sábado, 27 de junho de 2009

Cova da Beira vai ter mais dois blocos de rega

Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas
Gabinete do Ministro
Cova da Beira vai ter mais dois blocos de rega
O Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Jaime Silva, estará presente no próximo Domingo, 28 de Junho, pelas 11h00, no acto de adjudicação dos blocos da Covilhã e do Fundão do Aproveitamento Hidroagrícola da Cova da Beira, a realizar no Reservatório Monte do Bispo, no concelho de Belmonte, distrito de Castelo Branco.
Os dois blocos de rega que vão ser construídos, Covilhã e Fundão, vão beneficiar uma área de 3 664 hectares, cerca de 30% do total que se prevê alcançar com o regadio da Cova da Beira, o segundo maior aproveitamento hidroagrícola em construção, a seguir ao Alqueva.
Esta complexa obra de engenharia, com um investimento global de cerca de 322 milhões de euros, prevê ainda a construção de dois outros blocos, que estão em fase de concurso público – o Bloco da Capinha com 864 hectares e o Bloco da Fatela com 1.133 hectares.
Toda a concepção deste Aproveitamento Hidroagrícola respeitou as questões ambientais, tendo em conta a proximidade de uma zona sensível, como é o Parque Natural da Serra da Malcata.
O traçado do Canal Condutor Geral permite ainda ter os mais baixos custos em termos energéticos, na distribuição de água às explorações agrícolas.
Os agricultores da Cova da Beira irão assim dispor de água em quantidade e qualidade, a custo mais baixo e com tecnologia mais amiga do ambiente, prevendo-se que haja um incremento da fruticultura, horticultura e culturas forrageiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário