sábado, 27 de junho de 2009

Cova da Beira vai ter mais dois blocos de rega

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Gabinete do Ministro
Cova da Beira vai ter mais dois blocos de rega
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, estará presente no próximo Domingo, 28 de Junho, pelas 11h00, no acto de adjudicação dos blocos da Covilhã e do Fundão do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, a realizar no Reservatório Monte do Bispo, no concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco.
Os dois blocos de rega que vão ser construídos, Covilhã e Fundão, vão beneficiar uma área de 3 664 hectares, cerca de 30% do total que se prevê alcançar com o regadio da Cova da Beira, o segundo maior aproveitamento hidroagrícola em construção, a seguir ao Alqueva.
Esta complexa obra de engenharia, com um investimento global de cerca de 322 milhões de euros, prevê ainda a construção de dois outros blocos, que estão em fase de concurso público – o Bloco da Capinha com 864 hectares e o Bloco da Fatela com 1.133 hectares.
Toda a concepção deste Aproveitamento Hidroagrícola respeitou as questões ambientais, tendo em conta a proximidade de uma zona sensível, como é o Parque Natural da Serra da Malcata.
O traçado do Canal Condutor Geral permite ainda ter os mais baixos custos em termos energéticos, na distribuição de água às explorações agrícolas.
Os agricultores da Cova da Beira irão assim dispor de água em quantidade e qualidade, a custo mais baixo e com tecnologia mais amiga do ambiente, prevendo-se que haja um incremento da fruticultura, horticultura e culturas forrageiras.

LUIS GARRA Desafia Sócrates para Debate


Estive na apresentação da candidatura a Deputado de Luis Garra pelas listas da CDU no Distrito de Castelo Branco. A sala da Biblioteca de Castelo Branco preparada para o efeito, encheu com os lugares disponíveis.

Com um discurso directo, incisivo, forte, apelativo e sem qualquer tipo de ambiguidades, superando mesmo, em largos aspectos o que já conhecíamos dele, abordou os temas mais quentes da política nacional sem nunca esquecer o distrito de Castelo Branco pelo qual tem dedicado toda a sua vida.

Demonstrou claramente que os Deputados até agora eleitos por este Distrito nada fizeram por ele. Alguns deles, (quase todos) passaram a actual legislatura sem se dignarem cá por os pés.
Meu comentário: (Temo, que alguns deles nem sequer saibam bem onde isto fica)

Acabaram por ser os deputados eleitos nas listas da CDU por outros distritos a apresentar propostas de resolução para o nosso distrito demonstrando que os votos nos outros partidos têm servido apenas para política palaciana não querendo saber para nada do Distrito por onde foram eleitos.

Por isso mesmo “a alternativa não é a esquerda que fala mas é a esquerda que fala e faz" apelando ao voto útil na CDU para a eleição de 1 deputado por este circulo

Mas o mais importante do discurso estava para vir quando se referiu ao actual Primeiro-Ministro José Sócrates eleito nas listas do PS pelo distrito de Castelo Branco.

Das poucas vezes que José Sócrates visitou o Distrito foi sempre na qualidade de Secretário-geral do PS e uma outra vez enquanto Presidente da Comissão Europeia em exercício, ficando claro que como Primeiro-Ministro ignorou em absoluto o Distrito que o viu crescer e por onde foi eleito.

Daí lançou o desafio. Se porventura José Sócrates for de novo candidato pelo Distrito de Castelo Branco não aceitarei debater os assuntos do Distrito com um qualquer seu subordinado mas sim com o próprio. Quero com ele debater olhos nos olhos todas as questões em aberto.

Pode-se dizer que Garra esteve à altura do acontecimento.
Aos 52 anos de idade mostrou ser um jovem com ideias e ideais, ideias para os jovens, com espírito jovem e também fisicamente terá de estar jovem para travar esta luta.


Excertos da entrevista dada ao Jornal do Fundão

quarta-feira, 24 de junho de 2009

CDU apresenta cabeça de Lista à Assembleia da Républica



No Próximo dia 26 de Junho pelas 21 Horas na Biblioteca de Castelo Branco a CDU faz a apresentação do Cabeça de Lista à Assembleia da República pelo Distrito de Castelo Branco.


Tudo indica que a escolha recairá sobre o conhecido sindicalista Luis Garra.


Com um passado de dezenas de anos na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores a CDU pensa assim eleger pela primeira vez um Deputado por este Distrito.


Num momento de profunda crise económica em todo o mundo, motivada por politicas neo-liberais, torna-se pois necessário fazer uma mudança de politica para que situações como as actuais não se voltem a repetir.


A CDU com a escolha de Luis Garra para candidato a Deputado fará o reconhecimento de todo um trabalho meritório que este tem desenvolvido ao longo de mais de 30 anos de dignificação do Sindicalismo no Distrito.


Aplaudido por muitos (de todos os quadrantes politicos), pela sua postura e capacidade Luis Garra já demonstrou ser capaz de lutar eficazmente pelos mais elevados interesses do nosso distrito junto do poder central.


Sexta-Feira dia 26 vamos ver se assim é.


Por mim e a ser verdade contará com o meu apoio incondicional.




quinta-feira, 18 de junho de 2009

Tentar salvar o que Mataram


Costuma dizer-se que vale mais tarde que nunca. Mas, no caso do Centro da Cidade da Covilhã, parece-me que é demasiado tarde.
O Sr. Carlos Pinto quiz ficar na história da cidade ao construir o buraco negro no Pelourinho (Silos Auto), mas não conseguiu mais do que matar todo o centro da cidade. Lembro-me de em toda a zona envolvente ao Pelourinho haver mais de 400 comerciantes no activo. Hoje quantos há?
A corrida á aprovação dos Centros Comerciais e Hiper-Mercados também ajudou a esta morte anunciada do centro histórico.
Como se tudo isso não bastasse mandou colocar parquimetros em (quase) toda a zona impedindo assim as pessoas de se deslocarem e gozarem o espaço como antes o faziam, pois a vida custa a todos. Um simples café no centro histórico custa uma fortuna, pois ao preço do café terá de juntar no mínimo um quarto de hora de parque.
Na altura da inauguração dos Silos Auto e como era comerciante na zona recebi um convite para estar presente ao que me neguei por saber que aquele espaço iria matar definitivamente o comércio. Tentei falar com amigos comerciantes da zona a alertá-los para a situação, mas simplesmente não me deram ouvidos e hoje a grande maioria deles também já fechou portas por não terem clientes.
Hoje desdobra-se em iniciativas mais ou menos discutiveis para tentar dar vida ao espaço que ajudou a matar.
Tenho saudades do rodopio de gente que ali fazia a sua vida e gerava riqueza à cidade. Hoje vai ao centro quem necessita obrigatóriamente ir tratar um qualquer assunto a uma instituição bancária ou mesmo à Câmara Municipal.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Procura-se dador compatível para o David



Não conheço o jovem, mas ao ler esta noticia no Jornal Reconquista achei por bem ajudar divulgando.


A associação de dadores de sangue espera uma forte afluência nesta acção que procura encontrar dadores de medula compatíveis com o David.
Um jovem de Alcains que necessita com urgência de um transplante de medula levou a Associação de Dadores de Sangue da Beira Interior Sul (ADSBIS) a organizar uma acção de recolha de amostras de potencias dadores. A iniciativa decorre no dia 20 de Junho, sábado, da parte da manhã, na Junta de Freguesia de Alcains e é realizada por técnicos do Centro de Histocompatibilidade do Centro.
David é o nome do jovem que precisa de um transplante de medula urgente, e para quem a ASBIS está a desenvolver esforços no sentido de encontrar o mais rápido possível um dador compatível. Para isso, está a ser organizada uma acção de recolha de amostras, na qual a associação de dadores espera uma forte afluência.
“Seria muito bom, que a exemplo do que tem acontecido noutros locais do país, conseguíssemos recrutar 400 ou 500 pessoas”, adianta o presidente da associação, José Geada. “O David bem o merece”, acrescenta o responsável.
Durante esta acção será recolhida uma amostra de sangue aos potenciais dadores, que depois é classificada e os respectivos dados introduzidos numa base de dados de âmbito mundial. Nesta base de dados estão registados todos os doentes que precisam de um transplante, explica José Geada. À medida que novos dados de doentes ou dadores são introduzidos, sabe-se de imediato se existe alguma compatibilidade receptor-dador. Os dados identificativos do doente e do dador são confidenciais, tal como o momento e o local onde foi encontrado o dador.
“Porque as pessoas já conhecem o nosso trabalho na promoção da Dádiva de Sangue, atrevemo-nos a apelar a todas as pessoas que têm entre 18 a 45 anos, para comparecerem a esta iniciativa que visa encontrar um dador compatível para o David”.
Em Portugal existem actualmente mais de 160.00 dadores de medula inscritos, o que, segundo José Geada, comparativamente a outros países “nos parece muito bom”. Quanto aos dadores de sangue são cerca 350.000. Esta diferença de números acontece porque no caso da dádiva de sangue o leque de idades é dos 18 aos 65 anos. Enquanto no registo para dadores de medula a idade é dos 18 aos 45 anos.

o PSD e Carlos Pinto no seu melhor


Reunião de Câmara Municipal da Covilhã, consegue discutir uma ordem de trabalhos de mais de uma página em apenas 7 minutos.

O insólito aconteceu no passado dia 12 de Junho de 2009.

Quando o vereador da oposição (PS) chegou, segundo ele às 9h e 7m, já a reunião tinha acabado e com as decisões votadas pelo presentes.

Da ordem de Trabalhos entre outros assuntos constava:

Aprovação de preços sociais numa das empresas municipais.

Aumento de Capital da Águas da Covilhã. (Rectificação).

Pois o executivo consegue em 7 minutos analisar, discutir e aprovar tudo isto.

Claro que o Sr. Carlos Pinto tem resposta para tudo e vai daí dispara (É uma questão de pontualidade, considerando que os titulares de cargos públicos devem ser os primeiros a cumprir horários)

Amim parece-me mais, que o Sr. Carlos Pinto pretende candidatar-se a um qualquer record do livro do Guiness, isto para não dizer que fica aqui demonstrado a dificulade que este Srº tem para lidar com a Democracia.



sexta-feira, 12 de junho de 2009

PRAIA FLUVIAL DE VALHELHAS COM BANDEIRA AZUL

Situada em plena Serra da Estrela, entre a Covilhã, Manteigas e a Guarda, a praia fluvial de Valhelhas, banhada pelo Zêzere, dispõe de parque de campismo, parque de merendas, bares de apoio, entre outras facilidades. E porque no Verão, os festivais de música animam o país de Norte a Sul, em Agosto, a música invade também este espaço. Galardoada com bandeira azul.

terça-feira, 9 de junho de 2009

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PCP mostra relatório e acusa supervisão de «complacência»


Honório Novo leu excertos de inspecções do Banco de Portugal e acusa órgão de não ter feito nada. Constâncio diz que agiu como devia ser.



São relatórios de inspecção do Banco de Portugal (BdP) ao BPN que chegaram às mãos do deputado do PCP, Honório Novo, por carta anónima. E, segundo o deputado, mostram que o órgão de supervisão «foi complacente».
No âmbito da comissão que decorreu esta segunda-feira no Parlamento, Honório Novo concluiu que «a nossa supervisão é paciente, tem bom feitio, não desconfia».
Em causa está um relatório de 2003 que refere o Excellence Assets Fund e actividades de crédito do BPN. Para Honório Novo, a supervisão «tinha de ter feito alguma coisa», dados os anos que passaram desde os citados relatórios.
O governador do Banco de Portugal em resposta reiterou que a entidade sempre agiu no sentido de correcção das «irregularidades prudenciais».
«Não estava em causa que o banco ficasse em caso de desequilíbrio grave», comentou Constâncio sobre o que foi lido por Honório Novo.
«Havia fraudes por debaixo de todas as situações», reconheceu o governador, mas na altura não se sabia. Além disso, o BDP, segundo o mesmo, tudo fez para garantir a solidez da instituição.
«Por isso mesmo, não se justificavam medidas mais radicais. Justificava-se vigiar e corrigir», concluiu.

Benfica vai a votos a 3 de Julho



O presidente da Assembleia-Geral do Benfica, Manuel Vilarinho, anunciou ao início da noite que a totalidade dos órgãos sociais apresentaram a demissão, antecipando as eleições para 3 de Julho.

Numa breve declaração aos jornalistas, efectuada no camarote presidencial do Estádio da Luz, o dirigente ‘encarnado' revelou que a proposta de Luís Filipe Vieira foi "aceite por todos" e a data limite para serem apresentadas lista de candidatura será até às 17h30 do dia 22 de Junho.

"Atendendo à instabilidade criada por alguns de alguns meses até esta parte, foi proposto pelo presidente a renúncia de todos os órgãos sociais de forma a clarificar e trazer tranquilidade ao clube. Essa proposto foi aceite", afirmou Manuel Vilarinho.

O dirigente adiantou que a partir de terça-feira "será clarificado todo o processo eleitoral".

Quem escreveu isto é um génio

Isto é o que tem acontecido com os Partidos que nos Têm governado.
ANTES DA TOMADA DE POSSE
O nosso partido cumpre o que promete.
Só os tolos podem crer que
não lutaremos contra a corrupção.
Porque, se há algo certo para nós, é que
a honestidade e a transparência são fundamentais.
para alcançar os nossos ideais
mostraremos que é uma grande estupidez crer que
as máfias continuarão no governo, como sempre.
Asseguramos sem dúvida que
a justiça social será o alvo da nossa acção.
Apesar disso, há idiotas que imaginam que
se possa governar com as manchas da velha política.
Quando assumirmos o poder, faremos tudo para que
se termine com os marajás e as negociatas.
Não permitiremos de nenhum modo que
as nossas crianças morram de fome.
Cumpriremos os nossos propósitos mesmo que
os recursos económicos do país se esgotem.
Exerceremos o poder até que
Compreendam que
Somos a nova política.
DEPOIS DA TOMADA DE POSSE
Basta ler o mesmo texto acima,
DE BAIXO PARA CIMA
(Retirado da Internet)

Resultados Eleitorais no Distrito de Castelo Branco


Resultados Eleitorais EUROPEIAS 2009

Resultados por partido nacional

PPD/PSD : PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA - 31.69% = 8 Deputados
PS : Partido Socialista - 26.57% = 7 Deputados
BE : BLOCO de ESQUERDA - 10.72% = 3 Deputados
CDU (PCP-PEV) : COLIGACÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA 10.66% = 2 Deputados
CDS-PP : PARTIDO POPULAR -CDS-PP - 8.37% = 2 Deputados
OUTROS - 11.98% = 0 Deputados

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eleições para o Parlamento Europeu


No Próximo Domingo dia 7 de Junho de 2009, Portugal vai votar para eleger os seus Euro Deputados. Nestas eleições somos chamados a votar nos candidatos dos diversos partidos e movimentos politicos nacionais. Interessa saber que os euro deputados uma vez eleitos irão integrar no parlamento europeu os diversos Partidos Europeus. PPE=(PSD, CDS), Socialista (PS) e Comunistas e Verdes (CDU e BLOCO).

  • Devemos votar naqueles que já demonstraram saber distinguir a Europa Federalista de uma Europa Solidária.
  • Devemos votar naqueles que votam sempre pelo direito á soberania dos POVOS.
  • Devemos votar naqueles que não se vão sentar no parlamento á procura de protagonismo e altos rendimentos.
  • Devemos votar naqueles que já demonstraram que votam sempre ao lado dos mais elevados interesses de Portugal.
  • Devemos votar naqueles que sendo em menor número mais propostas para o bem estar da população Portuguesa apresentaram no passado.

As sondagens valem o que valem, mas são um indicador para os politicos e para nós próprios ficar-mos alerta para o futuro que nos espera. A mais recente sondagem dá a vitória ao Partido do Governo (PS), esse mesmo que tem feito uma politica lesiva dos interesses dos mais desfavorecidos para em contrapartida dar milhões e milhões aos mais ricos. Em segundo lugar aparece aquele que foi responsável pelo maior défice das finanças públicas e que nos arrastou para esta crise sem precedentes após o 25 de Abril de 1974 o (PSD).

Domingo devia-mos contrariar as sondagens e votar numa mudança de politica para que o nosso País possa enverdar pelo caminho do progresso e da justiça social.

Votar é um direito que Abril nos deu e é simultaneamente um dever civico. A abstensão só favorece os dois maiores partidos politicos. Por isso devemos todos ir votar no Domingo. Mesmo que não se reveja em nenhum dos Partidos ou Movimentos concorrentes deve ir votar nem que seja em Branco, sinónimo de descontentamento com aqueles que nos têm (des)governado. Não vote nulo pois esse voto não conta para nada.
Vote na mudança de politica.

CICLO DE TEATRO DA UBI



O 13º Ciclo Universitário da Beira Interior arranca segunda-feira na Covilhã e prolonga-se até dia 16, com oito peças para ver, entre as quais duas de grupos espanhóis. A mostra, que decorre no Teatro-Cine, começa com um concerto da Big-Bcc, o mais recente projecto musical da Banda da Covilhã.


Na terça-feira sobe ao palco a primeira peça deste ciclo, “Marda´dor”, uma produção dos anfitriões e organizadores do evento, o Teatr’UBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e a ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes. Segue-se, na quarta-feira, a primeira participação espanhola, com “Hide”, um “trhiller” teatral apresentado por Maricastaña – Aula de Teatro Universitaria de Ourense. A ASTA volta ao palco no dia 11, com “Dia de Fusão”, e, na noite seguinte, espera-se mais um colectivo espanhol. Trata-se do grupo Ábrego Santander, que apresenta “El Corazon de Antigona”. No fim-de-semana há para ver “Ponte de Fuga”, do GrETUA – Grupo Experimental de Teatro da Universidade de Aveiro (sábado) e “Metamorfose”, pelo G-TAL – Grupo de Teatro Académico de Leiria (domingo).


A penúltima noite do ciclo está a cargo do Bozart – Grupo de Teatro da Faculdade de Belas Artes, em Lisboa, com “A Menina do Megafone”. No encerramento, o palco pertence ao Fc-Acto – Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências para “Histórias a Preto e Cores”. Durante todo o evento decorre o “mercadonegro”, uma feira com livros, CD’s, DVD’s, roupa e calçado, entre outros artigos, novos e usados. Os bilhetes custam 1,50 euros (diários) e 10 euros (geral) para sócios e 3 e 20 euros para não sócios. Todos os espectáculos estão agendados para as 21h45.

COVA DA BEIRA A MAIS COMPETITIVA


Castelo Branco está numa das únicas quatro sub-regiões acima da média nacional de desenvolvimento regional e destaca-se também na coesão social. A Cova da Beira é a mais competitiva da Beira Interior


Dados recolhidos pelo Instituto Nacional de Estatística permitiram realizar o Índice Global de Desenvolvimento Regional, um retrato regional das capacidades de afirmação de uma região no contexto económico e social. Sem surpresas, a Grande Lisboa é a região que mais extravasa a média nacional (100), com um índice de desenvolvimento de 109,9. Segue-se o Pinhal Litoral (101,03), Baixo Vouga (101) e a Beira Interior Sul (100,05). As restantes regiões da Beira Interior estão abaixo da média nacional.
Sectorialmente, na Beira Interior, é a sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) que está mais bem posicionada em termos de Competitividade. É, na Beira Interior, a sub-região mais competitiva, mas que não garante, por si só, lugares cimeiros no ranking nacional. A Cova da Beira aparece apenas em 21.º lugar em 30 sub-regiões nacionais. A sub-região da Serra da Estrela (Seia, Gouveia e Fornos de Algodres) é a última do índice nacional de competitividade.