sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Portagens na A23: Empresários do Interior pedem audiência ao Presidente da República.

O movimento Empresários pela Subsistência do Interior (ESI), que se opõe às portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT), anunciou hoje ter pedido uma audiência ao Presidente da República, com quem quer debater o assunto.
O pedido de audiência surge depois de Cavaco Silva ter pedido esclarecimentos ao Governo sobre o diploma que recebeu no dia 20 de outubro para promulgação e que visa a introdução de portagens nas SCUT.
Em causa está a cobrança a quem passa nas autoestradas do Algarve (A22), da Beira Interior (A23), do Interior Norte (A24) e da Beira Litoral/Beira Alta (A25).
Nos termos constitucionais, o Presidente da República dispõe de 40 dias para decidir e o movimento pretende aproveitar a oportunidade para o sensibilizar, “como última reserva, para travar a implementação de portagens”.
O pedido de esclarecimentos [de Cavaco Silva] ao Governo “é motivo mais que suficiente, para pedir uma audiência” ao Chefe de Estado, disse o porta-voz do ESI, Luís Veiga.
Os empresários pretendem demonstrar a Cavaco Silva que a criação de portagens é uma “operação de branqueamento de capitais que beneficia as concessionárias das SCUT, porque os aditamentos contratuais são altamente penalizadores para o erário público”, sublinhou Luís Veiga.
Pretendem também reafirmar as conclusões de um questionário a empresas do interior, revelado em fevereiro, “que demonstra os impactos negativos para o tecido económico regional”.
Segundo o estudo, pelo menos 50 empresas da Beira Interior previam despedir pessoal e cinco até podem fechar portas ou mudar-se para Espanha, caso sejam cobradas portagens nas A23 e A25.
De acordo com Luís Veiga, o núcleo duro do movimento engloba cerca de 50 empresários dos distritos de Castelo Branco e Guarda e respetivas associações de empresas, defendendo os interesses de cerca de 8.000 firmas.
O grupo foi criado no início do ano para lutar contra a introdução de portagens nas autoestradas A23 (Torres Novas – Guarda), A25 (Aveiro – Vilar Formoso) e A24 (Viseu – Chaves).

LFO (MP/CSJ).
Lusa/fim





Sem comentários:

Enviar um comentário