segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Bando do Estado

Já se aperceberam concerteza que sou fã da escrita do escritor do Sabugal, Manuel António Pina. Ao ler este texto, não resisti em colocar aqui para vos dar a conhecer e sobretudo para ficar para a posteridade.



terça-feira, 23 de agosto de 2011

H2otel distinguido

H2otel - Unhais da Serra
O H2otel em Unhais da Serra, concelho da Covilhã e o Hotel Lusitânia, na Guarda, unidades do Grupo Natura IMB Hotels, foram distinguidos pelo TripAdvisor com a categoria “recomendado”, como reconhecimento dos comentários e valorizações que os utilizadores deste site lhes atribuem.
Visitado por milhões de internautas em todo o mundo o site TripAdvisor é um ponto de recolha de informações, opiniões e recomendações sobre hotéis. Todos os hotéis de três e quatro estrelas do Grupo Natura IMB Hotels receberam, numa escala de 0-5, nota 4 ou superior.
Fonte: Ambitur


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Covilhã sempre á frente!

A Câmara Municipal da Covilhã, publicou no sei site oficial o comunicado que abaixo transcrevo, e que me merece os seguintes reparos.
Não teve a Câmara a capacidade de por si só ter tomado a decisão de alargar os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais no período de verão, a fim de animar a economia local, sendo antes empurrada pelos próprios comerciantes, denotando a inércia, a falta de planeamento e visão estratégica a que nos habituaram, só tomando decisões quando as coisas acontecem. Parecem bombeiros de serviço.

Depois, claro que é um erro ortográfico, mas fiquei a saber que cá pelas nossas bandas, o mês de Setembro passa a ter 31 dias. Sempre é mais um dia de negócio pois então.

"A Câmara Municipal da Covilhã tornou público através de Edital de 10 de Agosto a LIBERALIZAÇÃO A TÍTULO TEMPORÁRIO DOS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESTABELECIMENTOS DE VENDA AO PÚBLICO E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, até ao final do mês de Setembro.

A decisão resulta das inúmeras solicitações por parte de comerciantes e empresários, face ao acréscimo de turistas e emigrantes no concelho, e ainda na perspectiva de colmatar algumas dificuldades da conjuntura económica actual.

Nesta perspectiva, ATÉ AO DIA 31 DE SETEMBRO, os estabelecimentos comerciais poderão praticar os horários considerados ajustados à sua actividade em função da procura."

Linha da Beira Baixa vs Portagens

Posso estar a fazer uma análise precipitada, e até incorrecta das palavras do Sôr Pinto Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, mas parece-me que mandou a luta contra as portagens na A23 às malvas.
Numa carta envida ao governo, a Comurbeiras presidida por Carlos Pinto, pede a rápida conclusão das obras da linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda e que esta se torne operacional nem que para isso os custos venham a recair sobre esta instituição. A dado passo, da missiva escreve Carlos Pinto “face à mais que provável aplicação de portagens nas auto-estradas da região”. Entendo destas palavras o mandar às urtigas a luta que disse que iria travar fosse qual fosse o governo que tentasse aplicar portagens na A23. Muda-se o Governo mudam-se as vontades. Do género OK, roubem lá a população com as portagens e em alternativa nós ainda arranjamos uns trocados e pomos a linha da Beira Baixa a funcionar entre a Covilhã e a Guarda o que passa a constituir 2 prejuízos para a região em termos financeiros.

O que devia Carlos Pinto ter escrito.
1 - Exigimos do governo a rápida conclusão das obras para que a Linha da Beira Baixa no troço Covilhã - Guarda reabra o mais urgente possível, porque esta linha é a única alternativa para os comboios internacionais para Lisboa ou Espanha face a uma eventual impossibilidade da Linha da Beira Alta como, de resto, já aconteceu.

2- Exigimos do Governo o cancelamento das intenções de colocar pórticos de portagem na A23, porque a população do Interior merece esta discriminação positiva e assim ajudar no relançamento económico de uma região deprimida e com fracos recursos como aliás todas as estatísticas os demonstram.

