sábado, 31 de outubro de 2009

História de Portugal

Esta é a História de Portugal contada em 7 minutos com alguns erros mas com muito humor
Divirta-se



Fonte: Blog Portugal 1143

Marcelo Rebelo de Sousa tem o apoio de Carlos Pinto.


Não, não é um apoio de peso dentro do partido, mas convinhamos que Carlos Pinto sabe o quanto é importante começar desde já a tomar posições dentro do PSD, pois daqui a quatro anos ele quer continuar na vida politica activa.

Anteriormente Carlos Pinto costumava estar sempre do lado dos que perdiam dentro do seu partido o PPD/PSD, sim o PPD/PSD não é o PC (Partido da Covilhã) como dá jeito dizer em tempo de eleições autárquicas, mas ultimamente tem-se sabido encostar ao aparelho. E não vá ele perder o comboio, já se apressou a prestar declarações que vão no sentido de um apoio claro e inequívoco ao Prof. Martelo. Peço desculpa Prof. Marcelo, sim aquele que de manhã diz uma coisa para de tarde desdizer.

O Sôr Pinto afirmou mesmo que "Marcelo seria uma grande esperança para o partido e para Portugal". E porque quer estar na dianteira, afirmou ainda que irá organizar um encontro de reflexão a realizar na próxima semana com autarcas social-democratas.
Será que o Sôr Pinto já está a preparar o futuro de médio prazo, isto é pós Câmara Municipal da Covilhã
O homem é esperto.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Latada 2009 UBI - Covilhã


Sou totalmente a favor destas manifestaões estudantis. São momentos inesquecíveis na vida dos estudantes e que a população covilhanense aplaude. No entanto permitam-me que para as proximas edições se faça pelo menos uma alteração, porque a cidade não pode parar, a Câmara deve providenciar junto da Associação de Estudantes uma alternativa viável para que a cidade não fique fechada durante horas, penalizando a economia local. Terá de haver pelo menos uma rua transitável para não acontecer o mesmo todos os anos, em que trabalhadores do centro e da zona alta da cidade não conseguem chegar aos seus empregos a seguir ao almoço. Dir-se-á que festa é festa, como um agente da autoridade referiu a um condutor mais enervado por não poder fazer o seu trabalho, mas tudo tem limites.
De qualquer forma e porque sou dos que aplaudem, veja aqui as melhores fotos da latada 2009 da UBI na Covilhã retiradas do blog vizinho Máfia da Cova.






máfia napolitana

A polícia italiana decidiu divulgar as imagens de um vídeo de vigilância que captou os últimos momentos de uma vítima da Camorra, a máfia napolitana, e a sua morte. As autoridades tentam assim identificar o criminoso com a ajuda do público

VIDEO


O crime remonta a 11 de Maio de 2009. Mariano Bacio Terracino é visto a fumar à porta de um café no bairro napolitano de Sanità, observando cautelosamente durante três minutos as pessoas que passam em frente ao estabelecimento.

Ao mesmo tempo, um homem também vigia o movimento e encosta-se por alguns instantes a uma arca frigorífica azul, observando a vítima. A polícia suspeita que este é um cúmplice do autor do crime.
Ao quarto minuto, chega o homicida, de chapéu, suspeito de pertencer à Camorra. Entra no café para logo sair e alvejar a vítima a tiro na cabeça.
Ao fim de vários meses sem encontrar os suspeitos, as autoridades pedem ajuda ao grande público.
«Decidimos colocar o vídeo a circular de forma mais alargada possível, pedindo a colaboração de quem quer que seja que possa dar-nos informações para identificar o assassino e o seu paradeiro», refere um comunicado da procuradoria de Nápoles.
A cidade italiana é uma das mais perigosas da Europa devido às lutas entre clãs rivais da Camorra, uma das organizações criminosas mais ricas e mortíferas do mundo.
Uma das principais dificuldades na resolução dos crimes daquele grupo mafioso são os pactos de silêncio que existem entre criminosos e testemunhas.

In SOL

Asterix faz hoje 50 Anos



Cumprem-se esta quinta-feira 50 anos sobre a publicação do primeiro livro de uma das mais famosas figuras de banda desenhada de sempre, o Astérix.
A primeira história do Astérix foi publicada na revista Pilote em 1959. O primeiro álbum saiu dois anos depois e chamava-se "Astérix, o Gaulês", de 1961, a que se seguiram mais 32 álbuns.
As Editions Goscinny-Uderzo assinalam o aniversário com a publicação da "Grande Collection" integral, impressa a partir das pranchas originais restauradas.
A TSF ouviu Eduardo Neves, que tem uma livraria no centro do Porto, e José Manuel Pereira, um cliente fiel, que partilham o gosto pelo Astérix desde a infância e que reúnem centenas de objectos, desde livros a jogos, puzzles e bonecos.

Email chega aos 40 anos

O email está de parabéns. Hoje dia 29 de Outubro, quinta-feira, assinala-se a data de envio da primeira mensagem de correio electrónico. Por aquela altura o homem tinha acabado de chegar à Lua, os festivaleiros de Woodstock já tinham rolado na lama e as calças à boca-de-sino pareciam estar prestes a dominar o mundo. No meio de tanta agitação a Internet ganhava forma, graças ao projecto Arpanet (Advanced Research and Projects Agency), financiado pelas autoridades americanas e o email dava os primeiros passos a caminho daquilo que é hoje.

Em bom rigor uns anos antes, desde 1965, existiam já relatos de sistemas que começaram a trabalhar com sucesso a troca de mensagens. Primeiro entre utilizadores de um mainframe e daí para o email em rede. Mas o que ficou para a história como data do envio da primeira mensagem electrónica enviada para computadores situados em locais distantes foi mesmo a dos investigadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles, através da Arpanet, que apenas um mês antes tinha estreado o seu primeiro nó de ligação entre dois pontos.
A equipa de investigadores que liderou a invenção, à procura de uma forma de assegurar a comunicação entre máquinas, era liderada por Leonard Kleinrock que já afirmou em diversas entrevistas que à data não era possível antever o sucesso do email e o espaço que uns singelos 40 anos depois viria a ocupar nas nossas vidas. Seja na troca pessoal de informação, na relação entre as empresas ou na própria relação entre Estado e organismos públicos com os contribuintes

Curioso é também saber qual foi afinal a primeira mensagem de correio electrónico da história. A resposta é LO. Um código entre investigadores? Não, uma falha do sistema que deixou a mensagem a meio. A ideia era escrever Login. O destinatário da mensagem foi Douglas Engelbart do Stanford Research Institute.
Só uns anos mais tarde chegou a famosa @. Quem escolheu o símbolo para separar as duas partes que compõem o endereço de correio electrónico foi Ray Tomlinson, que enviou a primeira mensagem usando o símbolo em 1971.
Hoje o correio electrónico continua a ser uma das ferramentas mais utilizadas no computador. Já deixou aliás de ter acesso exclusivo a partir desta plataforma e está também disponível através de outros dispositivos, como o telemóvel.
É também um dos veículos preferidos para afazer circular algumas das piores ameaças informáticas e muita, mas mesmo muita, publicidade. O spam - mensagens de correio electrónico não solicitadas - representa hoje mais de 90 por cento do tráfego de correio electrónico e é um verdadeiro desafio para quem oferece serviços nesta área. É também uma das formas mais comuns de combinação da publicidade não desejada com as ameaças informáticas: mensagens que incluem vírus.
Outra novidade interessante na história do correio electrónico foi o lançamento de serviços gratuitos, que complementam a oferta de serviços pagos e integrados no software do PC. Os serviços gratuitos, onde o GMail, Hotmail, Yahoo Mail são hoje referências são uma das mais fortes provas relativamente à maturidade do email e aos níveis de adesão que conseguiu. Tanto, que as empresas podem oferecer o serviço gratuitamente e conseguir os seus lucros através de serviços adicionais.

Outra nota importante é a capacidade do email que também nos serviços de acesso gratuito tem crescido até perder os limites - para quem não esquece o nível de actualização razoável, claro -. Estas constantes actualizações de espaço disponível ilustram bem o quanto passa e fica nas caixas de correio electrónico actualmente

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Confecções Proud Moments suspende contratos a 100 operárias

Cerca de 100 trabalhadoras das confecções Proud Moments, no Fundão, estão à beira do desemprego. Suspendem, a partir desta quarta-feira, os contratos de trabalho e temem pelo futuro.


Nas mãos seguram o que lhes resta depois uma vida inteira de trabalho. As cerca de 100 operárias da empresa Proud Moments no Fundão suspenderam os contratos a partir desta quarta-feira. Dizem não ter outra saída quando a administração da empresa assume não ter condições para pagar salários.

A Proud Moments deve em média 900 euros a cada operária. Dinheiro que faz falta a quem recebe pouco mais que salário mínimo.
No documento, a administração alega perda de encomendas e dificuldades financeiras. No entanto, a suspensão dos contratos de trabalho até 31 de Janeiro é encarada como uma solução temporária.

Carlos Pinto em entrevista ao Jornal O Interior

Chegou o timing do Sôr Pinto para dar entrevistas, e, ela aqui está finalmente e após ter ganho as eleições.
Ficamos a saber que em Campanha Eleitoral não se fazem entrevistas.
Aqui fica o video do Jornal O Interior.

Trabalhadores da Cova da Beira em regime de escravidão em Espanha

A Polícia Judiciária investigou um novo caso de portugueses a trabalhar em regime de escravatura em Espanha. Os trabalhadores eram contratados em Portugal por três pessoas que foram agora acusadas de sequestro, tráfico de pessoas e escravidão.

