Mostrar mensagens com a etiqueta Politica Local. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Politica Local. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
terça-feira, 25 de outubro de 2011
A democracia do Sôr Pinto ou a falta dela!
Na minha modesta opinião, não se justifica a existência das actuais quatro juntas de freguesia urbanas da cidade da Covilhã, Conceição, São Martinho, São Pedro e Santa Maria.
Já hoje partilham o mesmo edifício, logo a questão de proximidade não cola.
As suas funções, na maioria das vezes confunde-se com as funções da própria Câmara Municipal.
Em termos financeiros, já não sei se, se vai poupar tanto como dizem, se bem que vai haver uma harmonização de recursos, mas não creio, e faço mesmo votos, para que não dê lugar a despedimentos. As despesas com eleitos se a lei não for alterada não irá sofrer alterações e porventura até irá haver um acréscimo.
Mas mesmo assim, defendo a junção destas freguesias, como aliás defendo a junção de algumas, poucas, freguesias rurais do nosso concelho, que pela distância entre elas não justificam a sua existência e até pelo próprio número de eleitores.
Mas na Covilhã a lei do QUERO POSSO E MANDO do Sôr Pinto, ditou que se aprovasse a junção das freguesias da Cidade, sem que estas tivessem sido consultadas previamente. Mais uma vez fica patente a democracia do Sôr Pinto ou a falta dela. Decorridos que são, 37 anos após o 25 de Abril, data que implantou a Democracia em Portugal, o Sôr Pinto não consegue lidar com os valores mais simples da Democracia, diálogo e negociação são palavras que não fazem parte do seu vocabulário.
O Sôr Pinto continua a manchar de forma irreversível o mandato que dizia, iria ser o melhor do seu reinado e ainda falta uma eternidade para nos deixar. Sim uma eternidade Sôr Pinto, porque cada dia do seu mandato parece um ano de sacrifício.
Nota: Quero vê-lo na Vigília contra as Portagens no próximo dia 28.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Covilhã: Boidobra fica sem terrenos do Aeródromo
![]() |
| Estes Terrenos pertencem à BOIDOBRA |
Carlos Pinto jurou vingança e já cumpriu. Isto é uma questão de carácter.
Desviou os terrenos do aeródromo que irão servir para edificar o Data Center da PT, da freguesia da Boidobra e entregou-os de mão beijada à Freguesia de Sº Pedro que é governado pelos seus Correligionários de partido com um simples despacho.
De facto o Sr. Carlos Pinto é pessoa vingativa. Porque nunca consegui ganhar as eleições para a Assembleia de Freguesia da Boidobra, no seu último mandato vingou-se da população que ao longo dos últimos 22 anos, confiou os destinos da Freguesia ao Prof. José Pinto eleito em listas da CDU.
Á iniciativa de construção do Data Center da PT, já eu tinha aqui publicamente elogiado, fica no entanto e desde já manchada com esta atitude prepotente e vingativa por parte do Sôr Carlos Pinto.
Não sei se é legal o que Sôr Pinto está a fazer, no entanto, mostro desde já a minha indignação com a tomada de posição unilateral por parte da Autarquia.
Bem sei que sou apenas um num mar de gente, mas, entrarei em contacto com o Sr. Prof. José Pinto, Presidente da Junta de Freguesia da Boidobra, para lhe manifestar a minha solidariedade e dispondo-me a lutar juntamente com a Junta de Freguesia e por todos os meios, para que o Sôr Pinto não subtraia a esta freguesia uma importante parcela de terreno que lhe pertence.
Dizia Carlos Pinto, que, o último mandato iria ser o melhor de todos, será que se referia a ajuste de contas com os cidadãos que nunca o apoiaram nem apoiam?
Pois Sôr Pinto, não tenho escrito nem dito o que me vai na alma sobre os seus mandatos, simplesmente para lhe dar o benefício da dúvida, que neste último mandato iria brindar os covilhanenses com um mandato perfeito. Enganei-me!
A partir de agora não lhe darei tréguas e denunciarei tudo o que achar que faz de negativo para o concelho da Covilhã. Não espere que lhe faça algum elogio de uma qualquer acção ou obra, pois esse é o seu dever enquanto eleito pelas populações, o inverso não tem perdão.
* Não esqueça Sôr Pinto que, continuamos à espera da Barragem prometida no século passado.
* Não esqueça Sôr Pinto que, consegui por o preço da água (um concelho com tanta água) das mais caras do País, e ainda por cima abriu caminho a uma privatização que de inicio já era errada e o futuro se encarregou de dizer que foi suicida.
* Não esqueça Sôr Pinto que, destruiu o comércio do Centro da Cidade ao construir, o buraco negro que é os silos auto do Pelourinho.
* Não esqueça Sôr Pinto que, por causa da sua arrogância e prepotência conseguiu que tenha no País o exclusivo de uma rotunda que é atravessado por passadeira para peões (Pelourinho).
* Não esqueça Sôr Pinto que, por causa da sua vaidade, desbaratou centenas de milhares de Euros na construção de uma ponte (sexy) que serve para pouco mais que nada.
* Não esqueça Sôr Pinto que, ainda na última campanha eleitoral para ganhar alguns votos, prometeu o asfaltamento de estradas que ligam a cidade a freguesias rurais, e até agora mandou as populações às malvas.
* Não esqueça Sôr Pinto que, porque gosta de travar lutas com aqueles que não são da sua cor partidária, gastou e está a gastar dezenas de milhares de euros a constituir o Turismo da Covilhã, abandonando a actual estrutura existente há décadas.
* Não esqueça Sôr Pinto que, no passado dia 3 de Abril ouvi da sua boca, palavras de repúdio e revolta contra a introdução de portagens na A23 e que que mereceram o meu aplauso. No entanto, agora que o seu partido está no governo e quer avançar com este processo, o Sôr remete-se a um silêncio ensurdecedor.
Para terminar aconselho o Sôr Pinto a não mexer nos terrenos, nem brincar com a população da Boidobra
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
Covilhã sempre á frente!
A Câmara Municipal da Covilhã, publicou no sei site oficial o comunicado que abaixo transcrevo, e que me merece os seguintes reparos.
Não teve a Câmara a capacidade de por si só ter tomado a decisão de alargar os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no período de verão, a fim de animar a economia local, sendo antes empurrada pelos próprios comerciantes, denotando a inércia, a falta de planeamento e visão estratégica a que nos habituaram, só tomando decisões quando as coisas acontecem. Parecem bombeiros de serviço.
Depois, claro que é um erro ortográfico, mas fiquei a saber que cá pelas nossas bandas, o mês de Setembro passa a ter 31 dias. Sempre é mais um dia de negócio pois então.
"A Câmara Municipal da Covilhã tornou público através de Edital de 10 de Agosto a LIBERALIZAÇÃO A TÍTULO TEMPORÁRIO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, até ao final do mês de Setembro.
A decisão resulta das inúmeras solicitações por parte de comerciantes e empresários, face ao acréscimo de turistas e emigrantes no concelho, e ainda na perspectiva de colmatar algumas dificuldades da conjuntura económica actual.
Nesta perspectiva, ATÉ AO DIA 31 DE SETEMBRO, os estabelecimentos comerciais poderão praticar os horários considerados ajustados à sua actividade em função da procura."
Linha da Beira Baixa vs Portagens
Posso estar a fazer uma análise precipitada, e até incorrecta das palavras do Sôr Pinto Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, mas parece-me que mandou a luta contra as portagens na A23 às malvas.
Numa carta envida ao governo, a Comurbeiras presidida por Carlos Pinto, pede a rápida conclusão das obras da linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda e que esta se torne operacional nem que para isso os custos venham a recair sobre esta instituição. A dado passo, da missiva escreve Carlos Pinto “face à mais que provável aplicação de portagens nas auto-estradas da região”. Entendo destas palavras o mandar às urtigas a luta que disse que iria travar fosse qual fosse o governo que tentasse aplicar portagens na A23. Muda-se o Governo mudam-se as vontades. Do género OK, roubem lá a população com as portagens e em alternativa nós ainda arranjamos uns trocados e pomos a linha da Beira Baixa a funcionar entre a Covilhã e a Guarda o que passa a constituir 2 prejuízos para a região em termos financeiros.
O que devia Carlos Pinto ter escrito.
1 - Exigimos do governo a rápida conclusão das obras para que a Linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda reabra o mais urgente possível, porque esta linha é a única alternativa para os comboios internacionais para Lisboa ou Espanha face a uma eventual impossibilidade da Linha da Beira Alta como, de resto, já aconteceu.
2- Exigimos do Governo o cancelamento das intenções de colocar pórticos de portagem na A23, porque a população do Interior merece esta discriminação positiva e assim ajudar no relançamento económico de uma região deprimida e com fracos recursos como aliás todas as estatísticas os demonstram.
Se a minha interpretação das palavras escritas do Sôr Pinto estivem correctas, mais uma vez me desilude, dando o dito pelo não dito, agora que o Governo da nação é do seu partido.
quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Piscina Praia da Covilhã
Bem que pode ser a piada deste verão cá pelo burgo. Um responsável autárquico afirmou em tom sério (muito sério), que a piscina praia da Covilhã, já teve mais de 100.000 utilizadores desde que esta abriu portas à população.
Acredito que tenha sido no calor da conversa que este número tenha sido inflamado, mas um responsável não pode atirar números para o ar só porque a conversa está animada.
È assim que os políticos locais nos têm governado nos últimos anos.
Falam demais e trabalham de menos.
quinta-feira, 7 de julho de 2011
Feira de S.Tiago na Covilhã
Escrevi há dias que Carlos Pinto queria acabar com a Feira de S.Tiago na Covilhã, ao tentar impor cobrança de entrada no certame.
O bom senso imperou e afinal de contas só se irá pagar nos dias dos espectáculos com artistas conhecidos do grande público, tal como no meu artigo de opinião tinha defendido.
Assim coloco o programa das festas para conhecimento de todos aqueles que visitam este espaço.
| Preços dos Bilhetes: Sexta-Feira 1€, Sábado 3€ e Dia 30 5€ |
quarta-feira, 22 de junho de 2011
NÃO às Portagens na A23, A24 e A25.
| Dr. Luís Veiga |
O movimento Empresários pela Subsistência do Interior vai apresentar 20 propostas para os deputados de Castelo Branco e Guarda defenderem na nova legislatura, mesmo contra a disciplina partidária, revelou à Lusa o porta-voz, Luís Veiga.
O documento, que prevê benefícios fiscais, apoios especiais e outras medidas para o interior, "foi preparado em conjunto com associações empresariais e com os próprios deputados quando ainda eram candidatos pelos distritos de Castelo Branco e Guarda", referiu.
Nos encontros, durante a campanha eleitoral, "ficou acordada uma reunião após as eleições para redigir uma declaração de compromisso de todos os deputados, em conjunto, para defesa dos interesses da região" e "eventualmente defender um plano de emergência para a região", explicou Luís Veiga.
O empresário espera que a declaração possa ser assinada no início de Julho com todos os partidos, "mesmo os que não conseguiram a eleição", e que comece a resultar em novas leis "o quanto antes".
Pretende-se que, pela primeira vez, "os deputados se agrupem dentro do parlamento, num espírito de representatividade da região, em vez de alinharem numa disciplina de voto que às vezes lhes é imposta e nem sempre defende o interior".
Apesar da crise, Luís Veiga acredita que "há margem para o Estado beneficiar o interior, até porque vai gerar mais receitas fiscais indirectas," e que "o Governo terá essa característica reformadora" sem afectar "os números a apresentar aos auditores externos".
O responsável salientou mesmo à Agência Lusa que "o Presidente da República reconheceu nas comemorações do Dia de Portugal, em Castelo Branco, que é necessário criar um conjunto de medidas para o interior, face à desertificação humana".
O documento com as 20 propostas propõe a cobrança de portagens nas SCUT do interior apenas para transportes pesados de mercadorias estrangeiros e defende a renegociação de concessões de águas e esgotos, cujos tarifários estarão a prejudicar o tecido empresarial.
É ainda proposto que emigrantes que tenham uma segunda residência na região possam votar pelo respetivo distrito, em vez de votar pelo círculo da emigração, e assim aumentar o número de deputados do interior.
Ao nível da fiscalidade, é proposta a implementação de benefícios que já existiram, como a redução da taxa de IRC e das contribuições para a Segurança Social.
O documento propõe a isenção de contribuições para a previdência de três a cinco anos na criação de novos empregos e o corte para metade da taxa de IRC.
É ainda proposta a supressão da tributação autónoma (considerando-se que os custos com viagens são essenciais dada a distância para os grandes centros), assim como a criação de novas linhas de crédito e agências de investimento.
Para acompanhar a defesa destes compromissos, a declaração a assinar com os deputados "prevê reuniões regulares subsequentes", concluiu Luís Veiga.
De acordo com aquele gestor do ramo hoteleiro, o núcleo duro do movimento engloba cerca de 50 empresários dos distritos de Castelo Branco e Guarda e respetivas associações de empresas, defendendo os interesses de cerca de oito mil firmas
terça-feira, 7 de junho de 2011
Carlos Pinto quer acabar com Feira de Santiago?
Acabei de ler uma notícia, enquanto navegava na internet que me deixou no mínimo perplexo. Bem sei que a Autarquia da Covilhã está endividada até à raiz do cabelo, mas que raio, para ir comer uma fartura vou ter pagar entrada?
Sim comer uma fartura, porque visitar o recinto da feira não me parece se esta tiver a aparência e o nível dos últimos anos.
Mas a fartura, essa sim. Faz mal que se farta, mas perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe, além de que a comemos (eu pelo menos) somente uma vez por ano.
Pagar para assistir a espectáculos ao vivo, até que dou de barato, porque afinal de contas se quisermos ver um qualquer espectáculo ao vivo pagamos em qualquer lado do mundo excepto quando as Autarquias Portuguesas desataram a oferecer estes de borla, talvez para justificar outras despesas, sei lá!
Sr. Carlos ainda está a tempo de dar o dito pelo não dito e deixar o Povo Covilhanense visitar a Feira de S. Tiago sem ter de pagar um cêntimo que seja, porque afinal de contas os feirantes até que pagam o espaço que ocupam.
Quanto aos espectáculos veja lá que a população do concelho não é rico. Aliás, tal como o Sr. disse, e muito bem, há ainda não muito tempo, que a população da região não tem dinheiro, logo não pode pagar portagens que o governo teimosamente nos quer impor.
Espero sinceramente que não tenha mudado de opinião agora que o seu partido se instalou no poder a caminho do pote.
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Câmara da Covilhã no TOP TEN das Mais endividadas
Câmara de Lisboa era a que devia mais em 2009. O Porto surge em quarto lugar, numa lista em que todos os municípios do país totalizam uma dívida superior a oito mil milhões de euros. Estes são os dados publicados na sétima edição do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, com os dados relativos a 2009. O documento mostra ainda que Penedono, Redondo, Viana do Alentejo e Santa Cruz das Flores, são aqueles com dívidas mais pequenas. Que começam perto dos 162 mil euros para o primeiro e vão até a pouco mais de 1 300 euros, para o último. Por outro lado, ao nível da eficiência financeira, o Porto fica em primeiro lugar. Depois de em 2008 ter ficado em sexto lugar, a autarquia contempla os resultados mais satisfatórios ao ter a maior diminuição da dívida. O Porto conseguiu diminuir a dívida em 17,2 milhões de euros, ou seja, 11,5 por cento face a 2008. Almada também se destaca na redução, tendo ficado em terceiro lugar, reduzindo a dívida em mais de cinco milhões de euros. Em segundo lugar está Mangualde, que verificou uma descida de oito milhões. Isto em termos absolutos, por percentualmente, os três primeiros lugares reduziram 11,5, 31,9 e 12,1 por cento.
Fonte: Dezinteressante
Municípios mais endividados em 2009, em euros:
1 Lisboa: 1.168.589.855
2 Vila Nova de Gaia: 285.956.034
3 Aveiro: 154.707.774
4 Porto: 132.949.369
5 Gondomar: 127.614.102
6 Funchal: 106.248.703
7 Sintra: 96.459.076
8 Braga: 95.911.245
9 Covilhã: 95.057.913
10 Portimão: 92.204.774
11 Maia: 90.333.121
12 Leiria: 86.093.864
13 Loures: 85.434.601
14 Fundão: 79.632.196
15 Santarém: 79.438.733
16 Setúbal: 76.586.191
17 Guimarães: 76.393.879
18 Matosinhos: 72.725.519
19 Santa Maria da Feira: 72.166.163
20 Seixal: 72.113.574
21 Oeiras G: 71.475.379
22 Coimbra: 70.282.270
23 Évora: 69.550.206
24 Vila do Conde: 69.102.421
25 Valongo: 68.115.787
26 Faro: 67.577.117
27 Odivelas: 65.387.699
28 Loulé: 63.838.838
29 Cascais: 63.725.956
30 Figueira da Foz: 62.335.255
31 Amadora: 58.989.890
32 Guarda: 54.286.619
33 Seia: 54.278.966
34 Oliveira de Azeméis: 51.734.951
35 Portalegre: 51.649.866
36 Barcelos: 48.929.632
37 Vila Real de Santo António: 48.142.261
38 Vila Nova de Famalicão: 46.275.186
39 Paços de Ferreira: 44.495.961
40 Marco de Canaveses: 43.217.692
41 Lagos: 42.693.374
42 Chaves: 41.042.953
43 Espinho: 40.721.905
44 Póvoa de Varzim: 40.196.032
45 Olhão: 40.083.146
46 Trofa: 39.735.630
47 Viseu: 39.623.588
48 Penafiel: 39.232.583
49 Albufeira: 38.326.669
50 Cartaxo: 37.866.244
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Costa Neves – Pára-quedista em Castelo Branco
Nas eleições de 2009 tive oportunidade de escrever neste espaço sobre Costa Neves, apelidando-o de pára-quedista. Nessa altura, achei ser um erro clamoroso e um atentado às populações do Distrito de Castelo Branco cometido pela Sr.ª. Manuela Ferreira Leite.
