeiro Ministro Português António Guterres, chefe da agência da ONU que trabalha para repatriar e assistir mais de 34 milhões de refugiados e pessoas deslocadas em 110 países é o 64º Homem mais poderoso do Mundo.
A agência já ganhou duas vezes o Prémio Nobel da Paz, tem capacidade para prestar ajuda de emergência imediata a centenas de milhares de pessoas. Completamente impotentes perante a maioria das pessoas, na maioria das vezes, mas muito poderosa de milhões de almas in extremis.


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Muro de Berlim - construção e queda

Fazia frio naquela noite de 9 de novembro de 1989. Mas isso não impediu que milhares de alemães invadissem as ruas para derrubar o famoso Muro de Berlim, símbolo máximo da Guerra Fria. Ali, naquela noite, nas ruas escuras de uma Berlim não mais dividia, escrevia-se mais um capítulo emblemático da História Contemporânea. Graças a tencologias como a câmera e ao Youtube, os registros de eventos como este se tornam acessíveis a um maior número de pessoas.
Ninguém esperava pelo grande evento. Três meses antes da queda, um homem morrera ao tentar atravessar o muro com um parapente. A poucos dias do 9 de novembro, as guaritas de vigilância da banda oriental ainda impunham respeito com seus soldados fortemente armados.


Video Amador




sábado, 7 de novembro de 2009

Os intocáveis


O processo Face Oculta deu-me, finalmente, resposta à pergunta que fiz ao ministro da Presidência Pedro Silva Pereira - se no sector do Estado que lhe estava confiado havia ambiente para trocas de favores por dinheiro. Pedro Silva Pereira respondeu-me na altura que a minha pergunta era insultuosa.

Agora, o despacho judicial que descreve a rede de corrupção que abrange o mundo da sucata, executivos da alta finança e agentes do Estado, responde-me ao que Silva Pereira fugiu: Que sim. Havia esse ambiente. E diz mais. Diz que continua a haver. A brilhante investigação do Ministério Público e da Polícia Judiciária de Aveiro revela um universo de roubalheira demasiado gritante para ser encoberto por segredos de justiça.

O país tem de saber de tudo porque por cada sucateiro que dá um Mercedes topo de gama a um agente do Estado há 50 famílias desempregadas. É dinheiro público que paga concursos viciados, subornos e sinecuras. Com a lentidão da Justiça e a panóplia de artifícios dilatórios à disposição dos advogados, os silêncios dão aos criminosos tempo. Tempo para que os delitos caiam no esquecimento e a prática de crimes na habituação. Foi para isso que o primeiro-ministro contribuiu quando, questionado sobre a Face Oculta, respondeu: "O Senhor jornalista devia saber que eu não comento processos judiciais em curso (…)". O "Senhor jornalista" provavelmente já sabia, mas se calhar julgava que Sócrates tinha mudado neste mandato. Armando Vara é seu camarada de partido, seu amigo, foi seu colega de governo e seu companheiro de carteira nessa escola de saber que era a Universidade Independente. Licenciaram-se os dois nas ciências lá disponíveis quase na mesma altura. Mas sobretudo, Vara geria (de facto ainda gere) milhões em dinheiros públicos. Por esses, Sócrates tem de responder. Tal como tem de responder pelos valores do património nacional que lhe foram e ainda estão confiados e que à força de milhões de libras esterlinas podem ter sido lesados no Freeport.

Face ao que (felizmente) já se sabe sobre as redes de corrupção em Portugal, um chefe de Governo não se pode refugiar no "no comment" a que a Justiça supostamente o obriga, porque a Justiça não o obriga a nada disso. Pelo contrário. Exige-lhe que fale. Que diga que estas práticas não podem ser toleradas e que dê conta do que está a fazer para lhes pôr um fim. Declarações idênticas de não-comentário têm sido produzidas pelo presidente Cavaco Silva sobre o Freeport, sobre Lopes da Mota, sobre o BPN, sobre a SLN, sobre Dias Loureiro, sobre Oliveira Costa e tudo o mais que tem lançado dúvidas sobre a lisura da nossa vida pública. Estes silêncios que variam entre o ameaçador, o irónico e o cínico, estão a dar ao país uma mensagem clara: os agentes do Estado protegem-se uns aos outros com silêncios cúmplices sempre que um deles é apanhado com as calças na mão (ou sem elas) violando crianças da Casa Pia, roubando carris para vender na sucata, viabilizando centros comerciais em cima de reservas naturais, comprando habilitações para preencher os vazios humanísticos que a aculturação deixou em aberto ou aceitando acções não cotadas de uma qualquer obscuridade empresarial que rendem 147,5% ao ano. Lida cá fora a mensagem traduz-se na simplicidade brutal do mais interiorizado conceito em Portugal: nos grandes ninguém toca

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Casamento entre Homossexuais


Numa altura em que o Mundo e Portugal em particular vivem uma profunda crise financeira, com contornos sociais gravíssimos, quer pelo aumento vertiginoso da desemprego, quer pelo alto endividamento das famílias, a par da precariedade no trabalho de milhares e milhares de portugueses, com problemas que têm de ser resolvidos urgentemente como são os casos da educação, a saúde e o relançar da economia, o PS, o BE e o PCP e também os Verdes, agendam para a vida politica nacional como urgente a problemática do casamento entre homossexuais.


Não entendo sinceramente este tipo de prioridades na vida nacional. Será que estes senhores vivem noutro qualquer País que não Portugal em que tudo é um Mar de Rosas?
Por momentos, e pelos ecos sentidos na campanha eleitoral pensei que prioritário, seria tirar o Povo Português da agonia em que vive, por via de apoios claros à famílias mais desfavorecidas e às pequenas e médias empresas que tanto se falou, mas que pelo vistos era mesmo só amor de verão. Além de todas estas questões, seria também prioritário discutir-se um modelo de regionalização que servisse as populações, nomeadamente as do interior, mas não, o prioritário pelos vistos para a salvação do país é o casamento entre homossexuais. A este propósito foi hoje publicada uma sondagem sobre a proposta de legalização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em que diz, 49,5% dos portugueses são contra e 45,5% a favor, na mesma sondagem pergunta-se se está de acordo com a adopção de crianças por casais homossexuais, aqui a rejeição é clara, 68,4% dos inquiridos são liminarmente contra, e apenas 21,7% admitem tal acto.
A dar crédito a esta sondagem, e porque existe uma divisão clara de opinião, não seria de ponderar a hipótese de referendar esta questão polémica?
Não será este agendamento feito no sentido de fazer esquecer os graves problemas que mais afligem os portugueses?


José António Saraiva ajuda-nos a distinguir entre a homossexualidade autêntica e a homossexualidade da moda Neste Artigo do seu Blog - Politica a sério