As vítimas eram levadas para Espanha para trabalharem em explorações agrícolas. Em troca, os angariadores prometiam-lhes o ordenado mínimo, alojamento e alimentação. Ao chegarem a Espanha a realidade era outra. As vítimas eram agredidas pelos angariadores com alguma frequência. Ao que tudo indica, os donos das explorações agrícolas desconheciam toda a situação. A denúncia de uma das vitimas colocou a Polícia Judiciária em campo. Quatro anos depois, o Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda, em colaboração com as autoridades espanholas, identificou os presumíveis autores dos factos. São três portugueses da mesma família. Pai, mãe e filho têm residência na zona do Fundão, mas nesta altura vivem em Espanha. O filho, um homem na casa dos 30 anos e a cumprir pena de prisão em Espanha por outros crimes, seria o mentor do esquema. Os três suspeitos andavam pelas aldeias da Cova da Beira, aliciavam os trabalhadores e levavam-nos para Espanha de carro. São agora acusados dos crimes de sequestro, tráfico de pessoas e escravidão. Deverão ser julgados em Portugal. De acordo com uma fonte citada pela agência Lusa, as vítimas são todas do sexo masculino, têm entre 20 e 40 anos e são pessoas com alguma debilidade mental.
Veja os Vídeos da Reportagem SIC


Relato de um Jovem da Covilhã

Secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional


O primeiro-ministro, José Sócrates, propôs hoje ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, uma lista de 37 secretários de Estado para o XVIII Governo Constitucional. A lista apresenta 17 novos elementos, 16 mantêm-se e cinco mudam de pasta.

Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro: José Almeida Ribeiro;
Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação: João Gomes Cravinho;
Secretário de Estado dos Assuntos Europeus: Pedro Lourtie;
Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas: António Braga;
Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento: Emanuel dos Santos;
Secretário de Estado do Tesouro e Finanças: Carlos Costa Pina;
Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais: Sérgio Vasques;
Secretário de Estado da Administração Pública: Gonçalo Castilho;
Secretário de Estado da Juventude e do Desporto: Laurentino Dias;
Secretária de Estado da Modernização Administrativa: Maria Manuel Leitão Marques;
Secretário Estado da Administração Local: José Junqueiro;
Secretária de Estado da Igualdade: Elza Pais;
Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar: Marcos Perestrello;
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna: José Conde Rodrigues;
Secretária de Estado da Administração Interna: Dalila Araújo;
Secretário de Estado da Protecção Civil: Vasco Franco;
Secretário de Estado da Justiça: João Correia;
Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária: José Magalhães;
Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento: Fernando Medina;
Secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor: Fernando Serrasqueiro;
Secretário de Estado do Turismo: Bernardo Trindade;
Secretário de Estado da Energia e da Inovação: Carlos Zorrinho;
Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural: Rui Barreiro;
Secretário de Estado das Pescas e Agricultura: Luís Vieira;
Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações: Paulo Campos;
Secretário de Estado dos Transportes: Carlos Correia da Fonseca;
Secretário de Estado do Ambiente: Humberto Rosa;
Secretária de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades: Fernanda Carmo;
Secretário de Estado da Segurança Social: Pedro Marques;
Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional: Valter Lemos;
Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação: Idália Moniz;
Secretário de Estado Adjunto e da Saúde: Manuel Pizarro;
Secretário de Estado da Saúde: Óscar Gaspar;
Secretário de Estado Adjunto e da Educação: Alexandre Ventura;
Secretário de Estado da Educação: João Mata;
Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Manuel Heitor;
Secretário de Estado da Cultura: Elísio Summavielle;

No total, são 38 os secretários de Estado do XVIII Governo Constitucional.

Lista com 17 novos elementos

A equipa de secretários de Estado proposta pelo primeiro-ministro apresenta 17 novos elementos em relação ao anterior Executivo. Em relação ao último Governo, vão continuar secretários de Estado com as mesmas pastas 16 membros. Há ainda a registar cinco secretários de Estado que transitam do XVII para o XVIII Governo Constitucional mas que mudam de pasta.
Do gabinete do primeiro-ministro do anterior Executivo, sobem agora a secretários de Estado Almeida Ribeiro (adjunto do primeiro-ministro em substituição de Filipe Baptista) e Pedro Lourtie, diplomata de carreira que era chefe de gabinete de José Sócrates e que agora assume a pasta dos Assuntos Europeus (a sua área de especialidade). O líder do PS/Viseu, José Junqueiro, que na última legislatura foi vice-presidente da bancada socialista, substitui Eduardo Cabrita na Secretaria de Estado da Administração Local.

Com Lusa

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Despedimentos na Delphi Guarda

Já é definitivo o despedimento colectivo de mais de metade dos trabalhadores da Empresa Delphi, da Guarda. Num total serão quinhentos funcionários.