Se a minha interpretação das palavras escritas do Sôr Pinto estivem correctas, mais uma vez me desilude, dando o dito pelo não dito, agora que o Governo da nação é do seu partido.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Piscina Praia da Covilhã


Bem que pode ser a piada deste verão cá pelo burgo. Um responsável autárquico afirmou em tom sério (muito sério), que a piscina praia da Covilhã, já teve mais de 100.000 utilizadores desde que esta abriu portas à população.

Acredito que tenha sido no calor da conversa que este número tenha sido inflamado, mas um responsável não pode atirar números para o ar só porque a conversa está animada.

È assim que os políticos locais nos têm governado nos últimos anos.
Falam demais e trabalham de menos.


Mário Crespo Premiado !

Depois de uma convivência turbulenta, quiça conflituosa, com o executivo de José Sócrates e principalmente com este, Mário Crespo já tem o seu merecido prémio, pelo menos no conceito do PSD.
Mário Crespo jornalista da SIC foi sondado pelo ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, (cacique de serviço) para saber da sua disponibilidade para aceitar o cargo de correspondente da RTP em Washington ao que este respondeu: "é um lugar que me honraria muito nesta fase da minha carreira e para o qual me sinto habilitado"
Depreendemos com facilidade que os ataques ferozes que Mário Crespo disparou contra o José eram encomendados???
Vamos ver os próximos capítulos ou melhor as próximas nomeações dos moços de recados do PSD no mandato Socrático.


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cova da Beira fecha escolas do 1º ciclo

O Ministério da Educação divulgou a lista adicional de escolas do 1º ciclo do ensino básico que não abrirão no próximo ano lectivo, (297 no total).
A Cova da Beira não passa impune aos encerramentos e serão encerradas as seguintes escolas na nossa região.

Concelho de Belmonte
  • Escola EB Fonte Ruivo


Concelho de Penamacor
  • Escola EB da Benquerença
  • Escola EB de Pedrógão
  • Escola EB de Salvador
  • Escola EB de Águas
Na lista publicada não consta qualquer escola dos concelhos do Fundão e da Covilhã o que á partida é muito bom para as populações destes concelhos.

"Não aumentarei os Impostos"

Por várias vezes o pantomineiro afirmou, durante a campanha eleitoral para as eleições legislativas de Junho passado. Não aumentarei os impostos mas sim reduzirei a despesa para indireitar as contas públicas.
Depois de um rol sem fim de aumento de impostos, taxas e afins, desde que este governo tomou posse, eis que hoje o pãozinho sem sal do Ministro das finanças, vem anunciar aquilo que já se dizia mas eles iam negando, o aumento da taxa de IVA em bens essenciais como a Electricidade e o Gás Natural. O que me admira, ou não, é que no corte das despesas até agora anunciadas são sempre, ou quase sempre, a cortar algo aos trabalhadores ou população mais desfavorecida, a última ou das últimas, sei lá, já são tantas, foi o corte nos reembolsos na saúde.
Mas não vamos ficar por aqui, ai não vamos não.
Com este Governo esperem pelo pior.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Festival Serra da Estrela - Manteigas 2011

Para aqueles, tal como eu, pretendam estar presentes no Festival Serra da Estrela, este ano organizado em parceria com a Câmara Municipal de Manteigas entre os dias 25 a 27 de Agosto na zona do Ski Parque (Sameiro), aqui fica o programa.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Facebook destruído a 5 de Novembro??

Agora vou fazer a vontade a um pasquim cá do burgo (tal como eles chamam aos outros bloguistas em tom depreciativo), pseudo-intelectual e que se julga dono da verdade absoluta e mentores de jornalismo de investigação de alto gabarito (Ah! Ah!).
Vou colocar o texto abaixo entre aspas porque foi retirado da internet hoje, agora mesmo do diário digital. Nunca escondi as fontes quando as utilizei e não é hoje que o farei.
Satisfeitos meninos?

Então aqui vai.

"O grupo de cibercriminosos Anonymous, conhecido por lançar ataques virtuais contra a Sony e diversas outras plataformas online, declarou guerra à rede social número um em todo o mundo, através do ataque a que chamaram «Operação Destruir Facebook a 5 de Novembro».
Num vídeo divulgado, o grupo diz que vai «libertar as pessoas» da pior armadilha alguma vez criada no planeta, chamada Facebook. O Anonymous afirma que no fim das contas, as pessoas vão entender que é pelo seu bem-estar.
Segundo o grupo de cibercriminosos, a rede social viola todos os direitos à privacidade, argumentando que a plataforma de Mark Zuckerberg está a vender a nossa informação pessoal e historial de navegação a companhias privadas e a agências governamentais de todo o mundo.
«O Facebook sabe mais sobre vocês do que as vosssas famílias», diz a voz codificada no vídeo, afirmando ainda que «não é possível apagar a nossa conta no Facebook» e a nossa informação pessoal «fica no Facebook e pode ser consultada a qualquer altura». "




Actualidades

Depois de um curto período de férias, resolvi passar uma vista de olhos pelas notícias Nacionais e Internacionais, para me manter minimamente informado do que se vai passando em nosso redor.

Nós por cá, mais do mesmo, aumento de impostos, aumento de transportes, fim das Golden Share (Acções de Ouro) que os Estado detinha em sectores Chave da Economia Nacional, abrindo assim as portas ao grande capital internacional para mandar bitaites no nosso pequeno mas belo Portugal. Não que não sejam já eles a mandar mas dar-lhes tudo de mão Beijada?

Também fiquei a saber que para baixar a Taxa Social Única (TSU) às empresas então vai de aumentar o IVA em mais 2%, faz todo o sentido de facto, é que a nossa taxa de IVA de 23% é só das mais altas da Europa, então zás toma lá Zé Povinho, PAGA porque necessitamos do chumbinho para pagar os vencimentos dos nossos amiguinhos que metemos à força na CGD e ainda temos muitos mais a quem dar um tachito.

Doze dias depois da tomada de posse do actual Governo, escrevi neste espaço que o estado de Graça de Passos Coelho para mim tinha acabado. Hoje digo para mim mesmo, talvez um pouco revoltado, como foi possível eu ter dado de barato 12 dias a este governo?
Então eu não sabia já, e até porque já tenho idade para isso, que tudo o que o fulano afirmou durante a campanha era mentira?
Como puderam tantas e tantas pessoas acreditar num pantomineiro destes. ENFIM!

A nível internacional a coisas não vão melhores que por cá, senão vejamos:

Os tumultos em Inglaterra que envergonham qualquer democracia.

Os Estados Unidos estão à beira da bancarrota tal como Portugal, só que lá, pomposamente, chama-se incumprimento. A França afinal de contas que de forma altruísta tem andado de mão dada com a Alemanha a mostrar ao mundo que estão cá para ajudar, mas enchendo os bolsos à custa do Zé Povinho (Portugal, Grécia e Irlanda), também tem uma divida colossal (aprendi esta palavra com o pantomineiro) assim como a própria Inglaterra, Itália, Espanha, enfim quase todos os países Europeus.
Melhor ainda, a Europa está de tanga.

Na Região, ao contrário de outros, tiro o meu chapéu ao facto da Portugal Telecom manter firme a ideia de construir o Data Center na nossa cidade. A correspondência directa da instalação do Data Center será o da criação de emprego especializado, numa região bastante carenciada, criação de novas infra-estruturas de comunicação, que tanto necessitamos por estas bandas e também a colocação da Covilhã no mapa de Portugal pela primeira vez no reinado do Sôr Pinto.

No entanto tenho assistido a uma acesa discussão na blogosfera regional a localização desta estrutura. Espero que esta discussão não esconda o NÂO à criação do Data Center como nalguns casos já cheguei a perceber.
Não tenho opinião suportada em factos concretos, mas pergunto quantos aviões já aterraram ou levantaram voo no Aeródromo nos últimos anos?
Que riqueza criou o actual Aeródromo para o nosso concelho?
Bem sei que a UBI tem um curso Superior em Aeronáutica e porventura necessitará de uma estrutura igual ou idêntica à actual, mas quantos empregos especializados essa estrutura empregará?
Ou melhor, porque não se obriga o Sôr Pinto a construir o Aeroporto da Covilhã, como ele afirmava que iria construir ainda antes do Aeroporto da OTA ou Alcochete ou lá onde seja? Há na tem dinheiro! Pois não, não tem.