segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

«Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti»

«Informa-nos» o Diário de Notícias de hoje que «Ortega acusa EUA de "ocupar" Haiti» - título a que se segue a seguinte «notícia»:

«Enquanto o mundo inteiro se mobiliza para ajudar os haitianos, há quem tenha outras preocupações. É o caso do Presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que ontem acusou os EUA de aproveitarem o caos no Haiti para "ocuparem militarmente" o país. Ortega é o principal aliado de Hugo Chávez na América Central».


Eis um exemplo acabado de como se manipula a informação, de como se desinforma organizada e conscientemente, de como se insulta a inteligência do leitor (e comprador...) do jornal.

Como se vê, o autor do texto não relata um acontecimento, não nos diz o que se passou: impinge-nos a sua opinião sobre um acontecimento que nos oculta - e assim elabora uma abjecta peça de propaganda política reaccionária.

Lá estão todos os ingredientes com que os média do grande capital cozinham a desinformação organizada de que vivem e para que vivem: começando por nos dizer que «todo o mundo» está preocupado com o drama do Haiti, o «jornalista» separa desse mundo preocupado o malvado Presidente de Nicarágua, o qual, «informa» o «jornalista», prefere acusar os EUA... - e, completa a provocação rasteira com a recorrente identificação de Ortega com o sinistro, o tenebroso, o ditador Hugo Chávez...

Assim, em meia dúzia de linhas, é difundida uma vez mais a imagem negativa de um dos dirigentes políticos que, na América Latina, ousaram contestar, enfrentar e derrotar o imperialismo norte-americano...

Mas vamos aos factos que - porque mostram o que se passou - melhor do que quaisquer palavras, denunciam a reles manobra noticiosa do DN.

Foi assim:

1 - O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas dos EUA, Mike Mullen, afirmou que «os EUA enviarão mais navios de guerra, helicópteros e outros equipamentos para o Haiti, num total de 10 mil efectivos militares» (contando com os mil soldados que já lá estão e ocupam o aeroporto de Port-au-Prince)Mike Mullen disse, ainda, que «este número (10 mil) pode vir a ser mais elevado se os chefes militares dos EUA entenderem que há necessidade disso».

2 - Daniel Ortega respondeu às declarações de Mike Mullen, dizendo que «não tem nenhuma lógica que tropas morte-americanas desembarquem no Haiti. O Haiti não precisa de tropas, precisa é de cooperação humanitária, de equipas de resgate e que os aviões e helicópteros cheguem com alimentos e com tudo o que é de primeira necessidade. Seria uma loucura se todos começássemos a enviar tropas para o Haiti» e alertou: «Os EUA querem aproveitar-se da tragédia do Haiti para mandar para o país milhares de soldados armados, e já tomaram o controlo militar do aeroporto de Port-au-Prince».

Imaginem a imaginação que é necessária para, a partir destes factos, produzir a «notícia» acima referida!...

Registe-se, ainda, que a «notícia» do DN não conta - não interessava, não é verdade?... - que o Governo francês protestou pela forma como «as forças armadas dos EUA tomaram o comando do aeroporto de Port-au-Prince», onde «um aviãos francês que transportava um hospital de campanha e dez equipas de cirurgiões, não conseguiu autorização para aterrar, tendo sido forçado a deslocar-se para a República Dominicana»...


Fonte: CravodeAbril.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário