sábado, 28 de novembro de 2009

Multas de trânsito

Multa de trânsito, que no novo vocabulário da policia foi substituida por coima, mas que quer dizer a mesma coisa, isto é, multa por isto multa por aquilo, o importante é multar, porque multar incha os cofres do estado. Quando as multas ou coimas estão abaixo dos objectivos traçados então há que mandar para a estrada os senhores agentes, e em nome da lei, aplicar coimas ou melhor multas para que os cofres atinjam o nível desejado. Mas mesmo assim, se os objectivos não estiverem a ser cumpridos, então arranja-se forma de premiar os campeões a aplicar multas ou coimas ou lá o raio que seja. Vem o assunto coima ou multa de trânsito à baila a propósito de ter lido no Jornal de noticias de 19 de Novembro uma noticia que achei digna de mandar para o livro do guiness, mas depois pensei melhor e, não, talvez os radares em Lisboa rendam mais aos cofres do estado, por isso deixo essa árdua tarefa para os lisboetas. Mas, não fiquei indiferente á noticia que dizia que os radares fixos da A25, instalados há três anos, já registaram 66. 575 condutores em excesso de velocidade, que pagaram ou vão pagar cerca de 7,7 milhões de euros em coimas ou melhor em  multas, fora as restantes consequências nomeadamente a de poderem vir a ficar inibidos de conduzir. Mas mais há frente na noticia escrita no dizia-se que afinal o principal troço responsável por esta sangria era nada mais nada menos que uma armadilha feita aos condutores em plena auto-estrada. "A instalação dos radares foi definida pelo abandono do traçado inicialmente previsto para a A25, a norte de Viseu, que obteve a Declaração de Impacto Ambiental, sendo inédita ao longo dos cerca de 200 quilómetros de auto-estrada que liga Aveiro a Vilar Formoso. Esta resolução foi substituída por outra, dita provisória, que implicou a construção de um troço entre Viseu e Mangualde onde pontifica uma curva, de raio muito apertado (240 graus), conhecida como “bossa do camelo”, que obriga os automobilistas a reduzirem a velocidade de 120 para 80 quilómetros". Vai daí que provisóriamente vão-se enchendo os cofres do estado. Boa malha!
Sou frontalmente contra todas as armadilhas que se encontram nas auto-estradas, com o único intuito de facturar, multas ou coimas, como é o caso de alguns troços da A25 e da A23 além de muitos outros, noutras auto-estradas do país, falo das que conheço melhor.
Do texto poderão retirar que sou contra este código de estrada no que aos limites de velocidade diz respeito, fora das localidades, e às coimas ou multas. Sou contra a instalação dos radares de controlo de velocidade, mecanismo automático de passagem de multas ou coimas.
Sou a favor que os agentes de autoridade estejam nas estradas com o intuito de ajudar na prevenção, no auxilio de condutores em apuros e não somente a facturar coimas ou multas.
O combate à sinistralidade nas estradas não se faz pelo montante das multas ou coimas mas sim pela, educação dos condutores, pela prevenção e por boas estradas entre outros.
Se Conduzir não Beba !



Sem comentários:

Enviar um comentário