5º Canal de Televisão

Tribunal aceita providência cautelar da Telecinco

Mais do que nunca estamos na corrida pelo 5º canal. O Tribunal deu-nos razão. Fez-se justiça”, disse Carlos Pinto Coelho ao 'Correio da Manhã' após ter conhecimento do despacho favorável que o Tribunal Administrativo deu à providência cautelar interposta pela Telecinco.
Este grupo e a Zon Multimédia eram os dois únicos candidatos ao quinto canal generalista em sinal aberto.
“Agora está congelado o processo. Era intolerável que aqueles que nos tiraram da jogada abrissem novo concurso antes de o Tribunal nos dizer se temos ou não razão. E até lá não abram novas brincadeiras”, comentou Carlos Pinto Coelho.
Agora, diz o porta-voz da Telecinco, é preciso “esperar”. “Vamos aguardar tranquilamente o tempo que for preciso”, acrescentou.

In Correio da Manhã

MULHER ENCONTRADA MORTA

Uma mulher de quarenta e quatro anos foi encontrada morta, na madrugada de hoje, na quinta da Pola, junto a ponte da Meimoa. A mulher apresentava vários golpes junto à garganta.
Existem supeitas de crime estando o caso está ser investigado pela polícia judiciária (PJ) da Guarda, disse à RCB fonte da GNR.
A mulher era casada, três filhos, um deles menor, e tarbalhava numa empresa situada na zona onde foi encontrada.
Cerca da uma da madrugada, o corpo foi transportado para o gabinete de medicina legal do centro hospiralar da Cova da Beira, na Covilhã.
In RCB

domingo, 25 de outubro de 2009

Duas casas modernistas da família Alçada Baptista em perigo por causa de barragem


O director do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (Igespar) determinou a abertura do processo de classificação do sítio conhecido como Tapada do Dr. António, na Covilhã, mas depois de receber uma carta do presidente da câmara local, solicitando o cancelamento da decisão, veio dizer que afinal tinha sido um "lapso".
O processo foi desencadeado em Agosto de 2008, quando um dos proprietários (Luís Alçada Baptista, filho do arquitecto Luiz Alçada Baptista e sobrinho do escritor António Alçada Baptista) solicitou ao director do Igespar a abertura do processo de classificação do terreno na freguesia de Cortes do Meio. A existência de um sistema hidráulico singular para enchimento de lameiros foi um dos argumentos invocados, juntamente com o da existência de duas habitações modernistas que "foram palco da vivência incontornável da cultura contemporânea portuguesa que envolveu a família Alçada Baptista".

O processo seguiu para o chefe da Divisão de Estudos Patrimoniais e Arqueociências do Igespar, que destacou o "valor arquitectónico do edificado", o seu "interesse como testemunho simbólico" e "o que nele se reflecte do ponto de vista da memória colectiva, através da sua ligação a alguns dos momentos e a algumas das figuras mais marcantes da cultura portuguesa da segunda metade do século XX". Miguel Soromenho sublinhou também "a conservação de sistemas hidráulicos tradicionais ligados aos ecossistemas produtivos regionais" e sugeriu a classificação da Tapada do Dr. António.

Face a isto e à concordância do director do Departamento de Inventário, Estudos e Divulgação, o director do Igespar, Elísio Summavielle, determinou, em Março de 2009: "Proceda-se à abertura do processo de classificação". A notícia foi mal recebida pelo presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto (PSD), que em Maio escreveu uma carta àquele responsável solicitando-lhe o "cancelamento da abertura do procedimento administrativo para classificação".
Isto porque a autarquia pretende avançar com a construção nos terrenos da família Alçada Baptista da Barragem da Ribeira das Cortes (para abastecimento de água para consumo humano), mas para isso precisa que seja prorrogada a Declaração de Impacte Ambiental favorável condicionada de Setembro de 2006, por já terem passado dois anos desde a sua emissão. E como esta obra implica, como explica Luís Alçada Baptista, a submersão das duas habitações modernistas e de um sistema de levadas do século XIX, a sua concretização poderia ficar comprometida com a abertura do processo de classificação.
Na sequência da carta do presidente de Carlos Pinto, o director do Igespar escreveu a um dos proprietários da tapada dizendo que tinha havido um "lapso", já que o processo tinha sido apenas "remetido para estudo e instrução pela Delegação de Castelo Branco da Direcção Regional de Cultura do Centro, no âmbito das respectivas competências". "Somente após o parecer daqueles serviços este instituto se pronunciará no sentido da abertura, ou não, do processo de classificação", alegou Summavielle.

Os proprietários ameaçam contestar este recuo em tribunal, afirmando que "após análise das disposições normativas aplicáveis se concluiu que as Direcções Regionais de Cultura não têm qualquer competência instrutória ou consultiva em processos de classificação de bens imóveis", pelo que o despacho de abertura do processo de classificação proferido por Summavielle "não constitui nenhum lapso" e a sua revogação posterior "não pode deixar de ser inválida".

Ao PÚBLICO, o director do Igespar disse que a necessidade de um parecer prévio "não-vinculativo" da Direcção Regional de Cultura do Centro constitui "uma norma interna procedimental, que não decorre da lei". "É evidente que houve uma falha procedimental e é evidente que não podia abrir um precedente", defende-se Elísio Summavielle, garantindo que legalmente pode anular um despacho seu desde que o fundamente, como diz ter feito neste caso.

In Jornal O Público




sexta-feira, 23 de outubro de 2009

COVIBUS 2

Por acaso hoje passei no Parque Industrial do Tortosendo e vi estas duas beldades mais lindas. Fotografei para corrigir o Post anterior em que dizia que todos tinham matricula de 1999


Tem Matricula de 1992 é quase Vintage (deve ser bom)


Tem Matricula de 1999

Mudança da hora


Na madrugada de domingo, quando os relógios marcarem 02h00 a hora legal é atrasada para a 01h00 em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira. Nos Açores que têm uma hora a menos que o resto do território quando for 01h00 passará a ser 00h00. Comum a todos os portugueses é o facto de nessa noite poderem todos dormir mais uma hora.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Governo e Windows com actualizações

Apesar de ter muitas dúvidas relativamente aos nomes hoje apresentados por José Sócrates ao contrário de João Correia, deixo aqui o texto por ele escrito com alguma carga de humor bem disposto que apreciei.

Carregue neste Link A Minha Gazeta

Novo Governo de Portugal - Novos Ministros

Novo Governo de José Sócrates com novos ministros



quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A justica em Portugal vista por Saddam

Sem comentários


Isabel Alçada futura ministra da Educação ?


Começam a surgir os primeiros nomes que irão compor o próximo governo minoritário do partido socialista pela mão de José Sócrates.
Hoje o jornal i indica que Isabel Alçada poderá ser a próxima ministra da educação, substituindo a polémica Maria de Lurdes Rodrigues.
Para quem não conhece aqui fica o curriculum da escritora.
Isabel Alçada nasceu em Lisboa a 29 de Maio de 1950, sendo a mais velha de três irmãs. A casa da família era muito frequentada pelas tias e pelas primas mas apesar de pertencer a um grupo maioritariamente feminino, quem representava a autoridade máxima era o pai, homem de pulso firme, alegre, optimista, criativo. As histórias e os jogos que inventava, bem como os passeios e visitas a museus que organizava, representavam um desafio e um estímulo permanente para as filhas e afinal para todos os que os acompanhavam.

A infância e juventude decorreram num ambiente alegre, caloroso, feliz, rico de vivências.
Frequentou o Liceu Francês Charles Lepierre, onde concluiu o Ensino Secundário. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Casou ainda estudante, na véspera de fazer 18 anos e iniciou a sua vida profissional a trabalhar no Centro de Formação e Orientação Profissional - Psicoforma. Concluído o curso, ingressou nos quadros do Ministério da Educação, tendo participado activamente na Reforma do Ensino Secundário em 1975/76. No ano seguinte optou por seguir carreira como professora de Português e História. Foi convidada para trabalhar na formação de professores como orientadora de estágio.
Nessa qualidade participou em diversos cursos e seminários em Portugal e no estrangeiro.
Fez o mestrado em Ciências da Educação nos Estados Unidos da América, Universidade de Boston. Actualmente faz parte do quadro de professores da Escola Superior de Educação de Lisboa. Publicou estudos que apresentou em Bruxelas, Tessalónica, Aix-en-Provence e Frankfurt.
Estreou-se como escritora de livros infanto-juvenis em parceria com Ana Maria Magalhães em 1982.
Os seus livros, que marcaram uma viragem na história da literatura infantil portuguesa, reflectem a infância feliz, a longa e variada experiência educativa, o enorme talento para comunicar com os mais novos.

Muro em ruínas há 5 anos

Não resisto em colocar aqui, um video editado pelo Jornal O Interior sobre as obras do Sôr Pinto.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Os suspeitos do costume

No rescaldo das eleições Autárquicas de 11 de Outubro

In: henricartoon

O Meu Partido é a Covilhã

Não sei de quem é a responsabilidade por retirar os cartazes e Outdoors da campanha eleitoral dos partidos políticos na cidade da Covilhã. Bem sei que a câmara presidida pelo Sôr Pinto várias vezes tem mandado retirar cartazes de outras forças políticas quando estes não são favoráveis à sua pessoa ou à sua governação, mas, neste caso não sei simplesmente de quem é a responsabilidade, se da Autarquia se dos Partidos Politicos.

Vem isto a propósito, de verificar que os cartazes do Sôr Pinto (Só os que estão na foto) continuam por toda a cidade, cultivando o mais primário dos sentimentos do culto da personalidade, digna de um qualquer ditador de terceira classe.

Mas atenção, ainda existe de outros partidos (quase todos), nas principais vias da cidade.

O Folclore das campanhas acabou, urge limpar urgentemente, trabalhar para o bem-estar das populações os que ganharam e os que ficaram na oposição, têm de estar de olho aberto, porque daqui a quatro anos tudo vai ser diferente.

COVIBUS

Constou-me (carece de confirmação) que a Covibus, respeitando o protocolo assinado com a autarquia, vai finalmente colocar ao serviço os novissimos e modernos autocarros a circular pelas ruas da cidade da Covilhã.
Já estão na cidade e todos com matricula de 1999.

São novos na Covilhã
Ah! Ah! Ah!
A ser verdade, será que o Sôr Pinto vai ficar mudo?

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Maitê Proença NÃO Salvem o Miguel SIM

"Salvem o Miguel" tem muito em comum com o polémico vídeo de Maitê Proença: É feito cá, o protagonista é um actor - o americano Rob Schneider - e fala de coisas muito nossas. Diferenças: Respeita pessoas, tradições, lugares e até consegue ter piada. É publicidade, mas antes isso do que um disparate pegado.


Pastor Violado. PJ detém casal suspeito


A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um casal suspeito de ter violado um pastor que trabalhara para eles, tendo-o abandonado na serra.
Os suspeitos estão indiciados pelos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física e violação do trabalhador, disse à Agência Lusa fonte da Polícia Judiciária.
"O casal levou o pastor de 56 anos para um sítio isolado perto do Vale do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, onde foi despido, agredido, amarrado e violado, sendo depois abandonado em plena serra", disse a mesma fonte.




 
 
 
Vale do Cobrão

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Prevenção rodoviária do País de Gales faz vídeo chocante

Este vídeo já tem 2 meses mas parece-me pefeitamente actual, chama a atenção de uma realidade mundial.
Visualização não aconselhável a menores de 18 anos

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?

No rescaldo das eleições autárquicas no concelho da Covilhã, interessa fazer uma análise rigorosa, do meu ponto de vista, mas necessariamente curta.

Não há lugar a dúvidas que o PPD/PSD/PC/CMP ganhou as eleições com uma maioria folgada, depois de muitos milhares de euros investidos. Constata-se que o caciquismo implementado ao longo dos últimos anos deu os seus frutos. O PSD ganhou em 18 freguesias do concelho. Sim porque as outras dez foram listas de cidadãos eleitores a vencer. Lembram-se que o Sôr Pinto afirmou que o PSD concorria nas 31 freguesias do concelho? Pois mentiu mais uma vez. Ficaremos todos à espera que as promessas de campanha sejam cumpridas e já agora todas as outras que foram feitas em campanhas anteriores e que ainda não lhe vimos a cor nem o cheiro.

O PS, apesar de ter investido muito forte, quer ao nível pessoal quer ao nível financeiro, não conseguiu mais que uma ligeira subida de votos, nada significativo, dando no entanto para eleger mais um vereador muito por força do aumento do número de vereadores elegíveis de 7 para 9. O PS local penso dever repensar (digo eu) toda a sua estratégia para o concelho, pois além de não conseguir manter todas as juntas que detinha (3), porque perdeu a Vila do Carvalho para uma lista de Independentes, e ainda perdeu votos, sem perder a junta obviamente na emblemática freguesia da Conceição.

A CDU pela voz de Jorge Fael, que trabalhou bastante, ficou muito aquém dos resultados esperados, que era a sua eleição para vereador. Poder-se-á argumentar que os meios disponíveis eram inferiores aos das outras candidaturas, mas isso por si só não justifica o mau resultado, traduzindo-se inclusive numa baixa de votos em relação às eleições de 2005. Podemos dizer que os resultados da CDU no concelho reflectem um pouco a imagem do país onde a CDU acaba por perder influência nas autarquias locais. No meio deste meio terramoto, salvou-se a honra ao conseguir de novo a maioria absoluta na freguesia da Boidobra, que tão bem tem sido gerida pelo Prof. José Pinto e isto apesar da campanha falaciosa que o PSD fez nesta freguesia. (mas brevemente escreverei sobre isso).

O CDS teve os resultados esperados, pouco mais que nada. Em abono da verdade também não fez muito para merecer. Mesmo assim registou uma subida de votos só compreensível, talvez, pela colagem aos recentes êxitos do seu partido nas eleições legislativas. Fossem as autárquicas mais distantes no tempo das legislativas e o resultado seria bem pior, talvez ao nível de 2005.

O BE levou o último lugar e bem merecido. Só lamento que tenha tido um aumento de 150 votos, não vá o 1º candidato pensar que foi por mérito dele. Na antevisão eu afirmei que pior que Nuno Reis só mesmo Serra dos Reis. Pode ser que o Sr. se lembre de deixar a vida política e se dedique à sua profissão se a humildade o deixar claro está. Falar do BE faz-me lembrar do PRD. Vai inchar, desinchar e rebentar.
Para terminar

Devemos estar muito mas muito felizes mesmo com este acto eleitoral. Senão vejamos o lado positivo da coisa. Só temos de aguentar o Sôr Pinto mais quatro anos, não é fantástico?


Vamos ficar de olho neles.

Resultados Eleitorais no Concelho da Covilhã Autárquicas 2009

O PSD Ganhou a Câmara com maioria absoluta

Ouça aqui o discurso de Vitória do Sôr Pinto

Resultados Eleitorais Freguesia a Freguesia Concelho da Covilhã Autárquicas 2009


O PSD Ganhou 28 Freguesias o PS 2 e a CDU manteve a Boidobra

sábado, 10 de outubro de 2009

Resultados Autárquicos Freguesia a Freguesia em 2005

Para que possa confrontar com os resultados deste domingo aqui deixo os resultados verificados no ano de 2005


Eleições Autárquicas na Covilhã

Agora que está a terminar a campanha para as eleições autárquicas do próximo domingo dia 11 de Outubro, estou em condições de poder fazer uma análise sucinta mas clara e objectiva, sobre o que os diversos candidatos aos três órgãos autárquicos do concelho fizeram ao longo destes últimos quinze dias. Neste período só esporadicamente escrevi sobre a campanha em curso e em blogues da região nunca no nosso Ouro da Estrela. Juntei dezenas de panfletos de propaganda dos diversos candidatos para melhor poder avaliar das propostas de cada um e assim poder votar em plena consciência. Vou escrever apenas e só, sobre os candidatos à Câmara Municipal da Covilhã, sendo que na freguesia onde resido a decisão está tomada desde há muito tempo e sem vacilar. Vou votar, talvez num dos melhores presidentes de Junta que o concelho da Covilhã já conheceu, pelo seu trabalho, a sua frontalidade, a sua dedicação aos problemas da população, e sobretudo pela sua honestidade. Voto no Prof. José Pinto, cidadão independente que concorre nas listas da CDU.
Assim:


PPD/PSD/PC/CMP – Partido Popular Democrático / Partido Social Democrata / Partido da Covilhã ou Covilhã o meu partido como alguém também já chamou, tal é a confusão que espalharam pelo concelho. Aproveitando-se de dinheiros públicos, este partido ou partidos decidiram em plena campanha eleitoral lançar o luxuoso boletim municipal dando particular ênfase ao 1º candidato da lista. Aproveitou de igual forma, para dar largas a inúmeras inaugurações de obras, algumas delas absolutamente desnecessárias e bastante onerosas para o erário público, com fins meramente eleitoralistas. Quanto a propostas, lamentavelmente, limitou-se esta candidatura a apresentar aquelas que já anteriormente tinham sido feitas e não cumpridas em mandatos anteriores. No entanto algo me diz que nem tudo corre bem, pois nunca se viu em eleições anteriores o Sôr Pinto trabalhar tanto numa campanha eleitoral, dando a ideia que afinal nem tudo são favas contadas, ou então um medo terrível que não consiga ganhar com maioria absoluta como tem acontecido em anos anteriores. Não me vou alongar mais sobre a candidatura pois não estou interessado em lhe dar cobertura, ou melhor, a esta candidatura o MEU CARTÂO VERMELHO, por todas as razões e mais uma, não tolero a arrogância, a sobranceria menosprezadora, a insolência nem a prepotência.


PS – Partido Socialista. Confesso que não gosto particularmente da postura do 1º candidato Dr. Victor Pereira, mas dou-lhe os parabéns pelo esforço nesta campanha. Nem sempre soube lidar com o Sôr Pinto, colocando-se a jeito para que este o “humilhasse” nos diversos debates. Lida mal com os números, não consegue passar a mensagem como está no seu programa, logo presa fácil para o hábil edil. O PS gastou uma pequena fortuna, tal como o PC/CMP, nesta campanha, que mesmo assim, temo ou quase tenho a certeza, não serem suficientes para ganhar seja o que for. Um erro lamentável foi o de terem optado pelo copy paste nos programas para as diversas freguesias do concelho com pequeníssimas variantes de umas para as outras. Este erro vai ser pago caro nas urnas se a população estiver atenta.


BE – Bloco de Estrela, sim estrela porque a mim custa-me dizer esquerda, na justa medida em que o 1º candidato nunca existiu, não existe nem vai existir. Uma nódoa no panorama político partidário do nosso concelho. Se o BE tiver uma forte votação vai dever-se somente à onda de vitória que este movimento teve nas eleições legislativas de 27 de Setembro, não pelas suas propostas para o concelho e muito menos por um candidato fraco, pouco trabalhador, quase, mas não intelectual ou seja inexistente. Espero sinceramente que a população do concelho não vote como se de um clube de futebol se tratasse, tipo sou do Benfica e pront's.


CDU – Coligação Democrática Unitária, Não conheço pessoalmente Jorge Fael, mas surpreendeu pela positiva. Não é um Homem de cativar a população com discurso acutilante, mas mostrou estar à altura dos desafios que lhe foram colocados. Nos debates foi o único que conseguiu pôr em sentido o Sôr Pinto, demonstrando-lhe por A mais B que mentia com os números. Apresentou propostas concretas para um desenvolvimento sustentado e de futuro para o concelho. Não embarcou em propostas inatingíveis como o candidato do PS apostou, foi sério, prevendo que as dificuldades da Câmara ao nível financeiro são tantas que não irá ser fácil, colocar em marcha obras de relevo. Fez ver que o cidadão quer ver resolvidas as dificuldades mais prementes em cada uma das suas freguesias e não obras faraónicas que por norma impedem de se realizarem pequenas reparações como por exemplo manter limpas as sarjetas, para que quando chegue o inverno não se verifique o que aconteceu nesta ultima semana com as fortes chuvadas que caíram. A Gestão autárquica quer-se para resolver os problemas das populações e não para ficar na história por se construir esta ou aquela ponte este ou aquele buraco negro (silo auto do Pelourinho).