Passado este ano e meio, fico ainda mais perplexo com a atitude de PPC (Pedro Passos Coelho) ao indicá-lo de novo como cabeça de lista pelo PSD para as eleições de 5 de Junho no nosso distrito.
Passado este ano e meio, fico ainda mais perplexo com a atitude de PPC (Pedro Passos Coelho) ao indicá-lo de novo como cabeça de lista pelo PSD para as eleições de 5 de Junho no nosso distrito.
Estou perplexo não tanto pelo facto do homem ser dos Açores e não conhecer a realidade do nosso Distrito e talvez quiçá, nem saber o caminho para cá, mas sobretudo pelo facto de neste ano e meio ser suposto, no mínimo, defender os direitos da população que o elegeu, não o tendo feito, e em pelo menos um caso, ter votado favoravelmente ao empobrecimento da nossa região.
Não foi preciso fazer muitas pesquisas para avaliar o trabalho deste Sr. na Assembleia da República como deputado eleito pelo distrito de Castelo Branco.
Vejamos então a sua actividade como Deputado em defesa do nosso Distrito.
** Em 30-06-2010, fez a primeira pergunta ao MINISTÉRIO DAS OBRAS PÚBLICAS, TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES, sobre a A23. Perguntava o Sr. Se era verdade que o governo pretendia colocar portagens na A23.
Boa pergunta, sabendo já de antemão a resposta, até porque o seu Partido já tinha negociado como o Governo a inclusão da A23, na lista dos pagadores de portagens. Mas lá perguntar, perguntou.
** No mesmo dia 30-06-2010 perguntou ao Ministério da saúde:
”1) Para quando está prevista a entrada em funcionamento da nova ala do Hospital do Fundão? “
”2) Entende o Governo honrar os seus compromissos públicos, passando de imediato à execução das obras de recuperação e remodelação do edifício pré existente do Hospital do Fundão integrado no Centro Hospitalar da Cova da Beira?”
** Ainda no mesmo dia 30-06-2011, perguntou pela AMBULÂNCIA COM EQUIPAMENTO DE SUPORTE DE VIDA EM OLEIROS DISTRITO DE CASTELO BRANCO e nestes termos:
”1- Tenciona o Governo honrar o compromisso assumido no protocolo com a Câmara Municipal de Oleiros, mantendo uma ambulância dotada de meios de suporte de vida em Oleiros, assim garantindo o apoio indispensável à população, já privada de atendimento permanente no Centro de Saúde do referido Concelho? “
** Ainda no dia 30-06-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DO AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO
“1) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11,submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”
(fartou-se de fazer perguntas neste dia, a tal ponto que me lembro de nesse dia ter havido um cheiro a transpiração por estes lados, quase que sufocavam a população, mas tudo acabou em bem felizmente)
Em 03-08-2010, perguntou ao MINISTÉRIO DA SAÚDE, ACESSO À SAÚDE DO CONCELHO DE VILA DE REI. DISTRITO DE CASTELO BRANCO, Explicou, Os Vilarregenses têm actualmente o acesso à saúde através do Centro de Saúde de Vila de Rei e do Centro Hospitalar do Médio Tejo. As consultas de especialidade são assim prestadas a estas populações através do Hospital de Abrantes, que dista 30 Km da sede de concelho, com um tempo médio de deslocação de 20 minutos. Pretende agora o Governo que este serviço, nomeadamente urgências e especialidades, se processem na Unidade Local de Saúde de Castelo
Branco, recentemente criada, concretamente no Hospital Amato Lusitano, que se situa a 11O Km de Vila de Rei, com um tempo médio de deslocação de 75 minutos.
“1 - Qual a motivação que levou o governo a tomar esta decisão?”
“2 - Face a esta realidade e à injustiça desta decisão, considera o Ministérioda Saúde revogar esta medida, mantendo os Vilarregenses o acesso à saúde através do Centro Hospitalar do Médio Tejo?”
Em 29-12-210 voltou a perguntar sobre Construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas 11 no Concelho da Covilhã, Distrito de CasteloBranco
“ I) Quando prevê o Governo a aprovação da candidatura ao financiamento da construção da Barragem da Ribeira das Cortes - Penhas lI, submetida ao POVT pela Câmara Municipal da Covilhã?”
Em 04-03-2011, O Deputado Costa Neves eleito nas listas do PSD pelo Distrito de Castelo Branco , votou contra os projectos de resolução n.os 373/XI (2.ª), do BE, e 393/XI (2.ª), do PCP, respeitantes à suspensão da introdução de portagens na A23.
Devo acrescentar que teve duas saídas oficiais do parlamento e não foi para tratar de assuntos do distrito mas sim para fazer visitas ao sector do leite em Vila do Conde e Barcelos.
VERGONHA !
Como vêm, teve de ser feito um esforço intelectual imenso para realizar estas tarefas.
Será que o Povo deste Distrito não abre os olhos?
terça-feira, 12 de abril de 2011
CDU já tem Candidato por Castelo Branco
A CDU acaba de confirmar o Prof. Victor Reis Silva como 1º candidato nas listas concorrentes às eleições do próximo dia 5 de Junho, pelo circulo eleitoral de Castelo Branco.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Vitor Manuel Reis Silva
53 Anos , Casado
Professor de Educação Física com Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar.
Foi dirigente Distrital do Sindicato de Professores da Região Centro.
Foi membro da Assembleia de Freguesia do Paul em dois mandatos.
Foi Presidente da Junta de Freguesia do Paul em dois mandatos (1990 a 1997).
Foi Vereador da Câmara Municipal da Covilhã durante um mandato (1998 a 2001).
Sócio de várias colectividades na freguesia do Paul e no concelho da Covilhã.
Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Lar de S. José (Covilhã).
Presidente do Conselho Executivo e Director do Agrupamento de Escolas de Entre Ribeiras - Paul, Concelho da Covilhã, desde 2002.
Eleito na Assembleia Municipal da Covilhã desde 2006.
Membro da Comissão Concelhia da Covilhã do PCP.
Membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP.
NOTAS BIOGRÁFICAS
Vitor Manuel Reis Silva
53 Anos , Casado
Professor de Educação Física com Diploma de Estudos Superiores Especializados em Administração Escolar.
Foi dirigente Distrital do Sindicato de Professores da Região Centro.
Foi membro da Assembleia de Freguesia do Paul em dois mandatos.
Foi Presidente da Junta de Freguesia do Paul em dois mandatos (1990 a 1997).
Foi Vereador da Câmara Municipal da Covilhã durante um mandato (1998 a 2001).
Sócio de várias colectividades na freguesia do Paul e no concelho da Covilhã.
Secretário da Mesa da Assembleia Geral do Lar de S. José (Covilhã).
Presidente do Conselho Executivo e Director do Agrupamento de Escolas de Entre Ribeiras - Paul, Concelho da Covilhã, desde 2002.
Eleito na Assembleia Municipal da Covilhã desde 2006.
Membro da Comissão Concelhia da Covilhã do PCP.
Membro da Direcção da Organização Regional de Castelo Branco do PCP.
domingo, 31 de janeiro de 2010
Os Táxis e a Cidade 5 Estrelas
Esta insistência de cidade 5 estrelas, não tendo sequer estatuto para 2 estrelas começa a ser doentia.
Agora, porventura achando que fica mais económico aos cofres da Câmara, o Sôr Pinto optou por colocar a publicidade da cidade 5 estrelas nos táxis da cidade. Não sei qual o montante que a câmara vai dispender com o protocolo assinado com os Taxistas, mas não será barato concerteza. Mas o custo não vem ao caso, custe o que custar a iniciativa é boa porque o veículo de publicidade é notória, o problema centra-se só mesmo no slogan em si.
É que estamos tão mal colocados na maioria dos Ranking publicados que não dá mesmo para perceber a insistência, é que mesmo no preço da água, apesar do concelho ter muita, só aparecemos em 6º lugar no país como tendo a água mais cara, o que por si só nos retira uma data de estrelas. Também na qualidade de vida não aparecemos no top ten, logo menos um sem número de estrelas. No que ao poder de compra diz respeito estamos em terceiro lugar, aqui sim digna de uma medalha, mas .... em terceiro nos concelhos da Beira Interior, portanto menos x y z estrelas.
Mas o que dizem as 5 estrelas?
Hospitalidade - Tem toda a razão Sôr, o povo Covilhanense é bastante hospitaleiro, tradição dum bom beirão. Aqui ganha a estrela.
Inovação - Onde? só se forem as suas promessas que são cada vez mais inovadoras mas não exequíveis Sôr Pinto. Retira a estrela.
Proximidade - Sim estamos perto de Espanha. Meia estrela.
Tradição - A este nível todas as populações da Beira Baixa e Alta têm tradições seculares que teimosamente tentam preservar apesar da maioria dos Autarcas nomeadamente o Sôr Pinto tudo fazerem para esquecer, em nome do tão propagado progresso que não se vê. Ganha a estrela o POVO.
Lazer - Esta é boa. Refere-se a quê concretamente? Que infraestruturas de lazer o Sôr construiu para o concelho? AH! já sei as suas grandiosas obras de jardinagem, grandiosas pelo menos nos custos.
O Sôr Pinto devia mudar de rumo e arranjar um novo slogan de marketing para publicitar a cidade e o concelho. Mas publicidade só não chega, é necessário fazer obra para atrair novos investimentos para a região e fixar as pessoas.
É que sabe Sôr Pinto, os investidores não gostam de banha da cobra.
Desemprego e Precaridade no trabalho na região.
A União dos Sindicatos de Castelo Branco agendou para o próximo dia 27 de Fevereiro uma manifestação de rua, como forma de alertar para o elevado indice de desemprego na região, informar a opinião pública das centenas ou mesmo milhares de trabalhadores que se encontram com ordenados em atraso, lutar junto daqueles que se encontram em suspensão temporária de trabalho e também daqueles que vivem com a corda do desemprego junto ao pescoço porque as empresas onde trabalham estão em risco de fechar ou mesmo em processos de insolvência a decorrer.
Se és trabalhador nas condições atrás descritas ou se pretendes ser solidário com estes e porque é absolutamente necessário estar ao lado daqueles que mais necessitam no nosso País, então é necessário fazer desta manifestação uma arma colectiva que chegue junto do poder central, alertando-os para as enormes dificuldades porque estão a passar os trabalhadores na nossa região.
Sanatório dos Ferroviários a concurso no mês de Fevereiro !?
Sempre vale a pena apertar os calcanhares ao Sôr Pinto. Com uma leviandade de bradar aos céus, como aliás é seu timbre, o Sôr Pinto atirou-se como cães a gatos a Jorge Patrão sobre o processo de licenciamento das obras de restauro do antigo sanatório dos ferroviários, mimando este, com o adjectivo de mentiroso.
Afinal, e passado poucos dias sobre o acontecimento e pese embora muitos façam por o esquecer e mesmo fazendo por o apagar da memória colectiva eis que Jorge Patrão presidente da Entidade Turistica da Serra da Estrela, afirma que prevê que o concurso pra a reconversão do imóvel aconteça já em Fevereiro, ultrapassados que estão os problemas antes apontados.
Sôr Pinto, como vê, é fácil colaborar.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Carlos Pinto mete água no sanatório
Por cá o nosso autarca mor Sôr Pinto, na ânsia do seu protagonismo exacerbado, afirma que a Luís Patrão não entregou todos os papelinhos necessários para que ele se digne usar a caneta para assinar ou dar luz verde ao projecto de remodelação do antigo sanatório dos ferroviários nas Penhas da Saúde.
Já não há pachorra para o Sôr Pinto.
Compra uma guerra pessoal com Luís Patrão, lança uma nova entidade de turismo e inviabiliza o incremento e melhoria do turismo na Serra da Estrela.
Sôr Pinto deixo-lhe um conselho, o meu obviamente e de borla. Dirá concerteza que os conselhos se fossem bons teriam de ser pagos, assim não o vai aceitar concerteza, mas aqui vai;
Desça do seu pedestal e viabilize neste seu (felizmente para a população Covilhanense) último mandato projectos de mais valia para toda a região interior como este da remodelação do antigo sanatório e outros. Crie condições de sustentabilidade para o concelho. Faça obra que garanta o futuro e que leve à fixação da população. Crie condições para que dos milhares de alunos que frequentam a UBI, pelo menos alguns (muitos de preferência) se fixem e radiquem por cá, criando novas empresas, dando emprego qualificado.
Esqueça o mercado municipal nos moldes em que o está a pensar, esqueça comprar a Garagem de S. João para nada, esqueça a pista de ski em plena cidade, ajude antes nestes projectos, ajude a dinamizar a economia regional baixando a derrama (absurdo), ajude as familias carenciadas neste momento de crise planetária, em suma seja um Presidente de corpo inteiro.
Estou de olho nos projectos apresentados em conjunto com diversas intituições da cidade, não os deixe cair a troco de obras que irão marcar pela negativa a própria câmara.
sábado, 9 de janeiro de 2010
Carlos Pinto lidera contestação dentro do PSD
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã tem-se destacado nos últimos tempos, não por fazer um excelente trabalho à frente da autarquia covilhanense, mas pelo facto de estar a lutar por um lugar ao sol dentro do seu partido o PSD.
Ele sabe como ninguem, que tem a Câmara, que governa há muitos anos, talvez anos demais, praticamente ingovernável. Assim colocando-se ao lado da persona não grata do PSD (Pedro Santana Lopes), lidera um grupo de autarcas que pretendem dar uma safanada no partido para este abrir portas sabe-se lá, porventura a Alberto João Jardim que como todos sabem não esconde o remoto desejo de ser o líder nacional do partido laranja e para isso necessita destes ajudantes de campo.
No final de mais uma reunião que juntou hoje na Ericeira autarcas sociais-democratas, Carlos Pinto, adiantou que irá pedir uma audiência à presidente do partido para sensibilizar Manuela Ferreira Leite para a necessidade da convocação de uma reunião magna do PSD antes das eleições directas.
"O partido está concentrado apenas na frente parlamentar e tudo o resto está parado, silencioso. Deve ser convocado de imediato o Congresso, antes das directas, e depois dar a voz aos representantes dos militantes para que se possam pronunciar sobre a crise nacional. A questão das directas, a questão estatutária, é uma questão secundária face às circunstâncias que estamos a viver", disse.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Covilhã e Fundão de mãos dadas
Parece de Calos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã e Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, estão de bem um com o outro, e de mãos dadas, têm tomado posições conjuntas contra o poder central assim como, começam a ter uma linha de entendimento para a criação de um grande polo Covilhã vs fundão, apesar de apenas Manuel Frexes o afirmar com regularidade.
Aplaudo a iniciativa, pois existe mais a unir que a separar estes dois concelhos. Mas, porque não convidar o terceiro concelho da Cova da Beira, Belmonte, para que o novo polo tenha mais força Reivindicativa?
Slogan: COVA DA BEIRA quer região da Beira Interior.
Será que existe esta vontade junto dos nossos autarcas, ou estes pelo contrário querem a criação da região centro e ficarmos subjugados ao poder de Coimbra?
Desta vez vou confiar no Sôr Pinto, a defender a região da Beira Interior, pois assim terá fortes hipoteses de ser ele a liderar como tão bem gosta.
Penso que nada ou quase nada nos liga ao distrito de Coimbra a não ser as visitas periodicas que temos que fazer aquela cidade a propósito das consultas nos HUC que muitas vezes somos obrigados a recorrer. Os Conimbricenses olham para nós como sendo aqueles que vivem atrás de serra, para eles obviamente, porque para nós são eles que vivem para trás de serra, depende do ponto de vista de localização de cada um. E Viseu? O que nos liga aquele distrito? que proximidade temos?
Avante na luta pela criação da Região da Beira Interior
Veja e ouça aqui a entrevista de Manuel Frexes ao Jornal O Interior
Agência de Promoção Turistica na Covilhã
Carlos Pinto não desiste de afrontar a comissão Regional de Turismo da Serra da Estrela da qual se auto excluiu em rota de colisão com o seu Presidente, democráticamente eleito. Depois de ver a providência cautelar ser indeferida pelo tribunal administrativo e fiscal de Castelo Branco, anuncia o lançamento em 2010 em parceria com empresários locais uma Agência de Promoção turistica para a Covilhã. Dividir para reinar eis o lema. Já nos habituamos a ver o Sôr Pinto a confundir a árvore com a floresta, esta é mais uma.
Quem vai ganhar com esta nova Agência?
Quanto vai custar aos Municipes?
Qual, ou quais os empresários que pretendem esta nova Agência e com que finalidade?
Deixo-vos aqui a entrevista do Sôr Pinto à Antena 1.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
TRIBUNAL NÃO TRAVA ENTIDADE DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA
Enquanto o Sôr Pinto anda entretido a recolher assinaturas junto dos seus correligionários, que levem a uma antecipação do Congresso do PSD, o Tribunal Administrativo e fiscal de Castelo Branco, mostrou-lhe um cartão amarelo na questão da nova Entidade de Turismo da Serra da Estrela.
A azáfama do Sôr Pinto, desta vez seguindo, e de novo Santana Lopes, tem a ver, penso eu, com a necessidade de ter um lugar de topo no seio do seu partido, não o da Covilhã obviamente, para poder justificar um mandato mau à frente da autarquia, isto se não optar mesmo pelo abandono como alguns já por aí vaticinam.
TRIBUNAL NÃO TRAVA ENTIDADE DE TURISMO DA SERRA DA ESTRELA
Fonte: Rádio Monsanto
Subscrever:
Mensagens (Atom)