CDS/PP – Centro Democrático Social / Partido Popular, tirando o candidato do BE, talvez este senhor seja o mais fraco dos candidatos. Sem propostas, muita prosa, muita letra, pouco ou nenhum sumo. Confundiu-se inúmeras vezes com o candidato do PC/CMP, pelo que apetece perguntar porque apresentou lista separada e não em coligação com o Sôr. Pobre muito pobre.


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama vence Nobel da Paz 2009

O Presidente norte-americano Barack Obama venceu o Prémio Nobel da Paz 2009 pelos seus "extraordinários esforços para reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", anunciou o Comité Nobel.




Escutas no Palácio de Belém. Afinal é verdade!


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Nobel da Literatura para Herta Müller


Nascida em 1953, Müller vive em Berlim, onde escreveu todos os seus livros, uma colecção que conta com mais de 20 títulos. A Academia Sueca disse que Müller, "com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, pinta a paisagem dos oprimidos".

A opressão é, ela mesma, o mote de todo o seu trabalho, através do qual a escritora alemã nascida na Roménia faz duras críticas à Igreja e ao Estado. Tem sido uma das figuras públicas que mais se manifestam contra os escritores da Alemanha de Leste que colaboraram com a polícia secreta e, recentemente, saiu do P.E.N. como protesto contra a decisão do clube de escritores de se fundir com um ramo da antiga DDR.
Para já, "O Homem é um grande faisão sobre a terra" é um dos poucos títulos da sua obra editados em português, pela editora Cotovia.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Chuva, Trovoada e Eleições



Junto à novissima Ponte da Carpinteira

Em ano de eleições nomeadamente as autárquicas, muitas obras foram feitas, sendo que algumas delas com critérios meramente eleitoralistas. A má qualidade de construção, as obras feitas à pressa na ânsia de serem inauguradas em plena campanha eleitoral para assim cativar os mais incautos, levaram a que hoje dia de fortes chuvadas e trovoadas, os bombeiros voluntários da Covilhã tenham estado e estão numa roda-viva desde pelo menos as seis e trinta da manhã, para acudir a diversas inundações em habitações, muros recentes que ruíram, estradas arranjadas neste último mês totalmente alagadas com terra e pedras.

Quando irão parar as obras cá pelo burgo, que só servem a fobia eleitoralista de quem está no poder?

Porque é que as obras não são feitas ao longo de todo um mandato, para assim poderem ser alicerçadas em qualidade?


As populações vêm-se assim prejudicadas e não beneficiadas como seria de esperar, com estas obras mal concebidas, e feitas somente para encher o olho. Acrescenta-se ainda que estas obras que servem essencialmente para ajudar na reeleição dos actuais autarcas, custam milhares senão milhões de euros aos cofres do estado ou melhor aos bolsos de todos nós.




terça-feira, 6 de outubro de 2009

ALERTA VERMELHO

Hacker publica online milhares de passwords de contas de hotmail


As passwords de cerca de 10 mil contas de hotmail foram disponibilizadas online, resultado daquilo que parece ser um mega-operação de phishing, indicou o site neowin.net.

Fontes da Microsoft (que disponibiliza o Windows Live Hotmail), afirmaram à BBC que a situação está a ser investigada, depois de terem sido alertados para a publicação de milhares de contas e respectivas passwords.
De acordo com Neowin, um utilizador anónimo fez upload no passado dia 1 de Outubro para o site pastebin.com os detalhes de cerca de dez mil contas de hotmail.

Imediatamente a Microsoft foi avisada do sucedido. Entretanto os dados - que pertencem a contas reais, a maioria das quais europeias - já foram retirados da página e a Microsoft recomenda que os utilizadores mudem as suas passwords de imediato.
O hotmail.com é, a par com o Gmail, um dos principais fornecedores de correio electrónico gratuito e tem cerca de 300 milhões de utilizadores. Em 1997 foi adquirido pelo gigante informático Microsoft por 400 milhões de dólares.

Covilhã: Associação Académica lança fundo para alunos carenciados, alguns sem dinheiro para refeições


A Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) vai lançar um fundo social para apoiar alunos em dificuldades, "alguns dos quais sem dinheiro para refeições", relatou à Agência Lusa, Fausta Parracho, dirigente da AAUBI.
Segundo a mentora do projecto, existem 50 casos de carências, entre os quais "há dez casos urgentes, de pessoas que pagam as propinas com dinheiro emprestado e que neste momento não têm possibilidade de comer", destacou.
Um tipo de situação que deverá ser resolvida "com o pagamento de refeições nas cantinas da universidade", exemplificou. A dirigente académica falava na noite de segunda-feira numa festa de angariação de verbas.